Familares com apelido Cardoso do Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89051 | cardosoamaral | 20 abr 2005 09:32

Procuro entrar em contacto com apelidos Cardoso do Amaral para fazer a genealogia da família

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89090 | silvestre | 20 abr 2005 17:47 | Em resposta a: #89051

Tenho esses dois apelidos na minha família em ramos que passam por Canas de Senhorim, Mangualde e Oliveira do Hospital e que remontam ao sec. XVII. De onde são naturais os seus antepassados?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89102 | dvl | 20 abr 2005 19:22 | Em resposta a: #89051

Caro Cardoso do Amaral,

Descendo da linha "Cardoso do Amaral e Gaula", mogados de Arruda, Malcata e Assentiz. O último a entroncar na minha família é Gaspar Cardoso do Amaral e Gaula, da segunda metade do séc. XVII, e sua mulher D. Antónia da Silva.

Posso depois mandar esta genealogia, mas preciso de mais tempo.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89558 | cardosoamaral | 27 abr 2005 08:49 | Em resposta a: #89102

Caro Duarte Vilardebó Loureiro
Quero-lhe agradecer por me ter respondido.
A descendência da minha família passa por Santar, Mangualde, Condes de.
O livro da genealogia da minha família segundo eu sei está em posse da Sra. Viscondessa de Silva Andrade, ramo que não sei como pertence à minha família, que actualmente vivem no Porto - Portugal.
Já agora gostaria de saber qual a sua nacionalidae?
O livro segundo eu sei, só está escrito até 1826. De lá e até hoje parece-me que nada foi feito.
Comecei por fazer algumas investigações, mas isto sai um pouco dispendioso.
Se me puder mandar a genealogia que tem em posse agradecia imenso.
Disponha sempre e um abraço
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89560 | cardosoamaral | 27 abr 2005 08:56 | Em resposta a: #89090

Cara Vera
Antes de mais quero agradecer a amabilidade pela resposta.
A descendêmcia da minha família provem das zonas de Mangualde, e Santar, mais propriamente dos Condes de Santar e Viscondes de Paços de Nespereira.
Somos conhecidos pelos fidalgos da Beira - Portugal.
O meu bisavô era General e tinha como nome Eugénio Augusto Cardoso do Amaral, natural de Fail - Viseu e era casado com uma filha bastarda do Conde de Santar.
Qual é a sua nacionalidade?
Se me puder ajudar em mais alguma coisa agradecia
Sempre ao dispor
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89566 | dvl | 27 abr 2005 10:05 | Em resposta a: #89558

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

O livro que fala é com certeza "Memorias Historico-Genealogicas dos Duques Portuguezes do Seculo XIX" por João Carlos Feo Cardoso de Castelo Branco e Torres e Visconde de Sanches Baena, editado por Typographia da Academia Real de Sciencias, 1883, Lisboa.

Aqui vem tratado os Cardoso do Amaral. Não é difícil encontrar esta obra na Biblioteca Nacional, onde aparece com as seguintes cotas: BN H.G. 3859 A. BN H.G. 3867 A. BN H.G. 3868 A. Exemplar truncado, ainda com o título de Resenha das casas titulares de Portugal, etc.. BN H.G. 5005 A. BN H.G. 5296 A. BN H.G. 6733 A. Usual Sala Leitura Reservados. BN H.G. 12442 V. BN H.G. 46850 V. UCJPII SARD-3863.

Em relação à minha nacionalidade também sou português, para além de ser suiço e ter um nome catalão.

Se me der o seu contacto tenho enorme prazer de enviar-lhe cópias do que tenho.

Os meus cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89584 | cardosoamaral | 27 abr 2005 12:19 | Em resposta a: #89566

Caro Duarte Vilardebó Loureiro

Antes de mais, quero-lhe agradecer da fora rápida como responde e sintetizada.
O que escreveu é muito importante e uma boa pista. Vou tentar consultar as obras referenciadas, não sei bem como, porque eu vivo em Valongo - Porto. Penso que existirá na Biblioteca Municipal do Porto, e como sabe o tempo é escasso e tenho dois filhos ainda pequenos que me quartam um pouco os movimentos.
A minha direcção é:
Adelino Olívio Carvalho Cardoso do Amaral
Rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, 29
4440 - 700 Valongo
Já agora, se me puder enviar o que tem disponível agradecia e disponha sempre.
Naquilo que eu puder ajudar dentro das minhas limitações, estarei ao seu dispor
Um abraço e mais uma vez grato pela atenção dispensada.
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89623 | silvestre | 27 abr 2005 18:54 | Em resposta a: #89560

Caro Adelino
Sou natural de Santa Comba Dão embora viva em Leiria. Tenho família em Sta Comba, Carregal e Viseu. O mais antigo Amaral que tenho é José Coelho do Amaral, de Canas de Senhorim, filho ilegítimo de Manuel Coelho do Amaral. O ramo de Mangualde vai até ao sec xvii. Posso digitalizar alguna documentos
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#89624 | silvestre | 27 abr 2005 18:58 | Em resposta a: #89560

silvestre@ aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#103380 | cardosoamaral | 19 out 2005 14:33 | Em resposta a: #89623

Cara Vera
Estou a escrever passados alguns meses.Fiquei sem net e só agora me foi poss´vl restablecer neste forum. Também sou principiante e comecei a organizar a minha árvore genealógica, mas comom é evidente preciso de ajuda. Arranjei um programa gratuito onde particularmente vou inscrevendoalgmas nota. Se fizesse o favor de digitalizar alguns documentos eu agradecia conforme sua dispinibilização em 27/4/2005.
Desde já ficoagradecido
Saudaçõe cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#103408 | czlfvmeu | 19 out 2005 18:27 | Em resposta a: #89584

Caro confrade

Coligi em tempos umas notas sobre a Família Cardoso Amaral, que me interessa porque ascendentes meus foram enfiteutas da Quinta da Figoeira, na freguesia da Azueira, termo de Torres Vedras (hoje concelho de Mafra), de que os Cardosos do Amaral tiveram o senhorio directo, que mais tarde passou para a minha família.

Os Cardosos do Amaral eram uma família abastada e fidalga, verdadeiros Cardosos e verdadeiros Amarais (ver estes títulos em Felgueiras Gayo, "Nobiliário de Famílias de Portugal"), descendentes de Francisco Cardoso de Siqueira, vereador da Câmara de Lisboa (Gayo chama-lhe desembargador do Senado de Lisboa) e cavaleiro da Ordem de Cristo, a quem D. Filipe I fez em 1595 mercê do hábito de Cristo e dos direitos reais sobre o Reguengo de Fragozelas, no termo de Viseu, e de Dona Isabel Nunes do Amaral (ver Gayo, §23, N6, do título de Amarais).

Um neto deste casal, o Doutor Francisco Cardoso do Amaral, Senhor de Fragozelas, moço fidalgo da Casa Real, Desembargador dos Agravos e Deputado da Mesa da Consciência, familiar do Santo Ofício por carta datada de 4/VI/1652, casou com Dona Luiza da Fonseca e Gaula, filha do cavaleiro fidalgo António Nunes da Gaula e de Dona Inês da Fonseca Rebelo (ver Gayo, título de Gouveias, §62, N11; o apelido Gaula vinha de uma fazenda deste nome, na Ilha da Madeira, onde Nuno Fernandes Cardoso, bisavô de António Nunes da Gaula, instituiu morgado em 1511), instituidores do Morgado de Assentiz (Assentiz da freguesia da Marmeleira, concelho de Rio Maior). A administração deste Morgado, que passou para os Cardoso do Amaral, compreendia, além da Quinta de Assentiz, que lhe deu o nome, muitas outras propriedades, uma das quais era a Quinta de Cima da Vila, em Arruda dos Vinhos (por isso, uma filha do Dr. Francisco, Dona Inês, embora moradora na freguesia de S. Tomé de Lisboa, foi a enterrar na Igreja da Misericórdia da Arruda a 30/I/1664), pertencente às capelas instituidas por Dona Luiza da Fonseca e Gaula e por um Dr. Gaspar Homem Cardoso, (ver Desembargo do Paço, Corte, Estremadura e Ilhas, M.1222, N.26, no ANTT, ano de 1814). Esta quinta era vizinha da dos Gamboa e Liz (Quinta de Monte Gudel), família a que pertenceram os Barões da Arruda.

Uma outra importante propriedade passou para os Cardoso do Amaral quando o filho de Francisco Cardoso do Amaral, Gaspar Cardoso do Amaral e Gaula, familiar do Santo Ofício por carta de 16/II/1678, fidalgo da Casa Real, Senhor de Fragozelas, Comendador de Monsaraz na Ordem de Cristo e Alcaide-mor de Montalegre (dignidades que herdou do sogro, Manuel de Saldanha Tavares, moço de câmara do Infante D. Pedro, fidalgo da Casa Real, que ingressou na Ordem de Cristo a 28/V/1664, apesar de um dos avós, reza o processo, ser de ofício vidraceiro), casou em primeiras núpcias com Dona Antónia-Leonor da Silva, baptizada na feguesia da Trindade, de Lisboa, neta materna de António da Costa Corte-Real, Senhor da Quinta do Infesto na freguesia do Turcifal (ver Gayo, título de Amarais, §23, N9). Os Cardoso do Amaral foram pois também Senhores da Quinta do Infesto que era um prazo do Mosteiro de Alcobaça (ver Livros de Prazos respectivos). Tem-se conhecimento doutros bens, como a Lezíria Soberba e os Mouxões da Galega (ver Desembargo do Paço, Corte, Estremadura e Ilhas, M.401, N.14) situados nos Campos de Valada. Tratava-se de facto de grandes proprietários fundiários.

Gaspar teve três filhas desse primeiro casamento: Dona Luiza-Francisca Cardoso do Amaral e Gaula, a morgada, baptizada na freguesia da Encarnação, de Lisboa, a 5/I/1669, Dona Francisca-Josefa-Maria-Caetana do Amaral e Dona Eugénia-Teresa-Josefa Cardoso do Amaral, que foi senhoria da Quinta da Figoeira, baptizada na freguesia da Encarnação a 19/I/1686, tendo por padrinho seu avô materno, Manuel de Saldanha Tavares.

De um segundo matrimónio com Dona Genoveva Pereira (em Gayo, título de Farias, §97, N.15), filha de João de Sande e Castro, moço fidalgo da Casa Real, Mestre de Campo do Socorro a Mombaça (ver-se-á adiante a importância deste facto), comendador na Ordem de Cristo, e neta paterna de António Pais de Sande que foi Governador da Índia entre 1678 e 1681, e também do Rio de Janeiro, e de Dona Maria de Castro Pereira, prima deste, filha herdeira de Jorge Freire de Andrade Encerrabodes e de Dona Maria Sotomaior, teve Gaspar outra filha, Dona Ana-Leonor-Maria de Castro e Amaral, que casou em primeiras núpcias com seu tio materno Vicente Pereira de Castro e em segundas, a 24/I/1733, por procuração, na Arruda, onde a noiva então se encontrava embora morasse em Lisboa (na freguesia de Santa Catarina) com o Desembargador, também viuvo, António de Sampaio Cogominho e Vasconcelos (ver a Árvore 127, dos Oliveiras Cogominho, no Tomo III de Costados, de Gayo), morador em Lisboa, na freguesia de Santo Estêvão de Alfama. Dona Ana-Leonor-Maria não teve geração nem do primeiro nem do segundo casamento.

Uma circunstância notável relativa ao segundo casamento de Gaspar é a íntima relação da família da noiva com a Vila da Arruda. Os avós paternos de Jorge Freire de Andrade Encerrabodes (vem em Gayo, título de Andrades Freires, §96, N.4), Belchior Freire de Andrade Encerrabodes e Dona Vitória Pereira da Rocha, tinham de facto instituido uma capela com casa nobres na Arruda. Talvez por isso, João de Sande e Castro viveu na Arruda onde lhe nasceram os filhos. O irmão, António de Castro e Sande, também viveu na Arruda onde baptizou, diz Gayo, seu filho, António Pais de Sande, a 10/IX/1687. Tem interesse transcrever algumas linhas que o Padre Luiz Cardoso consagra à Arruda na sua obra Dicionário Geográfico publicado em Lisboa em 1747: "Está dentro da Vila uma ermida dedicada a S. Miguel na quinta de José de Almeida e Vasconcelos ... a de S. João Baptista na Quinta da Capelã que é de José Teles da Silva; a de S. João Baptista no reguengo da quinta de Bartolomeu de Gamboa e Liz; a de Nossa Senhora do Desterro na quinta de Vasco Fernandes Cezar; a de Nossa Senhora da Luz na quinta do Linhó que é de António Pais de Sande ... ". Entre os que floresceram na Arruda, Luiz Cardoso cita: "Vicente Pereira de Castro que chegou a ser Governador da Índia, António de Castro e Sande que também foi por Governador para a Índia, António Pais de Sande que foi Governador para o Rio de Janeiro, João de Macedo Corte-Real, Tenente -General de Artilharia em Pernambuco".

A primogénita de Gaspar, Dona Luiza-Francisca, casou com José de Almeida e Vasconcelos (em Gayo, título de Pinheiros, §170, N.30; era irmão de Dona Teodora de Vasconcelos, mulher de Simão Nunes Infante de Sequeira, de Santarém, e de Dona Joana Cardoso de Vasconcelos, mulher de Vicente da Costa Cordeiro, também familiar do Santo Ofício), nascido na Baía, freguesia de Passé, que veio também a ser familiar do Santo Ofício em 1714 (consta do processo que o casal tinha vindo residir havia três anos para a Quinta do Infesto). Tiveram três filhos (no processo do Desembargo do Paço M.1041, N.2, de 1777, os dois mais velhos são dados por moradores na Quinta de Assentiz, pelo menos desde 1770): Gaspar-José Cardoso de Almeida e Vasconcelos do Amaral (Morgado de Assentiz, fidalgo da Casa Real, herdou os restantes dignidades e senhorios dos Cardosos do Amaral, e foi Capitão-mor de Santarém), Manuel-António de Almeida e Vasconcelos (fidalgo da Casa Real por alvará de 20/X/1745) e José de Almeida e Vasconcelos, sem geração (estribeiro dos Meninos de Palhavã, filhos de D. João V; casou mal, segundo Gayo, em título de Pinheiros).

Casando com Dona Felícia-Francisca-de-Paula-Xavier da Costa, Manuel-António veio a ser pai do último e mais famoso dos Morgados de Assentiz (foi herdeiro de Gaspar-José que não teve filhos): Francisco-de-Paula Cardoso de Almeida e Vasconcelos Amaral e Gaula, nascido em Lisboa a 2/III/1769 e falecido também em Lisboa a 5/II/1847, um dos mais íntimos amigos de Bocage, grande liberal e reputado autor de peças de teatro. O seu entusiasmo pelo teatro levou a que, em 1836, fosse nomeado para fazer parte da primeira direcção do Conservatório Nacional (leia-se sobre ele um artigo de Inocêncio-Francisco da Silva, publicado na Revista "Arquivo Pitoresco", Tomo I, ano de 1858, páginas 300 a 303 e 307 a 309; existe na Biblioteca Nacional).

Dona Francisca-Josefa-Maria.Caetana do Amaral casou por sua vez com Martim Pessanha Arez de Vasconcelos, Mestre de Campo do terço de Setúbal. Seriam avós de Dona Francisca-Josefa Gertrudes de Noronha Pessanha de Vasconcelos (veja-se no Tomo III dos Costados, de Gayo, a Árvore 139vº, dos Pessanhas) que casou com o Marechal de Campo de Cavalaria Simão Aranha da Cota Falcão de Souza e Meneses, de quem teve Gaspar Cota Falcão Aranha de Souza e Meneses (Gayo, título de Cotas, §3, N16). Em 1815, este foi procurador de sua mãe, que se considerava a legítima sucessora do Morgado, num litígio que esta manteve com Francisco-de-Paula Cardoso de Almeida Vasconcelos Amaral e Gaula (ver Desembargo do Paço, M.401, N.14).

Fazendo votos de que estas notas lhe possam ser úteis, envio-lhe as minhas saudações.

Eduardo Arntes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#103477 | cardosoamaral | 20 out 2005 11:04 | Em resposta a: #103408

Caro Confrade
Eduardo Arntes e Oliveira
Fico grato pela disponibilidade prestada. Naquilo que eu poder ajudar disponha
Mais uma vez agradecido e foram informações preciosas
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
N. B. - A minha família pelo menos até ao século 18 estava sitiada na zona de Viseu. Como se costuma dizer o Mundo é pequeno e andasse por muitos lados

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#103479 | cardosoamaral | 20 out 2005 11:12 | Em resposta a: #89102

Caro Confrade
Duarte Vilardebó Loureiro
Estive sem net durante alguns meses, por isso a minha ausência.
Não sei se já teve opurtonidade de complilar algum material, conforme conversa tida no forúm e já lá vão alguns meses, ou então não terei escrito bem a minha direcção. Sem querer abusar envio-a novamente para que me podesse facultar o material e dicas que dispõem ( família Cardoso do Amaral):
Adelino Olívio Carvalho Cardoso do Amaral
Rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, 29
4440 - 700 Valongo
Grato pela atenção dispensada
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#103511 | czlfvmeu | 20 out 2005 18:45 | Em resposta a: #103477

Caro confrade Adelino Cardoso do Amaral
De facto, os Cardosos do Amaral eram senhores de Fragozelas, no termo de Viseu.
Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#108946 | dvl | 06 jan 2006 16:31 | Em resposta a: #89584

Caro Adelino Cardoso do Amaral,

Peço desculpa por esta demora, mas não tenho tido tempo para mexer nestes assuntos.

Mas aqui vai alguma coisa relacionada com os Cardoso.

Cumprimentos,

Duarte Vilardebó Loureiro

REGISTO GENEALÓGICO DE FAMÍLIAS QUE PASSARAM À MADEIRA
Engº Luiz Peter Clode

ALMADA - Deste apelido o primeiro que passou à Madeira foi Pedro Álvares de Almada, cavaleiro fidalgo e um dos primeiros da Câmara de Santa Cruz, localidade onde se estabeleceu. Segundo o Sr. Cónego Fernando de Menezes Vaz este Pedro Álvares de Almada era filho legitimo (?) ou bastardo de João Vaz de Almada, neto por bastardia de João Vaz de Almada e sobrinho de D. Álvaro Vaz de Almada, Conde de Abranches e cavaleiro da jarreteira. Fundou a Capela de Nossa Senhora da Graça em Santa Cruz, no ano 1520. Casou com Catarina Álvares de Almada de quem teve uma filha Catarina Álvares de Almada que foi mulher do cavaleiro Pedro Álvares de Faria. Deste matrimónio houve duas filhas uma das quais, D. Beatriz de Almada, casou por 1537 com António Teixeira Cardoso, filho de Fernão Dias Cardoso e de Isabel de Gois, dos morgados de S. João de Latrão de Gaula. Assim entraram os Almadas na família dos Cardosos de Gaula. Os Almadas trazem por armas: De oiro, com banda azul carregada de duas cruzes florenciadas e vazias de oiro acompanhadas, de duas aguietas de vermelho e armadas de negro. Timbre: Uma aguieta do escudo.

CARDOSO - Nuno Fernandes Cardoso, filho de Fernão Nunes Cardoso e neto de Nuno Fernandes Cardoso, em tº de Cardoso em Portugal, veio para a Madeira, pelos fins do século XV c fez assento na Capitania de Machico, em Gaula, de que ele e seus descendentes tomaram o nome: Cardosos de Gaula. Teve valiosas terras de sesmaria no sítio de Gaula onde instituiu com sua mulher D. Leonor Dias, de quem teve geração, o Morgado de São João de Latrão. Edificaram a Igreja de São João de Latrão junto das casas em que viveram e nela foram sepultados. Nuno Fernandes Cardoso faleceu em 1511.

O primogénito Pedro Nunes Cardoso, estudou em Itália, foi Corregedor do Crime da Côrte e Desembargador da casa do Porto. Foi herdeiro do morgado de seus pais e faleceu nesta Ilha, em Gaula, no dia 17 de Maio de 1552. Era casado com D. Lucrécia Barbosa s. g.

O filho 2º Diogo Nunes Cardoso foi em Portugal Desembargador do Paço e era casado com D. Filipa de Afonseca, em tº de Teixeira, de quem houve geração. Um seu neto António Teixeira Cardoso, casou com D. Beatriz de Almada, filha de Pedro Álvares de Faria, cavaleiro da casa de El-Rei e de Catarina Alvares de Almada, a qual era filha de Pedro Álvaro de Almada, Cavaleiro fidalgo, de quem houve geração e deu lugar ao titulo Almadas Cardosos.

Descendem deste ramo, entre outros, os descendentes do Dr. João Francisco de Almada, há pouco falecido; Dr. José de Almada; D. Júlia Almada Schiapa de Azevedo; Engº Jorge Schiapa de Azevedo; D. Laura Almada Mullins; Major Rupert Almada Mullins; Agostinho Cupertino da Câmara; José Gil de Menezes e Câmara; Dr. Francisco Assis do Nascimento Cruz; Abel Almada do Nascimento; Carlos de Vasconcelos Cabral; Dr. Carlos Jaime de Castro e Abreu; Tenente Dr. Jordão Luiz Drummond de Castro e Abreu.

Ainda há um outro ramo bastante decadente, mas sem bastardias, em Campanário.

Tem por armas: de vermelho dois cardos de verde floridos, com flor e raízes de prata entre dois leões de ouro batalhantes, armados de vermelho. Timbre: uma cabeça de leão de ouro, saindo-lhe pela boca um cardo verde florido de prata.

ADENDA E CORRIGENDA

CARDOSO (de Gaula) - Além dos dois filhos de Nuno Fernandes Cardoso, mencionados na página 76 acrescentaremos mais os seguintes: Fernão Nuno Cardoso, casado com Isabel de Gois, filha de Lançarote Teixeira e de Brites de Gois, em tº de Teixeiras; Mécia Nunes, casada com Garcia da Câmara, c. g. e Isabel Nunes casada com Lançarote Teixeira, filho de Lançarote Teixeira, em tº de Teixeiras.

De Fernão Nunes Cardoso, acima, descendem entre outros: D. Rita Maria de Almada Martins, viuva de José Agostinho Martins, c. g.; Dr. João Francisco de Almada, “Cidadão Benemérito da cidade do Funchal”, médico pela Universidade de Coimbra, casado com D. Ilda Prado de Almada, c. g.; Dr. Manuel Prado de Almada, formado em Direito; D. Maria Prado de Almada Cardoso, casada com seu primo o Dr. Agostinho Gabriel de Jesus Cardoso, c. g.; D. Maria Rita de Almada, casada com o Dr. Francisco Assis do Nascimento Cruz, médico em Santana, c. g.; D. Maria Clementina Almada Nascimento Martins, viuva de João Agostinho de Almada Martins, s. g.; Abel Almada Nascimento, casado com D. Ernestina Gomes de Ornelas Almada Nascimento, s. g.; D. Maria Emília Almada do Nascimento, casada com Manuel Marques Trindade; Francisco Assis de Almada do Nascimento, casado com D. Fernanda Rocha Machado de Almada Nascimento, c. g.; Agostinho Cupertino da Câmara, casado com D. Fé Carmen de Meneses Camacho, c. g.; José Gil de Meneses e Câmara, viúvo de D. Maria Augusta Rodrigues, c. g.; Henrique Manuel Meneses e Câmara; Agostinho Meneses e Câmara; D Leonor Felicidade de Vasconcelos Cardoso, casada com Luiz Pedro de Castro e Abreu, Professor oficial, c. g; Nuno Cardoso de Castro e Abreu casado a primeira vez com D Guiomar Drummond, c. g. e segunda vez com D. Leopoldina de Caires Camacho, e.g.; Tenente Dr. Jordão Drummond de Castro e Abreu, casado com D. Maria Margarida Sarmento Guedes de Vasconcelos, s. g.; José de Castro e Abreu; João Luiz de Castro e Abreu; Luiz Pedro de Castro e Abreu, professor oficial; Dr. Carlos Jaime Plácido de Castro e Abreu, casado com D. Maria Amélia Catarina Moniz de Castro e Abreu, s. g.; D. Sara Matilde de Castro e Abreu Clairouin, casada com o Dr. Luiz Heitor Clairouin, s. g.; D. Maria Pia de Castro e Abreu Trigo, casada com o Engº Aníbal Augusto Trigo; Dr. José António de Almada, casado com D. Isabel Teles da Gama, filha dos Condes de Cascais, s. g.; D. Júlia Almada Schiapa de Azevedo, casada com António Bon de Sousa Schiapa de Azevedo; Engº Jorge Almada Schiapa de Azevedo; D. Helena Schiapa de Azevedo; D. Beatriz Schiapa de Azevedo; D. Cecília Almada Schiapa de Azevedo; D. Laura Almada Mullins, casada com Thomas Lowel William Mullins, c. g. e Major Rupert de Almada Mullins.

in CLODE, Engº Luiz Peter. Registo Genealógico de Famílias que Passaram à Madeira. Edição da Tip. Comercial, Funchal, 1950.

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#108952 | filipe.jardim | 06 jan 2006 17:44 | Em resposta a: #108946

Caro Duarte Loureiro,

Para além destes, falta acrescentar na descendência o dr. Alberto João Jardim, descendente dos Cardosos de Gaula, e por sua vez dos Almadas (alías o referido Agostinho Gabriel Jesus Cardoso, era tio do PGRM, e foi benemérito para com os pobres), e ainda os Almadas Cardosos, primos directos deste por via materna (mas tb por ascendentes comuns).

Resta acrescentar que o solar de São João do Latrão ainda existe, tendo merecido obras de recuperação pelo embaixador Castro e Abreu (com descendência no Continente), seu proprietário.


Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#108987 | cardosoamaral | 07 jan 2006 10:09 | Em resposta a: #108946

Caro Confrade Duarte Vilardebó Loureiro
Grato pela atenção dispensada.
Para quem é leigo nesta matéria de Genealogia, este texto é importante para a compreensão de muitas situações.
Sempre ao seu dispor, agradecendo mais uma vez.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#110468 | torredeita | 24 jan 2006 09:57 | Em resposta a: #89051

conheço alguem com o nome de marilia cardoso do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#110476 | cardosoamaral | 24 jan 2006 12:08 | Em resposta a: #110468

Caro confrade
Agradeço desde já a disponibilidade.
Se houvesse possibilidade através deste forum entrar em contacto com a Sra D.Marilia Cardoso do Amaral.
Já agora Torredeita é no distrito de Viseu? Pergunto isto porque a origem da minha família provêm dai (Viseu, Mangualde, Fail)
Se conseguir mais alguma informação agradeço
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#110487 | torredeita | 24 jan 2006 17:30 | Em resposta a: #110476

infelismente dei uma informação errada, a pessoa em questão é minha prima e o seu nome é Cardoso Amaral no entanto o seu pai chamava-se Joaquim Lemos do Amaral natural da freguesia de Orgens em Viseu. Em relação ao seu contacto terá que ter alguma paciencia em virtude de ter que lhe pedir autorização primeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familares com apelido Cardoso do Amaral

#117887 | qcrasto2b | 02 mai 2006 22:21 | Em resposta a: #89623

Caros Confrades

Possuo algumas cartas provenientes de um Arthur Adelino Paes do Amaral de Canas de Senhorim. Este chamava primo ao meu bisavô Liz Teixiera Pereira de Figueiredo (*27/02/1842 e +16/02/1923), no entanto não encontro a ligação entre os dois.
Esta troca de correspondência abrange o período de 1896 a 1922.
Se alguém já tiver tropeçado num destes nomes, fico agradecido pela informação.

Cordiais Saudações

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen