Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#89598 | RCCORREIA | 27 abr 2005 13:19

Procuro os ascendentes de Thomé Chichorro, casado com Leonor Bessa e nascido no início do século XVII.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#110280 | RCCORREIA | 20 jan 2006 21:49 | Em resposta a: #89598

Retomo este pedido.

Está ligado à vila de Montemor-o-Velho. Encontrei como padrinho em 1649, na freguesia de Alcaçova, mas suponho que pertenceria a outra freguesia S. Martinho (?) tal como um outro Pedro Chichorro, sacerdote ordenado em 1634.

Seriam irmãos ou teriam outra relação familiar?

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#110762 | E. Osório | 27 jan 2006 18:31 | Em resposta a: #110280

Caro RCCORREIA,

Tomé Chichorro Pinheiro, n. de Montemor e sua mulher Leonor de Beça, n. das Meãs, termo da mesma vila, foram pais de Manuel Chichorro Pinheiro, capitão de infantaria, cavaleiro da Ordem de Avis, e especialmente... familiar do Santo Ofício por carta de 20-03-1648 (ANTT - SO, maço 10, dil. 287).

Nesse processo constam os avós: paternos, Manuel Chichorro e Ana Vaz, de Montemor, e maternos Silvestre Rodrigues Ferraz e Maria Salgado, das Meãs.

Conta do mesmo processo a ascendência de sua mulher D. Violante da Gama, além de muitos outros elementos que não tirei na altura da consulta.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#110842 | RCCORREIA | 29 jan 2006 00:15 | Em resposta a: #110762

Caro Eduardo Osório

Os meus agradecimentos pela sua ajuda. Conhecia os pais de Thomé mas não os de sua esposa Leonor de Bessa (e que me passariam decerto por não terem os mesmo apelido da filha e não saber de onde eram).

Thomé Chichorro foi o 10º avô da minha esposa e foi dessa linha que esse apelido lhe chegou, pois se noutros dois ramos (pelo menos) consegui recuar até Martim Afonso Chichorro, o apelido perdeu-se a dado momento.

Até agora tenho o seguinte
Montemor-o-Velho
1.Manuel Chichorro Pinheiro & Ana Vaz
2.Thomé Chichorro & Leonor de Bessa
3.Manuel Chichorro Pinheiro & Violante da Gama de Andrade
4.Tomé Chichorro da Gama Pinheiro & Maria de Abreu da Costa e Figueiredo
Vila Pouca da Beira (Oliveira do Hospital)
5.André Chichorro da Gama Lobo Pinheiro & Catarina Jerónima Juzarte Barreto da Silva
Monforte (Alentejo)
6.Tomé Chichorro da Gama Lobo & Guimar Bernarda de Brito Castro e Eça
7. André Chichorro da Gama Lobo e Abreu & Maria Antónia Vicência do Carmo de Sequeira Barreto
8. Maria Cândida Chichorro de Castro e Eça & Fernando Barreto Botelho Perdigão de Vilas-Boas
Góis
9. André Barreto Chichorro Perdigão de Vilas-Boas & Maria José Augusta Taborda
10. Miguel Barreto Chichorro & Rachel das Neves Carneiro
Coimbra
11. Alice Barreto Chichorro & António de Campos Silva
12. Maria Isabel Barreto Chichorro de Campos Silva & António Maria do Carmo Santos
13. Teresa Maria Chichorro de Campos Silva (a minha esposa) & Rui Correia cs

A minha pesquisa encontra-se parada aqui mesmo e ao reavivar o pedido de ajuda, fi-lo na esperança que algum confrade me levasse um pouco mais além, pois um dos meus objectivos presentes é tentar entroncar estes Chichorro com os descendentes de Martim Afonso.

Logo que possa irei ao AUC ver os livros paroquiais das Meãs mas também rever MMV e Carapinheira (onde também tenho um Borges Chichorro - este duma linha colateral - por entroncar). E ver também as informações do tal padre Pedro Chichorro que me parece poderia ser irmão do Manuel Chichorro Pinheiro, filho do Thomé.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#110856 | E. Osório | 29 jan 2006 11:46 | Em resposta a: #110842

Caro Rui Correia,

Fico satisfeito por ter ajudado. Tenho, dentro do que consegui fazer, toda a geração do casal Tomé Chichorro da Gama Pinheiro x Maria de Abreu da Costa e Figueiredo, por via dela, que é descendente dos Abreus de Lourosa. Termino em André Chichorro da Gama Lobo e Abreu, casado com Antónia Vicência, etc. porque só estou a estudar até 1800.

Todos estes elementos vão ser publicados brevemente nas minhas "Raízes da Beira" (v. tópico com o mesmo nome).

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#110892 | RCCORREIA | 29 jan 2006 21:53 | Em resposta a: #110856

Caro Eduardo

Obrigado mais uma vez e espero a saida da sua publicação (da qual tinha já ouvido rumores entre alguns frequentadores do AUC).

Desde já lhe desejo maiores sucessos.

Cumprimentos,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ascendentes de Thomé Chichorro (n 1600/1635)

#225892 | Bellis | 08 abr 2009 18:45 | Em resposta a: #110892

Boa tarde

Encontrei um retrato pintado em óleo sobre tela pela escola portuguesa de pintura do século XIX,de um MARTIM AFONÇO CHICHORRO PEREIRA, cujo original foi pintado em 1385.
Não consigo entroncar esta personagem na minha AG, apesar de ele ter apelido Pereira, qu eé o dos meu santepassados.
Alguém consegue identificar este nome?
Cumprimentos
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen