Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#90064 | FIGUEIRA | 05 mai 2005 13:16

Caros confrades,

Busco informações sobre esta família. Descendo dum ramo desta família que no princípio do Século XX saiu das Cortes (Alvares, Góis) e se estabeleceu em Padrões (Portela do Fojo, Pampilhosa da Serra). Nas Cortes ainda hoje este apelido surge muito associado ao de Cortez.

Agradecimentos antecipados.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#90306 | FIGUEIRA | 09 mai 2005 10:28 | Em resposta a: #90064

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#91057 | FIGUEIRA | 16 mai 2005 14:46 | Em resposta a: #90064

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#92322 | AQF | 01 jun 2005 06:07 | Em resposta a: #90064

Caro Nuno,

Há fortes indícios de novos familiares Marques poderem estar ligados aos seus.

Ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92321#lista

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#92411 | FIGUEIRA | 02 jun 2005 11:02 | Em resposta a: #92322

Caro Angelo,

Muito obrigado pela informação disponibilizada ontem via e-mail mas o nosso primo Domingos Machado já havia tido a gentileza de ma mandar.
O meus Marques estarão ligados a si quanto mais não seja pelo lados dos Calheiros.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#93662 | Correia74 | 16 jun 2005 15:52 | Em resposta a: #92411

Caro Nuno,

A respeito da lista antepassados, que me enviou por mail, sabe os locais de nascimento dos seus 28 (Manuel Marques) e 29 (Joaquina)?

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#93666 | FIGUEIRA | 16 jun 2005 16:29 | Em resposta a: #93662

Olá Cláudia,

O assento de baptismo da Joaquina vem na 3.º página, nasceu aos 29 de Junho de 1845. Manuel Marques terá nascido em 1847 pois tinha 23 anos quando casou (o assento de casamento também vem nos assentos que lhe enviei), mas não podemos fazer muita fé nisso pois diz que Joaquina terá casado com 23 anos, pelo que teria antes nascido também em 1847 e não em 1845!!! Eles casaram aos 08 de Agosto de 1870.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#93673 | Correia74 | 16 jun 2005 17:33 | Em resposta a: #93666

Olá Nuno,

"Falso Alarme"... Tenho Manoel José Marques c.c. Joaquina Maria/Joaquina Simões mas que teriam nascido c.a de 1755, não tenho datas ainda. Tenho assentos de seus netos Maria n. 1813, Joaquina n. 1815 e António n. 1816. Resta acrescentar que Manoel José Marques e a Joaquina são meus 6.ºs avós.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#95533 | FIGUEIRA | 08 jul 2005 16:47 | Em resposta a: #90064

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#96320 | FIGUEIRA | 20 jul 2005 19:07 | Em resposta a: #90064

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#101337 | FIGUEIRA | 24 set 2005 16:09 | Em resposta a: #96320

renovo o pedido de ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#103656 | FIGUEIRA | 23 out 2005 22:54 | Em resposta a: #90064

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#113348 | FIGUEIRA | 03 mar 2006 18:57 | Em resposta a: #93673

Cara Cláudia,

Penso que já se referiu a uma antepassada sua de nome Luísa Maria natural da Madeirã, casada com Manuel José, ele também é da Madeirã? Ainda ando à volta desta freguesia e penso já lá ter viso estes nomes!

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#113368 | Correia74 | 03 mar 2006 23:04 | Em resposta a: #113348

Olá Nuno, boa noite.

É verdade, tenho estes dois nomes na Madeirã. São pais de (pelo menos) Joaquina Maria cc António Henriques. Mais dados - infelizmente - ainda não tenho.

Já agora aproveito para lhe pedir que me envie um e-mail pois tive a "felicidade" de, há uns tempos, ficar sem endereços de e-mail nenhuns! Tenho vindo a recolhe-los aos poucos o que não tem sido fácil.

Cumprimentos e bom fim de semana.
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#113630 | Correia74 | 08 mar 2006 17:53 | Em resposta a: #113348

Caro Nuno,

Tenho tb Manoel Joze Marques dos Obrais cc Joaquina Maria do Amioso (do Meio). Ainda não tenho + informação além desta e na mesma situação António Lopes Cortez natural das Cortes e mulher Jozefa Maria d’Amioso. São todos meus 6os avós. Dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,
Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#122024 | FIGUEIRA | 01 jul 2006 21:23 | Em resposta a: #103656

Meus caros,

Agradeço toda e qualquer informação sobre a família Marques, das Cortes!

Desde já grato,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#147530 | FIGUEIRA | 11 mar 2007 15:02 | Em resposta a: #122024

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#155135 | FIGUEIRA | 06 mai 2007 11:09 | Em resposta a: #113630

Olá prima Cláudia,

Estava encravado na Biblioteca Genealógica porque me faltava uma geração para poder seguir aqui em Lisboa. (In)Felizmente o problema resolveu-se com uma ida, na passada 6.ª a Coimbra.

Comecei por não encontrar o assento de baptismo do meu bisavô João Marques. No Livro dos Registos de Baptismos da Paróquia de São Mateus, na freguesia de Alvares, de 1880 não consta lá o assento de baptismo do meu bisavô; ele apenas consta numa lista de mancebos (folha solta enfiada no início do livro) que tinham que se apresentar em 1900, onde diz: João, filho, de Manoel Marques e Joaquina do Rosario: 19-10-1880. Inicialmente pensei que esta fosse dos baptismos, mas, primeiro constatei que o número de pessoas desta lista era maior que a dos baptismos, segundo que só havia homens na lista, e terceiro, num outro livro explicava que aquilo era ma lista de mancebos, pelo que concluí que aquela era a data do nascimento e não do baptismo!!!

Vi os livros de baptismos de 1878, 1879, 1880, 1881 e 1882 e nada, netses livros apenas encontrei uma tia-bisavó em 1878!

A genealogia da minha trisavó está tratada, pois ela é da Portela do Fojo.

Sei que os meu trisavô é filho Manuel Marques e Maria Simões, ele natural das Cortes e ela do Amioso do Meio.

Acabei por não encontrar o casamento deles, e só me apareceu um filho deles entre 1840 e 1855, que é o meu trisavô Manuel Marques:
Cortes, filho de M.el Marques e M.a Simoes
Aos cinco dias do mês de Agosto de mil e oitocentos e quarenta e sete baptizei solenemente a Manoel, nascido aos vinte e oito dias de Julho último, filho de Manoel Marques e de Maria Simoes, do lugar das Cortes, desta freguesia de Alvares. Neta paterna de Manoel Marques e de Joaquina Maria; e materna de Jacinto Lopes e de Maria Simoes, do Amioso do Senhor. Foram padrinhos o avô paterno e Nossa Senhora do Rosário. E para constar fiz este assento que assino.
Manoel Rois David Vig.o

Pensei que por aqui me safasse!!!

Comecei por constatar que relativamente a esta gente no cibersítio do nosso primo e confrade A. Q. F. não vem nada, mas nos seus apontamentos andei mais uma geração, pois a Maria Simões, casada com o Manuel Marques, é sua tia.

Também estranhamente não encontrei o baptismo do Manuel Marques nem irmãos dele, estando outra vez encravados nestes Marques, embora esteja com uma pulga atrás da orelha, da qual falarei adiante.

Maria Simões foi baptizada aos 07 de Dezembro de 1813, tendo nascido no Amioso do Senhor, filha de Jacinto Lopes e de Maria Joaquina/Maria Simões, moradores no Amioso do Meio, casados aos 11-11-1811, neta paterna de António Lopes Cortez, do Amioso do Meio e de Josefa Maria, do Amioso do Senhor (que é a mesma coisa), e materno de Manuel José Marques, dos Obrais, e de Joaquina Maria/Joaquina Simões, do Amioso do Meio.

Daqui só recuei porque encontrei baptismos dos irmãos do Jacinto Lopes, a saber, filho de António Lopes Cortez e de Josefa Maria, neto paterno de Domingos Fernandes (da Mega de São Domingos, que penso ser Mega Cimeira), e de Maria Lopes ( das Cortes); e materno de Manuel Lopes (Amioso do Meio), e de Florida ou Floria Maria (dos Obrais).

Quanto ao casal Manuel José Marques e Joaquina Maria Simões, sei que ele teve os filhos Maria Joaquina Simões, José Simões, Jacinto Simões, Manuel Simões e Bernardo; apareceu-me "avulso" um Vicente Simões Marques, casada com Teresa Dinis, de São Domingos da Castanheira do Pedrógão Grande (actual Castanheira de Pêra), que talvez também seja filho.

Presumo que Manuel José Marques seja irmão do Escrivão da Câmara da vila de Alvares, Joaquim José Marques, e de Francisco José Marques (dos Obrais), casado com Escolásica Maria ou Escolástica Rosa, este comprovadamente filho de José Marques, da Mega de Nossa Senhora, e de Rosa Maria, dos Obrais.

Acho curiosíssimo a falta de assentos neste meu, aliás, nosso, ramo da família!

Comecei por achar que os meus quintos-avós Manuel Marques e Joaquina Maria, fossem simultaneamente meus sextos-avós Manuel José Marques e Joaquina Maria Simões, hipótese esta que afastei, por uma questão de datas; tendo depois descoberto que o filho destes últimos, Manuel Simões, casou aos 09-03-1805, com Joaquina Maria (da freguesia de Góis), filha de Manuel Simões e de Rita Maria.

Será este Manuel Simões o meu quinto-avô Manuel Marques, sendo seu nome completo Manuel Simões Marques?

Mas estranhamente deste casal só encontrei dois filhos, baptizados, estranhamente, num espaço de dois meses (Maria: 12-10-1813; José: 22-08-1813).

Em 1820 (onde parei), descobri netos deste casal doutro filho, mas sendo que eles não viviam nas Cortes!

Isto está muito complicado, pelo que agradeço ajuda.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#155272 | Correia74 | 07 mai 2007 16:31 | Em resposta a: #155135

Olá Nuno, boa tarde!

Já estava meia esquecida deste tópico. A realidade é que este último ano tem sido bastante difícil a alguns níveis e a genealogia anda ½ parada. Imagine que tenho uns assentos (já c/ todos os detalhes) para pedir ao AUC para poder “completar” a linha dos meus Antão Filipe de Alvares, desde Julho de 2006... Ou seja, a não ser a Madeirã que evoluiu um bocadinho, está tudo na mesma.

Mas começando pelo final do seu post é assim:

1 – Os filhos que tenho para Jacinto Lopes e Maria Joaquina são três, a saber, Maria Simões, b. 07-12-1813; Joaquina Simões, b. 02-02.1815; António, b. 10-12-1816, os três em S. Mateus de Alvares. Para o António: “Aos dez de Dezembro de mil oito centos e dezasseis Baptizei e pus os Santos óleos a António que nasceu há cinco dias filho de Jacinto Lopes e sua mulher Maria Joaquina do lugar de Amioso do Meio desta freguesia. Neto Paterno de António Lopes e sua mulher Josefa Maria dali. Materno de Manuel José Marques e sua mulher Joaquina Simões também de Amioso do Meio da dita freguesia. Foram Padrinhos António Lopes tio deste de Amioso e Maria de … mulher de Joaquim Lopes da Rocha Cimeira desta freguesia. Testemunhas Paulo José Serrano e João Henriques Brazuna ambos desta Villa que comigo assinarão este assento que para constar se fez. Era ut Supra.” (1816, Fls. 326).

2 –Manuel José Marques e Joaquina Simões casaram 05-07-1775 em S. Mateus de Alvares e tenho conhecimento dos seguintes filhos: Manuel n. Obrais, b. 26-08-1776; José n. Obrais, b. 24-08-1778; Maria (Joaquina Simões) n. Amioso do Meio, b. 04-01-1781; José n. Amioso do Meio b. 22-04-1783 (assento refeito c/ base em testemunhos); Bernardo n. Amioso do Meio, b. 04-10-1785.

3 – O seu Manuel Simões que casou em 1805 com Maria Rita poderá ser perfeitamente irmão da minha Maria Joaquina Simões pois à data do casamento teria ± 29 anos.

O problema do casal Manuel José Marques e Joaquina Simões é que eles mudaram de local e os filhos nasceram uns nos Obrais, sendo que a minha Maria Joaquina foi a primeira dos filhos a nascer em Amioso do Meio! Ou seja, procura-se, procura-se mas às vezes é complicado encontrar-se tudo.

Todos estes antepassados e colaterais estão ficheiro que já lhe havia enviado por mail mas que irei reenviar. Espero que estes dados lhe sejam úteis para desvendar mais algumas coisitas. Se entretanto me lembrar de mais algum detalhe, informo.

Já agora, pedia ao primo, se não se importa de me enviar os dados que recolheu acerca de Jacinto Lopes e irmãos.

Por agora é tudo.

Bj

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#168935 | FIGUEIRA | 30 set 2007 14:34 | Em resposta a: #147530

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#180584 | FIGUEIRA | 15 jan 2008 23:15 | Em resposta a: #168935

...

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#182563 | FIGUEIRA | 29 jan 2008 21:44 | Em resposta a: #180584

Renovo o pedido!

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#184382 | FIGUEIRA | 10 fev 2008 18:54 | Em resposta a: #182563

Renovo o pedido de informações!
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques, das Cortes de Alvares (Góis)

#190319 | FIGUEIRA | 30 mar 2008 17:36 | Em resposta a: #113630

...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen