procuro um médico do sec.XVIII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos

procuro um médico do sec.XVIII

#89501 | cp | 26 abr 2005 18:30

Alguém me sabe informar sobre arquivos onde possa localizar um antepassado médico do sec.XVIII, pois não o consigo localizar nos assentos de batismo nem de casamento.

antecipadamente grato
mcp

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#89561 | E. Osório | 27 abr 2005 09:10 | Em resposta a: #89501

Caro MCP,

O mais provável é que esse seu antepassado se tenha formado em Coimbra. Pode procurar no AUC, em dois ficheiros: registo de matrículas e registo de exames. Se encontrar a ficha, pode pedir o livro respectivo onde vem a naturalidade e o nome do pai.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#233162 | jaferro | 01 jul 2009 23:36 | Em resposta a: #89561

Caros Confrades,

Para os que se interessam por médicos do século XVIII, ( ...)

Recentemente, encontrei o registo de óbito do médico António José de Souza, em Silvares, Fundão, em 08.07.1782. Citando o referido registo "natural da Província de Cima do Douro... com 60 anos, mais ou menos."

No século XIX temos um homónimo em Viana do Alentejo.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#242802 | jaferro | 25 out 2009 16:57 | Em resposta a: #89501

Caro Confrade,

O referido médico António José de Souza é natural de Mourilhe, São Cristovão de Nogueira, Bispado de Lamego. Casou em 2ªs núpcias com Teresa Maria Antunes, natural do lugar de Vale Serrão, Pampilhosa da Serra. Tiveram uma filha de nome Gertrudes, baptizada em Silvares, Fundão, em 1774.

Foi padrinho de baptismo de alguns dos meus ancestrais.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#242814 | MariaDavid | 25 out 2009 18:32 | Em resposta a: #89501

Caro confrade

Talvez ajudasse se dissesse o nome do médico que procura e a terra de origem ou pais. Alguns médicos formaram-se pela Universidade de Coimbra, outros em Salamanca...

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#242827 | jagmc | 25 out 2009 22:05 | Em resposta a: #242814

Aproveito o tópico para colocar o seguinte:

Partindo do princípio que nos finais do século XVII/início do século XVIII a única escola que podia formar médicos em Portugal era Coimbra, gostava que me ajudassem a encontrar dados de Basilio António Figueiredo médico em Eiriz, Paços de Ferreira nessa época.
Não tenho referência ao nome dos pais, apenas sei que foi casado com D. Clara Carneiro Varela e uma filha D. Joana Maria Figueiredo casou em Eiriz em Novembro de 1721.

Desde já grato por qualquer informação.
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#242832 | IsabelFont | 26 out 2009 00:33 | Em resposta a: #242827

Caro confrade J. Correia,

Provavelmente não lhe estou a dar nenhuma novidade, mas existe um livro: Pachecos: subsídios para a sua genealogia Por Abílio Pacheco de Carvalho, com 588 páginas, digitalizado pela Universidade de Virginia, em 27 Maio 2008. Encontrei no Google - não o tenho, nem sei qual a editora. Parece ter sido editado em 1985.
e que a páginas 147, menciona:

"D. JONA MARIA TERESA DE FIGUEIREDO VARELA, n. a 8.3.1699 e fal. a 13.12.1773, f.
" do Dr. Basílio António de Figueiredo, Lic. em Medicina pela UC e de sua 1ª mulher Dª Maria Carneiro Pinto Varela .... neta paterna do Dr. Manuel Aranha de Figueiredo, médido do partido de S.M em Vila Nova de Cerveira e em Barcelos......" e mais não se consegue ler. Só se lêem excertos.

Talvez procurando uma monografia, um documento, um livro sobre esses sítios!
Acho que existe uma cópia daquele livro na BNP.

Mais não consigo ajudar!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: procuro um médico do sec.XVIII

#242853 | jagmc | 26 out 2009 11:59 | Em resposta a: #242832

Cara Maria Isabel,

Muito obrigado pela "dica". Vou tentar desenvolver essa linha.

J.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen