Familia Fernandes....e Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Familia Fernandes....e Carvalho

#89844 | jussara | 02 mai 2005 01:27

Procuro infomações sobre a Familia Fernandes que vieram para o Brasil em 1870 estabeleceram no Brasil na região proximo ao rio de janeiro{na corte de D.PedroII.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90010 | freimac | 04 mai 2005 13:58 | Em resposta a: #89844

Acaso trata-se da Familia Leite Fernandes ? Sobre esta, tenho algumas noticias à disposição.
Carlos F. Machado - Rio de janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90048 | jussara | 05 mai 2005 03:42 | Em resposta a: #90010

Boa Noite Sr Carlos,Toda ajuda será bem vinda,meu avó por parte da minha mãe chamava Joaquim Fernandes do Nascimento o pai dele chamava Leopoldo,era fazendeiro e veio da cidade de Passa Vinte vilarejo do Rio de Janeiro é tudo que sei ,pois minha mãe já esta com idade avaçada e não se recorda mais,a unica coisa que marcou foi que em 1930 meu avó faleceu,e como ele teve um desentendimento com seu pai não consta na certidão de óbito seu nome.Meu avó se casou na cidade de Campanha M-G e foi residir na cidade de Poços de Caldas, tambem Minas Gerai onde minha mãe nasceu,.Tambem na região de Airuoca onde tem umas primas,mas já por parte de mãe,se puder me ajudar ficarei eternamente grata jussara

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90050 | Manfredogoes | 05 mai 2005 07:58 | Em resposta a: #90048

Caro Carlos,

Como estudo as famílias "Leite" e "Machado", gostaria de obter informações sobre seus trabalhos ou apontamentos sobre estas duas famílias. Sou natural de Penedo(Al) e este meu Leite é oriundo de Pernambuco, com ramificações em Alagoas e Sergipe.Quanto à família "Fernandes", da qual a Jussara descente, posso adiantar que no Baixo São Francisco, na região entre Penedo(Al) e Propriá(Se), ela irá encontrar larga descendência dos "Fernandes".

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90188 | freimac | 06 mai 2005 19:44 | Em resposta a: #90048

Sra. Jussara,
A familia Fernandes de que descendo, é oriunda de Felgueiras (PT), de sobrenome Leite Fernandes. Estabeleceu-se no Rio de Janeiro por volta de 1880 e teve poucos descendentes, e alguns deles voltaram para Portugal.
Deste modo, creio que não ha uma correlação entre nossas familias.
Cordialmente,
Carlos F. Machado

Resposta

Link directo:

Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#90229 | victorferreira | 07 mai 2005 14:44 | Em resposta a: #90048

Cara Jussara,

Não sei se estarei a "jogar" água fria na fervura, mas convém que tenha consciência das dificuldades que vai encontra qualquer pessoa que peça informações sobre grupos familiares com nomes como "Fernandes". É que há talvez centenas senão milhares de famílias com esse nome (que é um patronímico, como sabe) e nada aparentadas umas com as outras.
Para usar uma expressão que já aqui usei, é como procurar uma agulha num palheiro, com luvas de boxe calçadas e de costas. Seria uma sorte incrível, e como tal muitíssimo pouco provável que alguém se apresentasse com alguma ligação consigo a partir dos dados que partilhou connosco, excepto uns primos seus que eventualmente já conhece e cujas dificuldades a duas gerações atrás são as mesmas ...

Permita-me sugerir-lhe o seguinte. A maneira mais segura de obter informações certas e inequivocamente concernentes aos seus ancestrais é dirigir-se aos Organismos Oficiais que guardam os registos de identificação e/ou de nascimento e/ou de chegada ao Brasil (caso dos imigrantes). Não sei quais serão por essas bandas do Atlântico, mas não será difícil para si descobrir. Eventualmente terá mais dificuldades em se dirigir aos "Passa Vintes", "Poços de Caldas",
"Campanhas" e outras terras mais distantes. Procure ver se há Arquivos nas capitais de Estado ou de Município que centralizem a documentação dessas localidades mais secundárias, o que certamente vai facilitar-lhe a vida.

Em suma:
- você já sabe que o processo começa pelos registos de nascimento dos seus pais, onde constam os nomes dos seus 4 avós e dos seus 8 bisavós, ou o registo de casamento dos seus pais, onde só constam na maior parte dos casos, os seus avós;
- de qualquer maneira, nesses registos costumam constar os respectivos locais de nascimento desses ancestrais, ou pelo menos uma referência a onde moravam;
- a seguir é começar o mesmo processo para os seus 4 avós, porque agora já pode confirmar os pais deles (porque no passo anterior já descobriu quem eram os seus bisavós). Assim descobre os trisavós, e por aí adiante;
- deve sempre complementar essa informação com os comentários da família, que podem ajudar a esclarecer muita coisa ou mesmo corrigir coisas erradas que venham escritas nas certidões/registos.

Espero ter colaborado para que o seu ânimo não diminua, mas seja mais bem orientado para que não se deixe levar quer por uma aparente facilidade na obtenção de resultados por esta via, quer pelo esmorecimento a que pode ser conduzida por não conseguir obter esses mesmos resultados.

Os melhores cumprimentos.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#90251 | jussara | 08 mai 2005 00:19 | Em resposta a: #90229

Boa Noite,Victor sua ajuda e a orientaçõa dos outros colaboradores deste site tem sido de grande valia.O que está dificutando é de não poder ir atráz destas certidões,as cidades não ficam longe,porem não disponho de tempo.Mas estou conseguindo atravéz de alguns parentes ou conhecidos.Eu estou quase conseguindo achar os registros do bisavó do meu pai{carvalho}cruz carvalho.Eu sei que com calma,eu vou conseguir.Abraços e obrigada por enquanto.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90337 | freimac | 09 mai 2005 14:44 | Em resposta a: #90050

Caro Manfredooes,
Em primeiro lugar, desculpas pela demora em lhe responder. A Familia Leite de que descendo é a Leite Fernandes, oriunda de Jugueiros, Felgueiras (PT), que se estabeleceu no Rio de Janeiro a partir de 1870. O Machado, de que descendo, é o primeiro e unico, da familia Azevedo Machado, de cuja origem em Portugal desconheço, e que se estabeleceu no Rio a partir de 1850.
Portanto, creio que ambas as familias acima não têm correspondencia com outras do Nordeste.
Grato pelo interesse.
Carlos F. Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#90754 | Manfredogoes | 13 mai 2005 07:32 | Em resposta a: #90337

Caro Carlos,

Embora sua resposta não me tenha trazido boas notícias, desde já agradeço sua prestimosa atenção em responder ao meu questionamento. Entretanto, se em seus estudos encontrar algo a respeito de Leite e Machado que façam referência aos daqui do Norte, lembre-se de nós.

Um grande e fraternal abraço,

Manfredo Góes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#92239 | aeiou2 | 31 mai 2005 12:16 | Em resposta a: #90251

O que o VF lhe tem ensinado serve para todos os seus parentes,quer sejam do Porto ou de Setúbal

aeiou2

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#104554 | MEntECapTO | 04 nov 2005 20:41 | Em resposta a: #92239

Caríssimos,

Tento encontrar as origens da minha família em Portugal. Descendo dos Fernandes de Carvalho que dominaram vastas terras no Vale do Rio Paraíba, no Estado da Paraíba. Nos parace que o descendente mais antigo que chegou diretamente de Portugal foi Antônio (ou António) Fernandes de Carvalho. Também temos notícias de outros Fernandes de Carvalho nos Estados do Pará e Maranhão.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#112607 | fernandes.br | 21 fev 2006 23:35 | Em resposta a: #104554

Procuro a origem de minha família (Fernandes). Sou de Pernambuco e, ao que consta, nossa origem é lá de Portugal, na segunda metade do século 19.

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#112646 | MEntECapTO | 22 fev 2006 12:03 | Em resposta a: #112607

fernandes.br,
Além do fernandes tem outro sobrenome associado?
MEntECapTO

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#112671 | fernandes.br | 22 fev 2006 16:53 | Em resposta a: #112646

Caro amigo

Nosso sobrenome é apenas Fernandes, sem nenhuma associação. Estou vendo com meu pai esta possibilidade, qual seja, a de existir alguma associação.
Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes....e Carvalho

#113283 | souzaneto | 02 mar 2006 21:27 | Em resposta a: #89844

Meu bisavô chamava-se Geminiano Fernandes de Carvalho, nascido em meados do Seculo XIX e falecido ao final dos anos 50, bastante idoso, morava em Sao Gonçalo - Rj e viveu durante sua mocidade em Cezario Alvim-Rj. Tambem gostaria de informaçoes acerca da familia.

Obrigado

Wilson C. de Souza Neto

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#113284 | souzaneto | 02 mar 2006 21:34 | Em resposta a: #104554

Meu bisavô chamava-se Geminiano Fernandes de Carvalho, nascido em meados do Seculo XIX e falecido ao final dos anos 50, bastante idoso, morava em Sao Gonçalo - Rj e viveu durante sua mocidade em Cezario Alvim-Rj. Tambem gostaria de informaçoes acerca da familia.

Obrigado

Wilson C. de Souza Neto

Resposta

Link directo:

RE: Sobre as Familia(s) Fernandes ...

#113512 | MEntECapTO | 06 mar 2006 20:01 | Em resposta a: #113284

Caro Wilson,

A família Fernandes de Carvalho da qual descendo já utilizava esse sobrenome desde quando veio de Portugual para o Brasil, vindo a se fixar no estado da Paraíba, precisamente na cidade de Cruz do Espírito Santo.
É dessa família que descende o poeta Augusto dos Anjos, como vc pode conferir da genealogia deste.
Não sabemos se algum parente migrou para outros estados. Mas, se vc souber como foi que o seu sobrenome surgiu associado Fernandes e Carvalho, pode ajudar.
Abraços,
Émerson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 08:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen