Leitao de Meireles

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Leitao de Meireles

#8918 | Carlos Silva | 09 set 2001 21:23

Caros colegas,

Creio que varios listeiros estudam os Meirelles.
Gostaria de identificar a familia de :
Cristovào Leitào de Andrade, filho de Antonio Leitào de Meireles e Leonor de Andrade, do Outeiro, Salvador de Ribeira de Pena
que casou em 1706 em Ronfe (Guimaràes) com
Margarida Rodrigues de Azevedo, filha de Cosme Rodrigues de Abreu e Maria Mendes de Azevedo (F. Gaio, Aranhas §101)
Com geraçào.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#8972 | MAS | 10 set 2001 20:53 | Em resposta a: #8918

Caro Carlos Silva
Não lhe sei adiantar nada de concreto sobre o casal que procura, mas estou particularmente interessado na genealogia dos Leitão, Almeida, Meireles, Pacheco, Andrade e Frazão de Ribeira de Pena, sobre os quais já recolhi alguma coisa mas estou longe de concluir o trabalho. Aqui deixo, sumariamente, o que de essencial sei sobre esta gente, na esperança de que alguém possa dar ao assunto o seu contributo.

LEITÃO DE ALMEIDA. Descendentes de Damião Leitão, fidalgo da Casa Real e governador de Cabo Verde, que viveu em Ribeira de Pena na passagem do séc. XV para o XVI e terá casado com uma senhora Almeida. No «Anuário da Nobreza» invoca-se uma tradição segundo a qual esta senhora seria irmã do 1º vice-rei D. Francisco de Almeida, portanto filha dos condes de Abrantes, ou pelo menos filha bastarda dele, o que julgo totalmente destituído de fundamento.
De Damião Leitão e sua mulher foram filhos o padre Fernão Leitão, reitor da Igreja do Salvador de Ribeira de Pena, e o capitão Cristóvão Leitão de Almeida, aí senhor da quinta do Buxeiro. Deste foi bisneto José Leitão de Almeida, vedor do 2º correio-mor do reino, familiar do Santo Ofício (22.5.1629), que teve a 18.3.1629 carta de armas para Leitão. De uma irmã deste foi neto Domingos de Carvalho e Almeida, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão-mor de Ribeira de Pena, familiar do Santo Ofício (16.9.1700), que teve a 4.10.1710 carta de brasão de armas com armas para Carvalho e Almeida, c.g. nos barões de Ribeira de Pena, e António de Carvalho e Almeida, moço da Câmara (12.1.1699), mestre de Campo de Auxiliares em Chaves, capitão-mor de Natal, no Rio Grande do Sul (Brasil), familiar do Santo Ofício (8.3.1702), escrivão proprietário do Público Judicial e Notas do concelho de Cabeceiras de Basto e dos coutos de Refoios e Abadim (16.5.1745), c.g. nos Carvalho e Almeida.
De Damião Leitão, não sei bem ainda porque lado, parece também descendente (neto?) Francisco de Almeida da Mesquita, n. cerca de 1535, casado com Maria Corrêa, moradores na sua da quinta do Outeiro em Ribeira de Pena, que numa justificação de nobreza (1718) do seu descendente António Leitão de Meirelles, senhor da dita quinta do Outeiro, diz serem «descendentes legítimos dos verdadeiros Farias, Leitões, Almeidas, Borges Corrêas e Mesquitas destes Reynos». Destes foi filha Maria Corrêa de Almeida que casou com contracto antenupcial de 1575 com Jerónimo de Souza Machado, da Casa de Eiriz, em Vila Pouca de Aguiar, de ascendência conhecida, fidalgo da Casa Real que depois esteve em Alcácer Quibir, onde ficou cativo, sendo remido em 1583, sendo então alcaide do castelo de Aguiar até 1594, data em que foi viver para Ribeira de Pena onde instituiu o morgadio de Stº António de Trezena em Salvador do Outeiro, a que vinculou a casa que aí mandara fazer e o prazo de vale de Senra de Baixo, foreiro à Casa de Bragança, que sua mulher levara em dote e era então a principal propriedade agrícola de Ribeira de Pena e já fora possuída por um seu avoengo João Álvares, escudeiro d’el rei, que já era de avançada idade quando é citado em 1517 no foral novo de Ribeira de Pena.
De Jerónimo de Souza Machado e sua mulher foram filhos: 1) o padre António de Souza, reitor de Santa Marta da Montanha, no Alvão (Vila Pouca de Aguiar), «bom pregador, muito lettrado e versado nas Sagradas Escripturas», c.g. nos Souza daí; 2) Catarina Corrêa de Souza, que sucedeu e c.c. Agostinho de Meireles de Andrade, capitão-mor de Ribeira de Pena, referido adiante, c.g. nos barões de Ribeira de Pena; 3) Maria de Souza Machado c.c. seu primo Pedro Machado, capitão da Ordenança de Vila Pouca de Aguiar e aqui escrivão e tabelião do Público, Judicial e Notas (4.6.1624) e senhor da Casa da Tapa, c.g. num ramo de Souza Machado e Machado de Souza de Vila Pouca de Aguiar; 4) Isabel Corrêa de Almeida c.c. António de Chaves, que antecedeu seu cunhado como escrivão e tabelião do Público, Judicial e Notas de Vila Pouca de Aguiar (30.3.1610), c.g.

MEIRELES, PACHECO, ANDRADE, FRAZÃO – O mais antigo desta família de que tenho notícia segura foi Salvador Pacheco de Andrade, que faleceu velho a 17.5.1631 e foi sepultado na igreja do Salvador de Ribeira de Pena em túmulo armoriado (escudo esquartelado de Pacheco e Andrade). Terá nascido cerca de 1550 e devia ser sobrinho de Álvaro de Meireles de Andrade, capitão-mor de Celorico de Basto, casado cerca de 1550 com Camila Leite de Moraes, senhora da quinta de Vilar, em S. Tiago da Fáia, e da quinta de Caínhos, em Stª Senhorinha de Basto. Este Álvaro era filho de Cristóvão Rebelo de Meireles, senhor da quinta de Marinhão (Moreira de Rei) e de sua mulher Maria de Andrade, dama do Paço, prováveis avós de Salvador Pacheco de Andrade, talvez por uma filha casada com um Pacheco, sendo este possivelmente da família (pai?, tio?) de um Francisco Pacheco, senhor da quinta de Stª Senhorinha de Basto, que casou com Maria de Gouvea, filha do referido capitão-mor Álvaro de Meireles de Andrade. Aquele Cristóvão Rebelo de Meireles seria filho do Dr. Fernão Nunes de Meireles, que viveu em Guimarães (filho de Nuno de Meireles) e de sua mulher Maria Rebelo, filha de João Álvares Rebelo e sua mulher Inez Roiz de Macedo. A dita Maria de Andrade seria filha de Rui Pires de Gouvea e sua mulher Leonor de Andrade.
O dito Salvador Pacheco de Andrade casou com Maria Frazão de Meireles, natural de Ribeira de Pena, que julgo tia ou irmã de Francisco Frazão de Meireles, pai de Domingos Frazão de Meireles, morador em Ribeira de Pena, que em 1643 teve foro de cavaleiro-fidalgo da Casa Real. E destes é certamente parente um Gaspar Frazão, CFCR (6.3.1652), natural de Ribeira de Pena e filho de Gonçalo Pires.
De Salvador e sua mulher foi filha sucessora Maria Pacheco de Meireles, nascida cerca de 1572, que casou com Miguel Domingues de Andrade, provavelmente seu parente, senhores da Casa de Picanhol, dos quais foi filho o capitão-mor Agostinho de Meireles de Andrade, já referido acima c.c. Catarina Corrêa de Souza, morgada de Stº António de Trezena de Ribeira de Pena. Depois de viúvo, este Agostinho ordenou-se e passou a viver ermita na serra do Alvão, assinando-se «Padre Agostinho Hermytam» e morrendo com fama de santo. Destes foi filha única e herdeira Catarina Corrêa de Souza c.c. Manuel de Valadares Vieira, FCR, COC, mestre de Campo, governador das praças de Montalegre e Salvaterra, vereador e juiz de Guimarães (1678), donde era natural. C.g. nos barões de Ribeira de Pena.
Do dito Agostinho foi irmão Cristóvão Frazão de Meireles, nascido em Ribeira de Pena e senhor da quinta de Stº Aleixo, no termo deste concelho, que c.c. Ana Ribeiro, parece que dai natural, e foram pais de Alexandre de Meireles Pacheco, senhor da dita quinta de Stº Aleixo, onde viveu c.c. Maria da Costa, filha do Dr. Gonçalo Francisco da Costa, de Pedraça. Destes foram filhos: 1) Agostinho Frazão de Meireles, nascido em Stº Aleixo e morador da quinta da Choupica, no termo de Stª Marinha de Ribeira de Pena, que parece teve por sua mulher Maria Gonçalves Pena, irmã de Francisco e Pedro Gonçalves Pena referidos adiante. Destes foi filha sucessora Catarina Pacheco de Meireles, n. a 4.2.1675 na dita quinta da Choupica e c. a 13.10.1697, ib, c. Domingos de Souza, da Casa de Touças em Stª Marta da Montanha (Alvão), bisneto do já referido padre António de Souza. C.g. na Casa da Choupica; 2) Maria Pacheco de Meireles c.c. Gaspar Francisco de Carvalho, senhor da quinta da Fêxa de Além-Tâmega, que foram pais de Domingos de Meireles Pacheco, morador em Stº Aleixo quando a 9.8.1716 teve carta de armas para Pacheco, Meireles, Carvalho e Andrade, também c.g. nos barões de Ribeira de Pena; 3) Catarina Pacheco Frazão c.c. Pedro Gonçalves Pena, irmão de sua cunhada e de Francisco Gonçalves Pena, cavaleiro da Ordem de Cristo, capitão de Volantes nas guerras da Restauração, que a 16.6.1679 instituiu o morgadio e capela de S. Francisco Xavier em Stª Marinha de Ribeira de Pena, em que sucedeu seu sobrinho (filho deste Pedro e sua mulher Catarina) e genro Baltazar Pacheco de Andrade, n. a 14.1.1686, ib, COC, capitão de Infantaria na Guerra da Liga, que a 14.6.1720 teve carta de armas para Pacheco e Andrade, também c.g. nos barões de Ribeira de Pena; 4) Bernarda de Meireles Pacheco c.c. Gregório João. Foram pais do padre Bernardo de Meireles Pacheco, com IG em Braga de 21.1.1711, morador em Stº Aleixo onde instituiu uma capela vinculada a um padrão de juro de 50.000 reis por testamento de 25.4.1736; 5) Padre Pedro de Meireles Pacheco, n. em Stº Aleixo, com IG em Braga de 21.3.1695.

Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#8990 | Carlos Silva | 10 set 2001 23:44 | Em resposta a: #8972

Caro Manuel Abranches de Soveral,

De facto respondeu além das esperanças à pergunta sobre a ascendencia.
A descendencia do casal ja a conheço. Caso esteja interessado posso transmitir dados, embora seja talvez mais comodo consultar a obra da Brasileira Dra Ana Silvia Volpi Scott “Familias, Formas de Uniào e Reproduçào Social no noroeste Português (Séculos XVIII e XIX)” ed. NEPS-Universidade do Minho (1999).
No cap.VI “Trajectorias “ foram estudados até 1815.

Mais uma vez obrigado.

C. Silva

P.S. : Alias, veja-se a carta de brasào de Sebastiào Leitào Rodrigues de abreu Sousa Magalhàes e Vasconcelos (Leitào, Almeida, Magalhàes, Vasconcelos) a 3/3/1772, no Sanches Baena (2270)

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#9158 | magalp | 15 set 2001 09:47 | Em resposta a: #8972

Caro M.A.Soveral

Na generalidade este seu apontamento - Meirelles, Pacheco, Andrade e Frazão, é-me familiar, muito de acordo com o Tombo dos Meirelles Leite do Campo, Valinhas e Santo Antonino, em Celorico de Basto, Felgueiras e Cabeceiras.
Mas, de Santa Senhorinha, Cabeceiras de Basto, mais exactamente da Casa e quinta da Igreja, saiu uma senhora Meirelles, única filha de Álvaro de Meirelles Andrada, senhor da dita casa. Esta mesma, que foi uma bela casa mas que ultimamente estava em ruínas, fez parte do Morgadio da Casa do Campo e coube em partilhas a uma neta do Campo, a qual vivendo em Lx. há já muito, a vendeu a estranhos, há cerca de 30 anos.
De resto a "Pedatura Lusitana" tem essa sucessão muito clara, mais do q. eu agora by mind...
Cmptos.
M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#9891 | MAS | 27 set 2001 22:29 | Em resposta a: #8990

Caro Carlos Silva
Estive a organizar os dados que tinha sobre a gente de Ribeira de Pena que, para facilidade de consulta, coloquei na Net em http://pwp.netcabo.pt/0437301501/ribeiradepena.htm
Trata-se de um esquema ainda provisório e muito incompleto. Agredecia-lhe qualquer correcção/aditamento de que disponha.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#9892 | MAS | 27 set 2001 22:34 | Em resposta a: #9158

Caro Manuel Magalhães
Estive a organizar os dados que tinha sobre a gente de Ribeira de Pena que, para facilidade de consulta, coloquei na Net em http://pwp.netcabo.pt/0437301501/ribeiradepena.htm
Trata-se de um esquema ainda provisório e muito incompleto. Agredecia-lhe qualquer correcção/aditamento de que disponha.
Quanto à Casa de Stª Senhorinha e Álvaro de Meireles de Andraade, o que sei é o seguinte:
Álvaro de Meireles de Andrade, capitão-mor de Cabeceiras de Basto, e sua mulher Camila Leite de Moraes, senhores das quintas de Vilar, em S. Tiago da Faia, e de Caínhos, em Stª Senhorinha, tiveram os seguintes filhos:
1-António de Meireles de Andrade, sucessor na quinta de Vilar, c. em Cerva (Mondim) c. Isabel Borges, filha Baltazar Borges de Louzada, senhor da quinta do Outeiro, em Cerva, e de sua mulher Catarina Gomes de Abreu. C.g.
2-Rui Leite de Andrade, sucessor na quinta de Caínhos c.c. Antónia de Nogales, c.g.
3-Pedro de Meireles, que recebeu OM em Braga a 22.12.1576
4-Miguel de Meireles, que recebeu OM em Braga a 23.3.1577 e o sub-diaconato a 21.12.1577
5-Helena de Andrade c.c. João de Rodes Lobo, morador na Faia
6-Maria Leite c.c. Jorge Caldeira de Miranda, de Guimarães, e c. Francisco Álvares de Subágua, do Porto, c.g. de ambos
7-Maria de Gouvea c.c. Francisco Pacheco, senhor da quinta de Stª Senhorinha, c.g.

Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#9895 | sapeca | 27 set 2001 22:58 | Em resposta a: #8972

Caro Manuel Soveral:
Aqueles Cristóvão Rebelo e Maria de Andrade são meus ascendentes por seu filho Rodrigo Rebelo de Gouveia (eram estes os apelidos que usava e que são referidos em documentação régia), suc. na Casa Grande do Marinhão, na fregª de Moreira de Rei, casado com Camila de Magalhães Teixeira, da Quinta da Porta, sendo também ascendentes dos Rebelo Teixeira de Andrade e Castro, que herdaram o Marinhão e a Casa de Recobelo, em Águas Santas, Póvoa de Lanhoso.
Se quiseres dados sobre esta gente é só pedires.
Um abraço amigo.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#9904 | MAS | 28 set 2001 00:38 | Em resposta a: #9895

Caro Fernando
O que me falta é a filiação de Salvador Pacheco de Andrade, fal. velho em 1631. Tens algum elemento que indicie alguma coisa?
Um abraço amigo
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#12140 | boots | 31 out 2001 03:19 | Em resposta a: #9904

os dados que tenho a seguir sao escritos por Antonio Canavarro de Valladares sobre a Casa e Quinta de Carrazedo em Cabeceira de Basto.
Francisco Pacheco de Andrade 4 capitao-mor
de Ribeira de Pena.cujo sobrinho Salvador Pacheco de Andrade sargento-mor das ordenan ças de Ribeira de Pena, Snr de Casa de Picanol casou na Egreja de S Miguel de Refojo a 10 de Janeiro 1622 com Francisca Vieyra da `Rocha, filha da Catharina Vieyra da Rocha,da Casa de Carrazedo a qual casou com Henrique de Novaes, da Casa de Bouça em S Nicolau.
seu filho Francisco Pacheco de Andrade,Snr de Casa de Picanhol,Capitao de Infantaria de Granadeiros, e deixando o exercito, foi Capitao-Mor de Ribeira de Pena até a sua morte em 18 de Janeiro 1707. Casou com a sua parent em 3,e 4, grau de consanguidade D Antonia de Andrade de Gouveia,natural da
Quinta de Cal, do Concelho de Ermelo.
Deste casal continua a familia da Casa de Carrazedo e o morgadio de Friume em Ribeira de Pena. Meu pai chamava-se José Pacheco de Andrade Goes, natural de Friume. Interesa me os nomes Mesquita,Borges.Goncalves,Costa,Pacheco,de Andrade,Frazoes e Vieira
Estou confuso terå alguem que me possa dizer a diferença entre o morgadio de Friume ou Casa Cimo de Vila de Friume,e å Casa de Cabo de Friume. Portugues nao é o meu idioma e vivo longe de Portugal.Obrigada.
Alice Botas

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#12763 | ptm | 12 nov 2001 22:46 | Em resposta a: #12140

Peço que me informem se os Meireles a que se referem se entroncam com os Teixeira Meireles, depois Teixeira da Silva, de Celorico de Basto.
Obrigado.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#12994 | boots | 15 nov 2001 19:31 | Em resposta a: #9892

Caro Manuel Abranches de Soveral.
Tenha a bondade de esclarecer se o Alvaro Mieiles de Andrade foi capitao-mor de Cabeceira de Basto ou Celorico de Basto?
Nao sei se interesa mas tenho alguns dados da familia Borges de morgadio de friume.cg na Casa de Carrazedo em Cabeceia de Basto.T Tambem tenho informaçao quanto a Casa do Cabo de Friume e o brasao d'armas dos apelidos, Borges,Mesquitas, Goncalves, e Coutinhos. Nao sei como a Casa do Cabo de Friume liga å Casa de Carrazedo?
obrigada,
Alice Botas

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#13038 | MAS | 16 nov 2001 14:34 | Em resposta a: #12994

Cara Alice Botas
Álvaro de Meireles de Andrade (c.c. Camila Leite de Moraes) foi capitão-mor de Cabeceiras de Basto.
Agradeço-lhe a informação que tenha sobre famílias de Ribeira de Pena anterior ao séc. XVIII, bem como um resumo da carta de armas que refere. Pode, se fizer o favor, mandá-la para o meu e-mail.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral
soveral@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#67888 | rpf | 19 jun 2004 17:30 | Em resposta a: #12140

Cara Alice Botas

Friume era um lugar grande e muito povoado, pois por aí passava a estrada para Chaves.
Ribeira de Pena, tinha muitas casa nobres(sic), ora em Friume existiam de facto várias casas, não só o dito morgadio de Friúme.
"A Qtª de Friume, que erradamente diz a Corografia Portuguesa (T.Ifl.172) ser de João de Valadares Vieira. he de Caetano Pinto Borges, formado em Coimbra, que nela vive, e he filho de
José Pinto Borges, (...)e de sm Maria Borges da Guerra , filha mais velha de António Borges da Guerra sr, qta de friume e(...) fº 4º de Ambrósio Gonçalves Lopes, Sarg-Mor deste concelho. (ver Memórias ressuscitadas da Provincia de entre Douro e Minho, no ano se 1726 de francisco Xavier da Serra Craesbeeck ,1992)
Ambrósio Gonçalves Lopes; o Velho, sr Casa do Cabo de Friume, prop oficios de Juiz dos Orfãos, Contador Inquiridor e Distribuidor princ. sec XVII, Será a mesma ?

Existiu tb a casa do Casal de Friume de José Machado de Sousa Carvalho Penha sr dita casa sec XVIII antepassado de Afonso Pena ( ver a Ascendencia Ribeirapenense do Presidente Brasileiro Afonso Pena de António Canavarro de Valadares pub na Revista do Instituto Historico e Geografico Brasileiro, vol 320, julho- setembro de 1978)

casa de cimo de vila de friume
D. Senhorinha Xavier de Almeida de Sousa e Andrade Srª da qta de Cimo de Vila de Friume casou em 1800 com Francisco Xavier de Sousa Andrade e Almeida,sr casa de Santa Marinha pais do 1º Barão de Ribeira de Pena, (Ver Dicionário Geografico de Portugal de Esteves Pereira)

Não sei se ajudei ou não.

Cumprimentos
Rogério P. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#71280 | boots | 15 ago 2004 04:58 | Em resposta a: #67888

Caro Snr.Rogério,
Fico muito agradecida pela a sua informaçao.
Quanto o Morgadio da Cima da Vila de Friume tenho estes dados:
Serafim dos anjos Pacheco de Andrade e Vasconcelos, Capitao-mor de Cabeceira de Basto, Snr. de Casa de Carrazedo,teve various filhos dos quais foram:
Morgado Jose Pacheco de Andrade e Vasconcelos cc Ana Rita Pipa, filha de Francisco Luiz Pipa de Friume
Rosa do Carmo Pacheco de Andrade e Vasconcelos cc Bernardo Jose Pacheco (os bisavos do meu pai)
O meu pai era filho incognito de Joao Luiz Pipa de Mesquita que veio a ser o meu avo paterno de qualquer forma.
Este foi descendente do acima referido Francisco Luiz Pipa.
No Boletim da Casa de Camilo, no6,1985,menciona a Casa do Cabo de Friume.e o casal Ambrosio Gonsalves Pena cc D Catarina de Guerra, mas nao sei qual a ligaçao com as outras duas familias.
Vivo nos Estados Unidos por isso torna-se deficil a pesquiça dos meus ascendentes.
Obrigada pela atençao,
Alice Pacheco de Andrade Goes Botas

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#71281 | boots | 15 ago 2004 05:01 | Em resposta a: #67888

Caro Snr.Rogério,
Fico muito agradecida pela a sua informaçao.
Quanto o Morgadio da Cima da Vila de Friume tenho estes dados:
Serafim dos anjos Pacheco de Andrade e Vasconcelos, Capitao-mor de Cabeceira de Basto, Snr. de Casa de Carrazedo,teve various filhos dos quais foram:
Morgado Jose Pacheco de Andrade e Vasconcelos cc Ana Rita Pipa, filha de Francisco Luiz Pipa de Friume
Rosa do Carmo Pacheco de Andrade e Vasconcelos cc Bernardo Jose Pacheco (os bisavos do meu pai)
O meu pai era filho incognito de Joao Luiz Pipa de Mesquita que veio a ser o meu avo paterno de qualquer forma.
Este foi descendente do acima referido Francisco Luiz Pipa.
No Boletim da Casa de Camilo, no6,1985,menciona a Casa do Cabo de Friume.e o casal Ambrosio Gonsalves Pena cc D Catarina de Guerra, mas nao sei qual a ligaçao com as outras duas familias.
Vivo nos Estados Unidos por isso torna-se deficil a pesquiça dos meus ascendentes.
Obrigada pela atençao,
Alice Pacheco de Andrade Goes Botas

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#179005 | luizsillos | 05 jan 2008 20:19 | Em resposta a: #71281

Cara Alice,

Revendo mensagens antigas postadas no Geneall, li uma, em que a co-listeira faz referência a D. Antonia de Andrade de Gouveia, da Casa da Cal, em Ermelo. Gostaria de saber se a senhora dispõe de informações sobre os antepassados dela?

Pergunto porque, segundo informações, os descendentes da Quinta de Surribas, em Vale de Bouro, seriam provenientes da Casa da Cal, em Ermelo.

Grato por qualquer informação,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#196585 | boots | 16 mai 2008 03:23 | Em resposta a: #179005

Caro Luiz,
Peço desculpa de nao lhe ter escrito pois nunca mais li este site. Nao tenho mais informaçao sobre esta Snra a nao ser o que estå assente aqui.
Alice

Resposta

Link directo:

RE: Leitao de Meireles / Ribeira de Pena

#233727 | jpm2353 | 09 jul 2009 05:37 | Em resposta a: #8972

Caro confrade,

Solicito a sua possível ajuda na ascendência de Maria Pacheco de Andrade e Gonçalo Brás.

O que tenho nas minhas notas é:
1- Maria Pacheco de Andrade (nasceu a 11/02/1671 em Sta. Maria do Outeiro - Cabeceiras de Basto, filha de Inácio Leão e Catarina Pacheco, cujo baptismo não é possível pois os registos começam mais tarde, casou com Gonçalo Brás (natural de Sta. Maria da Várzea Cova - Fafe, filho de Domingos Antunes e de Catarina Brás) tiveram:
2- Catarina Pacheco de Andrade (nasceu a 25/02/1696 em Sta. Maria da Várzea Cova - Fafe) casou com Dr. Domingos Luís Rebelo (nasceu a 20/08/1681 em Rossas - Vieira do Minho), tiveram:
3- António Luís Rebelo de Andrade, nasceu a 02/06/1722 em Rossas - Vieira do Minho http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1175791.

É possível (e provável) a ligação entre os Pacheco/Rebelo de Andrade e o que consta do NFP – Título de Meireles (§7 N10 – nota 244 e § seguintes), onde aparecem vários Rebelos de Meireles ligados a Rebelos de Andrade e a Pachecos de Andrade, todos de terras de Basto, porém não constam nenhumas das pessoas acima.

Agradeço desde já qualquer informação de que disponha.

Com os melhores cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Leitao de Meireles

#389370 | Almor | 19 fev 2018 13:33 | Em resposta a: #179005

Tem alguma indicação onde ficava essa casa de cal em ermelo e como seria a dita casa.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen