Pergunta a Pedro França

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Pergunta a Pedro França

#90078 | ACampilho | 05 mai 2005 15:59

Caro Pedro França
Venho maçá-lo para pedir para ver, quando lhe der jeito, uma possível matrícula e certidão de idade no AUC do dr.António Costa Carneiro Lima , n.c 1815-25 e de seu pai dr. Domingos Carneiro Lima . Tambem do dr.Jose Artiur Farme d Ámoedo n. a 24.11.1825 em S.Marinha-VªNª Gaia e do dr José Almeida Pinto Gonçalves, n.c 1845, todos ascendentes de minha mulher.
Com os meus agradecimentos antecipados para o que puder obter, os meus melhoes cumprimentos
Alberto Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90107 | Pedro França | 05 mai 2005 22:38 | Em resposta a: #90078

Caro Alberto:

Registei o seu pedido. Em princípio, só para a próxima semana - 5ª Feira -, é que lhe verei isso, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90216 | jaboo | 07 mai 2005 05:37 | Em resposta a: #90107

Caro Pedro França,

Não querendo abusar de sua confiança, será que podia ver se encontra algo acerca de um Dr. Cristovão da Fonseca, nascido circa 1695-1705, filho de Manuel Brás e sua mulher Luisa Maria de Abrunhoza, todos naturais de Penela da Beira. Esse "Dr. Cristovão" tinha casado com D. Joana Rosa Dias, de Coimbra, filha de Antonio Gonçalves Paulo e Maria da Cruz.

O sobrinho desse Dr. Cristovão, chamado Venancio da Fonseca Abrunhoza também aparece como Dr. no assento de baptismo de sua filha Maria Teresa nascida em 1763, também em Penela da Beira. O Dr. Venancio era filho de Alexandre da Fonseca (irmão do tal Dr. Cristovão) e sua mulher Maria da Fonseca.

Muito obrigado por qualquer informação que puder encontrar sobre essas 2 pessoas.

Com os melhore cumprimentos

JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90227 | Pedro França | 07 mai 2005 12:35 | Em resposta a: #90216

Caro João:

Vamos ver o que se pode fazer lá para 5ª Feira, 'tá? Começo a ficar com a agenda um tanto preenchida.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90375 | ACampilho | 10 mai 2005 00:59 | Em resposta a: #90107

Caro Pedro França
Agradeço-lhe a sua disponibilidade para o meu pedido. O nome do dr.José Artur Farme d’Amoedo levou uma gralha “Artiur”.
Pedia-lhe tambem, se possivel, a inclusão de: dr José Maria Sá Fernandes, n.cerca 1860 e seu filho dr Jose Adelino Azeredo Sá Fernandes, n.1898 emSabrosa, Licº em Direito e do Dr. Bernardo Doutel Figueiredo Sarmento, n. cerca 1845 no Porto?,.Licº em Direito
Mais uma vez, com os meus agradecimentos antecipados, os melhores cumprimentos
Alberto Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90377 | Pedro França | 10 mai 2005 01:34 | Em resposta a: #90375

Carto Alberto:

Acrescentei este outro pedido.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90483 | ACampilho | 10 mai 2005 23:02 | Em resposta a: #90377

Caro Pedro França 10.05.05
Se ainda fôr a tempo e sem querer abusar da sua disponibilidade, pedia-lhe a inclusão no meu pedido para 5ª feira, do meu ascendente João Manuel Morais Campilho, n. c.1815,. prof de gramática e latim em Carrazeda de Ansiaes e depois de jubilado Presidente daquela Câmara. Gostaria de saber os dados da matricula e da certidão de idade, se existir.
Os meus agradecimentos, desde já. Cumprimentos
Alberto Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90858 | Pedro França | 13 mai 2005 23:27 | Em resposta a: #90216

Caro João:

Eis o que se pôde encontrar:
- O Dr. Cristóvão da Fonseca, fº de Manuel Brás, natural de Penela da Beira, saiu bacharel formado em Cânones a 26.07.1727.
- Venâncio da Fonseca (mas sem o Abrunhosa nos verbetes), tb. de Penela da Beira, tem matrículas em Cânones entre 01.10.1735/Instituta, e depois todos os dias 1/10 de 1736, 37, 38, 41, 42, 43 e 44. Não encontrei actos e graus mas presumo que tenha saído bacharel formado em Cânones dado o número de matrículas.
E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90862 | Pedro França | 13 mai 2005 23:52 | Em resposta a: #90483

Caro Alberto:

Eis o seguinte:
- O Dr. José Artur Farme d'Amoedo não vem nos verbetes nem traz certidão de idade.
- O Dr. António da Costa Carneiro de Lima, segundo esta ordem de nomes, não vem nem na 1ª nem na 2ª série das certidões de idade, nem mesmo seu pai, nem nos verbetes.
- O Dr. José de Almeida Pinto Gonçalves, tal e qual, tb. não se encontra na 2ª série.
- O Dr. José Maria Sá Fernandes saiu bacharel formado em Direito a 30.06.1887.Vem nascertidões de idade - Lº LXVIII, nº 211, ano de 1882/83.
Foi baptº a 06.07.1862/f. 99 em Paramos, tendo nascido a 4 desse mês e ano.
Era fº natural de Maria Marques Pinto e de pai incógnito, sendo ela solteira, do lugar da Cal/Paramos.
Era neto matº de Manuel Rodrigues Marques e de Ana Maria, do dito lugar.
O padrinho foi o Pe. coadjutor de Esmoriz, Joaquim Fernandes de Sá.
- O Dr. José Adelino de Sá Fernandes não tem ainda verbete mas tem certidão de idade - cxª 7, anos 1901-25, nº 172. Acertidão respeita ao ano lectivo de 1915/16.
Foi baptº a 19.03.1898, tendo nascido a 06.02.1898, em Sabrosa.
Era fº do Dr. José Maria de Sá Fernandes e de D. Adelina de Azevedo Antas.
Era neto patº de José de Sá Fernandes (agora vem o avô paterno) e de D. Maria Marques Pinto.
Era neto matº de João Miguel de Azevedo Pinto de Vasconcelos e de D. Filomena Laura de Azevedo Antas.
O padrinho: Dr. César Augusto Fernandes Pinto e o Dr. António de Azevedo Antas.

- Quanto ao Dr. João Manuel de Morais Campilho não há referência nos verbetes nem certidão de idade. Encontrei uns Morais Campilho - Alfredo Aníbal de M. C., de Vidago, bacharel formado em Direito a 16.07.1890, fº de Augusto César de M. C., e Pedro Vicente de M. C., de Vinhais, bach. formado em Direito a 12.07.1902, fº de António Aníbal de M. C..

- O Dr. Bernardo Doutel de Figueiredo Sarmento saiu bach. formado em Direito a 09.06.1871. Tem certidão de idade - Lº III, nº 153, 2ª série.
Foi baptº a 03.07.1847/f. 137v., na Sé do Porto, tendo nascido a 09.02.1847.
Era fº de Manuel Doutel Figueiredo Sarmento Teixeira e de D. Maria José Torres Doutel, naturais de Torre de Moncorvo, moradores na rua de S.to António do Penedo, fregª da Sé do Porto.
Era neto patº de Miguel Pires de Figueiredo e de D. Maria Josefa Doutel, de Bragança.
Era neto matº de Joaquim José Torres Pinto Carneiro e de D. Maria Bernardina Pinto de Magalhães.
E é isto o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90880 | ACampilho | 14 mai 2005 13:32 | Em resposta a: #90862

Caro Pedro França

Muito obrigado.

Um abraço amigo do
Alberto Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90891 | jaboo | 14 mai 2005 18:06 | Em resposta a: #90858

Caro Pedro França,

Muito agradecido ...

Tenho no entanto uma pergunta um pouco estupida : "formado em Cânones" quer dizer formado em teologia? Ambos foram casados e tiveram descendência depois de serem formados, por isso não entendo muito bem ...

Obrigado por qualquer esclarecimento.

Um abraço
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Pergunta a Pedro França

#90893 | sans_souci | 14 mai 2005 18:15 | Em resposta a: #90862

Desculpe estar a maçá-lo mas aonde vais descobrir essas informações todas?Sou completamente novata aqui e por isso infelizmente passo a vida a incomodá-los

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90935 | Pedro França | 14 mai 2005 23:13 | Em resposta a: #90893

Cara (?):

Tudo o que lanço aqui em termos de dados provêm das buscas que eu realizo nos arquivos que guardam a documentação (fontes) de onde extraio esses dados. Eu indico a natureza das fontes e nelas a devida localização em termos de fólio, processo, etc.. Nada é inventado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pergunta a Pedro França

#90987 | Pedro França | 15 mai 2005 15:28 | Em resposta a: #90891

Caro João:

Cânones era uma das faculdades de direito - dito direito pontifício ou canónico.
Esta faculdade veio a extinguir-se no séc. XIX, prevalecendo sobre todas (as duas), a faculdade de leis (antigamente também dito direito cesáreo, por romano) mais directamente ligada ao direito civil actual.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Pergunta a Pedro França

#90998 | sans_souci | 15 mai 2005 18:57 | Em resposta a: #90935

Mas tenho que reconhecer que realmente aqui há muita gente com imensos conhecimentos.Eu ao pé de vocês sou uma completa analfabeta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen