Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#89181 | dutraaçores | 21 abr 2005 19:28

Caros Senhores,
Gostaria de trocar informações com integrantes da Família Costa Moraes e/ou Moraes de Santo Adrião de Sever e São Thiago de Fontes.
Como também, na Freguesia de Vila do Conde: Costa Moraes
Grata,
Neusa Moraes de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#267871 | Ajc.oliveira | 03 jan 2011 00:31 | Em resposta a: #89181

Cara Neusa Campos

Será que ainda está interessada nos Costa Morais, de Santo Adrião Sever, em Vila do Conde?

Dois irmãos que casaram e viveram em Vila do Conde.

João Batista Morais, marinheiro/marítimo, casou em Vila do Conde, onde teve 3 filhos entre 1862 e 1868; Maria, João, Adelino

Inácio da Costa Morais, mestre barbeiro, casou em Vila do Conde, onde teve 10 filhos entre 1849 e 1872: Maria, Albano, Carolina, António, Albano, Luís, Maria, Francisco, Ana, Abel. Destes, a Carolina casa com um procurador judicial, e o António da Costa Morais foi capitão de navios, casou com Dona Albina dos Santos Moreira.

Caso ainda esteja interessada poderei fornecer dados mais completos.

Saudações

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#267911 | GoldenDays | 03 jan 2011 22:23 | Em resposta a: #267871

Prezado Alberto Oliveira,

Será que por acaso nesses seus elementos sobre os Morais constam os ascendentes. colaterais ou dados sobre um Domingos Gonçalves Morais, casado com Maria Pinta, nascido em Concieiro, S. Adrião de Sever em data que situo por meados do século XVII?

Desde já grato pelo favor de uma resposta envio os meus cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#267937 | Ajc.oliveira | 04 jan 2011 10:05 | Em resposta a: #267911

Caro Ribeiro Araújo


O estudo que estou a fazer diz respeito à freguesia/vila de Vila do Conde, pelo que apenas disponho de dados sobre esta vila.

Não encontrei nenhuma referência a um Domingos Gonçalves de Morais.

Estarei ao dispor para informações sobre Vila do Conde.

Cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#267947 | GoldenDays | 04 jan 2011 13:33 | Em resposta a: #267937

Prezado Alberto Oliveira,

Agradeço a simpatia e celeridade com que me respondeu. Tropecei no tópico devido às minhas ligações familiares a Santa Marta de Penaguião.

A própria Neusa, destinatária da sua mensagem, é - segundo creio - uma minha prima genealógica! Enviei-lhe dados em Fevereiro do 2010 para o endereço de email que me indicara mas nunca respondeu.

Não sei, portanto, se recebeu a informação sobre o meu ramo de José Guedes que na altura lhe transmiti e se a mesma tinha algum merecimento.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#268078 | EMHSB | 06 jan 2011 12:17 | Em resposta a: #267947

Caro Ribeio Araújo

Tambem tenho ligações familiares a Santa Marta de Penaguião.
Esse seu ramo de José Guedes, qual seria o nome Completo de José Guedes, e se está ligado a uma Familia Pinto Guedes, do Urval.

Cumprimentos

Eduardo Beltrão

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#268098 | GoldenDays | 06 jan 2011 17:11 | Em resposta a: #268078

Prezado Eduardo Beltrão,

A minha informação sobre os GUEDES de Santa Marta de Penaguião não é muito vasta. Do que conheço envio a seguinte informação, sabendo que Urval não é mencionado em nenhum dos documentos que consultei:


Descendentes de José GUEDES
1ª Geração
1. José GUEDES-1.
Do Lugar das Ramadas
cc Estefânia da FONSECA.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
2. i. José GUEDES.

2ª Geração
2. José GUEDES-2 (José-1)
cc Maria CORREIA filha de (Ilegível) MORAIS e Joana CORREIA.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
3. i. Carlos GUEDES.Casou com Ana Vieira PEREIRA em 26 de Agosto de 1804.

3ª Geração
3. Carlos GUEDES-3 (José-2, José-1).
Nota: Poderá ter tido os apelidos CARVALHO (?) GUEDES ou CARRELLO(?) GUEDES
cc Ana Vieira PEREIRA filha de José Guedes MONTEIRO e Maria VIEIRA. Nasceu em Santa Quitéria, Fontes, Stª Marta de Penaguião.
Notas sobre Ana Vieira PEREIRA:
Indicada como Ana Vieira no assento de casamento da sua filha Ana Matilde
Indicada como Ana Guedes no Assento de Batismo de sua neta Doroteia.
Carlos GUEDES e Ana Vieira PEREIRA casaram em 26 de Agosto de 1804.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
4. i. Ana Matilde GUEDES nascida em Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Casou com António PEREIRA em 4 de Junho de 1842 em Fontes, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real.
ii. José António GUEDES nascido em 3 de Abril de 1807.
Notas para José António GUEDES:
No seu Assento de Batismo consta que os pais residiam em Lugar do Souto, S. Tiago de Fontes. Foram padrinhos: José Pinto de (Ilegível), de Lobrigos, e Rosa Taveira, mulher de António Correia, das Ramadas desta freguesia e
iii. Manuel GUEDES nascido em 12 de Dezembro de 1814.
Notas sobre Manuel GUEDES:
Teve como padrinhos de batismo: José Coutinho, solteiro, filho de Manuel Coutinho, do Taboadelho, e Maria Coutinho, casada com Lourenço Coutinho, de Santa Quitéria, Fontes.
iv. Vitorina GUEDES nascida em 1 de Janeiro de 1812.
Notas sobre Vitorina GUEDES:
Teve como padrinhos de batismo: o Reverendo Joaquim Bernardo de Figueiredo e Ana Vitorina Figueiredo, de Lobrigos e (ilegível) com procuração daquele
Reverendo José Guedes e Morais Coutinho e Joana (?) do Carmo do dito lugar com procuração da dita madrinha
v. Rita GUEDES nascida em 31 de Dezembro de 1809.
Notas sobre Rita GUEDES:
General Notes:
Teve como padrinhos de batismo: José Guedes Correia (ilegível) Morais, assistente em Chaves e Luís Guedes desta vila

4ª Geração
4. Ana Matilde GUEDES-4 (Carlos-3, José-2, José-1) nascida em Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
cc António PEREIRA filho de Manuel PEREIRA e Isabel Correia CARNEIRO nascido em Fontes, Sta.Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Notes for António PEREIRA:
Casaram em 4 de Junho d 1842 em Fontes, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real.
Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
i. Doroteia de Jesus nascida em 2 de Abril de 1846 em Santa Quitéria, Fontes, Sta. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal. Casou com António RIBEIRO em 4 de Dezembro de 1876 em S. João de Lobrigos, Stª. Marta de Penaguião, Vila Real, Portugal.
Notas sobre Doroteia de Jesus:
Batizada em Fontes, Sta. Marta de Penaguião. Casou com 30 anos. Foram padrinhos: José Manuel Inácio d'Almeida, do Taboadelho, e Doroteia Correia, de Santa Quiteria. Foram testemunhas: Lino José Machado, António Monteiro Correia, do lugar da Trapa. O Pároco foi José Teixeira Coelho. Assento de Casamento nr. 11 "e por ser tempo proibitivo não lhe dei as Bençãos Nupciais".
Neta paterna de: Manuel Pereira e Isabel Correia Carneiro
Neta materna de: Carlos Guedes e Ana Guedes, do Lugar de Santa Quitéria


Embora o ramo acima descrito seja aquele em que tenho mais interesse em encontrar ascendentes, tenho também na minha base alguns descendentes dos seguintes “Guedes”:

João GUEDES cc Francisca RODRIGUES, ambos de Vila Maior. Foram pais de outro José GUEDES que casou com Maria TAVEIRA, também de Vila Maior;

Joaquim GUEDES cc Maria FERREIRA de freguesia ainda não averiguada. Tiveram uma filha Hermínia da Conceição que casou em S. João de Lobrigos com Aníbal Peixoto, nascido em 1877;

Luísa do Carmo GUEDES cc Viriato António RODRIGUES em 10 de Fevereiro de 1877 em S. João de Lobrigos;

Roque GUEDES e Maria da Conceição, que tiveram uma filha de nome Olinda da Conceição que casou com João Pinto dos SANTOS de S. João de Lobrigos já nos finais do século XIX.


Fico ao dispor para qualquer evental esclarecimento sobre o que aqui deixo e desde já grato se tiver alguma informação que possa acrescentar.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#271803 | 195454 | 05 mar 2011 00:52 | Em resposta a: #268098

Prezado Sr. Ribeiro de Araújo,

Pelo que o amigo falou, talvez tenhamos descendências comuns, me escreva
1ª.Geração - Maria Rosa Guedes

Mãe de:
2ª.Geração - José Justino Guedes nascido em 1845
Casado com:
2ª.Geração - Joana Esteves Coutinho
Filha de:
1ª.Geração - Joaquim Esteves e Luiza Taveira Coutinho
Pais de:
3ª.Geração - Francisco Guedes Coutinho em nascido em 1893
3ª.Geração - José Guedes Coutinho em nascido em 1892
3ª.Geração - Manuel Guedes Coutinho em nascido em 1889 +1950
3ª.Geração - Joana Guedes Coutinho não se sabe a data
3ª.Geração - João Guedes Coutinho em nascido em 1880 +1926
3ª.Geração - António Guedes Coutinho em nascido em 1877
Todos de:
Lugar: Santa Quitéria
Local: Fontes
Município - Santa Marta de Penaguião
Estado - Vila Real
País - Portugal
5ª.Geração - Meu Nome: Jorge Nelson Coutinho Regis
E-mail: Jorgealmeidaregis@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Santa Marta de Penaguião e Vila do Conde

#271822 | GoldenDays | 05 mar 2011 14:46 | Em resposta a: #271803

Prezado Confrade Jorge Regis,

Não tenho os nomes com as datas que indica na minha base de dados. Há, no entanto, uma pequeníssima hipótese que merece ser investigada e a que a seguir aludo

Refere na sua 1ª. Geração a existência de MARIA ROSA GUEDES, sem mencionar com quem seria casada. Tal pode ser por seu desconhecimento, ou por no assento de nascimento do José Justino Guedes poder estar mencionado que era filho natural ou, então, de pai incógnito.

Eu tenho na minha base de dados uma MARIA (não é MARIA ROSA) nascida em 30 de Junho de 1822 em Fontes, filha natural de uma outra MARIA, no estado civil de solteira, neta de CARLOS GUEDES e de MARIA PEREIRA (nome incorrecto como abaixo demonstro), que tinham entre si um terceiro grau de consaguinidade, do Lugar de Santa Quitéria em Fontes.

Acresce que esta mesma MARIA PEREIRA aparece também noutros assentos diversos com os nomes ANA VIEIRA (Vieira é apelido da mãe), ANA GUEDES (Guedes é apelido de casada) e ANA PEREIRA (Pereira é apelido da avó paterna). Só no assento de nascimento de algumas das netas é que aparece como sendo MARIA. Em todos os restantes assentos (de casamento de uma filha e de batismo de outros netos) o seu nome é dado como sendo ANA. Daí que na minha base de dados optei por a inscrever como ANA VIEIRA PEREIRA.

Resta-lhe saber se a MARIA nascida em 1822 é a “sua” MARIA ROSA, tendo herdado o GUEDES do avô materno, dado que eventualmente nenhum nome lhe adviria pelo lado paterno sendo filha natural. Há filhos naturais que, tendo os pais casado mais tarde, referem o nome paterno no apelido. Mas isto são suposições que têm prós (data de nascimento consentânea com a possibilidade de ter um filho em 1845) e contras (data de nascimento da “sua” MARIA é desconhecido, MARIA é um nome vulgar e no mesmo ano podiam ocorrer na mesma freguesia o nascimento de diversas MARIAs).
Em conclusão, trata-se apenas de uma hipótese. Não há ainda nada que garanta que estejamos a falar da mesma pessoa e, portanto, de entroncar os seus dados nos meus.

Quanto aos COUTINHOS de Fontes na minha base de dados são poucos e cerca de 100 anos antes da sua 3ª. Geração. Refiro-lhe os seguintes nomes que dela constam:
- Maria Coutinha cc João Roíz

Filho:
- Manuel Coutinho cc Josefa de Morais em 30 de Junho de 1725
Notas sobre Manuel Coutinho:
No Assento de Casamento dos seus netos DOMINGOS COUTINHO, FRANCISCO COUTINHO e JOÃO COUTINHO é dado,
erroneamente, como sendo DOMINGOS COUTINHO também o seu nome.
No Assento de Casamento do seu neto JOÃO COUTINHO refere que é do Lugar da Póvoa desta freguesia (Fontes). Do Lugar da
Póvoa, Freguesia de Santiago da Vila de Fontes (cf. consta do Assento de Casamento da sua filha MARIA DE MORAIS, sendo nessa
data já defunto).


Netos:
a) Maria de Morais Coutinha cc António Gonçalves
b) Luísa de Morais cc João Ferreira em 28 de Outubro de 1748
c) João Coutinho cc Ana Correia da Fonseca Carneiro em 3 de Outubro de 1788

Bisnetos de a):
- Engrácia de Morais Coutinha cc José Teixeira em 30 de Novembro de 1780
Notas sobre Engrácia de Morais:
No Assento de nascimento de sua neta ANA (em 1807) é indicada como sendo ENGRÁCIA DE MORAIS.
No Assento de nascimento dos restantes netos é indicada como sendo ENGRÁCIA COUTINHA.

Tiveram Manuel, António e Maria

- Domingos Coutinho cc Maria Engrácia em 20 de Julho de 1781
- Francisco Coutinho cc Ana de Morais em 15 de Novembro de 1793

Bisnetos de b):
- António Coutinho cc Maria de Morais em 23 de Abril de 1793

Espero que estes elementos lhe possam eventualmente ser de alguma utilidade pois são os únicos de que disponho.

Atenciosamente
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 15:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen