Graus de consanguinidade

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Graus de consanguinidade

#88998 | MariaDavid | 19 abr 2005 21:57

Caros Confrades

A maior parte dos assentos de casamento da minha família na linha mais directa e dos ramos familiares que com ela se cruzam, aparecem com a referência às dispensas pelos graus de consanguinidade.
Eu penso que esta matéria já foi discutida aqui no forum mas não me recordo por quem nem quando. E gostaria que me ajudassem, se possível.
A questão é esta: há alguma forma prática, em forma de tabela, que torne mais evidente esses graus de consanguinidade para que, num relance, eu consiga identificar os laços de parentesco?
Vou dar um exemplo, apenas, extraído de um dos assentos de baptismo, entre tantos:
".....sendo dispensados no segundo grau de consanguinidade em linha transversal igual ex uno, e quarto grau ex altero, provenientes de diversos troncos comuns de consanguinidade...."etc.
Confesso a minha grande "baralhação" neste assunto, pois só consigo entender bem o relacionamento familiar depois de trabalhar os ancestrais de cada lado. O que eu gostava de saber é se há forma de perceber estes graus e o que todos eles significam na prática.

Grata, desde já, pela vossa ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#89045 | zgomes | 20 abr 2005 03:20 | Em resposta a: #88998

mcc,

O tema foi aqui muito debatido e ficou bem explicado.

Quando não se recordar como e quando algum assunto foi aqui tratado, experimente usar o motor de busca que o Forum disponibiliza. Se lá tivesse colocado a palavra "consanguinidade", tinha chegado a este a outros resultados... ;-)

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=2443#lista

Cumprimentos
ZGomes

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#89067 | coelho | 20 abr 2005 12:46 | Em resposta a: #88998

Cara Maria David,

tem mais informação, com referência a alguns casos interessantes, como sejam os graus de consanguinidade duplicada, aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=72275
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66201

Cumprimentos,
Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#89072 | MariaDavid | 20 abr 2005 13:29 | Em resposta a: #89045

Obrigada pela informação. Não me tinha lembrado disso.
Com os meus cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#89073 | MariaDavid | 20 abr 2005 13:30 | Em resposta a: #89067

Muito oobrigada, caro confrade, pela ajuda. Por vezes fico bloqueada. sem me lembrar aonde recorrer.

Com os meus cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

Mattoso

#89133 | victorferreira | 21 abr 2005 09:46 | Em resposta a: #88998

Cara Maria,
Tem a História de Portugal do Mattoso?
Vá ao volume quarto - Antigo Regime -, cap. 'A Família', pelo A.M. Hespanha.
Na p. 272 tem um mapa de parentescos estupendo. E o texto que se segue merece ser lido.
O esquema ajuda a visualizar as explicações dos tópicos que já foram aqui citados por conter as duas 'leituras' de afinidade: a "directa" ao parente e a "indirecta" indo ao ancestral comum e descendo até encontrar o familiar.
Cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#89177 | victorferreira | 21 abr 2005 18:50 | Em resposta a: #88998

(por directa e indirecta queria dizer canónica e civil; somos parentes mais "chegados" pela canónica que pela civil)

Resposta

Link directo:

RE: Mattoso

#89204 | MariaDavid | 21 abr 2005 22:52 | Em resposta a: #89133

Caro Vitor Ferreira

Agradeço a sua orientação mas infelizmente não tenho essa História. Tenho outras, em vários volumes, mas a do Matoso não. Vou tentar encontrar a obra para analisar o que me disse. De qualquer forma, os meus agradecimentos.

mcc

Resposta

Link directo:

Mattoso, edição do Círculo

#89315 | victorferreira | 23 abr 2005 10:10 | Em resposta a: #89204

Ontem vi uma uma outra edição de capa azul quase sem estampas que não tem essa árvore de parentescos.
A edição que eu consultei, onde pode encontrar a tal árvore, é a do CÍrculo de Leitores.
Cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Graus de consanguinidade

#124256 | LF2S | 03 ago 2006 22:26 | Em resposta a: #89045

Boa noite

Agradecia alguma ajuda em relação ao seguinte ponto

Estando embrulhado na pesquisa da origem do meu nome de familia - Salreta de Olhão, tenho encontrado registos de casamento em que aparece "... obtiveram mandado de recebimento da Camara Eclesiastica ...".

Em que condições este "mandado" é necessário?
Já vi que na maior parte dos casos de consanguinidade este "mandado" aparece, mas há outros em que não se diz a razão.

Agradeço qualquer "dica" e se quiserem visitar o meu site genealógico agradeço opiniões - http://salretas.planetaclix.pt/default.htm

Obrigado

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 13:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen