Tavares da Mota, do termo de Alvares

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89472 | FIGUEIRA | 26 abr 2005 11:03

Caros confrades,

Estou parado num Isidoro Neto Tavares da Mota (casado com Joaquina Maria), que morreu na aldeia do Vilar das Amoreiras (na então recém criada freguesia da Portela do Fojo, pertencente ao extinto concelho de Alvares) em 1816 com, como diz o padre "mais ou menos 81 anos". Ora isso quer dizer que nasceu por volta de 1735. O padre também mencionou que ele era natural de Alvares. Descendo do filho dele, José Tavares da Mota, que casou com outra Joaquina Maria, do Casal de Baixo (na aldeia dos Padrões), onde fixou residência e deixou descendência que seguiu apenas o apelido Tavares (um dos seus filhos foi o meu trisavô Manuel Tavares).

Desde já agradeço.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89539 | E. Osório | 26 abr 2005 23:17 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno Figueira,

O seu Isidoro Tavares da Mota, pelos apelidos e cronologia, parece ser irmão de Ângela Tavares da Mota, b. no Casal das Tulhas a 09-11-1726, de José, aí b. a 28-02-1729, de Manuel Tavares da Mota e ainda de Vítor da Mota Rebelo, que foi Juiz ordinário e dos Órfãos de Alvares.

Estes 4 irmãos (pode haver mais) são referidos como filhos de José Tavares de Morais, b. em Casal das Tulhas a 10-04-1695, que casou em Alvares a 02-09-1726 com Maria Nunes, n. de Casal Diogo Vaz.

José Tavares de Morais era bisneto de Maria Tavares, b. no Ervedal da Beira a 30-04-1605, que casou com o Capitão António Rebelo da Mota, n. de Alvares onde se fixou este ramo.

Maria Tavares era filha de António Esteves Pinto e de sua mulher Catarina Tavares, ambos de famílias ilustres da região de Oliveira do Hospital, das quais tenho elementos desde o início do sec. XVI para próxima publicação. Veja s. f. f. o meu tópico “Raízes da Beira”.

Teria interesse procurar o baptismo de Isidoro em Casal das Tulhas, confirmando a hipótese, caso em que me interessariam os seus elementos, pelo menos até 1800.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89567 | FIGUEIRA | 27 abr 2005 10:11 | Em resposta a: #89539

Caro Eduardo Osório,

Muito obrigado pela sua ajuda.
No meu caso os Tavares vêm-me tanto pelo lado da minha mãe como pelo lado do meu pai, que são primos. Minha mãe ainda é Tavares e minha avó paterna (e alguns dos irmãos do meu pai também). Do meu lado materno sou o único primo que não sou Tavares. Os Tavares do Casal de Baixo, na aldeia dos Padrões, ainda usam o apelido, pelo que tenho informações, pelo menos sobre pessoas que usam este apelido até hoje!
Quanto ao Isidoro pode haver outra teoria. Em 1725 Manuel Martinho Neto casou com Luísa Tavares da Mota. Mas acho que isto é gente da Pampilhosa da Serra, onde por acaso também há uns Rebelo da Mota (na Aldeia Fundeira). Quando acabar o microfilme da Portela do Fojo passarei para Alvares.
Se quiser mais dados disponha.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89711 | FIGUEIRA | 29 abr 2005 11:00 | Em resposta a: #89539

Caro Eduardo,

De facto há uns Rebelo da Mota na Aldeia Fundeira, Pampilhosa da Serra, não sei se estarão relacionados com os seus rebelo da mota, mas a verdade é que por aqueles lados tanto o apelido Rebelo como o Mota já são antigos e estão associados a famílias da região como os Baratas, os Lameiras e os Barrigas.
No século XIX duas mulheres da família Rebelo da Mota da Aldeia Fundeira foram casar na freguesia da Portela do Fojo (esta freguesia foi criada em 1793, pelo que as aldeias que vou referir, antes desta data, pertenciam à freguesia de Alvares):
uma chamava-se Bernardina Rodrigues da Motta, filha de Manoel da Motta e de Joaquina Maria (Rodrigues), sendo que Joaquina é da Aldeia Fundeira e Manoel da Motta da vila de Álvaro; Bernardina casou com Julio Antaõ, do Soutelinho, que teve descendência nascida por volta de 1850 que seguiu os apelidos Antão ou Antão Mota. em relação à segunda senhora não tenho agora os elementos comigo, mas penso que é irmã dela, sendo que casou no Vilar das Amoreiras com u membro da família Antunes Amaro. Estes Motas provêm dos Rebello da Motta.

Outro assunto é que nos assentos na Portela do Fojo aparece gente das Tulhas como testemunhas e padrinhos: eles surgem com os apelidos Rebello da Motta e Rebello Arnaut, tudo isto no século XIX.

Por último, há tempos, numa revista que dá pelo nome «Casas de Portugal», que eu tenho, saiu um artigo com o título "Solar do Ervedal". Neste artigo constam uns Tavares, morgados e viscondes do Ervedal da Beira, cujos costados vêm aqui na base de dados do Genea e que os ligam, por várias linhas ao 1.º Tavares, Dom Estêvão Pires de Tavares, personagem medieval que foi o fundador desta linhagem. Este solar tem uma capela datada da década de sessenta de 1600. Por cima do pótico da capela está a pedra de armas, esquartelada com os brasões das famílias (vou dizer de memória) Sequeira, Tavares, Pinto e Castelo Branco. Dentro da casa está um fresco deste brasão em que no primeiro quartel as armas dos Sequeiras foi substituída pelas dos Albuquerques.
Este artigo está disponível no site desta revista, basta saber o n.º e data da edição, mas agora não a tenho comigo, mas se quiser posso ir ver.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89718 | AQF | 29 abr 2005 14:30 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno,

Quanto à teoria da ascendência via Manuel Martinho Neto e Luísa Tavares da Mota, falei com o João F. Barata e, ao contrário do que eu disse em no tópico da Rufina http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=89591#lista , a falta de filhos entre o casamento 1725 e a filha Anastácia Maria n. 1737 não se deve a um levantamento pouco exaustivo.

Com efeito, o JFB tentou encontrar todos os filhos, mas não teve sucesso ou porque tenham havido falhas nos registos de Alvares (há outros exemplos de falhas por desleixo no registo, perda de folhas, etc.) ou porque tenham sido registados noutras terras.

Por outro lado, como sabe, embora os ascendentes do Manuel Martinho Neto sejam todos de Alvares por várias gerações, os da Luísa Tavares da Mota são do lugar dos Amieiros pelo lado paterno e do lugar das Tulhas (e mais remotamente da Pampilhosa e Ervedal) pelo lado materno, pelo que tb nesta 'teoria' as pesquisas nas Tulhas pode dar pistas.

Pelos nomes, época e locais provavelmente haverá ligações entre os candidados das 'duas teorias' que seria interessante encontrar. Assim para que o confrade Eduardo Osório ou outros possam ver se reconhecem alguém aqui ficam os ascendentes da Luísa.

Geração 1
1 - Luísa Tavares da Mota, nascida - Alvares

Geração 2
2 - Manuel Alvares Barros, nascido - Lugar dos Amieiros
3 - Catarina Tavares, nascida - Casal das Tulhas

Geração 3
4 - Miguel Alves, nascido - Amieiros
5 - Maria Antão, nascido - Amieiros +/1686
6 - Domingos Henriques, nascido - Casal das Tulhas
7 - Isabel Tavares, nascido - Casal das Tulhas

Geração 4
14 - António Rebelo 1592 Pampilhosa
15 - Maria Tavares (ver Manso de Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22)

Geração 5
28 - Paulo Afonso Barata 1565 Pampilhosa
29 - Isabel da Mota (Ver "Manso de Lima" tit. Baratas 4 nº 18)
30 - António Esteves nascido - Ervedal (Manso Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22)
31 - Catarina Tavares (Manso Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22) Estes Tavares de quem descende a maior parte das famílias ilustres da Beira ( e não só) dizem-me que já estão entroncados em trabalho ainda inédito

Geração 6
56 - Baltazar André +1588 Pampilhosa ("Manso Lima" tit. Baratas 4 No. 13)
57 - Brites Rebelo +1583 Pampilhosa ("Manso Lima" tit. Baratas 4 No. 13)

...

Como enquanto há vida há esperança, penso que vale a pena continuar as pesquisas por Tulhas, etc., porque pela data de nascimento o Inácio encaixa bem nas duas teorias.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89732 | AQF | 29 abr 2005 18:28 | Em resposta a: #89539

Caros Eduardo Osório e Nuno Figueira,

Aquando da minha mensagem de hoje para o Nuno, alvitrei que poderia haver alguma relação entre os 'candidatos a pais' do Isidoro nas duas hipóteses em jogo (devido aos nomes, locais e datas), mas por falta de tempo não fiz nenhuma analise em especial deixando o trabalho para outros confrades.

Entretanto a curiosidade foi mais forte e depois de arrumar os dados das duas mensagens chega-se ao seguinte:

Hipótese A

O Isidoro Tavares da Mota, pelos apelidos e cronologia, parece ser irmão de

1 - Ângela Tavares da Mota, b. no Casal das Tulhas a 09-11-1726,
1 - José, aí b. a 28-02-1729,
1 - Manuel Tavares da Mota
1 - Vítor da Mota Rebelo, que foi Juiz ordinário e dos Órfãos de Alvares.

2 - José Tavares de Morais, b. em Casal das Tulhas a 10-04-1695,
que casou em Alvares a 02-09-1726 com
3 - Maria Nunes, n. de Casal Diogo Vaz.

4 - ??
5 - ??

8 ou 10 - Maria Tavares, b. no Ervedal da Beira a 30-04-1605, que casou com o
9 ou 11 - Capitão António Rebelo da Mota, n. de Alvares onde se fixou este ramo.

16 ou 20 - António Esteves Pinto e de sua mulher
17 ou 21 - Catarina Tavares, ambos de famílias ilustres da região de Oliveira do Hospital, das quais tenho elementos desde o início do sec. XVI para próxima publicação.

Hipótese B

O Isidoro Neto Tavares da Mota pode ser filho de Manuel Martinho Neto, casado em 1725 em Alvares com:

Geração 1
1 - Luísa Tavares da Mota, nascida - Alvares
Geração 2
2 - Manuel Alvares Barros, nascido - Lugar dos Amieiros
3 - Catarina Tavares, nascida - Casal das Tulhas
Geração 3
4 - Miguel Alves, nascido - Amieiros
5 - Maria Antão, nascido - Amieiros +/1686
6 - Domingos Henriques, nascido - Casal das Tulhas
7 - Isabel Tavares, nascido - Casal das Tulhas
Geração 4
14 - António Rebelo 1592 Pampilhosa
15 - Maria Tavares (ver Manso de Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22)
Geração 5
28 - Paulo Afonso Barata 1565 Pampilhosa
29 - Isabel da Mota (Ver "Manso de Lima" tit. Baratas 4 nº 18)
30 - António Esteves nascido - Ervedal (Manso Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22)
31 - Catarina Tavares (Manso Lima - Tit. "Baratas" 4 N 22)
...

e portanto confirmam-se as suspeitas das ligações, pois seguramente um dos pais do 2 - José Tavares de Morais, da ‘hipótese A’ é irmão da 7 - Isabel Tavares, da ‘hipótese B’.

Nestas circunstâncias, em qualquer das hipótese, o Isidoro seria sempre trineto do António Rebelo e da Maria Tavares.

A confirmar-se a validade das hipóteses, pessoalmente inclino-me mais para a segunda por justificar de modo evidente o apelido Neto do Isidoro.

Pedia ao confrade Eduardo Osório o favor de dar os nomes dos pais do José Tavares de Morais, se conhecidos, e ainda se me podia enviar o endereço de e-mail para angelo.fonsecaarrobanetcabo.pt , porque gostaria de trocar umas informações relativas ao meu ramo.

Cumprimentos a ambos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89736 | AQF | 29 abr 2005 19:11 | Em resposta a: #89539

Caro Eduardo Osório,

Na minha mensagem anterior, por lapso, coloquei apenas uma geração entre o António Rebelo & Maria Tavares e o bisneto José Tavares de Morais, embora tenha concluído correctamente que o Isidoro seria sempre trineto do António Rebelo e da Maria Tavares.

Como faltam os nomes de duas gerações a correcção seria um pouco complicada, pelo que pedia o favor de indicar os nomes quer dos pais quer dos avós do José Tavares de Morais.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89741 | E. Osório | 29 abr 2005 19:56 | Em resposta a: #89711

Caro Nuno Figueira,

O meu interesse pelos Tavares da Mota prende-se com os "Tavares" e não propriamente com os "Rebelo da Mota", como se depreende do meu texto inicial. Pelo que me diz, os apelidos tradicionais do lugar são Rebelos e Motas. Mais confirma que o apelido "Tavares da Mota" provavelmente só existe desde o casamento do Capitão António Rebelo da Mota com Maria Tavares, do Ervedal.

Estes Tavares são os mesmos dos viscondes do Ervedal da Beira, e vão ser tratados no meu estudo. Conheço a casa. Continuo com interesse em saber da sua eventual ligação a estes Tavares.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Isidoro Tavares da Mota entrocado

#89803 | AQF | 01 mai 2005 10:53 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno,

No seguimento das últimas conversas e dos dados recebidos de Eduardo Osório, aqui fica para quem tiver interesse o entrocamento provisório do Isidoro Neto Tavares da Mota como filho de Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto.

Catarina Tavares + & António Esteves
1. Maria Tavares 1605 &1629 António Rebelo 1592 &1637 António Nunes Homem
1.1. Paulo x 1631
1.2. Isabel Tavares Pinto 1633 &1657 Domingos Henriques Barata 1623
1.2.1. António Rebelo 1658
1.2.2. Isabel Tavares 1659
1.2.3. Catarina Tavares 1661 &1693 Manuel Álvares Barros
1.2.3.1. Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
1.2.3.1.1. Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria x
1.2.3.1.1.1. José Tavares da Mota & Joaquina Maria x
1.2.3.1.1.1.1. Manuel Tavares
1.2.3.1.2. Anastácia Maria x 1737 & António Caetano Fonseca
1.2.3.1.2.1. José António Caetano da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
1.2.3.1.2.1.1. Bernardo António Cortez da Fonseca 1825-1908
1.2.3.1.2.1.2. José António Cortez da Fonseca 1827-1899
1.2.3.1.2.1.3. Maria da Piedade Cortez da Fonseca 1829-
1.2.3.1.2.1.4. António Cortez da Fonseca 1835-1894
1.2.3.1.2.2. Sebastiana x 1780
1.2.3.1.2.3. Bernardo Caetano 1783
1.2.3.1.3. Felizarda ? 1740
1.2.3.1.4. João x 1743
1.2.4. Ana da Mota Rebelo 1664 &1692 Manuel de Morais +
1.2.4.1. Manuel Tavares de Morais
1.2.4.2. José Tavares de Morais
1.2.4.3. Luísa x 1698
1.2.4.4. Ângela x 1703
1.2.5. Teresa x 1666
1.2.6. Mariana Tavares 1667
1.2.7. Amaro Tavares da Mota 1670
1.3. António Barata Rebelo 1635 & Ana Mendes ca 1659
1.3.1. António Rebelo da Mota, Padre +
1.4. Maria Tavares

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89885 | FIGUEIRA | 02 mai 2005 18:27 | Em resposta a: #89741

Caro Eduardo,

Satisfazendo a sua curiosidade,

Eu:
1- Nuno Miguel Marques Figueria

sou filho de:
2- Artur Dias Barata Figueira
3- Arminda Marques Tavares

sou neto de
4- Manuel Barata Figueira Júnior,
5- Arminda Dias de Jesus (por vezes esta minha avó surge com o nome Arminda Tavares Figueira, sendo que os três irmãos mais novos do meu pai usam os apelidos Tavares Barata Figueira e Dias Tavares Figueira),
6- Manuel Tavares da Chã,
7- Maria de Jesus Marques,

a minha avó paterna Arminda é irmã do meu avô materno Manuel, pelo que tenho duas costelas Tavares

Arminda e Manuel são filhos de
Manuel Tavares (casado com Luísa Dias de Jesus),
são netos de
Manuel Tavares (casado com Joaquina Henriques)
são bisnetos de
José Tavares da Mota (casado com Joaquina Maria)
são trinetos de
Isidoro Neto Tavares da Mota (casado com Joaquina Maria)

Isidoro Neto Tavares da Mota era natural de Alvares e morreu no Vilar das Amoreiras com 81 anos, em 1816, foi para lá morar porque casou com uma senhora de lá.
Seu filho José Tavares da Mota nasceu no Vilar das Amoreiras provavelmente num ano em que este Vilar pertencia à freguesia da Madeirã. Casou com Joaquina Maria, do Casal de Baixo, na aldeia dos Padrões, filha de Francisco Lopes, do Pedrógão Grande e de Ana Maria Teresa do referido Casal de Baixo.
Como os assentos de baptismo entre 1793, ano da criação da paróquia, e 1814 desapareceram não sei quando nasceu o meu 1.º Manuel Tavares, sei que uma irmã nasce em 1817.
O segundo Manuel Tavares, meu bisavô nasceu em 1851 e faleceu em 1929.
O meu avô Manuel nasceu em 1910, também no Casal de Baixo e morreu em 1989 e minha avó Arminda nasceu em 1907 e morreu em 1984.
Minha mãe também nasceu no Casal de Baixo em 1948, onde morou até casar com o meu pai em 11-09-1971. O seu casamento foi celebrado na Capela de Nossa Senhora da Boa-Memória da Quinta dos Padrões. Meu pai nasceu em 1935 no Casal de Cima.

Espero ter satisfeito a sua curiosidade.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS- exceptuando os meus Tavares, todos os outros estão no Vilar, mas só consegui identificar os meus como vindos de fora, os outros Tavares do Vilar, que são muitos, não os entronquei com os meus devido àquela falha nos assentos de baptismo.
NMF

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89888 | E. Osório | 02 mai 2005 19:18 | Em resposta a: #89885

Caro Nuno Figueira,

Agradeço a sua atenção. Não era minha intenção ser curioso - provavelmente não me expressei bem - mas apenas saber "a sua linha" até ao início do sec. XIX, altura em que o meu estudo termina, como refiro no meu tópico "Raízes da Beira".

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#89921 | FIGUEIRA | 03 mai 2005 09:32 | Em resposta a: #89888

Caro Eduardo,

Quem é curisoso sou eu, por acaso pertence à família Tavares das Tulhas. Mais uma curiosidade, os sobrinhos da minha mãe são todos Tavares, nascidos entre 1960 e 1983 e já tem sobrinhos netos nascidos em 1996 com o apelido Tavares.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS- ontem estive a vaer alinha dos nossos Tavres aqui no GENEA e achei muito interessante ver que eles são descendentes de D. Pedro I e D. Inês de Castro!
Vá dando notícias.
NMF

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos Familiares

#89933 | AQF | 03 mai 2005 13:49 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno e Eduardo Osório,

Numa recente conversa com o parente João Fonseca Barata, ele informou-me que encontrou em Coimbra os processos de dois padres Inácio que permitem mais uns avanços neste ramo. Resumidamente teremos:

- Padre Inácio Henriques Barata com inquirição em 1749, filho do 1º casamento do 'nosso' Manuel Martinho Neto com Teresa Henriques, do Casal Novo, filha de Manuel Henriques, do Casal Novo e Isabel Antão.

- Padre Inácio da Fonseca com habilitação em 1789 ou 1798 (o JFB vai clarificar qual a data correcta) que é filho dos 'meus' António Caetano da Fonseca e da Anastácia Maria Tavares da Mota (os apelidos desta passaram a ser conhecidos).
Portanto este padre, que poderá ou não ser o filho mais velho, é meio sobrinho do padre anterior.

Suspeitamos que a Teresa tenha falecido cedo, eventualmente do parto do Inácio, porque o segundo casamento com a Luísa Tavares da Mota dá-se em 1725 (pouco depois do nascimento do Inácio) e as relações da Luísa com a família da primeira mulher mantêm-se (o padrinho da filha Anastácia Maria é o Manuel Henriques pai da Teresa substituído depois pelo neto Padre Inácio que tb vê o seu nome dado ao sobrinho padre, filho da Anastácia).

Suspeito tb que a Teresa Henriques seja familiar do Domingos Henriques Barata que vem no doc. do Eduardo Osório e que uma Maria, filha de Manuel Morais, que foi madrinha da Anastácia seja familiar dos Morais relatados no referido documento.


Já procedi às alterações correspondentes no site, que basicamente resultam em:

Manuel Martinho Neto & Teresa Henriques &1725 Luísa Tavares da Mota
1. Inácio Henriques Barata, Padre
2. Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria x
2.1. José Tavares da Mota & Joaquina Maria x
2.1.1. Manuel Tavares
3. Anastácia Maria Tavares da Mota 1737 & António Caetano Fonseca
3.1. Inácio da Fonseca, Padre ca 1769
3.2. José António Caetano da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
3.2.1. Bernardo António Cortez da Fonseca 1825-1908
3.2.2. José António Cortez da Fonseca 1827-1899
3.2.3. Maria da Piedade Cortez da Fonseca 1829-
3.2.4. António Cortez da Fonseca 1835-1894
3.3. Sebastiana x 1780
3.4. Bernardo Caetano 1783
4. Felizarda ? 1740
5. João x 1743

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#90086 | E. Osório | 05 mai 2005 17:11 | Em resposta a: #89921

Caro Nuno Figueira,

Não pertenço aos Tavares que refere, nem sequer a toda a linha destes Tavares. A minha mulher sim, dos ramos que se conservaram no actual concelho de Oliveira do Hospital.

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90195 | AQF | 06 mai 2005 21:07 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno,

Enquanto não sai o livro do Eduardo Osório, completei os avoengos dos 'nossos' Tavares da Mota já referidos neste tópico com as informações do Genea a partir de Maria Tavares (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316032 ), como poderá ver no site.

Aqui fica um cherinho das primeiras 10 gerações.

Geração 1
1 - Maria Tavares 1605
Geração 2
2 - António Esteves
3 - Catarina Tavares ca 1570-1608
Geração 3
6 - Pedro Tavares ca 1500
7 - Isabel Nunes de Figueiredo +1624
Geração 4
12 - N. Tavares ca 1470
13 - ? ?
14 - António Fernandes de Abreu ca 1530
15 - Isabel Nunes de Figueiredo 1532-1582
Geração 5
28 - Roque Fernandes de Abreu ca 1530-1638
29 - Isabel Francisca de Figueiredo ca 1570-1634
Geração 6
56 - Roque Fernandes de Abreu ca 1480-1572
57 - Isabel Nunes ca 1480
58 - Pedro Afonso de Figueiredo 1525-1610
59 - Ana Francisca Nunes 1533-1594
Geração 7
112 - Luis de Abreu ca 1460
113 - Águeda Fernandes de Figueiredo ca 1460
116 - Afonso Gonçalves de Figueiredo
117 - Agostinha Lourenço
Geração 8
224 - Pedro Gomes de Abreu ca 1440
225 - Mécia da Cunha, 10ª Senhora de Tábua ca 1440
Geração 9
448 - João Gomes de Abreu, Bispo de Viseu ca 1410-1482
449 - Beatriz de Eça ca 1415
450 - Álvaro da Cunha ca 1400
451 - Inês de Góis
Geração 10
896 - Diogo Gomes de Abreu ca 1375
897 - Leonor Viegas do Rego
898 - Fernando de Portugal, Senhor de Eça 1378
899 - ? ?
900 - Martim Vaz da Cunha ca 1375
901 - Maria Andrade ca 1385
902 - Pedro de Góis
903 - Margarida Cabral

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90305 | FIGUEIRA | 09 mai 2005 10:21 | Em resposta a: #90195

Caros Angelo,

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316996
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316995

Estes são os meus Tavares e os meus Baratas, pelo que lá consta este casal não tem filhos, o que quer dizer que eu "não existo"!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#90308 | FIGUEIRA | 09 mai 2005 10:48 | Em resposta a: #90086

Caro Eduardo,

Desconhecia de todo que tinha primos em Oliveira do Hospital.
Para quando sai o seu livro?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90314 | AQF | 09 mai 2005 11:22 | Em resposta a: #90305

Caro Nuno,

Não desanime, porque isso sucede com muitos outros confrades e além disso temos a prova da sua existência !

Tanto quanto sei no Genea há a preocupação de colocar os avoengos que vêm nos nobiliários e outras fontes reconhecidas, não havendo vocação para completar todos os ramos com descendentes até à actualidade.

Neste caso, pelas fontes indicadas, a informação resultou da contribuição de algum confrade ou estudo do próprio Genea, que por qualquer razão (interesse, relevância, conhecimento) só lhes interessou aquele pequeno núcleo, mas que o Nuno pode complementar.

Para pequenas alterações pode corrigir ou completar através da correcção da(s) página(s) disponível no Genea, desde que devidamente fundamentado. É um pouco demorado, mas sei que funciona, porque já o fiz diversas vezes.

Para grandes alterações ou genealogias inteiras pode enviar o estudo ao Genea, que estão abertos a receber contribuições, desde que fundamentado e tenha alguma relevância para a comunidade.

Se tiver o nível de acesso adequado, também tem a hipótese de criar sem limites páginas pessoais no Guarda-Mor, mas para grandes genealogias não é muito económico.

De qualquer forma, no meu site já tem lugar garantido.

Um abraço,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#90349 | E. Osório | 09 mai 2005 16:07 | Em resposta a: #90308

Caro Nuno Figueira,

O estudo (são pelo menos 2 volumes) sairá em princípio até ao final do ano, se terminar o texto até ao Verão e chegar a acordo com a editora. Sei que pediu o meu e-mail ao Genea, que para este efeito é osorio2004arrobasapopontopt.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#90353 | FIGUEIRA | 09 mai 2005 16:29 | Em resposta a: #90349

Caro Eduardo,

Estou a passar para computador os assentos paroquiais (os que me interessam) da Portela do Fojo onde constam, entre outros os Tavares da Mota, assim que estiver pronto enviar-lhe-ei por e-mail.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90735 | E. Osório | 12 mai 2005 20:36 | Em resposta a: #90314

Caro Ângelo Fonseca,

Creio que me perguntou onde é que eu tinha encontrado o nome de Manuel Álvares "Barros", casado com Catarina Tavares da Mota, ao que eu não soube responder. De facto, não é assim, mas Manuel Álvares Soares, tal como consta do processo "de genere" de João Tavares da Mota em 1785 (AUC - Ordenações sacerdotais, Caixa 748).

Aí figura o seguinte:

1 - João Tavares da Mota, que fez inquirições em 1785 e no mesmo ano escritura de património.
2 - Manuel Martinho Neto
3 - Luísa Tavares da Mota
4 - Manuel Neto
5 - Francisca Lopes
6 - Manuel Álvares Soares
7 - Catarina Tavares da Mota

Refere-se que os pais, assim como os avós paternos e maternos eram «lavradores que viviam de suas fazendas».

No AUC há mais processos desta família, nomeadamente:

António Tavares (Tulhas, Alvares, 1723) - Caixa 259
Inácio da Fonseca (Mega Fundeira, Alvares, 1798) - Caixa 560
João Tavares de Morais (Tulhas, Alvares, 1713) - Caixa 748

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90738 | AQF | 12 mai 2005 22:17 | Em resposta a: #90735

Caro Eduardo Osório,

Muito obrigado pela sua preocupação em satisfazer a minha curiosidade.

Terei em conta a sua informação no meus estudos dos avoengos deste ramo.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos Familiares

#90759 | AQF | 13 mai 2005 10:42 | Em resposta a: #89933

Caros Nuno e Eduardo Osório,

Cruzando as informações do João Fonseca, da mensagem a que respondo, com as vossas novas informações resultam as seguintes alterações:

Do Eduardo Osório (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90735#lista)

1- A habilitação do padre Inácio da Fonseca foi em 1798, o que esclareçe a dúvida do João Fonseca (1789 ou 1798 ?), que eu havia referido. Deste modo, alterei o nascimento do padre de 1769 para 1778 (considerando os mesmos 20 anos na altura da habilitação), deixando assim de ser o filho mais velho da Anastácia Maria Tavares da Mota & António Caetano Fonseca, lugar para onde regressa o 'meu' José António Caetano da Fonseca n. 1777.

2- O nome do João x n. 1743, filho de Manuel Martinho Neto & Luísa Tavares da Mota, passa a João Tavares da Mota, tal como consta do seu processo "de genere" em 1785, isto supondo que não há outro filho João pois a habilitação dá-se apenas aos 42 anos de idade.

3- Da mesma habilitação resultam correcções aos nomes dos pais da Luísa Tavares da Mota que passam de Manuel Álvares Barros para Manuel Álvares Soares e Catarina Tavares para Catarina Tavares da Mota.

Do Nuno (P.S. em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90055#lista)

4- O José Tavares da Mota, filho de Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria tem um irmão chamado Joaquim Tavares da Mota casado com Maria Mendes.

Já procedi às alterações correspondentes no site, que basicamente resultam em:

Manuel Álvares Soares &1693 Catarina Tavares da Mota 1661
1. Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
1.1. Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria x
1.1.1. José Tavares da Mota & Joaquina Maria x
1.1.1.1. Manuel Tavares
1.1.2. Joaquim Tavares da Mota & Maria Mendes
1.2. Anastácia Maria Tavares da Mota 1737 & António Caetano Fonseca
1.2.1. José António Caetano da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
1.2.1.1. Bernardo António Cortez da Fonseca 1825-1908
1.2.1.2. José António Cortez da Fonseca 1827-1899
1.2.1.3. Maria da Piedade Cortez da Fonseca 1829-
1.2.1.4. António Cortez da Fonseca 1835-1894
1.2.2. Inácio da Fonseca, Padre ca 1778
1.2.3. Sebastiana x 1780
1.2.4. Bernardo Caetano 1783
1.3. Felizarda ? 1740
1.4. João Tavares da Mota 1743

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90763 | AQF | 13 mai 2005 11:12 | Em resposta a: #90735

Caro Eduardo Osório,

Por favor ver também http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90759#lista .

Em especial pedia a sua opinião sobre a associação que fiz do 'meu' João n. 1743 com o 'seu' João Tavares da Mota que levam a inquirições feitas aos 42 anos de idade. Está correcto ou haverá outro irmão com o mesmo nome ?

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90773 | E. Osório | 13 mai 2005 13:45 | Em resposta a: #90763

Caro Ângelo Fonseca,

Por mim, está correcto. Acrescento que o Padre Inácio da Fonseca, de acordo com o seu processo, nasceu a 17-09-1772.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos Familiares

#90867 | AQF | 14 mai 2005 02:44 | Em resposta a: #90759

Caros Nuno e Eduardo Osório,

O padre Inácio da Fonseca passa novamente a filho primogénito, pois nasceu a 17-09-1772 conforme informação adicional de Eduardo Osório em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90773#lista .

Portanto o processo de 'génere' decorreu quando ele tinha 26 anos em vez do mínimo de 20 anos que eu havia estimado.

Já procedi às alterações correspondentes no site, que basicamente resultam em:

Catarina Tavares da Mota 1661 &1693 Manuel Álvares Soares
1. Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
1.1. Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria x
1.1.1. José Tavares da Mota & Joaquina Maria x
1.1.1.1. Manuel Tavares
1.1.2. Joaquim Tavares da Mota & Maria Mendes
1.2. Anastácia Maria Tavares da Mota 1737 & António Caetano Fonseca
1.2.1. Inácio da Fonseca, Padre 1772
1.2.2. José António Caetano da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
1.2.2.1. Bernardo António Cortez da Fonseca 1825-1908
1.2.2.2. José António Cortez da Fonseca 1827-1899
1.2.2.3. Maria da Piedade Cortez da Fonseca 1829-
1.2.2.4. António Cortez da Fonseca 1835-1894
1.2.3. Sebastiana x 1780
1.2.4. Bernardo Caetano 1783
1.3. Felizarda ? 1740
1.4. João Tavares da Mota 1743

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#90868 | AQF | 14 mai 2005 03:01 | Em resposta a: #90773

Caro Eduardo Osório,

Muito obrigado pela informação adicional.

Em resultado dela, o padre Inácio da Fonseca passa novamente a filho promogénito conforme pode ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=90867.

Os três irmãos mais novos nascem espaçados de 3 anos (1777, 1780 e 1783), pelo que me fica a dúvida se não haverá outro irmão no período de 5 anos entre o padre (1772) e o próximo irmão (1777).

Se souber mais alguma coisa agradeço a informação.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#91058 | FIGUEIRA | 16 mai 2005 14:47 | Em resposta a: #89472

...

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91390 | AQF | 20 mai 2005 03:59 | Em resposta a: #89472

Caro Nuno,

No seguimento da informação que lhe enviei, sobre a pesquisa para entroncar o Dr. José Augusto Rebelo da Mota Arnaut, meu amigo de infância na Lousã, foi possível acrescentar mais um ramito quer aos Tavares da Mota quer aos Fonseca Arnaut.

Aqui fica um pequeno resumo (só 5 gerações) relativo aos Tavares da Mota , que tb já inclui o 'seu' Joaquim Tavares da Mota:

Isabel Tavares Pinto 1633 &1657 Domingos Henriques Barata 1623
1. António Rebelo 1658
2. Isabel Tavares 1659
3. Catarina Tavares da Mota 1661 &1693 Manuel Álvares Soares
3.1. Luísa Tavares da Mota &1725 Manuel Martinho Neto
3.1.1. Isidoro Neto Tavares da Mota 1735-1816 & Joaquina Maria x
3.1.1.1. José Tavares da Mota & Joaquina Maria x
3.1.1.1.1. Manuel Tavares
3.1.1.2. Joaquim Tavares da Mota & Maria Mendes
3.1.2. Anastácia Maria Tavares da Mota 1737 & António Caetano Fonseca
3.1.2.1. Inácio da Fonseca, Padre 1772
3.1.2.2. José António Caetano da Fonseca 1777 &1824 Maria Antunes Cortez
3.1.2.2.1. Bernardo António Cortez da Fonseca 1825-1908
3.1.2.2.2. José António Cortez da Fonseca 1827-1899
3.1.2.2.3. Maria da Piedade Cortez da Fonseca 1829-
3.1.2.2.4. António Cortez da Fonseca 1835-1894
3.1.2.3. Sebastiana x 1780
3.1.2.4. Bernardo Caetano 1783
3.1.3. Felizarda ? 1740
3.1.4. João Tavares da Mota 1743
4. Ana da Mota Rebelo 1664 &1692 Manuel de Morais +
4.1. Manuel Tavares de Morais
4.2. José Tavares de Morais
4.3. Luísa x 1698
4.4. Ângela x 1703
5. Teresa x 1666
6. Mariana Tavares 1667
7. Amaro Tavares da Mota 1670 & Escolástica das Neves
7.1. Vítor da Mota Tavares, Capitão &1749 Maria Micaela Rebelo da Mota
7.1.1. António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut
7.1.1.1. Vítor Rebelo da Mota &1821 Maria de Jesus Rita de Vasconcelos e Cunha Cunha

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91398 | FIGUEIRA | 20 mai 2005 10:18 | Em resposta a: #91390

Caro Angelo,

Afinal o Isidoro morreu em 1811 com 86 anos, os algarismos estavam certos, mas no loval errado, pelo que ele terá antes nascido em 1725, 10 anso antes.

Cumprimentos

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#91400 | Correia74 | 20 mai 2005 11:42 | Em resposta a: #89472

Olá, Nuno, e demais participantes, bom dia.

Em primeiro lugar, peço desculpa por lhe ocupar o tópico com um outro assunto, acerca de Alvares é certo mas, que não a ver com os Tavares da Mota.

Não sei se algum de vós cohece a aldeia de Alvares. A minha pergunta prende-se, não com genealogia mas, com uma casa de dois pisos que fica practicamente de frente para a Igreja de São Mateus. Essa casa, em ruinas, que há dois anos ainda lá se encontrava tinha, para além para além da sua côr pouco vulgar (penso tratar-se de uma casa de fim do sec. XIX), tinha os vidros das janelas interessantissimos, todos às cores, faziam-me lembrar os vitrais das Igrejas e que me deixaram fascinada. Infelizmente, a memória do cartão da máquina estava cheia, não consegui tirar fotografias e o numero de telefone (a casa estava para venda "a quem oferecer mais") perdi-o.

Conhecem a dita casa? Sabem a quem pertence/pertenceu?

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91411 | AQF | 20 mai 2005 14:43 | Em resposta a: #91398

Caro Nuno,

O facto do nascimento ser mais cedo não me choca nada porque havia um período de 9 anos sem filhos desde o casamento dos pais, Manuel Martinho Neto e Luísa Tavares da Mota, em 22 de Maio de 1725.

No entanto, o nascimento em 1725 parece-me cedo de mais atendendo à data do casamento, podendo-se colocar-se 4 hipóteses:

1- Nos registos, por vezes enganavam-se na contagem dos anos ou na escrita e em vez de 86 podia ter apenas 85, resultando o nascimento em 1726.
2- Nasceu prematuro no final de 1725 com 6 ou 7 meses.
3- A mãe já estava grávida quando se casaram.
4- Não é filho daquele casal.

Inclino-me mais para a primeira hipótese, porque o casamento dos pais dá-se pouco depois do nascimento do meio irmão Inácio (tem habilitação de génere em 1749) filho da primeira mulher do M. M. Neto, que até suspeitamos possa ter ficado víuvo por morte da mulher no parto, e a segunda mulher manteve um bom relacionamento com a família da primeira mulher.

Seria interessante que encontrasse mais algum dado que confirmasse isto.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91455 | E. Osório | 21 mai 2005 10:27 | Em resposta a: #91411

Caro Ângelo Fonseca,

Isidoro Neto Tavares da Mota era o filho primogénito dos pais indicados e foi b. em Alvares a 02-09-1726. Os pais tiveram 9 filhos, sendo o mais novo um Luís, que aí n. a 12 e foi b. a 21-03-1750.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91470 | AQF | 21 mai 2005 20:34 | Em resposta a: #91455

Caro Eduardo Osório,

Muito obrigado pela sua informação que veio mesmo a calhar, pois confirma a 'teoria' dos 1726, permite entroncar o Nuno Figueira definitivamente e mata todas as dúvidas que ainda havia.

Fico curioso de saber se encontrou os dados nos seus arquivos ou se foi à procura nos registos.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91511 | E. Osório | 22 mai 2005 16:21 | Em resposta a: #91470

Caros Ângelo Fonseca e Nuno Figueira,

Encontrei os elementos nos registos, naturalmente. Os meus arquivos são razoáveis, mas não tanto...

Como referi ao Ângelo Fonseca (para o seu e-mail) fotografei a casa dos "Rebelos da Mota Arnaut" no Casal das Tulhas, para possível edição nas minhas "Raízes da Beira".

Duas questões, uma para cada um:

10 – José Tavares da Mota, que casou em Alvares a 07-09-1811 com Joaquina Maria, n. em Casal de Baixo, filha de Francisco Lopes e de sua mulher Maria Teresa. Com geração (Nuno Figueira). Precisava de uma designação genérica que abrangesse esta descendência, tipo dois ou três nomes de família, ou ramos principais.

10 – José António Caetano da Fonseca, n. a 28-05-1777, casou em Alvares a 16-06-1824 com Maria Antunes Cortês, daí natural, filha de Domingos José Cortês Garcia e de sua mulher Isabel Maria Simões Antunes. Com geração (Ângelo Fonseca). Precisava a mesma coisa acima

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91552 | AQF | 23 mai 2005 04:42 | Em resposta a: #91455

Caro Eduardo Osório,

O João Fonseca Barata informou que o Manuel Martinho Neto e a 1ª mulher Teresa Henriques tiveram mais a filha Maria de São João nascida a 12-5-1724.

Isto significa que provavelmente o Manuel Martinho Neto terá enviuvado nesta altura em resultado da morte da mulher no parto. Um ano depois, a 22-5-1745, casou com Luísa Tavares da Mota e no ano seguinte, a 2-9-1726 nasceu o Isidoro Neto Tavares da Mota, 1º filho deste matrimónio e meio irmão da referida Maria S. João.

Cronologicamente tudo encaixa bem, pelo que assim considerarei no site até prova em contrário.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91558 | FIGUEIRA | 23 mai 2005 10:39 | Em resposta a: #91511

Caro Eduardo,

Esta família apenas usou o nome Tavares, pelo menos até ao príncipio do século XX, embora fossem conhecidos como os Tavares do Casal de Baixo.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91562 | FIGUEIRA | 23 mai 2005 10:49 | Em resposta a: #91455

Caro Eduardo,

Presumo que tenha encontrado o assento de baptismo do meu Isidoro, podia enviar-mo, a transcrição, para aqui ou para o meu e-mail?
Obrigado!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91565 | AQF | 23 mai 2005 12:10 | Em resposta a: #91511

Caro Eduardo Osório,

Gostei muito das notícias da sua ida a Alvares e a Coimbra (o JFB disse-me que almoçou lá consigo), que espero tenham corrido a seu contento.

Quanto ao seu pedido sobre a designação genérica da nossa descendência, numa opinião meramente pessoal, chamar-lhe-ia 'Corteses da Fonseca de Mega Fundeira, Alvares'.

Deste tronco partem vários ramos com descendência até aos dias de hoje, a saber: Baeta da Fonseca (Alvares, Lisboa), Queiroz da Fonseca (Lousã, Lisboa), Fellipe Fonseca (Alvares, Brasil) e mais um (Cortez Fonseca Neves ?), ligado ao primogénito, que estamos a terminar a ligação. Eventualmente, haverá outro que ainda não sabemos se manteve descendência.

Irei consultar um ou dois parentes descendentes desta linha e depois dou-lhe a nossa opinião definitiva.

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#91566 | FIGUEIRA | 23 mai 2005 12:20 | Em resposta a: #91400

Olá Cláudia,

Lamento, mas não posso ajudá-la!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91577 | E. Osório | 23 mai 2005 14:36 | Em resposta a: #91562

Caro Nuno Figueira,

Não disponho de mais elementos. Tirei apenas a data e os nomes dos pais. Nem sequer dos padrinhos... O que sucede é que eu estou em "fim de linha" do meu estudo, e procedi a uma busca rápida nestes paroquiais de Alvares. Mesmo assim, foram 23 assentos de casamento e quase 50 de baptismo, só de "Tavares da Mota"... até 1760.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#91624 | FIGUEIRA | 24 mai 2005 09:42 | Em resposta a: #91577

Caro Eduardo,

Em todo o caso obrigado na mesma, afinal de contas limitou-se a fazer aquilo que eu também faço, como já deve ter reparado pelos elementos que lhe mandei; e o meu Isidoro ficou definitivamente entroncado nos Tavares das Tulhas. Aprofundando um pouco mais a minha anterior mensagem, dos Tavares do Casal de Baixo descendem (meados do século XX): os Tavares Lourenço, do Casal de Baixo (Padrões, Portela do Fojo), com várias ramificações na Beira e em Sintra; os Marques Tavares, da Casa da Chã, no Casal de Baixo (Padrões, Portela do Fojo), com ramificações em Alvaiázere e região de Lisboa; os Tavares Francisco, das Adegas (Padrões, Portela do Fojo), que passaram a Lisboa; os Dias Tavares Barata Figueira, da Casa da Figueira, no Casal de Cima (Padrões, Portela do Fojo), com ramificações na região de Lisboa, Pedrógão Grande, Águeda e Coimbra; e os Marques Figueira, de Lisboa; entre outros.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

PS: aguardo ansioso pelo seu livro.
NMF

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#92410 | FIGUEIRA | 02 jun 2005 11:00 | Em resposta a: #91552

Caro Angelo,

Nos assentos de baptismo de Alvares encontrei em 1819 o baptismo de Inácio, nascido na Lomba, filho de João Tavares, da vila (de Alvares) e de Joaquina Maria, neto paterno de Hipólito Neto Tavares, e de Teresa Jacinta e materno de José Antão e de Joaquina Maria. Foi padrinho o tio paterno Inácio Neto Tavares da Mota.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares III

#92928 | AQF | 09 jun 2005 04:58 | Em resposta a: #89472

Caros Confrades,

Numa lista de padres recebida do João Fonseca Barata aparecem António Rebelo, Rafael Lopes Barreto e Bernardo Cortês Baeta que pertencem a esta família.

Deste modo a lista de descendentes de http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=91390#lista deverá ser acrescentada com:

Isabel Tavares Pinto 1633 &1657 Domingos Henriques Barata 1623
1. António Rebelo, Capitão 1658 & Natália Henriques
1.1. António Rebelo, Padre
...

7. Amaro Tavares da Mota 1670 & Escolástica das Neves
7.1. Vítor da Mota Tavares, Capitão &1749 Maria Micaela Rebelo da Mota
7.1.1. António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut
7.1.1.1. Vítor Rebelo da Mota &1821 Maria de Jesus Rita de Vasconcelos e Cunha
7.1.2. Joaquina Rebelo da Mota & Pedro António Barreto Arnaut da Fonseca 1747
7.1.2.1. Rafael Lopes Barreto, Padre
7.1.2.2. Joaquina Maria da Encarnação & Bernardo José Baeta Cortês
7.1.2.2.1. Bernardo Cortês Baeta, Padre

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#92932 | Correia74 | 09 jun 2005 09:34 | Em resposta a: #91390

Caro Ângelo,

Existiu, também um vigário de seu nome Joaquim da Mota Arnaut Fonseca, batizou o meu 3.º avô João dos Santos em 1835. Curiosamente, é o unico assento onde encontro o dito vigário, pois em todos os assentos que tenho da época quem os assina é o vigário Manoel Roiz/Rodrigues David. Não sei se Joaquim pertencerá a algum dos vossos antepassados.

Cumprimenos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares II

#92951 | AQF | 09 jun 2005 15:00 | Em resposta a: #92932

Cara Cláudia,

Obrigado pela informação.

É quase seguro que está ligado aos Mota Arnaut Fonseca que indiquei na mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92928#lista (Tavares da Mota, Novos familiares III).

Potencialmente poderia descender de:
7.1.1. António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut
ou de:
7.1.2. Joaquina Rebelo da Mota & Pedro António Barreto Arnaut da Fonseca 1747
ou ainda estar ligado por outro lado, mas não consegui entroncar por falta de dados.

Talvez o Eduardo Osório ou o José Caldeira saibam responder a isto.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares III

#92952 | AQF | 09 jun 2005 15:08 | Em resposta a: #92928

Caros Confrades

Apareceu mais um padre Luís Cortês Baeta irmão do Bernardo pelo que passaria a ser:

7.1.2.2. Joaquina Maria da Encarnação & Bernardo José Baeta Cortês
7.1.2.2.1. Bernardo Cortês Baeta, Padre
7.1.2.2.2. Luís Cortês Baeta, Padre

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Joaquim da Mota Arnaut e Fonseca

#92958 | AQF | 09 jun 2005 15:34 | Em resposta a: #92951

Cara Cláudia,

Relendo melhor o que o José Caldeira me tinha enviado sobre familiares comuns, afinal estava lá a resposta.

Com efeito, tendo em conta as ligações abaixo

7. Amaro Tavares da Mota 1670 & Escolástica das Neves
7.1. Vítor da Mota Tavares, Capitão &1749 Maria Micaela Rebelo da Mota
7.1.1. António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut
7.1.1.1. Vítor Rebelo da Mota &1821 Maria de Jesus Rita de Vasconcelos e Cunha

e que falando dos últimos, o José Caldeira diz que 'os filhos foram todos baptizados pelo coadjutor de Alvares, Pe. Joaquim da Mota Arnaut e Fonseca, que parece ser tio paterno',

então a minha suspeita parece confirmar-se.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Joaquim da Mota Arnaut e Fonseca

#92968 | AQF | 09 jun 2005 16:27 | Em resposta a: #92958

Cara Cláudia,

Falei com o José Caldeira sobre o 'parece' que ele escreveu e ele disse-me que já não há qualquer dúvida pois o registo de um dos filhos, o JOAQUIM REBELO DA COSTA ARNAUT diz que nasceu em Alvares, foi baptizado a 4-3-1825, afilhado dos tios paternos Pe. Joaquim da Mota Arnaut e Fonseca e D. Rita Ricardi.

Portanto, sem dúvidas, o Pe. Joaquim da Mota Arnaut é irmão do Vítor Rebelo da Mota e filho de António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, Novos familiares III

#92974 | AQF | 09 jun 2005 16:54 | Em resposta a: #92952

Caros Confrades,

Com o entrocamento do padre Joaquim da Mota Arnaut Fonseca referido pela Cláudia em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92932#lista e seguintes, passará a ser:

7. Amaro Tavares da Mota 1670 & Escolástica das Neves
7.1. Vítor da Mota Tavares, Capitão &1749 Maria Micaela Rebelo da Mota
7.1.1. António Rebelo da Mota &1771 Maria Joaquina da Fonseca Arnaut
7.1.1.1. Vítor Rebelo da Mota &1821 Maria de Jesus Rita de Vasconcelos e Cunha
7.1.1.2. Joaquim da Mota Arnaut Fonseca, Padre
7.1.2. Joaquina Rebelo da Mota & Pedro António Barreto Arnaut da Fonseca 1747
7.1.2.1. Rafael Lopes Barreto, Padre
7.1.2.2. Joaquina Maria da Encarnação & Bernardo José Baeta Cortês, Capitão
7.1.2.2.1. Bernardo Cortês Baeta, Padre +
7.1.2.2.2. Luís Cortês Baeta, Padre +

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Joaquim da Mota Arnaut e Fonseca

#92978 | Correia74 | 09 jun 2005 17:33 | Em resposta a: #92968

Caro Ângelo,

Ainda bem que os ramos se vão deslindando!

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#96458 | JBrito | 23 jul 2005 01:28 | Em resposta a: #90349

Exm.º Senhor Eduardo Osório

Conhecedor que revela ser de famílias Tavares da Beira, venho expor-lhe a ascendência de uma minha avoenga, que não sei entroncar, mas que se localiza nas freguesias de Oliveira do Conde e Cabanas de Viriato, as quais julgo serem geograficamente próximas das suas áreas de investigação. Curiosamente, neste ramo existem os apelidos Tavares e Mota, além de Fonseca, pelo que os deixo neste tópico.

1 - Maria Teresa, c.c. Bernardo de Alvelos, b. 21.02.1740 Tonda

2 - Manuel Tavares, b. 16.07.1716 Cabanas, c. 03.05.1736 Oliveira do Conde c.
3 - Teresa da Fonseca, n. 19.04.1714 Oliveira do Conde

4 - Manuel Tavares, b. 10.06.1668 Cabanas, c. 22.04.1714 Cabanas c.
5 - Páscoa da Mota
6 - António Fernandes
7 - Páscoa João

8 - Simão Pires, c. 27.02.1661 Cabanas c.
9 - Isabel Tavares, b. 11.12.1633 Cabanas
10 - António Lucas
11 - Catarina da Mota
12 - António Fernandes
13 - Domingas Simões
14 - Manuel João
15 - Maria Simões

18 - Francisco Martins
19 - Ana Tavares

Estarão relacionados com os que estuda. E se não: poderá dar-me alguma “dica” para futuras pesquisas?
Desde já agradeço a sua atenção.

Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#96488 | E. Osório | 23 jul 2005 20:06 | Em resposta a: #96458

Caro Jorge de Brito,

Lamento, mas não encontro ligações entre os seus elementos e aqueles de que disponho, mas Cabanas já não é bem a área que estudo.

A única coisa que posso salientar é que houve um Bernardo de Alvelos e Barros, n. em S. Pedro do Sul cerca de 1560, filho de Luís de Barros Cardoso e de sua mulher Luísa Rebelo de Alvelos. Casou com Bernarda do Amaral Cabral, filha de Baltasar Cardoso do Amaral, sr. do morgado da Cunha Alta, e de Joana do Amaral Cabral. Com geração. Podem ser parentes do Bernardo de Alvelos que refere na sua mensagem.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#96490 | JBrito | 23 jul 2005 20:27 | Em resposta a: #96488

Caro Eduardo Osório

Muito obrigado pelo cuidado que teve em verificar o meu pedido.
A ascendência do meu Bernardo de Alvelos está estudada e não tem parentesco directo com o que refere.
Felicidades para a edição da importante obra que prepara.

Cumprimentos
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Avoengos dos Tavares da Mota de Alvares

#96511 | AQF | 24 jul 2005 10:44 | Em resposta a: #90305

Caro Nuno,

Havia-me dito que já estava no Genea, mas só hoje, ao rever esta mensagem, consegui encontrá-lo.

De facto, sempre que pesquisava pelo seu nome, como ainda não tem página própria, o sistema não encontrava o link.

Agora, embora apareça lá nas páginas dos seus pais, constato que teve uma existência muito curta, mas eu posso testemunhar que voçê está vivo !

Aguardo os seus dados em formato digital (PAF, etc.) para colocar no site de família.

Um abraço,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#102299 | jomatavares | 05 out 2005 20:34 | Em resposta a: #89472

Caro,
Meu nome é Jose Manuel Antao Tavares.
Sou da aldeia de Padrões..
Meus pais.
Eduardo Francisco Tavares e Maria Celeste Antão..
Em breve estarei enviando mais dados que certamente chegarão até seu Trisavô..
Um abraço
Ate breve.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#102328 | FIGUEIRA | 06 out 2005 11:14 | Em resposta a: #102299

Caro José Manuel,

Penso que não nos conhecemos pessoalmente, aliás só conheço as suas irmãs Fernanda e Helena, e seus pais. Penso que o seu avô é o Jaime Tavares, irmão do meu avô Manuel Tavares, pelo que já temos bisavós em comum.
Entretanto vou pedir o seu mail ao GENEA para poder enviar-lhe o qua já tenho.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Tavares da Mota, do termo de Alvares

#243427 | Renatadell | 03 nov 2009 23:00 | Em resposta a: #89711

Figueira,
Li que você tem uma revista que saiu uma reportagem que fala sobre Dom Estêvão Pires Tavares.
Se for possível, gostaria de saber o nº a data de edição e se possível como conseguir.
Desde já agradeço
Renata Tavares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen