Condes de Terena

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Condes de Terena

#89648 | [Menezes] | 28 abr 2005 10:18

Caros Confrades,

Alguém sabe onde se poderá encontrar documentação pictórica dos Condes de Terena ou qualquer outro tipo de informação relacionado com esta casa?
Ou alguém sabe quem é a Senhora D. Ana Maria da Piedade Teles da Silva Caminha e Menezes, 8ª condessa de Vilar Maior?
Agradeço a atenção

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89653 | Correia74 | 28 abr 2005 12:42 | Em resposta a: #89648

Caro Sr. Menezes,

Não tem que ver com aquilo que pede mas, saiu hoje no CM uma noticia acerca de da descoberta, há cinco anos (!!), do tumulo de D. Pedro de Meneses (1º Conde de Viana?), que talvez tenha interesse:

"O maior obstáculo dos investigadores tem sido a necessidade de remover, sem causar danos, a pedra superior do túmulo, situado na Igreja da Graça e pertencente à família do conde Pedro de Meneses.

O privilégio da descoberta do corpo mumificado, que data de há pelo menos 550 anos, coube ao arqueólogo António Matias em Fevereiro de 2000. “É um achado importante pela raridade. Em Portugal, que se conheça, nunca foram utilizados estes métodos”, explicou.

A possibilidade surgiu com a abertura de um orifício de 40 por 15 centímetros durante uma intervenção de restauro do IPPAR. O arqueólogo, a trabalhar para a autarquia de Santarém, usou uma lanterna pendurada num pau para iluminar o interior do túmulo e um espelho para o observar. “Vi um corpo mumificado e bem conservado, com excepção da zona posterior da cabeça”, recorda.

A descoberta foi fotografada com uma máquina descartável e o orifício encerrado. Quanto à mumificação artificial, António Matias explica que foi um método usado no Norte de África durante milhares de anos. Ora, D. Pedro de Meneses era capitão-general do exército português em Ceuta, onde morreu, tal como a sua terceira mulher, D. Beatriz Coutinho.

A mumificação terá sido a solução para conservar o falecido durante a trasladação para Portugal. O arqueólogo acredita que se trata de D. Beatriz Coutinho, dadas as características ósseas e as referências em textos de 1725, data da abertura do túmulo pela primeira vez.

O estudo do achado seria útil a inúmeros investigadores. Segundo a antropóloga Eugénia Cunha, da Universidade de Coimbra, trata-se de “um caso raro” porque a maioria das mumificações em Portugal ocorreram graças a condições especiais de humidade e temperatura. Outro corpo que poderá ter sido alvo de mumificação artificial foi encontrado em Lisboa, na Igreja do Sacramento.
...
LOCALIZAÇÃO

O túmulo da família de D. Pedro de Meneses pode ser visitado, mas é impossível ver o seu interior. Está na Igreja da Graça, no Largo Pedro Álvares Cabral, no centro histórico.

CRÂNIOS

No interior do túmulo foi observado um corpo principal ladeado por diversas ossadas de outros indivíduos e seis crânios dispostos em semi-círculo na zona da cabeceira.

DETALHES

O corpo mumificado preservou a maior parte dos tecidos moles, ligamentos e tendões. Foram observados vestígios de roupa e tecido que terá pertencido à cobertura do corpo."

Cumprmentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89720 | loureiro | 29 abr 2005 15:18 | Em resposta a: #89648

Caro confrade

A Condessa de Vilar Maior, representa vários títulos e vive em Elvas. Possivelmente terá as informações que pretende. O seu filho mais velho usa o título de Marquês de Alegrete.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89737 | [Menezes] | 29 abr 2005 19:16 | Em resposta a: #89653

Caríssima Cláudia

Fico bastante agradecido com as informações que me disponibilizou, mas devo acrescentar que já tinha conhecimento da existência do túmulo, no entanto ignorava tanto promenor relacionado com a descoberta.
Muito grato,
Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89738 | [Menezes] | 29 abr 2005 19:20 | Em resposta a: #89720

Caríssimo J C Canelas,

Fico-lhe muito grato com a informação disponibilizada, mas teria a possibilidade de ser mais especifico ou indicar me algum modo para entrar em contacto com a dita Senhora?

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89761 | manuela | 30 abr 2005 00:20 | Em resposta a: #89648

Caros Companheiros deste Fórum

Gostaria de colocar três questões:
1ª - Como se chamavam as duas primeiras esposas?
2ª- Qual foi exactamente a ligação dos Condes de Terena a Terena? Casas, terras, etc?
3ª - Em Terena, o edifício que fica em frente ao Posto de Turismo /Casa de Terena, a quem pertenceu e para que fins serviu?

Grata por todas as informações aqui deixo os meus melhores cumprimentos aos participates,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89772 | [Menezes] | 30 abr 2005 14:56 | Em resposta a: #89761

Caríssima Manuela,

Lamento não poder responder a nenhuma das questões que coloca. No entanto posso adiantar-lhe que a família Terena teve Mercê Régia de Proteção de S. A. R. a Rainha D. Maria I, e mais tarde efectuou diligências para obter a mesma proteção a S. A. R. a Rainha D. Maria II.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89777 | jpcmt | 30 abr 2005 15:41 | Em resposta a: #89648

Caro Confrade:

Veja: Domingos de Araújo Affonso, "Livro de Oiro da Nobreza", Vol III, pg. 410 e seg. (nomedamente a pg. 419) e Vol II, pgs. 390 a 393.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89778 | [Menezes] | 30 abr 2005 15:47 | Em resposta a: #89777

Caríssimo, J. de Castro e Mello Trovisqueira

Muito agradecido pela informação.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisco José da Cunha Henriques de Albuquerque e Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Terena

#89831 | loureiro | 01 mai 2005 22:25 | Em resposta a: #89738

Caro Francisco Meneses

Não tenho o contacto da Condessa de Vilar Maior, que já não vejo há muitos anos. Sei que continua a viver em Elvas, julgo que no Palácio Alegrete.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen