RE: Coutos de Alcobaça

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Coutos de Alcobaça

#89091 | Gilson Nazareth | 20 abr 2005 17:47

Confrades,
Alguém,ou algum grupo ,estuda a genealogia dos Coutos de Alcobaça?
Abraço
Gilson Nazareth
Rio de Janeiro-RJ

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#89108 | nunomaria | 20 abr 2005 20:39 | Em resposta a: #89091

Caro Gilson Nazareth,

Quando escreve "genealogia dos Coutos de Alcobaça", refere-se à história das famílias enraizadas nos antigos domínios do Mosteiro de Alcobaça (tradicionalmente designados por "Coutos") ou a uma linhagem particular de apelido Couto?

Sobre uma família tradicional de apelido Couto sediada na zona de Alcobaça, lembro-me que existe um trabalho de José Benard Guedes intitulado, salvo erro, "Coutos, de Alvorninha". Conta-nos a história secular dos Aguiar Couto, ou Couto de Aguiar, que possuiram uma bonita casa na região de Alvorninha/Alcobaça. Trata-se de uma edição da Camara Municipal, já com alguns anos.

Os meus cumprimentos
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#89157 | fsomr | 21 abr 2005 16:04 | Em resposta a: #89108

Caro Nuno
sabe onde posso comprar o trabalho de José Benard Guedes, "Coutos, de Alvorninha"?
um abraço
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#89158 | nunomaria | 21 abr 2005 16:16 | Em resposta a: #89157

Caro Francisco,

Suponho que deve ser bastante difícil encontra-lo. Trata-se de uma edição já com alguns anos e de tiragem restrita.

Em todo o caso, tenho um exemplar. Vou tentar encontrá-lo, fotocopio-o e envio-lho através do meu Irmão Miguel.

Um abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#89159 | fsomr | 21 abr 2005 16:18 | Em resposta a: #89158

Nuno,
muito obrigado
um abraço do
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#89164 | Gilson Nazareth | 21 abr 2005 16:55 | Em resposta a: #89108

Caro Nuno Maria
Descendo de uma familia de Alvorninha,os AMADO,e em Turquel de Fernandes Coutinho(que adotaram Nazareth),Madeira,Ramalho,Dias Delgado e outros.
Meu antepassado passou para o RJ em 1734,creio,para cumprir contrato de casamento com uma senhora Telles de Menezes cuja mãe descendia de Jordões,também desta área.
Qualquer informação me seria preciosa.,vou até o século XVII.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#107766 | Pean | 21 dez 2005 14:49 | Em resposta a: #89164

Caro Gilson Nazareth,

Tenho uma Eugénia da Nazareth casada em 1711 em Tornada (Caldas da Rainha) com José Rodrigues, filha de Francisco Gomes e de Francisca da Nazareth.
Será que têm alguma coisa a ver com os seus? Tornada não é muito longe de Turquel.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#107952 | Gilson Nazareth | 24 dez 2005 21:02 | Em resposta a: #107766

Amigo,
Em Caldas da Rainha nasce o bispo José Caetano da Silva Coutinho que é dado como parente dos Nazareth que vieram para o Rio de Janeiro.Caso lhe interesse
envio-lhe o que tenho da ascendência do Bispo e vc vereifica se tem alguma ligação com o mesmo
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#107963 | carlotto 54 | 25 dez 2005 12:27 | Em resposta a: #89158

Caro Sr. ,caso não lhe seja muito trabalhoso e se possível agradecia uma cópia do dito livro ,pois a família do lado de meu pai é dessa região e também são Couto .
Os meus agradecimentos e um Santo Natal.
Carlos Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#108054 | Pean | 27 dez 2005 08:54 | Em resposta a: #107952

Caro Gilson Nazareth,

Interessa-me realmente essa ascendência.
Se a puder indicar, assim como a data de nascimento do Bispo José Caetano da Silva Coutinho, agradeço.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#108146 | Gilson Nazareth | 28 dez 2005 01:19 | Em resposta a: #108054

Pean,
Tudo certo com o amigo,ou amiga?Qual seu nome?Mora em Lisboa ou onde?
Desculpe-me a curiosidade.
Vamos ao Bispo.Ele é dado como "tio",poderá ser primo, dos Nazareth do RJ.Émais que uma tradição oral .Na biografia do autor do hino nacional(de ascendência Nazareth) está consignado este "parentesco".
Vamos aos dados:
André Gonçalves ,o Forte c/c/ISABEL DIAS de Souza n.cerca de 1682???,moradoresd Freg Santa Justa,Lisboa.Não sabemos suas naturalidades.Pais de:
1-1-BALTAZAR DIAS COUTINHO n.Freg.NS de Orense de Avis Arc.Évora e casado 03-05-1727 LºC-11,fls146 na Santa Sé Lisboa Oriental.com Maria Teresa de JesúsnbIgreja NS do Pópulo da Vila de Caldas e moradores rua da escada.
Filha de Gonçalo Pereira Machado e Tereza de Jesús.Pais de:
......2-1-Caetano José DA SILVA COUTINHO nb Santa Justa LºB-3/fls 166v ,14-01-1731 casado Caldas da Rainha c/Maria Inácia Liberata n.Sardoal ,filha de Martinho Dias e Josefa Alves.Pais de:
.........3-1 D.José Caetano DA SILVA COUTINHO-Bispo do RJ e Confessor de d.João VI/Comendador de Cristo etc. n.13-02-b.23-02-1768 na Igreja de NS do Pópulo da Caldas da Rainha.
Agora vamos comparar com os dados dos pretensos "primos";
Luiz Fernandes Coutinho c/c/ISABEL DIAS nnTurquel.Pais de:
1-1-Antonio DIAS COUTINHO n.Turquel csado Turquel Matriz em 06/02/1633 com
Inês Francisca Ramalho n.Turquel.Pais de:
......2-1-BARTOLOMEU Francisco n.Turquel c/1ºcom Isabel da Costa e c/2ºc/Isabel Francisca ramalho n.Turquel.
2ºcasamento:
..........3-1-Manuel DA SILVA COUTINHO -Padre n.Turquel 08/01/1699
......2-2-Antonio da Silva o Velho n.Turquel,casado Turquel 1668 com Isabel Madeira.
Deste casal descendem os Nazareth vindos para o Brasil e que se diziam "sobrinhos" do Bispo.
Eu não sabia,sequer,o nome do Bispo e nem tinha as duas ascendências.Ao encontrar ,em ambas,ISABEL DIAS, comfilho ou neto BALTAZAR e descendentes DIAS COUTINHO e SILVA COUTINHO passei achar a ligação possível.Creio que há,tb,proximidades geográficas.
Caberia ao amigo-a? pesquisar.
Grande abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110349 | A. Varela Remígio | 22 jan 2006 00:24 | Em resposta a: #89164

Caro Gilson Nazareth,

Também eu me interesso pelas famílias dos antigos Coutos de Albobaça, principalmente da Freguesia da Nossa Senhora das Areias (actual Freguesia da Nazaré) do Concelho da Pederneira (actual Concelho da Nazaré), uma das catorze vilas dos coutos.

O que me leva a escrever, é tentar perceber como é que uma família de Turquel adopta o apelido toponímico "Nazareth".

Nessa altura, este toponímico era adoptado por quem nascia ou morava no lugar do Sítio da Nossa Senhora da Nazaré, situado na então Freguesia da Nossa Senhora das Areias, uma vez que o antigo Concelho da Pederneira apenas mudou de noma para Concelho da Nazareth em 1912 e depois para Nazaré.

Pode também ser um apelido com origem religiosa, uma vez que o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré tinha uma importância imensa em toda a região.

Com os meus cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110354 | Gilson Nazareth | 22 jan 2006 01:10 | Em resposta a: #110349

Caro André,
Tenho a ascendência masculina,Fernandes Coutinho,desde o século XVII.
O sobrenome Nazareth só foi adotado no XVIII.Antes ele aparece sistematicamente,na família,mas nos nomes das mulheres e dos varões religiosos.
Aqui,no Brasil, os engenhos deles e capelas tiveram como orago NS de Nazareth
e também ela aparece como protetora em um sem número de batismos.
Maria José Jesús de Nazareth é um nome que se repetia na família...
Eu os vejo sempre muito devotos colocando filhos e filhas nos conventos.
NS de Nazareth era e é a padroeira de todos nós,a origem da devoção da família já seria outra indagação.
Abraço
Gilson Nazareth
P.S.Existe algum trabalho sobre as familias Dias Delgado,Amado,Ramalho e Fernades Coutinho ,desta região,ou alguém que se interesse por elas?

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110355 | Gilson Nazareth | 22 jan 2006 01:11 | Em resposta a: #110349

Caro André,
Tenho a ascendência masculina,Fernandes Coutinho,desde o século XVII.
O sobrenome Nazareth só foi adotado no XVIII.Antes ele aparece sistematicamente,na família,mas nos nomes das mulheres e dos varões religiosos.
Aqui,no Brasil, os engenhos deles e capelas tiveram como orago NS de Nazareth
e também ela aparece como protetora em um sem número de batismos.
Maria José Jesús de Nazareth é um nome que se repetia na família...
Eu os vejo sempre muito devotos colocando filhos e filhas nos conventos.
NS de Nazareth era e é a padroeira de todos nós,a origem da devoção da família já seria outra indagação.
Abraço
Gilson Nazareth
P.S.Existe algum trabalho sobre as familias Dias Delgado,Amado,Ramalho e Fernades Coutinho ,desta região,ou alguém que se interesse por elas?

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110359 | chartri | 22 jan 2006 11:16 | Em resposta a: #110349

Caro André Varela Remígio

Já viu o livro "Nazareth - Pederneira, Sítio, Praia" de João António Godinho Granada que pode encomendar aqui na Livraria do Guarda Mor: http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=184

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110364 | A. Varela Remígio | 22 jan 2006 13:57 | Em resposta a: #110359

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

Obrigado pela indicação, mas foi graças ao referido livro que que realizei grande parte da minha árvore genealógica paterna. Tenho tantas horas lidas desse livro, que tive que comprar um segundo, tal era o seu estado!

Cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110365 | A. Varela Remígio | 22 jan 2006 14:08 | Em resposta a: #110355

Caro Gilson,

Percebi perfeitamente e a origem da devoção da sua família será provavelmente por o culto à Nossa Senhora da Nazaré ser a mais importante de toda aquela região. O santuário dista apenas 14 quilómetros da vila e Alcobaça

A adopção do nome próprio "Narazeth" (agora "Nazaré") é bastante comum nesta região.

Abraço

André

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110877 | mgorjaoh | 29 jan 2006 19:53 | Em resposta a: #110349

Caro Confrade,

Tendo eu na Família antepassados que foram "monteiros-mores" (é assim que se diz, no plural?) dos "coutos de Alcobaça", não me lembrei, no livro que vou agora publicar sobre a minha Família, de procurar circunscrever a área geográfica dos "coutos de Alcobaça". Vou publicar a mercê de D. Manuel I relativa ao meu antepassado "álvaro anes gorjão". Saberá o confrade dar-me e identificação geográfica da área coberta pelos "coutos de alcobaça", em 1496?

Com os melhores cumprimentos

Miguel Gorjão-Henriques

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#110915 | A. Varela Remígio | 30 jan 2006 02:58 | Em resposta a: #110877

Caro Miguel Gorjão Henriques,

Os Coutos de Alcobaça, na sua fase de maior expansão, compreenderam 14 vilas: Alcobaça, Aljubarrota, São Martinho, Évora, Cela Nova, Maiorga, Turquel, Alfeizerão, Cós e Paredes (no actual concelho de Alcobaça), Alvorninha, Salir do Mato e Santa Catarina (no actual concelho das Caldas da Rainha) e Pederneira (o actual concelho da Nazaré).

Não sei se os limites dos coutos sofreram alguma alteração ao longo do tempo, desde a sua fundação, apenas sei que as alterações administrativas foram imensas.

Curiosamente e por questões profissionais, na semana passada consultei todos os livros que tenho sobre o Mosteiro de Alcobaça e lembro-me de ver mapas dos limites dos coutos. Infelizmente não sei agora precisar o livro e não os tenho comigo neste momento.

Com os melhores cumprimentos,

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#174853 | o.pereira | 30 nov 2007 15:47 | Em resposta a: #110349

Tenho antepassados da minha mulher como por exemplo José António Baptista de Sequeira sargento mor dos coutos de Alcobaça. se me puder ajudar agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#187240 | Tamires Nazareth | 07 mar 2008 00:15 | Em resposta a: #89164

Caro Gilson Nazareth
A genealogia que você tem sobre a familia Nazareth é só deles no Rio de Janeiro, mais a minha familia já é da bahia. Você sabe de alguém que foi para lá de seus ancestrais.
Tamires Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#187258 | Conde | 07 mar 2008 11:13 | Em resposta a: #89091

Eu estou estudando Silvas Rebelos de Alcobaça e arredores. São Silva Filipe e depois Silva Redbelo e finalmente Neto Rebelo.Alguns destes últimos já estão no site.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#340217 | vallefreit | 31 dez 2013 23:41 | Em resposta a: #187258

caros confrades,
alguém tem dados sobre pessoas das famílias Telles ou Agegão em Alcobaça?
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#340233 | peninha | 01 jan 2014 17:31 | Em resposta a: #340217

Caro Confrade

Recentemente, consultei online os registos paroquiais de N. S. do Pópulo da vila das Caldas.

Em jeito de introdução, no que à grafia do Teles respeita, sugiro que consulte o assento de baptismo do ano de 1755 de Antónia de que foi padrinho o Monteiro Mor do Reino, caso em que não me parece oferecer grandes dúvidas tratar-se de Fernando Teles da Silva (Caldas da Rainha, N. S. do Pópulo, B1, fotograma 76).

Pela minha parte, confesso nunca chegaria ao “Teles”, não fora a indicação de tratar-se do Monteiro Mor do Reino…

No assento de casamento de 4 de Outubro de 1755 de Simão (Félix ou Teles?), natural do lugar de… da freguesia de Santo André da vila de Mafra, filho de Manuel da Costa e de Joana Baptista, com Antónia Joaquina, natural da freguesia de N. S. do Pópulo da vila das Caldas, filha de Pedro da Silva e de Maria (Caldas da Rainha, N. S. do Pópulo, C1, 54, Etombo), o Teles já me parece mais aproximado.

No assento de baptismo de 2 de Janeiro de 1756 de Maria, filha de Simão (Félix ou Teles?) e de Antónia Joaquina, (Caldas da Rainha, N. S. do Pópulo, B1, 77) a grafia do Teles é muito semelhante à do Teles do Monteiro Mor do Reino.

Pelo exposto, admito a possibilidade da existência de Teles, com origem na vila de Mafra, em meados do séc. 18 na freguesia de N. S. do Pópulo da vila das Caldas.

A dúvida que me fica é como é que os párocos, que fizeram assentos com base em transcrições destes assentos, escreveram este nome.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#340268 | mba55 | 02 jan 2014 10:22 | Em resposta a: #187258

Caro Conde

Descobri agora este tópico aqui no forum e li que estava a estudar (em 2008) os Silva Rebelo de Alcobaça. Acontece que descendo de Jerónimo da Silva Rebelo cc Maria de Azevedo Coutinho, casal que morava nos Coutos de Alcobaça no século XVII. Tem alguma notícia destes meus ascendentes?

Obrigada e um Bom 2014.

Cumprimentos,

Margarida Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#352661 | 05081974 | 04 dez 2014 14:22 | Em resposta a: #89091


Caro André Remígio,

Estou a tentar localizar o registo de casamento de Barbara Maria filha de José da Silva e de Maria Vieira, natural de Coutos de Alcobaça. Saberá de alguma informação que possa ajudar?

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1097742 , registo numero 6, registo de baptismo de Josefa Teresa de Jesus (filha de Gregório José e Barbara Maria)

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Coutos de Alcobaça

#352663 | 05081974 | 04 dez 2014 14:30 | Em resposta a: #352661

Só uma correcção, Barbara Maria é filha de António Fragoso e Maria Silva e não de José Silva e Maria Vieira como por lapso indiquei.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen