Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#88692 | josécyr | 16 abr 2005 14:31

Caros confrades, aqui vais mais alguma informação que gostaria de ver comentada por alguém.

(1) MARIA DE JESUS PELEJA, casa em 07-01-1744, em Moncarapacho, com FRANCISCO DIAS CORREIA (Padrinhos – Pedro Pacheco Pires, solteiro, filho de Pedro Pacheco Pires, defunto, e de sua mulher Margarida Lopes, e José Rodrigues Lourenço (?), todos de Moncarapacho).
(Francisco Dias Correia, foi casado também com Joana de Mendonça).

(2) MANUEL DIAS ALBURNAZ, casa em 25-05-1698, em Moncarapacho, com (3) MARIA RODRIGUES PELEJA(Padrinhos – Capitão Garcia de Faria Palermo e António Palermo de Faria);

(4) MANUEL DIAS ALBURNAZ, casa em 08-02-1673, em Moncarapacho, com (5) CATARINA RODRIGUES (Padrinhos – Padre Sebastião Dias Baião, Manuel Arrais de Mendonça e Domingos Dias Lobo).
(Catarina Rodrigues, casa 2.ª vez, em 03-11-1677, em Moncarapacho, com João Gonçalves Alvido ou Drago).

(6) MANUEL RODRIGUES INGRÊS, casa em 16-10-1679, em Moncarapacho, com (7) BRÁZIA DAS CANDEIAS PELEJA (Padrinhos – Ver. Padre Bráz Quaresma, tesoureiro da Sé de Faro, o Alferes Simão Gonçalves de Sousa e Manuel Peleja).
(Brázia das Candeias Peleja, casa 2.ª vez, em 15-10-1698, em Moncarapacho, com Pedro Afonso Nicolau).

(8) SEBASTIÃO DIAS PIRES, casa em Moncarapacho, com (9) LEONOR FERNANDES;

(10) JOÃO RODRIGUES SARDO, casa em Moncarapacho, com (11) MARGARIDA DA COSTA;

(12) JOÃO MATEUS, casa em Moncarapacho, com (12) MARIA INGRÊS;

(13) MANUEL DIAS DE CARVALHO, casa em Moncarapacho, com (14) FRANCISCA PELEJA.

Agradeço qualquer informação a respeito dos n.ºs 8 a 13, desta família.
J. Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102058 | FAB | 03 out 2005 12:55 | Em resposta a: #88692

Muito bom dia,

Gostava de saber em que ano casou o João Rodrigues Sardo com Margarida Costa. Existem ancestrais desse Rodrigues Sardo nessa zona ou sabe se vieram de outro lado ?
Esse apelido está presente em várias regiões de Itália, nomeadamente Sicilia, Sardenha e na zona de Nápoles. Existe, também, em Espanha na zona da Catalunha e nas ilhas baleares tendo, também, existido na ilha de Malta.
Não consigo descobrir como chegou esse apelido a Portugal. Terá entrado por essa zona do Algarve e depois subido para a zona de Aveiro.
Sei que existe, também, nessa zona um outro apelido que existe na Sicília, o apelido Palermo. Será que existe alguma relação entre esses apelidos já que os mesmos estão presentes na mesma zona de Itália.
Cumprimentos,
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102160 | josécyr | 04 out 2005 08:42 | Em resposta a: #102058

Caro Confrade FAB:

João Rodrigues Sardo, filho de Fernão Dias e de Catarina Lourenço, casou em 04 de Agosto de 1627, em Moncarapacho, com Margarida da Costa, filha de Manuel Álvares e de Margarida Neta, sendo todos eles de Moncarapacho.

(R.P. - (Pag. 43 v) - Testemunhas no casamento: João Afonso, Bartolomeu Afonso de Brito e João da Costa.
Foi Mordomo da Confraria do Senhor Santo Cristo de Moncarapacho nos anos de 1676 e 1677 informação retirada: (pag. 55) da obra "Santo Cristo - subsídios para o seu culto em Portugal, especialmente em Ponta Delgada e Moncarapacho" - ed. de autor, 1973 - José Fernandes Mascarenhas.)

Deste casal tenho registados, por enquanto, três filhos:
Maria Neta, que casa com Romão de Sousa, em Moncarapacho, a 10 de Maio de 1655;
João Rodrigues Sardo, que casa com Maria de Siqueira, em Moncarapacho, a 04 de Setembro de 1658;
Catarina Rodrigues, que casa com Manuel Dias Albernaz, filho de Sebastião Dias Pires e de Leonor Fernandes, em Moncarapacho, a 08 de Fevereiro de 1673.

De facto e ligados a estas famílias encontro “Palermos” de Faria, e “Palermos” Teixeira. Na mesma época e a viver na zona, com ligações por afinidade ou “apadrinhamentos” encontro Pessanhas, Pilartes, Perestrelos etc...
Digo-lhe também que na visitação ao Algarve, de 1517/18, da ordem de Santigo, já aparecem Sardos referenciados.
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102165 | FAB | 04 out 2005 11:01 | Em resposta a: #102160

Caro Confrade Josécyr,

Sinceros agradecimentos pela sua pronta resposta.
Confesso, no entanto, que a mesma me deixou, ainda, mais intrigado relativamente à existência do apelido Sardo nessa zona.
A primeira questão que lhe queria colocar era porque razão o Fernão Dias e a Catarina Lourenço deram o apelido Rodrigues Sardo ao filho ?
A segunda questão que lhe coloco não é bem uma questão mas sim a tentativa de compreensão e de uma eventual articulação de vários factos.
Primeiro facto: Dizem alguns confrades que o apelido Sardo vem da zona de Ílhavo e que depois do fecho da barra de Aveiro e do recuo do mar vieram dali para o sul, no entanto, o fecho da barra só se deu lá para o ano de 1700 e qualquer coisa pelo não entendo como é que já em 1517 e 1518 já existem referências de Sardos nessa zona.
Segundo facto: O apelido Sardo tem, segundo os sites italianos de genealogia, origem na Sicília, havendo algumas ramificações para certas zonas de Itália, Malta, Catalunha e ilhas baleares ( se estiver interessado posso-lhe dar os sites ).
Terceiro facto: Existe a ideia que a pesca do atum foi bastante dinamizada por italianos, nomeadamente, sicilianos pelo que acho bastante curioso que existam aí em Moncarapacho, zona bastante perto de Olhão e com longa tradição da pesca do atum, apelidos que, segundo os sites de genealogia italianos, são de origem siciliana ( Sardo, Palermo, Drago etc... )
O que é que acha disto tudo ?
Os Sardos de Aveiro têm alguma relação com os Sardos aí de Moncarapacho ?
Será que os Sardos de Aveiro descendem dos Sardos aí do Algarve ? ( Ai que se esta última fosse verdade tenho impressão que os nossos confrades da zona de Ílhavo, bastante bairristas, ficariam umas noites sem dormir)
Cumprimentos
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102180 | josécyr | 04 out 2005 14:17 | Em resposta a: #102165

Caro Confrade FAB,
Creio que quando for um pouco mais para traz nos ascendentes do casal Fernão Dias com Catarina Lourenço (assim me permitam os livros de Assentos), irei encontrar num lado ou no outro, um pai ou um avô com o mesmo apelido ou então, como me tem acontecido, com o mesmo nome.
Todos os apelidos que menciona, tais como Dragos, Palermos, e outros "estranhos" aparecem por Moncarapacho e arredores em épocas muito antigas e como lhe disse também na "Visitação da Ordem de Santiago - 1517/18", publicada pela biblioteca de Loulé na sua revista.
Os apelidos que lhe menciono estão ligados à minha família na Zona pelo que tenho apurado e registado tudo o que me vai aparecendo e se relaciona com estes.
Sinto muito tirar o sono aos confrades de Aveiro, mas contra factos não há argumentos.
Não tenho nada que me faça relacionar estes apelidos aquela zona do norte de Portugal, mas nunca se sabe...
Já agora uma nota, o "logo de Olham" actualmente Olhão é muito mais recente que as paróquias de Moncarapacho, Quelfes, Pechão e outras do Algarve e como tal creio que, nestas coisas da genealogia, há que ver nestas paróquias rurais (mas com limites na zona da Ria Formosa) a origem das primeiras famílias que habitaram, pelo menos dois locais famosos pelos seus "homens do Mar", Olhão e Fuzeta (Moinhos, em tempos mais antigos).
Com um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102182 | josécyr | 04 out 2005 14:21 | Em resposta a: #102165

Caro FAB, já agora e porque me esqueci na minha mensagem anterior, agradeço-lhe muito que me forneça os tais ditos sites sobre o apelido Sardo em Itália.
Com um abraço,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102185 | josécyr | 04 out 2005 14:50 | Em resposta a: #102165

Caro FAB, já agora e para que se conheça por aqui, aqui vão mais uns “Sardos” desencontrados dos meus:

Domingos Dias Sardo, originário de S. Bartolomeu de Pechão, casa em Moncarapacho a 05 de Fevereiro de 1607, com Maria Soares. Ele é filho de João Sardo e de Maria Gonçalves, Ela viúva de um casamento anterior.

João Sardo, originário de S. Estêvão – Tavira, casa em 07 de Outubro de 1650, em Moncarapacho. Ele é filho de Domingos Vaz e de Francisca Pires, ambos referenciados como originários de S. Estêvão – Tavira. Ela, interessantemente é filha de João Nabo e de Ana Gonçalves, e neta paterna de Pedro d’ Évora e de Júlia Fernandes.

João Álvares Sardo, originário de Tavira, casa em Moncarapacho a 09 de Setembro de 1675, com Maria das Neves. Ele é filho de Marcos Mestre e de Maria Álvares, de Tavira.

Leonor Sardo, casada “circa” 1646/56, em S. Bárbara de Nexe, casa com Manuel Lourenço Montans. Deste casal nasce uma filha chamada Beatriz Viegas, que casa em S. Bárbara de Nexe, a 03 de Fevereiro de 1681, com António Correia, também de S. Bárbara de Nexe.

Este último casal provém de uma localidade bem rural, sem limites na costa algarvia, a não ser que...(aqui entraria o antigo porto de Farrobilhas, do Concelho de Loulé, mas isto é outra história...LOL).
Cumprimentos
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102188 | FAB | 04 out 2005 15:22 | Em resposta a: #102182

Caro Confrade Josécyr,
Junto segue, conforme solicitado, sites italianos sobre o apelido Sardo.

www.gens.labo.net ( carrega no mapa dei cognomi e depois introduza Sardo e carregue na tecla ). Este site comprova que existem bastantes Sardo em Itália.

www.famiglia-nobili.com ( procure famiglie Sabia - Susino, carregue. Depois procure Sardo na lista da esquerda, é para aí o décimo quinto ). Depois de ver bem a página carregue em origine famiglia Sardo. Aí terá um pouco mais de informação sobre a família.

www.maltagenealogy.com ( vá ao Libro d'oro di Melita, carregue.Depois carregue em " A List of Maltese families", vá ao S e depois vá andando até encontrar em encarnado o apelido Sardo.
Sabe que na zonas de Granada e Córboba houve um tal de Pedro Raxis Sardo ( pintor conhecido em Espanha séc. XVI ) que teve, parece, aí uns 11 filhos.
Digira isto tudo e depois diga-me qualquer coisa.
Um abraço, para si, também.
FAB

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102189 | FAB | 04 out 2005 15:33 | Em resposta a: #102185

Caro Confrade Josécyr,

Desculpe-me o site é www.famiglia-nobile.com

O nobile é com é no fim.
Peço desculpa

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102191 | FAB | 04 out 2005 15:53 | Em resposta a: #102185

Caro Confrade Josécyr,

Desculpe-me o site é www.famiglia-nobile.com

O nobile é com é no fim.
Peço desculpa

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#102192 | josécyr | 04 out 2005 15:55 | Em resposta a: #102189

Caro amigo,
muito obrigado pelos sites. Muito interessante e para mim algo novo. Pena não se poder estabeler a ligação, embora eu a creia possível.
Terão estes Sardos algarvios vindo na mesma altura em que os Pessanhas e outros vieram da Itália????
Há também a possibilidade de ser alcunha bem portuguesa, né???...LOL.
Seja como for, é bem antigo cá em baixo e não tenho ainda referência a profissões mas creio-os lavradores, mais ou menos abastados. Sei que foram mordomos da Confraria do Espirito Santo, e nada mais.
Um Abraço
J. cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#245862 | rogeriod | 11 dez 2009 10:44 | Em resposta a: #88692

Caro José Cabecinha,

Na semana passada estive na Torre do Tombo a investigar a linhagem paterna da parte da minha mãe, e consegui chegar até Sebastião Pires casado com Leonor Fernandes. Por falta de tempo, não conseguir avançar mais para além destes. Os dados que detenho deste ramo da minha familia estao online em:

http://rogerio.ch/albernaz/

Dado que a sua esta sua mensagem data de 2005, caso tenha mais alguma informação relativa a estas familias que tenha adquirido desde então e possa partilhar, ficar-lhe-ia grato.

Muito obrigado e melhores cumprimentos,

Rogério

Resposta

Link directo:

RE: Alburnaz, Sardos, Pelejas e outros.

#245893 | josécyr | 12 dez 2009 12:32 | Em resposta a: #245862

Caro confrade Rogério,
Como sabe eu também descendo desta gente mas lamentavelmente nada tenho da ascendência de Sebastião Pires e de Leonor Fernandes, salvo possibilidades.
Gostaria de falar consigo sobre tudo isto. Se não se importar trocaremos telefone.
Aqui lhe mando o meu e-mail jcabec@hotmail.com
Um abraço
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen