Guerreiros Farinha de São Clemente

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Guerreiros Farinha de São Clemente

#89421 | Adr Cust | 25 abr 2005 10:34

Caros confrades,

Ao aperceber-me de que são vários os pesquisadpres que estão ligados a esta família, nomeadamente Suzy Gama; Manuel da Costa e Cabecinha, decidi colocar aqui no Fórum um tópico sobre os mesmos, porque disponho de muita informação sobre a descendência do casal MANUEL GUERREIRO FARINHA e LEONOR VIEGAS de São Clemente de Loulé, principalmente do ramo do qual a minha esposa descende.
Este casal teve pelo menos quatro filhos que são:

- MANUEL GUERREIRO FARINHA, c.c. Ctharina da Conceição em 03/08/1701, sendo já viúvo de Catharina Viegas com quem casou em 04/12/1690, sendo já viúvo de Catharina de Brito com que tinha casado em 15/12/1688.

-VICENTE GUERREIRO FARINHA c.c. Maria Martins em 09/01/1708 em São Clemente, sendo já viùvo de Catharina Guerreiro com que tinha casado em 01/08/1705 em São Clemente.

- IRIA GUERREIRO c.c. Lourenço Guerreiro da Ponte em 01/08/1705, em São Clemente.

- LEONOR LUIS c.c. Manuel de Brito Raposo em 10/05/1694.

Quem tiver quaisquer dados referente aos ascendentes deste casal, que os queira divulgar, ajudarme-á a prosseguir na minha investigação, como possivelmente eu tambem os poderei ajudar, estando provavelmente já a fazê-lo.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#89422 | Adr Cust | 25 abr 2005 10:42 | Em resposta a: #89421

Caros confrades,

Das coisa que me irritam são erros deste género e ainda mais quando me apercebo logo deles, na ultima frase, eu sei que se escreve ajudar-me-á, desculpem alguns erros que possam existir nestes ou noutros testos, mas todos nós os cometemos, não é que não saibamos como se escreve mas sim pela pressa de escrevermos.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#90031 | suzy gama | 04 mai 2005 20:46 | Em resposta a: #89421

Caro Sr Custódio

Encontrei este registo hoje:

Casamentos S. Clemente

05.02.1776 (288)

MANUEL DOS SANTOS, fº de Manuel dos Santos e Maria Josefa, da Farrobeira
n.p. de Manuel dos Santos e Isabel dos Santos, de Estoi
n.m. de MANUEL GUERREIRO FARINHA e MARIA VIEGAS
c.c
JOANA DE SOUSA, fª de António da Costa e Mariana de Sousa, da Farrobeira
n.p. de Manuel da Costa e Maria Lourenço, dos Valados, Sta Barbara
n.m. de Francisco Gago e Joana de Sousa, do dito sítio (Farrobeira)

Parece-me haver engano no nome da esposa do Manuel Guerreiro Farinha, que penso tratar-se do MGF filho.

Solicitava que, se possível, nos fornecesse as filiações das esposas do MGF filho.

Cumprimentos
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#90072 | Adr Cust | 05 mai 2005 15:42 | Em resposta a: #90031

Cara Susana,

Referes que o Manuel Guerreiro Farinha cc Maria Viegas, avó materno do Manuel dos Santos casado em 05.02.1776 em São Clemente, poderá tratar-se do filho do Manuel Guerreiro Farinha cc Leonor Viegas, mas não é, porque como podes ver na página inicial ele casou com 3 Catharinas, quanto muito e quase certo será um filho de um destes casamentos.
Quanto a ser um engano no nome da Maria Viegas não sei se será, por acaso eu há tempos encontrei o registo de um Tomé nascido em São Clemente em mil setecentos e tal que era filho de Manuel Guerreiro Farinha (dos Quartos) e de Maria Viegas, provavelmente será este.

Os pais das Catharinas com que o Manuel Guerreiro Farinha filho casou são os seguintes:
- Bartolomeu e Maria Mealha de São Clemente, pais da Catharina de Brito.
- Francisco Gago e Domingas Viegas de São Brás, pais da Catharina Viegas.
- João Martins e Catharina de Sousa de São Brás, pais da Catharina Conceição.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#103502 | Adr Cust | 20 out 2005 17:19 | Em resposta a: #90031

Caros confrades:

Alem dos 4 filhos do casal Manuel Guerreiro Farinha e Leonor Viegas que eu referi inicialmente tenho a acrescentar mais a Catarina Guerreira cc António de Figueiredo Pacheco em São Clemente de Loulé em 13.01.1687.
O filho que em princípio será o mais velho e que tem o mesmo nome do pai, Manuel Guerreiro farinha * em 10.11.1663 nos Corgos em Loulé.

Disponho de muita informação sobre esta família em vários ramos que deles descendem, os quais porei à disposição se houver interessados nisso.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#117342 | Adr Cust | 25 abr 2006 15:47 | Em resposta a: #103502

Caros confrades

Parece que até aqui ninguém se ligou a esta família, por isso vou descer um pouco mais na geração para ver se alguém se lhes liga.

Netos de Manuel Guerreiro Farinha cc Leonor Viegas, filhos de Manuel Guerreiro Farinha e sua 3.ª esposa Catarina da Conceição com quem casou em 03.03.1701 em São Brás de Alportel:

- Pedro Guerreiro cc Isabel Viegas em 08.05.1746 em São Brás de Alportel.
- Catarina Guerreiro cc Inácio Viegas, (filho José *28.11.1760 em São Brás de Alportel).
- Domingos Martins Guerreiro cc Catarina Pereira em 22.08.1735 em São Brás de Alportel.
- Maria Guerreira cc José Rodrigues em 22.08.1735 em São Brás de Alportel.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#129794 | Adr Cust | 30 set 2006 11:17 | Em resposta a: #117342

Caros confrades

Em Abril de 2004 criei o tópico “Guerreiros Farinha de São Clemente” ascendentes de minha esposa, para dar e receber novos dados sobre esta família como ninguém o fez até agora faço-o eu, mais uma vez na esperança de a qualquer momento alguém se pronunciar, ligando-se a esta família.

Descendo mais uma geração temos sete bisnetos de MANUEL GUERREIRO FARINHA e LEONOR VIEGAS, filhos de Pedro Guerreiro cc Isabel Viegas, da Barracha, São Brás que são:

- Francisco Guerreiro * São Brás, Barracha
- Estêvão Guerreiro * São Brás, Barracha 26.08.1748
- Maria Guerreira * São Brás, Barracha 20.09.1751
- António guerreiro * São Brás, Barracha 06.12.1756
- D. Esperança Guerreiro * São Brás, Barracha 14.01.1761
- Catarina Maria * São Brás, Barracha 07.10.1764
- Pedro Guerreiro * São Brás, Barracha 16.08.1766

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#129865 | Adr Cust | 30 set 2006 23:12 | Em resposta a: #129794

Continuação da msg anterior:

Filhos de PEDRO GUERREIRO cc ISABEL VIEGAS com respectivos cônjuges :

- FRANCISCO GUERREIRO cc Teresa de Jesus, * Pechão, filha de Manuel de Sousa Pisco e Catarina de Sousa, de Pechão, Arroteia.

- ESTÊVÃO GUERREIRO cc Maria Viegas Correia* Estói, filho de Manuel Correia e Maria de Brito

- MARIA GUERREIRA. cc Manuel Viegas Leiria, * São Brás, Vale da Galega, filho do Capitão Vasco Viegas e Maria Dias Nobre, de São Brás

- ANTÓNIO GUERREIRO cc Maria de Sousa, * Faro, Estói, filha de Simão de Sousa e Isabel Maria, de Estói, Murta.

- D. ESPERANÇA cc Capitão-Mor de Faro Ventura da Cruz, * Faro, São Pedro, filho do Capitão Ventura da Cruz e Maria Josefa, de Faro, São Pedro.

- CATARINA MARIA cc Manuel Afonso Pires, *São Brás, Juncais. António Afonso e Ana Pires, de São Brás, Juncais, filho de António Afonso e Ana Pires, de São Brás, Juncais.

- PEDRO GUERREIRO cc Maria Dias, * São Brás, Barracha 6.ºs avós de minha esposa filho de .João das Neves e Inês Dias, de São Brás Vale da Galega.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Guerreiros Farinha de São Clemente

#322329 | J.R. | 03 fev 2013 06:26 | Em resposta a: #129865

Boa noite amigo Adriano , encontrei um assento de casamento que lhe deve dizer algo : aos vinte dias do mês de Abril de 1896

casaram Martinho de Sousa e Bárbara Maria em S.Brás de Alportel , ela é filha de João Viegas e de Catarina de Sousa , e neta

pela parte paterna do Cap. Vasco Viegas e de Maria Dias Nobre , do sítio de Vale da Galega , e neta pela parte materna de

Manuel de Sousa e de Maria das Neves , do sítio da Ribeira do Alportel . desta mesma freguesia de S.Brás .

Um abraço do amigo Joaquim Rodero .

Resposta

Link directo:

RE: Viegas Leiria S.B.Alportel

#322371 | Adr Cust | 04 fev 2013 01:06 | Em resposta a: #322329

Boa noite amigo Joaquim,

De facto os dados que aqui colocou dizem-me respeito, embora não pertençam a este tópico
A Barbara Maria que refere é irmã da minha 6.ª avó Mariana de Sousa CC Manuel de Brito das Neves em 17-10-1777.

O pai da Bárbara Maria (meu 7.º avô) João Viegas Leiria terá CC Catarina de Sousa cerca de 1757, não tenho a data deste casamento.

Por curiosidade: O meu 7.º avô João Viegas Leiria tem nove irmãos, um deles o Manuel Viegas Leiria CC Maria Guerreira em 13-0-1770 e tiveram 5 filhos uma delas com o nome Bárbara Maria que CC Miguel Nunes em data até ao momento por mim desconhecida.

Um abraço
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen