Terço de auxiliares Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Terço de auxiliares Viseu

#89819 | san1 | 01 mai 2005 17:44

bom dia,

No assento de nascimento de um antepassado (Real, Viseu, 1765) aparece o cargo de "Ajudante do Terço de Auxiliares da Comarca de Vizeu". Alguém me podaria indicar o que é exactamente (função, recrutamento...) ?

E Luis Fernandes Galvam (Galvão), natural de Praça de Almeida, casado com Maria Monteiro (Aldeia Nova, freg. de Santa Maria Madalena, bispado de Coimbra). Filho de Manoel Fernandes Galvam (Valezim da Serra) e Elena Rodrigues (Praça de Almeida).

Nesse mesmo assento, o padrinho é Francisco de Albuquerque e Castro Mestre Campo do Terço de Auxiliares da Comarca de Vizeu. Se alguém tiver informações sobre esta pessoa também agradecia-lhe.

Cumprimentos,

Sandra Carvalho
(França)

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89840 | mivapi | 01 mai 2005 23:59 | Em resposta a: #89819

Cara Sandra Carvalho

Os Terços de Auxiliares eram regimentos de tropas de segunda linha.
Tanto Mestre de Campo como Ajudante eram postos dessas tropas; o Mestre de Campo era um posto elevado que, se não estou em erro, tinha honras de oficial general. Quanto ao posto de Ajudante, era bastante inferior, penso que se tratava de um sargento.
Sobre Francisco de Albuquerque e Castro, posso dar-lhe dados mais concretos amanhã ou depois.

Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89866 | victorferreira | 02 mai 2005 14:03 | Em resposta a: #89819

Cara confreira,

Sobre Terços de Auxiliares:

a) um trecho de um tópico iniciado pelo confrade Nuno Borrego (nick "alentejo") sobre postos militares, que aqui peço licença para transcrever:

"...
MESTRE DE CAMPO- (Coronel) Comandava um Terço, segundo as Ordenanças de D. Sebastião.
D. João IV manteve este posto militar mas D. João V, transformando os Terços pagos em Regimentos activos, pelas reformas militares de 1707-1708, determinou que os Comandantes dos Regimentos se denominassem Coronéis, ficando assim abolida a denominação de Mestre de Campo.
Subsistiram, porém, os Mestres de Campo dos Terços Auxiliares, os quais, em 1796, se transformaram em Regimentos de Milícias passando os seus Comandantes a ter a designação de Coronéis de Milícias.
..."

b) algumas notas pessoais sobre os Terços a partir de uma pesquisa sumária que fiz sobre um Álvaro Egas de Bulhões, Capitão de Auxiliares enviado pela Vereação de Viseu para a defesa de Almeida:

"Terços de Auxiliares

Nomenclatura da força da milícia antiga (antes de 1700). Desde 1578 eram 25 Terços das 25 Comarcas (não se sabe o seu número em contingente humano).

Esses terços de auxiliares (não se sabe de quantos homens: grupos de 50 homens divididos em pelotões de dez, como num terço?) eram parcialmente dependentes dos poderes locais, e mais tarde vieram a chamar-se milícias (tropas de 2ª linha).

A sua expressão territorial era pouco homogénea. Eram uma forma de organização militar periférica que o exército da revolução liberal (~1820), o primeiro que se pode chamar assim em Portugal, nunca enquadrou ou absorveu completamente.

Desde o Regimento das Ordenanças de 1570 que todos os homens de 16 a 60 anos (excepto os privilegiados) faziam parte de capitanias de ordenanças. O topo da hierarquia dessas Capitanias de Ordenanças era provido pelos poderes municipais ou senhoriais, com a interferência dos governadores de armas provinciais. Eram as circunscrições de recrutamento para a 1ª e a 3ª linhas (reservas miliciais). Eram muito independentes da hierarquia da própria instituição militar."

c) uma nota biográfica curiosa de como eram escolhidos os elementos para essas tropas "pré-regulares". É sobre a ordem dada a Álvaro Egas de Bulhões:

"Escrivão da Vereação de Viseu em 1642 e Capitão de Auxiliares. É mandado apresentar-se na praça de Almeida (na quarta leva), devendo seguir à frente de 2 companhias de 120 homens cada uma e (note-se!) «de gente rica que possa sustentar a si e à Praça (!!)»"

d) uma sugestão de leitura da série de artigos sobre as Ordenanças da Beira, na Revista Beira Alta, da autoria do Capitão António José do Amaral Balula Cid (anos XIII e XIV - 1954 e 1955).

Melhores cumprimentos
VF
(e fim do intervalo de almoço ...)

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89881 | mivapi | 02 mai 2005 17:50 | Em resposta a: #89819

Cara Sandra Carvalho

A identificação genealógica de Francisco de Albuquerque e Castro já está na BD do Genea.

Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89936 | alentejo | 03 mai 2005 14:36 | Em resposta a: #89819

O posto de Ajudante situava-se entre Tenente e Capitão. Normalmente ascendiam a estes postos, nas Milícias/Auxiliares, os Alferes e Tenentes de 1.ª Linha.
Preparo um trabalho a lançar em Julho com os Oficias de Ordenanças e Auxiliares/Milícias, bem como a legislação produzida desde a criação destes Corpos até à sua extinção.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89940 | aburma | 03 mai 2005 17:01 | Em resposta a: #89936

Caro NB Alentejo,

Poderia esclarecer-me do âmbito geográfico do seu trabalho?

Desde já muito lhe agradeço o obséquio.

Os meus cumprimentos

aburma Entre-Douro-e-Minho

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89947 | alentejo | 03 mai 2005 18:12 | Em resposta a: #89940

Caro Alexandre,

Este Vol. contemplará os Oficiais de Ordenanças, cerca de 10.000, de todo o País e entre 1750-1833. Os de Milícias, número idênticos, entre 1780-1833. Nos 2 casos, exceptos Ilhas e Ultramar.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89963 | aburma | 03 mai 2005 22:41 | Em resposta a: #89947

Caro NB,

Muito grato pelo informe.

Saudações!

AB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89966 | Jpteixeira | 03 mai 2005 23:16 | Em resposta a: #89947

Caro Nuno Borrego:

Que agradável notícia! Aproveito a oportunidade, desde já, para o felicitar pois, por aquilo que nos informa, o seu trabalho irá constituir, possivelmente, a "bíblia" de todos aqueles que se interessam por estes temas.
Pessoalmente, estou muito interessado em tudo quanto respeite a ordenanças ou milícias, pelo que, se tal documento der à estampa, estarei naturalmente interessado.
Assim, gostaria que me informasse, se for possível, se tal trabalho será publicado ou se, pelo contrário, constituirá apenas e tão só trabalho científico de circulação restrita nos meios académicos.
Antecipadamente grato, desde já, pela atenção que queira dispensar à minha pretensão.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#89995 | alentejo | 04 mai 2005 10:47 | Em resposta a: #89966

Caro Júlio Teixeira,

O trabalho será publicado durante o verão. É fruto de alguns anos de pesquisa e será o 1.º tomo de 2, este 1.º com cerca de 700 páginas, 200 das quais destinadas à legislação produzida em relação às Ordenanças, Auxíliares/Milícias, Voluntários Realistas, etc. Contempla unicamente Oficiais.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#90011 | Jpteixeira | 04 mai 2005 14:16 | Em resposta a: #89995

Caro Nuno Borrego:

Muito obrigado pela informação. Estarei naturalmente na primeira linha para adquirir a obra.
Bom trabalho!

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#91146 | josemariaferreira | 17 mai 2005 19:59 | Em resposta a: #89936

Caro Nuno Borrego

Onde incluíria os postos de Ajudante do Número e Ajudante Supra?

Grato pela atenção

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#91244 | alentejo | 18 mai 2005 14:31 | Em resposta a: #91146

Caro Zé Maria,

O Ajudante pertencia à classe de Oficiais (entre o Tenente e o Capitão) e tinha funções de adjunto do Sargento-Mor, depois Major. Para as Milícias eram promovidos nestes postos, normalmente, Alferes de 1.ª Linha. O Ajudante de Número era o efectivo, o Supra(numerário) aguardava promoção à efectividade do posto.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#91246 | josemariaferreira | 18 mai 2005 15:14 | Em resposta a: #91244

Caro Nuno Borrego

Assim será quanto à classe de oficiais. Mas em relação à classe de sargentos, esta parece emergir destes postos a partir de 1762?
Esta minha pergunta torna-se pertinente na medida em que não sei onde intercalar um militar meu conterrâneo, com o posto de Ajudante do Número, se na classe de oficiais ou de sargentos. Estou ansioso para que saia a sua obra, certamente que virá colmatar a grande falha nesta área.

Os meus agradecimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#91320 | alentejo | 19 mai 2005 12:02 | Em resposta a: #91246

Caro Zé Maria,

Nessa época só pode pertencer à classe de Oficiais, pois não existiam Sargentos-Ajudantes, só 1.º e 2.º Sargentos e furriéis, que pertenciam à classe de oficiais inferiores e em Espanha, actualmente, estes pertencem ainda à classe de sub-oficiais. Por cá o posto de sargento-mor, na classe de sargentos, é uma criação dos anos 70 do séc. XX, talvez para aproximar as patentes portugueses daquelas que existem noutros países da Nato, o que levou ultimamente a dar nova designação aos postos de Brigadeiro, General e General 4E.

Cumprimentos
NB

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#91325 | josemariaferreira | 19 mai 2005 13:42 | Em resposta a: #91320

Caro Nuno Borrego

Encontro primeiramente este meu conterrâneo com o posto de Ajudante do Número e passado algum tempo como Sargento do Número, então trataria-se duma despromoção ou então de uma nomeação para o cargo de Ajudante do Número, mantendo o posto de Sargento do Número, o que me parece pouco provável. Tenho que ponderar na hipótese de haver um homónimo, talvez um seu filho que tivesse o posto de Sargento do Número.

Mais uma vez obrigado pelas suas explicações

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#95036 | Coronel | 03 jul 2005 18:16 | Em resposta a: #89995

Caro Confrade NB

Desde que tive conhecimento da prevista publicação do seu trabalho, fiquei entusiasmado por ver finalmente "aparecer" uma obra que preencherá um vazio gritante sobre esta temática.
Poderá adiantar-nos uma data para o lançamento da sua Obra?

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Terço de auxiliares Viseu

#95097 | alentejo | 04 jul 2005 12:23 | Em resposta a: #89966

Caro Júlio Sousa,

O trabalho que referi está terminado, vai ser apresentado com a chancela das Edições Guarda-Mor, conforme notícia na home page, e lançado a público no inicio de Setembro. Abrange mais de 20.000 Oficiais, entre Ordenanças (Continente e Ilhas) e Milícias (52 Regimentos), no período 1756-1833.

Cumptos
NB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen