Arrudas e Thacas/séc.XVI/Batalha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Arrudas e Thacas/séc.XVI/Batalha

#89967 | josemssantos | 03 mai 2005 23:28

Caros participantes

Alguém terá informação sobre a origem da Família Arruda (Arruda, termo de Lx?), e sua genealogia ?Tenho interesse nos primeiros mestres pedreiros ou arquitectos, e engenheiros militares, que foram autores e/ou participaram em obras como o Mosteiro da Batalha, Paço da Ribeira, Paço de Enxobregas, Torre de Belém, nas praças do norte de África, entre outras?

O primeiro da «dinastia» terá sido João Arruda, que trabalhou na Batalha na época 1480/90 (D.João II).
Sucederam-lhe, nas obras da Batalha, os irmãos Diogo(mais velho) e Francisco Arruda, que aí trabalharam durante os reinados de D.Manuel e D.João III.De Diogo sabe-se que era vivo em 13.5.1530, e em 10.5.1531, sucede-lhe o irmão Francisco que morre a 30.11.1547, sucedendo-lhe, na Batalha, o seu genro Diogo de Torralva .
Outros arquitectos Arrudas:
- Miguel Arruda, também mestre na Batalha (m. em 3.1.1563) casado com Isabel Mendes, de quem teve três filhos e uma filha, Margarida . Sucedeu-lhe o sobrinho Dionísio Arruda.
-Pedro Arruda, irmão de Miguel que trabalhou nos Paços de Santarém e morreu ca. 1543

Qual o parentesco de João com Diogo e Francisco? E de Miguel e Pedro com os anteriores?

Uma 12ª avó minha - Helena Arruda - casa, na Batalha, com António Thaca, e morreu antes de 1583, possívelmente em 1582. É natural de Santarém , filha de Álvaro Arruda e tem um irmão chamado Dionísio Arruda, que provávelmente é o arquitecto, anteriormente referido.As datas possibilitam-no.
Este casamento será, muito provávelmente, o que faz a união das famílias dos mestre pedreiros com os mestres vidreiros -os Thacas, tb. Taquas, como assinavam no séc. XVI . Seriam de origem alemã ( de Thacker ou Tacker, cuja fonética em português é próxima de Thaca ou Taca?) , e trabalharam nos vitrais do Mosteiro da Batalha, intervindo aí durante três gerações, de 1530 a 1608, a ver:

-António Thaca I , enteado de Mestre João - mestre vidreiro na Batalha de 1489 a 1528, originário da Flandres -, a quem sucede em 1.1.1530, até 1543.
-António Thaca II que lhe sucede em 1.1.1544.Nasceu, e morreu na Batalha em 1587.Este é, muito provávelmente, um dos meus 12.os avôs , que casou com Helena Arruda.
-António Thaca III sucede ao anterior em 12.8.1587, e morre ca.1608.

Este último deve ser filho de A.Thaca II, que do casamento com Helena Arruda teve, nascendo todos na Batalha nas Casas das Vidrarias d´el Rei ( por ordem aleatória, pois desconheço a sucessão):

-Francisco Thaca, n. ca.1568, padre, que foi para a Índia onde tomou o hábito de S.Domingos
-Catherina Arruda que casou duas vezes na Batalha, uma delas com João Macho(?)
-Maria Nunes que casou duas vezes na Batalha, uma delas com António Freitas
-Simoa Arruda que casou com Bartolomeu de Góis, licenciado em leis, do Reguengo(provávelmente Reguengo do Fetal, freg. da Batalha)
-Antónia Thaca que casou com Agostinho de Figueiredo, médico do Convento da Batalha
-António Thaca ( provávelmente o III) que casou com Violante Caldeira, de Porto de Mós
-Francisca Thaca, minha 11ª avó, n. ca.1566, casou duas vezes, a primeira das quais com o meu avô Fernão Luís, de Tomar, ca. 1588, homem mais velho, viúvo e de quem veio a enviuvar.Deste casamento nasceu o meu 10º avô:

-João Arruda Thaca, FSO, contador das custas de Tomar, que casa com Antónia Madureira, de Tomar, filha de Manuel Madureira e Inácia Fouta, np de Jerónimo Madureira e Antónia Azevedo, de Tomar e nm de Pedro Fouto e Bárbara Lopes.

Fontes: Pº FSO de João Arruda Thaca/1638, na TT(M.4.Dil.159), Enciclopédia Luso-Brasileira, Boletim da DGEMN/ nº118 - Mosteiro da Batalha/Vitrais

Aqui no Genea nada encontrei sobre estes Arrudas. Parece existirem Paroquias da Batalha só a partir de meados do séc.XVIII, o que não ajuda.Existem Notariais da Batalha desde 1596 no ADLeiria, que não consultei, e podem ajudar, assim como algumas Caixas nos Monásticos, relativas ao Convento S.Domingos da Batalha.
Sobre Família Thaca ou Taqua ou Taca, parece já não existirem hoje, segundo o 118pontopt.Mas há Taques!Haverá relação?

Tenho conhecimento que existe um estudo, editado em 1982, em Lx, de Gonçalo Aguiar Cabral , intitulado "A propósito de umas pedras tumulares da Vila da Batalha", onde aparecem estes Arrudas.Alguém o tem?

Quem pode ajudar?

Os meus cumprimentos e agradecimentos

José Maria Simões dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen