Boavida na Orca, Fundão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Boavida na Orca, Fundão

#88800 | ALBoavida | 17 abr 2005 21:06

Gostaria de contactar genealogista residente em Castelo Branco , com a finalidade de obter pesquisa sobre meus ascendentes que viveram naquelas regiões. Sou da família Boavida e meu pai nasceu na Orca a 16.05.1918,
chamava-se Adelino Capelo Carvalho Boavida;
seu pai penso que era Jorge Marques ? Boavida ;
sua mãe foi a primeira professora da Orca, era Ana-Luisa Capelo ? Carvalho ? ;
como vivo em França, gostaria que alguem me ajudasse .
Atenciosamente
Ana-Luisa Boavida

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#88808 | Paulo | 17 abr 2005 22:34 | Em resposta a: #88800

Cara Ana Luisa,

Existe uma família Boavida em Tomar com origem na Orca-Fundão. Sei que um dos participantes deste Forum está ligado a essa família mas me recordo no momento do Nick no entanto vou enviar-lhe um email com os seus dados.

Também tenho a ideia que a essa família pertence um Padre Português que presentemente dirige um Intituto em Paris.

Esperando que muito em breve o nosso confrade da família Boavida entre em contacto consigo, despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#88812 | manuelr | 17 abr 2005 23:25 | Em resposta a: #88800

Cara Ana-Luisa Boavida

Dado apenas saber o nome de seus bisavós e os registos paroquiais se encontrarem em Castelo Branco, terá que ter a ajuda de alguém de lá. A partir da data em que estão na Torre do Tombo, posso ajudar. Os Boavida espalharam-se pela Orca, Aldeia de Santa Margarida, Alpedrinha e Soalheira e certamente mais locais.
Quem tem essas famílias estudadas é o Engº Castelo Branco (também ele desses Boavida) que penso encontrar àmanhã na TT. Vou levar os elementos que colocou no Fórum pois pode ser que ele conheça as pessoas que mencionou.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#88991 | agp | 19 abr 2005 20:45 | Em resposta a: #88800

Cara Ana-Luísa Boavida

Julgo que a posso ajudar. Primeiro, porque tenho ascendência Boavida. Segundo, porque vou regularmante ao Arquivo Distrital de Castelo Branco.

A minha ascendência Boavida começa na minha 5ª avó Bárbara Maria Boavida cujos costados pode estudar, na minha página, a partir de:

http://genealogia.sapo.pt/0185/pessoas.php?id=1002078

Os meus Boavidas têm entroncado sempre com todos os Boavidas que tenho estudado. O ramo da Orca, por exemplo, de que descende o Engº Manuel Castelo Branco, encontra-se com o meu ramo no casal Manuel Antunes Boavida e Maria Salvada Incensa, de Vale de Prazeres. Um neto deste casal (filho de Luís Antunes Boavida) de nome José Antunes Boavida, que casou na Orca duas vezes, deixou ali vasta descendência na qual muito provavelmente se incluirá a Ana-Luisa Boavida.

Diga-me, portanto, se está interessada na minha ajuda, por exemplo, na parte respeitante ao arquivo de Castelo Branco .

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#88996 | ALBoavida | 19 abr 2005 21:49 | Em resposta a: #88808

Paulo,
agradeço a sua resposta rapida, penso que essa familia Boavida é ainda parte da minha familia, mas para começar é os meus avos que procuro ;
cumprimentos
Ana-Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#89006 | ALBoavida | 19 abr 2005 22:13 | Em resposta a: #88812

Caro Manuel,
a sua resposta me interessou muito , porque o Eng° Manuel Castelo Branco é ainda, penso , primo direito de primos do meu pai. Ja falei uma vez com ele por telefone, mas nao tive oportunidade de o encontrar. Mas penso que o nome Boavida vinha do lado da minha avo ! e sei que foi ela a primeira a fazer uma escola na Orca.
cumprimentos e obrigada
Ana-Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#89017 | ALBoavida | 19 abr 2005 22:55 | Em resposta a: #88991

Caro Antonio,
no respeitante ao arquivo de Castelo Branco, o que eu queria era a certidão de nascimento do meu pai para ter a certeza dos nomes dos meus avos.
Não tenho a certeza da data mas penso que é o 16 de Maio 1918.
Os meus agradecimentos
cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#89032 | agp | 20 abr 2005 00:30 | Em resposta a: #89017

Cara Ana Luísa

No Arquivo Distrital de Castelo Branco, no que respeita à freguesia da Orca, estão apenas os registos (assentos paroquiais) dos anos compreendidos entre 1857 e 1900. A curto prazo prevê-se apenas a incorporação, neste Arquivo, dos registos de 1901 a 1905.
A certidão de nascimento do seu pai está na Conservatória de Registo Civil do Fundão, cuja morada é:

Conservatória Registo Civil do Fundão
Avenida Boavista
Palácio da Justiça
Fundão

O telefone é 275 75 31 56.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#89278 | ALBoavida | 22 abr 2005 22:24 | Em resposta a: #89032

ola Antonio,
agradeço a sua gentileza e vou escrever para a morada que me deu a ver se tenho uma resposta positiva.
cumprimentos
Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#90035 | ALBoavida | 04 mai 2005 21:15 | Em resposta a: #88812

caro Manuel
telefonei ao eng° Manuel Silva Castelo Branco , que é um primo do meu pai, e tive algumas informaçoes . agora tenho que ter a certidão do arquivo do Fundão e penso que o eng° também me vai dar outras informaçoes se eu puder ir ai a Portugal .
cordiais cumprimentos e um obrigada
Ana Luisa Boavida

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#182684 | pbrehm | 30 jan 2008 15:50 | Em resposta a: #88996

Boa Tarde,

Procuro informações sobre uma familia Boavida, de que tenho indicação das seguintes pessoas:

Dionisio Afonso Boavida (nasceu em Zebreira, Idanha a Nova) em 1887
Padre Francisco (Afonso?) Boavida, irmão do anterior
Padre Jaime Afonso Boavida, irmão dos anteriores
Amélia Boavida, irmã dos anteriores, que terá casado com um José Correia

Creio saber que esta Amelia tera vivido em Castelo BRanco, tendo uma filha chamada Isabel Boavida Correia

Os pais destes irmãos chamavam-se João Afonso Boavida e Maria Luisa (?)

Qualquer indicação é bem vinda.

Grato,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#205017 | pbrehm | 08 ago 2008 15:04 | Em resposta a: #182684

No seguimento da mensagem anterior, julgo que a Isabel Boavida que procuro e da qual agradeço qualquer informação, se chama:

Isabel Silva Correia Catanas? Diogo (estes dois ultimos possivelmente por casamento)

filha de Amelia Afonso Boavida (da Silva Correia por casamento
e de
José Silva Correia

Provavelmente de Castelo Branco.

Obrigado,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#278572 | josecruzboavida | 14 jun 2011 20:51 | Em resposta a: #88800

è com enorme prazer que respondo. Esta mensagem ficaraá para sempre gravada na minha memória.
Chamo-me José da Cruz Boavida,sou natural de Castelo Branco por ter nascido no dia 2 de Outubro de 1940.
O meu avô materno também se chamava José da Cruz Boavida, era filho de Manuel da Cruz Boavida,contíno na colectividade "Assembleia" em Castelo Branco, e negociou em cereais com casa aberta no local da devesa daquela cidade. Tinha como primos dois irmãos que se chamavam Joaquim Capelo de Carvalho Boavida,prorprietári da Farmácia Higiene em Castelo Branco e do Laboratório Amatus Lusitanus, com escritório na Rua da Misericordia nº36 3º esq. em Lisboa. Era quimico farmacêutico.Adelino Capelo de Carvalho Boavida,ligado ao ramo da costrução civil, foi ele que construiu o cinema actual nos anos 5o cujo proprietário era Tomás Mendes. Por ser louro ou alourado(?),rosto sanguinio,era conhecido pelo "judeu vermelho"
Na Orca a familia mais chegada imigraram para Moscavide,Caparica/Almada onde havia um afilhado do meu avô também com o mesmo nome dele e meu.Umas primas afilhadas da minha mãe moravam em Moscavide,ainda as visitei.Na Orca moravam em frente a um homem que tinha deficiencia mental,conhecido por "ti filhós", conhecio porque fiz uma cura de tosse convulsa "coqueluche"na casa referida desses primos.
Também conheci o primo Adelino, quando ia a Castelo Branco, porque na altura iniciei trabalho como ajudante de farmácia na referida Fª Higiene.
Creio que a minha resposta acerta no seu pedido. Creia-me ao dispor envio-lhe os mais sinceros votos de felicidade e BEM HAJA.

José da Cruz Boavida
14 de Junho de 2011
século XXI
III milénio

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280609 | f4b2 | 04 jul 2011 19:44 | Em resposta a: #182684

Caro Paulo

Tenho para si estes nomes BOAVIDA da Idanha-a-Nova:

- JOÃO AFFONSO BOAVIDA - Agricultor na Zebreira(Idanha) em 1908

- JOÃO ROSEIRO BOAVIDA - Fábrica de Moagens na Zebreira(Idanha) em 1909

- ANTÓNIO de MATTOS DIAS BOAVIDA - Agricultor no Rosmaninhal(Idanha) em 1908

- JOSÉ da CRUZ BOAVIDA - Agricultor em S. Miguel de Acha(Idanha) em 1908

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280611 | f4b2 | 04 jul 2011 19:57 | Em resposta a: #89278

Cara Ana Luisa

Tenho para si estes nomes que pesquisei no Anuário de 1909:

- MANUEL BOAVIDA - Comerciante na Orca(Fundão)

- ISABEL BOAVIDA - Professora em Alcongosta(Fundão)

- JOAQUIM BOAVIDA CANADA - Professor em Vale de Prazeres(Fundão)

- ANTÓNIO GODINHO BOAVIDA(viúva de:) - Agricultor em Alpedrinha(Fundão)

- ANTÓNIO JOSÉ BOAVIDA - Agricultor em Alpedrinha(Fundão)

- FRANCISCO FURTADO MENDONÇA BOAVIDA - Professor em Atalaia do Campo(Fundão)

Espero que ajude?

Os melhores cumprimentos

João Barroca - Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280618 | MariaDavid | 04 jul 2011 20:31 | Em resposta a: #88991

Caro António Pereira

À boleia deste tópico, lembrei-me de solicitar a sua ajuda para gente da ORCA.
Tenho um João Rodrigues, xn, natural de Idanha a Nova e morador na Covilhã que em 1715 faz a sua genealogia dizendo que seu pai se chamava Antão Gonçalves, lavrador, natural da Orca e sua mãe Maria da Conceição, natural da Idanha a Nova, sendo ela casada segunda vez com Domingos Fernandes.
Do lado da mãe consegui avançar (graças ao cruzamento de muitas informações pois esta família é "difícil") mas do lado do Antão Gonçalves continuo a zero, pois ele não sabe nada do lado paterno!
Como tem investigado famílias da ORCA, lembrei-me de colocar a minha dificuldade, na esperança que se tenha deparado com este Antão Gonçalves ou qualquer outro confrade tenha tropeçado com ele.

Grata por qualquer ajuda.
Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280730 | pbrehm | 05 jul 2011 16:06 | Em resposta a: #280609

Caro João Barroca,

Obrigado pela mensagem.

João Afonso Boavida na Zebreira, pode bem ser o meu trisavõ que tinha o mesmo nome e que terá talvez vivido entre 1850-1919.

Os restantes são certamente parentes, mas mais afastados.

Que dados tem sobre o João Afonso?

Obrigado/Cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280733 | agp | 05 jul 2011 16:16 | Em resposta a: #280618

Cara Maria David,

Não tenho nada sobre esse Antão Gonçalves. Mas vou procurar informação. Se descobrir algo comunico.

Com os meus melhores cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#280737 | MariaDavid | 05 jul 2011 17:59 | Em resposta a: #280733

Caro António Pereira

Agradeço-lhe, reconhecida, a sua gentileza e disponibilidade. Vou aguardar o seu contacto, quando e se descobrir algo.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#281445 | agp | 12 jul 2011 17:44 | Em resposta a: #280737

Cara Maria David,

Estive a consultar uns índices que abrangem todos os registos paroquiais da Orca do século XVII. Esses índices são da autoria de pessoa amiga e parente.

Nesses índices localizei um único Antão a nascer. Trata-se de Antão nascido a 17.1.1662 filho de Manuel Gonçalves Menino e de Catarina Lourenço. Será este Antão o Antão Gonçalves que procura?

Não consegui localizar qualquer casamento daquele Antão nem consegui localizar o casamento de Manuel Gonçalves Menino e Catarina Lourenço.

Com os meus melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#281480 | MariaDavid | 12 jul 2011 21:03 | Em resposta a: #281445

Caro António G.Pereira

Não imagina a alegria que me proporcionou com essa informação! penso que "talvez" possa ser o meu Antão Gonçalves, pois o único assento de baptismo que tenho dessa gente, por enquanto, é o do filho João Rodrigues, baptizado em 17.04.1688. Pelas datas, é muito provável tratar-se do meu personagem. Com a sua informação, vou contornar a dificuldade investigando os pais. Curiosamente, ainda hoje me passou sob os olhos um casal Manuel Gonçalves e Catarina Lourenço - em paroquiais de Alcafozes ou Ladoeiro, não me lembro qual a terra, pois como esse casal nada me dizia, deixei passar em branco. Agora, com a sua informação, vou tentar voltar aos mesmos microfilmes e ver o que posso retirar para investigar melhor.
Nada me espanta que Antão tenha sido baptizado na Orca e os pais sejam de outros locais. Hoje mesmo, procurando alguém de Alcafozes e Ladoeiro (as únicas pistas que tinha) deparei-me com um indivíduo cujos pais foram dados com origem em Monsanto e Fundão e cujos dados complementares apontam para que sejam os mesmos que eu procurava em Alcafozes e Ladoeiro, pais da minha ancestral. Fui buscar, de imediato, o microfilme do Fundão para confirmar dados e encontrei o casamento do casal que eu procurava! Com confirmação de dados!
É assim a genealogia, um belíssimo quebra cabeças!

Os meus agradecimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#281496 | agp | 12 jul 2011 22:36 | Em resposta a: #281480

Cara Maria David,

Estive a rever aqueles índices da Orca e encontrei os seguintes irmãos de Manuel:

- Maria, nascida a 16.10.1639 (M1, fl 26V);
- Manuel, nascido a 26.8.1645 (M1, fl 40);
- Maria, nascida a 25.7.1652 (M1, folha 58V)
- Isabel, nascida a 17.5.1657 (M1, folha 69)

Havendo nascimentos tão recuados em relação ao de Antão (M1, folha 103) resolvi rever os casamentos e encontrei finalmente o casamento de Manuel Gonçalves e Catarina Lourenço aos 28.2.1634 (M1, folha 126V), ele filho de Pedro Gonçalves, defunto, e de Beatriz João, do Richoso (Guarda) e ela de Lourenço Gonçalves e de Isabel Rodrigues.

Com os melhores cumprimentos,
António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#281507 | MariaDavid | 13 jul 2011 00:14 | Em resposta a: #281496

Caríssimo António Pereira, hoje fui brindada e de que maneira!

A sua ajuda foi fantástica, pois encurtou bastante os meus passos. Sabemos quanto representa esta corrida quase contra-relógio na busca de um assento. Só quem anda nestas lides e se debate com dificuldades consegue apreciar a sua generosidade e gentileza.
Gostaria de poder retribuir o seu gesto. Como penso que também investiga essas terras beirãs, diga-me se lhe posso ser útil, dado que tenho muitos cristãos-novos inventariados dessa zona.

Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Antão Gonçalves, na Orca, Fundão

#281571 | agp | 13 jul 2011 16:10 | Em resposta a: #281507

Cara Maria David,

Na minha mensagem anterior quando escrevi "os seguintes irmãos de Manuel" deveria ter escrito "os seguintes irmãos de Antão".

Hoje é com muito gosto que lhe trago dois apontamentos que acabo de retirar dos índices dos óbitos. O primeiro é o óbito de uma Isabel Rodrigues, viúva, a 10.3.1644 (M1, fl 105V). O segundo é o óbito de Domingos, a 25.6.1644 (M1, fl 106) filho de Beatriz João, viúva, moradora no Espinhal, freguesia de "Rexoso", que julgo tratar-se do freguesia do Rochoso do concelho da Guarda. Não sei se os assentos permitem tirar mais dados, por isso dou nota das páginas respectivas.

Eu tenho de facto um enigma por resolver na Covilhã provavelmente com cristãos-novos. Trata-se de conhecer os antepassados do casal Gonçalo da Cunha e Inês Esteves. Sei que tiveram um filho Francisco Rodrigues Alafões que casou três vezes, a primeira em 1712, dado como sendo da freguesia de Santa Maria. Mas nunca encontrei nada nos livros desta freguesia e de outras da Covilhã.

Com os meus melhores cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Antão Gonçalves, na Orca, Fundão

#281628 | MariaDavid | 13 jul 2011 22:24 | Em resposta a: #281571

Caro António Pereira

Uma vez mais os meus agradecimentos pelas correcções feitas.

Quanto ao seu enigma, apanhei a seguinte informação da TT-On line que talvez possa dar alguma luz, embora os nomes não coincidam com os seus; mas era costume, na mesma família, haver uma repetição de nomes:


"Processo de Gonçalo Rodrigues da Cunha
Datas 22/10/1656 - 15/12/1658
NívelDescrição Documento Composto
DimensãoSuporte fl.; papel
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 1304
ÂmbitoConteúdo Estatuto social: Contratador
Crime/Acusação: judaísmo
Naturalidade: Fundão
Morada: Lisboa
Idade: Mais de 60
Pai: Jorge Rodrigues da Cunha
Mãe: Ana Rodrigues
Estado civil: casado
Cônjuge: Isabel Mendes
Data da prisão: 22/10/1656

Cristão-novo, acusado(a) de Judaísmo, com a profissão de Contratador, natural de Fundão, termo da Covilhã, morador em Lisboa, de 60 anos de idade, filho de Jorge Rodrigues da Cunha, navegador e de Ana Rodrigues, Casado com Isabel Mendes, cristã-nova. Sentença: em 13/12/1658, Excomunhão maior; confisco de bens; relaxado à justiça secular.
EntidadeDetentora ANTT
LocalizaçãoCópias Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 2207".

Este processo não foi ainda consultado a sério por mim, o que farei logo que possa, apenas o procurei numa tentaiva de o ajudar. Mas já deu para perceber que tem matéria muito interessante e que, independentemente de qualquer relação familiar possível com a minha gente, vai ser uma leitura extremamente útil para a compreensão de alguns comportamentos dos cristãos-novos.

Não sei se tem a ver com a família que procura mas, à partida, talvez possa encontrar eventuais ligações ou pistas.
Os nomes que indicou na sua anterior mensagem não me dizem nada mas registei, para o caso de encontrar algum deles nos paroquiais da Covilhã, terra onde invisto muita atenção. Como sabe, a Covilhã tinha imensas freguesias até ao início do século passado, o que tem dificultado muito as buscas de assentos. Os párocos nem sempre eram rigorosos na clarificação escrita das freguesias de origem. Dizer que se "é natural desta vila" é muito diferente que dizer "é natural de S.Bartolomeu ou S.Pedro ou qualquer outra freguesia".

Vou ficar atenta e logo lhe direi se encontrar algum dado. Por favor, esteja à vontade para me questionar sobre outros processos que lhe possam interessar. Quem sabe se não tenho algo para si?

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Antão Gonçalves, na Orca, Fundão

#281686 | agp | 14 jul 2011 14:53 | Em resposta a: #281628

Cara Maria David,

Muito obrigado pela pista que me dá relacionada com esse processo de Gonçalo Rodrigues da Cunha, que pode muito bem estar relacionado com o meu avoengo Gonçalo da Cunha. Tentei ver o processo na TT-On line mas o mesmo parece não estar disponível. O mesmo se passa com outros processos de xn que consultei anteriormente on-line e que agora não encontro. De qualquer forma, pela pesquisa que efectuei vi que aquele Gonçalo é filho de um Jorge Rodrigues da Cunha e pai de outro Jorge Rodrigues da Cunha e de Ana Rodrigues da Cunha, estes dois irmãos também com processo de xn. Com tantos processos, pode ser que se encontre mesmo uma pista!

Com os melhores cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#281843 | josecruzboavida | 15 jul 2011 17:04 | Em resposta a: #280609

Em resposta a Paulo e assinada por João Barroca este indica nomes BOAVIDA existentes no concelho de Idanha-a-Nova. Está nesta relação ___JOSÉ DA CRUZ BOAVIDA___, agricultor em S.Miguel d'Acha,1908.
ESCLAREÇO:
1º___ NUNCA EXISTIU ESTE NOME EM S.MIGUEL DÁCHA
2º___ Havia um Alberto Cruz(?)Boavida,Agricultor e proprietário de um lagar de azeite existente naquela localidade e tinha como irmãos,MARIANA BOAVIDA professora primária e AFONSO BOAVIDA,engenheiro responsável pelas linhas telefónicas dos CTTs. de Castelo Branco. Não me recordo se os PADRES,Manuel Boavida e Joaquim Boavida eram seus irmãos,ou parentes de 1ºGrau. Tinha dois filhos,o mais velho Alberto Boavida e o mais novo,Hermenegildo Boavida.O mais velho exercia como professor de liceu na cidade de Castelo Branco,Hermenegildo vivia com o pai.
3º___ JOSÉ DA CRUZ BOAVIDA___ APENAS TRÊS PESSOAS TIVERAM ESTE NOME.
A PRIMEIRA___ Meu avô materno,nascido em Castelo Branco,em 23 de Fevereiro de 1889,filho de Manuel da Cruz Boavida,este continuo da Colectividade Assembleia,em Castelo Branco.
A SEGUNDA___ Um afilhado de meu avô referido atrás e era natural da ORCA,morador na Zona de ALMADA.
A TERCEIRA___Eu próprio,JOSÉ DA CRUZ BOAVIDA, nascido em Castelo Branco,em 02 de Outubro de 1940.

Fico ao dispor para qualquer esclarecimento e coloboração.

Resposta

Link directo:

RE: Antão Gonçalves, na Orca, Fundão

#281852 | MariaDavid | 15 jul 2011 18:26 | Em resposta a: #281686

Caro António Pereira

Só me foi possível responder-lhe agora.
Quero dizer-lhe que o processo acima referido está, efectivamente, on -line. Fui confirmar, para lhe dar garantias. Se não fosse a minha total falta de tempo, eu mesma tentaria extrair todas as informações ligadas à genealogia para lhe enviar. Infelizmente, tal não me é possível, para já.
Assim, pergunto se foi ao local correcto para abrir o dito processo. Se precisar de alguma ajuda, diga e indicarei os passos a dar.

Sempre ao dispor

maria

Resposta

Link directo:

Gonçalo Rodrigues da Cunha

#281885 | agp | 15 jul 2011 22:48 | Em resposta a: #281852

Cara Maria David,

Tem toda a razão. Muito obrigado. Acabei de encontrar o processo.

Com os melhores cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#329773 | joaoalbertobentes | 25 mai 2013 21:13 | Em resposta a: #281843

Uma correção; havia realmente um Alberto da Cruz Boavida em S. Miguel d'Acha, mas o engenheiro do CTT Afonso Boavida era seu sobrinho e não irmão. os seus irmãos era a D. Mariana Boavida, professora e os padres, Joaquim e Manuel Boavida. Os filhos de Alberto Boavida eram de facto Eduardo Boavida e Hermenegildo Boavida.

Resposta

Link directo:

RE: Boavida na Orca, Fundão

#335996 | gasparbscr | 29 set 2013 02:36 | Em resposta a: #278572

Caros Confrades,
Os "meus" Boavida são todos oriundos do Alcaide ou de Vale de Prazeres, descendentes de Pedro Gomes Boavida (c1645 Alcaide,+29 Mai 1707, Vale Prazeres) e D. Maria Antunes (c1650,+12 Ago 1707 VPrazers). A informação de que disponho foi fornecida pelo confrade António da Graça Pereira (não pode ser mais fiável), pergunto apenas se algum dos confrades não terá dados que complementem a árvore - dados sobre a ascendência de Pedro G Boavida ou de D. Maria Antunes.

Na freguesia de Orca, gostava de saber mais sobre João Rodrigues Vinagre (+15 Out 1665, Orca), casado com Ana Fernandes, pais de Diogo Fernandes Vinagre (*17 Abr 1646, Fundão, Orca). Alguém que possua algum dado?

agradecido

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#370800 | joaovinagre | 16 jun 2016 15:24 | Em resposta a: #335996

Boa tarde,

O meu avó era oriundo da Orca chamava-se Joaquim Vinagre, dispõe de mais informação relacionado com essa família?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442914 | mrgoodlife | 31 ago 2022 19:08 | Em resposta a: #88800

Boa tarde a todos,

O meu nome é Ricardo Amorim Boavida (Santarém) e estou por cá à procura de traços da família. O meu pai, Daniel Machado Boavida (Lisboa), filho de Fiel Boavida (Orca-Fundão), neto de Maria e João Boavida (Orca-Fundão), não me consegue ajudar a adquirir documentos que me ajudem a construir a genealogia da família Boavida, pelo menos a partir do meu avô. Sei que a minha família têm fortes raízes judaicas, mas pouco mais que isso.
Dado que esta é uma das minhas aspirações pessoais, possuir documentos e provas que ditem o percurso da família até à minha geração, vinha por este meio, humildemente pedir ajuda a quem a possa dispor.

Desde já agradeço por toda a informação já disposta,

Os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442916 | Jorge Resende | 31 ago 2022 20:20 | Em resposta a: #88800

Ricardo, tem de ajudar com mais informação!!!
O seu pai, Daniel, nasceu em Lisboa quando e em que freguesia?
Fiel, seu avô, nasceu em Orca sabe quando????

Para ser ajudado tem de dar assim mais informação.
Não desista
Resende

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442917 | Jorge Resende | 31 ago 2022 20:25 | Em resposta a: #88800

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=7337107


O seu avô devia ser este, guarda noturno...

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442919 | agp | 31 ago 2022 21:35 | Em resposta a: #442914

Caro Ricardo Amorim Boavida,

O João Boavida que refere deve ser o que casou com uma Maria Fernandes (ou Antunes) no dia 25.11.1914 na Orca. Confirma? Sei dessa data por constar à margem do registo de Maria que nasceu na Orca no dia 4.7.1895 e foi batizada a 1.8.1895. Do João não sei de quem é filho.

O problema está no facto do respetivo assento de casamento civil ainda estar na Conservatória do Registo Civil do Fundão, isto é, longe da vista dos genealogistas e público em geral. A solução será pedir junto dessa Conservatória uma cópia não certificada (muito barata) desse registo de casamento.

Se me souber dizer os nomes dos pais desse João eu poderei muito provavelmente dar-lhe as informações que solicita.

Cumprimentos,
António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442920 | mrgoodlife | 31 ago 2022 21:43 | Em resposta a: #442917

Boa noite Sr. Resende,

Corretíssimo! Eu mesmo já me tinha deparado com esse registo, mas o mesmo não me diz mais que o que já conheço, apesar de constatar que tal facto não era do meu conhecimento, nem do meu pai provavelmente.

Realmente foi um erro terrível da minha parte. O meu pai Daniel nasceu a 26/01/1966, já o meu avô é mais complexo dado que não conheço a data de nascimento exacta, apesar de a vir a providenciar em breve. Mas sei que data de 1917-18, e que o mesmo nasceu em Orca-Fundão, terra onde estiveram "escondidos".

Desde já agradeço todo o esforço e tenciono apresentar mais informação dos locais e datas exactos de forma a que seja possível atingir algum resultado mais conclusivo.

Os meus melhores cumprimentos,

Ricardo Boavida

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442921 | Jorge Resende | 31 ago 2022 21:47 | Em resposta a: #88800

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1043380 tif /imagem 13
Presumo seja a mãe de Daniel, nasceu em 1895.

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442922 | mrgoodlife | 31 ago 2022 21:54 | Em resposta a: #442919

Boa noite Sr António Pereira,

Infelizmente não tenho como confirmar, ou pelo menos para já. No entanto, as datas fazem sentido. A confirmar, sugerem que o meu avô nasceu 4 anos após esse casamento, seguido de uma rapariga e mais tarde outro rapaz que viria a falecer por volta da casa dos 40 no sanatório. Nada mais sei sobre essa rapariga, nem mesmo o nome dado a desavenças familiares.

De qualquer forma vou seguir o seu concelho, dado já ter uma pista palpável por onde começar.
Assim que dispor de mais informação não hesitarei em compartilhar.

Agradeço bastante a ajuda,

Cumprimentos,

Ricardo Boavida

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442923 | mrgoodlife | 31 ago 2022 22:09 | Em resposta a: #442921

Sim, além de ir em conta com a informação acima disponibilizada pelo Sr. Pereira, realço que as datas fazem sentido. A comprovar terá tido o seu 1º filho o meu avô aos 23 anos. Mas irei partilhar esta informação com o meu pai que saberá melhor que eu, e dispor a sua resposta.

Irei fazê-lo, caso tenha sucesso, posso prosseguir para o meu bisavô. Com sorte algumas gerações acima será mais fácil de traçar o resto do caminho.

Bastante agradecido!

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442924 | Jorge Resende | 31 ago 2022 22:13 | Em resposta a: #88800

https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1043420 tif 6
E se a anterior Maria for a mãe de Daniel, aqui lhe deixo o casamento dos pais dela, Joaquim Gregório Fernandes e Luisa Antunes.

Depois de 1911, e dado que nessa data nasceram as Conservatórias, para onde obrigatoriamente passaram a ser encaminhados todos os registos de nascimentos, casamentos e óbitos, terá com dados bem precisos de solicitar às várias conservatórias os assentos que necessitar. As únicas Conservatórias cujos livros estão digitalizados on-line são as de Lisboa. Como diz que o seu pai Daniel nasceu em Lisboa, se souber em que zona (freguesia) ele nasceu, tentarei pesquisar o registo desse nascimento caso o livro desse ano 1966 esta on-line. Se o seu pai ainda vive, ele poderá dizer onde nasceu? Ou já faleceu, quando e onde?
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442925 | mrgoodlife | 31 ago 2022 22:26 | Em resposta a: #442924

Correto, apesar de Maria ser provavelmente a mãe do meu avô, a mãe do meu pai é Verginia Boavida. Mas confesso que estou mais interessado no ramo da família Boavida, e na sua história e herança. Foi-me relatado que a família tinha um brasão que fora perdido. Que o mesmo ainda pode ser encontrado numa das fontes de água na Orca. Também me foi relatado que a dada altura nos dedicamos ao negócio de carroças e coches, provavelmente nessa mesma época. Fora isso, apenas me foi dito que tínhamos vindo de Espanha alguns séculos antes em "fuga". Muito provavelmente da inquisição de modo geral.
Confesso que considero toda esta história algo fascinante, e com a idade surgiu uma sede de conhecimento que me levou a querer obter dados mais significativos.

Não sei se algum destes dados pode ajudar de modo geral, mas visto que são os únicos que possuo, não poderão prejudicar, penso.

Vou iniciar pelas pistas ao qual estou bastante grato, e assim que poder confirmar esse casamento sigo por aí. Assim que souber de algo deixo resposta.

Cumprimentos,

Ricardo Boavida

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442928 | pbrehm | 31 ago 2022 22:54 | Em resposta a: #442925

Boa noite,

Tanto quanto sei, não há qualquer brasão de armas do apelido Boavida no nobiliário português. Admito a possibilidade de existir em Espanha, embora nunca me tenha cruzado com qualquer indicação nesse sentido. Se existisse, certamente estaria estudado.
Uma das teorias da origem do apelido em Portugal, que também se desconhece, aponta para Espanha, não sei com que grau de fiabilidade. A ser verdade, o virem de lá fugidos não é suficiente para atribuir à família quaisquer raízes judaicas, tanto mais que não são conhecidos processos inquisitórios relativamente a individuos com o apelido Boavida. Há várias outras razões para fugirem.
Enfim, não quero refrear o entusiasmo, mas sou também Boavida e prezo muito a investigação factual. Os «Boavida» são uma família com grandes figuras nas Beiras (e não só, imagino) , inúmeros religiosos católicos, agricultores e gente de quem nos devemos todos orgulhar. Cumprimentos e votos de boa pesquisa.
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442929 | Jorge Resende | 31 ago 2022 23:22 | Em resposta a: #88800

Ricardo, a exatidão de dados deve obter-se a partir de documentos com datas desde o presente para tempos mais remotos, só assim pode haver fiabilidade. Deve dar informações sobre o seu pai, onde e quando nasceu, e daí para trás então deve continuar as suas pesquisas.
As informações que aqui traz, ainda pouco ajudaram , a não ser a data de nascimento do seu pai, 1966, e o nome da mãe dele, casada com Fiel Boavida, por isso, se conseguir mais informação, decerto aqui estará alguém para continuar a ajudá-lo, não na busca de hipotéticas heranças, mas sim nos nomes de antepassados seus, que pobres ou ricos certamente lhe merecerão a mesma consideração e talvez a alegria de saber que o sangue que lhe corre nas veias advieram desses muitos msmos antepassados.
Aguarda-se assim melhor e mais concisa informação.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442931 | Jorge Resende | 31 ago 2022 23:28 | Em resposta a: #88800

Virgínia era Boavida apenas pelo casamento com o seu avô Fiel ou tinha outros apelidos?

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#442932 | mrgoodlife | 31 ago 2022 23:37 | Em resposta a: #442929

Corretíssimo, e muito agradecido!
Vou passar a informação ao meu pai e aguardar por informações mais consistentes.
Virgínia Machado Boavida. Mas sim o nome adveio do seu último casamento com o meu avô. Ao qual o meu pai é o único filho desse casamento.
Noto apenas que a informação dispensada não visa de forma alguma procurar um gênero de herança. Não no sentido monetário pelo menos. Acontece que tenho uma estima muito grande pela informação deixada pelo meu avô e essa passa pela herança judaica, até á crença da descendência hebraica. Como tal seria uma grande árvore para elaborar, mas confesso que já me contento em conhecer as pessoas detentoras da cultura que levou o meu avô a estimar tanto uma cultura "proibida". Não necessitando eu mesmo disso para encontrar felicidade nas minhas crenças.

Mesmo assim confesso que a hipótese de sucesso é capaz de ser baixa. Mesmo assim era algo que me continuaria a moer, daí a tentativa ao encontrar o fórum, ao qual já estou a obter bons indícios por onde iniciar.

Os melhores cumprimentos,

Ricardo Boavida

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#443829 | mgorjaoh | 22 out 2022 19:56 | Em resposta a: #442928

Caro Paulo B. Rehm

Obrigado pela sua mensagem e posição. Estou curioso sobre a sua ascendência Boavida, pois também a tenho.
O meu email é igual ao meu "nickname", no gmail.
Aproveito ainda para lhe perguntar, a propósito de uma intervenção sua há já muitos anos neste Forum, sobre uma CBA de Brás da Silva (que se liga aos Silva da Fonseca), aonde a mesma se pode encontrar.
Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#443832 | pbrehm | 23 out 2022 11:28 | Em resposta a: #443829

Bom dia,

Terei todo o gosto. aqui no geneall est6á muito coisa, mas não tudo ainda. Em todo o caso, o que precisar, não hesite, o meu email é pbrehm arroba gmail .

A CBA de Brás da Silva, de 1578, está no Arquivo Distrital de Leiria, pode consultar o registo em https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1033359 .

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#452711 | abrp | 28 fev 2024 14:38 | Em resposta a: #443832

boa tarde,
desculpem a intromissão, mas saberão dizer se há ligação entre esse ramo de Brás da Silva e os Boavida de vale prazeres (familia dos supracitados Manuel Antunes Boavida e Maria Salvada Incensa)?

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#452745 | mgorjaoh | 01 mar 2024 17:35 | Em resposta a: #452711

Boa tarde, tanto quanto investiguei (investiguei os Boavida de Vale de Prazeres, e nem todos e os Silva da Fonseca) não conheço qualquer ligação.

Algum outro confrade poderá ser mais preciso, por exemplo o parente António da Graça Pereira ou o prof. Joaquim Candeias da Silva.

Com os melhores cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#452760 | pbrehm | 02 mar 2024 18:12 | Em resposta a: #452711

Boa tarde,

a única ligação que conheço sou eu e o meu irmão António. Porque descendemos dos Silva da Fonseca de Alcobaça por via paterna, e dos Boavida (incluindo os citados), por via materna.

Mais que isso não sei.

Cumprimentos
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

Boavida na Orca, Fundão

#452796 | agp | 05 mar 2024 08:16 | Em resposta a: #452745

Caro Miguel,

Desconheço qualquer ligação entre os Boavida da Beira Baixa e esse ramo de Brás da Silva.

cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen