Paiva, Homem, Medeiros - Ribeira Grande

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Paiva, Homem, Medeiros - Ribeira Grande

#90054 | Pean | 05 mai 2005 09:15

Caros forenses,

O Capitão António de Paiva Homem e sua mulher D. Antónia de Medeiros tiveram José de Medeiros Paiva que casou, em 13 de Julho de 1754 em N.S. da Conceição da Ribeira Grande, com Maria do Santo Agostinho, filha de Manuel de Oliveira e de Catarina da Silva.
Será que alguem tem informações sobre estas pessoas ?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Paiva, Homem, Medeiros - Ribeira Grande

#90777 | Pean | 13 mai 2005 14:12 | Em resposta a: #90054

Renovação do pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Paiva, Homem, Medeiros - Ribeira Grande

#90780 | victorferreira | 13 mai 2005 14:33 | Em resposta a: #90777

Caro confrade,

Ando há tempos à procura de informações que lancem alguma luz sobre Marcos de Paiva Homem.

Casou-se com Felipa Nunes da Costa, e uma sua filha, Isabel Montez da Costa (falec. em Viseu em1623) casa com Pero Fernandes de Torres, MFCR, Mestre das Obras d'El Rei (Filipe II) pelo menos nas obras no Convento de Cristo em Tomar (1597 a 1615) e na Ponte de Olivença, e que também parece ter falecido em Viseu, de onde escreve em 1616 a sua carta de renúncia ao cargo por doença e idade avançada.

De Marcos nada sei senão o que vem citado na Pedatura Lusitana em "Montezes de Viseu" e "Correias Bulhões", ou seja, que existiu. Não sei de onde veio, se ele e/ou a sua esposa seriam de Viseu - o que no caso desta ultima parece possível - se lá viveu sequer.

Trata-se provavelmente de meados do séc. XVI para o nascimento, em todo o caso um bom pedaço antes do seu Paiva Homem, mas quem sabe se não há parentescos?

Não sabe mesmo mais nada que possa (e queira) partilhar sobre o tema (Paiva Homem), mesmo que para outras épocas?
Grato antecipadamente por qualquer ajuda a este desbloqueio
VF

Resposta

Link directo:

RE: Paiva, Homem, Medeiros - Ribeira Grande

#90790 | Pean | 13 mai 2005 15:08 | Em resposta a: #90780

Caro Vitor Ferreira,

Já tinha reparado no seu interesse por Marcos de Paiva Homem e já me tinha questionado sobre a eventual relação com o meu António de Paiva Homem.
O que tenho é essencialmente aquilo que já referi. Procuro a naturalidade do filho do dito Capitão para, através do assento do seu baptismo, poder obter mais alguma informação. É dito natural da freguesia de N.S. da Conceição da Ribeira Grande mas a busca que efectuei não o permite encontrar ou qualquer irmão ou referência a seus pais, o que me leva a pensar que a sua naturalidade seja outra.
Não tenho no entanto bases que levem a concluir que não seria dos Açores.
O apelido Medeiros e Paiva são comuns na Ribeira Grande, no entanto não encontrei qualquer referência ao composto Paiva Homem, o que pode querer dizer que não seria dessas paragens.
Por agora é tudo o que tenho para acrescentar.

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 16:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen