de Silva Tapada

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

de Silva Tapada

#89903 | Diogo Taveira | 02 mai 2005 22:57

Exms Srs;
procuro informações sobre este apelido, que são escassas. mais precisamente as suas origens visto existir uma rua no Porto com este nome.
um muito obrigado,
Diogo Taveira

Resposta

Link directo:

RE: de Silva Tapada

#259238 | anatapada | 24 jul 2010 02:46 | Em resposta a: #89903

boa noite
apesar de uns anos depois deste pedido não sei se tem mais alguma informação sobre este apelido...
faço parte da família, mas também não sei muito sobre a origem da família...
a pouca informação que tenho, contada pelo meu avô, é que essa rua foi nomeada por um rei (não sei qual), que tinha como braço direito um membro da família Silva Tapada, que quando faleceu foi homenageado dessa forma.
Os meus ascendentes vieram para Lisboa, e a família continua por cá...

Cumprimentos
Ana Silva Tapada

Resposta

Link directo:

de Silva Tapada

#412015 | fpmorais | 07 fev 2019 01:12 | Em resposta a: #89903

Tambémpertenço à família (não no nome) possuindo a minha familia quadros e a casa da Quinta de S. Salvador em Quebrantões a qual possuía na quinta, virada para o Porto, um pequeno forte (destruído para um acesso às instalações de controlo da construção da ponte de S. João) e de onde eram dadas salvas para o porto com um pequeno canhão (que foi roubado nos anos 50).
O descritivo que encontrei e que corresponde ao que foi transmitido pelos meus pais:

"influente político progressista e rico negociante, o Sr. José Pinto da Silva Tapada."

Do arquivo histórico do Porto
Data de Falecimento: 03-08-1898; Data de Abertura / Apresentação de Testamento: 03-08-1898
http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/12212/
No testamento verifiquei ser a minha avó ou bisavó paterna a herdeira Maria Amélia Ferreira dos Santos Tapada e daí herdarmos a Quinta de S. Salvador (de cima).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 01:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen