Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

#89842 | anibalteixeira | 02 mai 2005 00:42

Caros Confrades:

Será que por volta do ano de 1825 já haveria alguma universidade de Direito em Lisboa?

Pois o meu 3 avô Frederico Justiniano de Sousa e Castro era advogado e não aparece nas listas de estudantes nem nos verbetes da Univ. de Coimbra.
Sei que morou em Lisboa com os pais.

Ou será que nessa altura para se tirar o curso de Direito não era necessário frequentar a Universidade???

Cumprimentos,

Aníbal Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

#89861 | pcf | 02 mai 2005 12:04 | Em resposta a: #89842

Caro Aníbal Teixeira

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa foi criada durante a I República, por volta do ano de 1913 (não tenho neste momento o ano certo). Uma coisa é certa nop século XIX não havia nenhuma Faculdade de Direito em Lisboa.

Só se tirava o curso de Direito (como Bacharel ou Doutor) na Universidade de Coimbra, sendo este obrigatório para o exercício das funções jurídicas.

Com os meus cumprimentos,

Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

#89871 | Paulo | 02 mai 2005 15:48 | Em resposta a: #89842

Caro Anibal Teixeira,

Sugiro que consulte na Torre do Tombo os índices da "Leitura de Bachareis" ordenados alfabeticamente. No caso de encontrar o processo do seu antepassado certamente ficará elucidado sobre a sua formação académica e eventualmente sobre o seu percurso profissional.

Boas Pesquisas,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

#89880 | mivapi | 02 mai 2005 17:43 | Em resposta a: #89871

Caros Confrades

Atenção que a "Leitura de Bachareis" só vale a pena ser consultada para pessoas que seguiram, ou pensavam seguir, carreira na magistratura; não parece ser esse o caso apresentado.

Cumprimentos,
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Univ. Direito Lisboa ??? Desde Quando?

#170517 | small | 21 out 2007 00:15 | Em resposta a: #89871

Caro Paulo Alcobia Neves

Já consultei a obra que cita. Infelizmente nada refere em relação ao percurso profissional da pessoa que procurava, quer fazer o favor de me sugerir onde mais posso pesquisar? Estamos a falar de 1824/1825, data em que apresenta a habilitação para os lugares de Magistratura.

Obrigada e desculpe invadir este "tópico"!

Stella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen