Vila Verde dos Francos - história

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Vila Verde dos Francos - história

#90108 | CarlaPF | 05 mai 2005 22:51

Boa Noite.

Eu vivi em Vila Verde dos Francos durante cerca de 25 anos e conheço muito pouco da sua história. As minhas famílias são Faria (quem diga que Freire) e Fonseca.

Agradeço a quem conhecer a história de Vila Verde dos Francos que dê o seu contributo e me esclareça.

Obrigada.
Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90142 | limad | 06 mai 2005 14:48 | Em resposta a: #90108

Cara Carla

Alguns dos meus ascendentes são de VVFrancos, o que me levou a fazer o "levantamento" de quase todos os registos paroquiais desta freguesia.
Se os seus antepassados também são de VVF, é possível que constem da minha Base de Dados. Para tal é preciso saber, no mínimo, o nome dos avós, com quem casaram, etc..
Quanto à história de VVF, entre outras fontes, a CMAlenquer tem algumas publicações que a podem esclarecer.

Cumprimentos
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90175 | nunomaria | 06 mai 2005 18:07 | Em resposta a: #90108

Cara Carla Fonseca,

A Vila Verde dos Francos bastaria a glória de ser a terra do pai do ilustrissimo Afonso de Albuquerque!!!

Seu pai, Gonçalo de Albuquerque foi o terceiro Senhor de Vila Verde dos Francos. Por essas terras terá crescido certamente o futuro Governador da Índia. Quem sabe se por lá travou os suas primeiras lutas, com a miudagem das redondezas...

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90178 | CarlaPF | 06 mai 2005 18:45 | Em resposta a: #90142

Caro Fernando,

para já sei o nome do meu avô materno, hoje quase 81 anos: António Faria e dos seus pais: João Faria (diz-se que filho de Pedro Freire e não de quem o aperfilhou por Faria; conhecido também por João do Pedro) e de Olívia ou Lívia. O meu bisavô foi caseiro numa quinta na Portela de Vila Verde e da Quinta do Porto Solagre. Os meus avós paternos eram José Faria, primo do meu avô materno, casado com Felícia Fonseca. Não conheço outras descendências, nem tão pouco a origem da família Fonseca.

Gostaria de construir a árvore genealógica e não sei de facto por onde começar...

Obrigada pelas dicas.

Cumprimentos,
Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90180 | CarlaPF | 06 mai 2005 18:49 | Em resposta a: #90175

Caro Nuno,

do pouco que sei, li que Afonso de Albuquerque nasceu perto de Alverca.

Dos senhores de VVF sabe alguma coisa? Suas descendências...

Pena que hoje todas as ruínas estejam em "estado selvagem", do palácio dentro em pouco não vai restar nada, está todo destruído.

Cumprimentos,
Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90183 | jliberato | 06 mai 2005 19:14 | Em resposta a: #90178

Cara Carla,
Porque não começa pelo princípio? Qual é o casamento ou nascimento mais antigo em que sabe nomes, data e local?
Transcreva-o aqui.
Verá que terá ajudas.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90184 | nunomaria | 06 mai 2005 19:15 | Em resposta a: #90180

Cara Carla,

Independentemente do seu local exacto de nascimento, parece provável que Afonso de Albuquerque tenha passado largas temporadas da juventude no Senhorio de seu Pai.

O primeiro Senhor de Vila Verde dos Francos foi Gonçalo Lourenço de Gomide, Escrivão de Puridade de D.João I que o armou cavaleiro após a conquista de Ceuta (Cf. Crónica de Tomada de Ceuta, de Azurara).

Foi segundo senhor João Gonçalves de Gomide, filho do anterior, casado com D.Leonor de Albuquerque, a qual assassinou, vindo a ser degolado por esse facto.

O terceiro senhor de Vila Verde dos Francos foi o primogénito dos anteriores, Gonçalo de Albuquerque, pai do Governador da Índia.

Na descendência dum sobrinho de Afonso de Albuquerque (já com a varonia Noronha) veio a ser criado o Condado de Vila Verde dos Francos, salvo erro no século XVIII. Os Condes de Vila Verde foram posteriormente elevados a Marqueses de Angeja.

Tudo isto encontrará aqui no Genea certamente (não verifiquei).

Os meus cumprimentos
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90185 | nunomaria | 06 mai 2005 19:29 | Em resposta a: #90180

Cara Carla,

E tenho muita pena que o palácio dos senhores de Vila Verde esteja completamente arruinado... Das duas ou tres vezes que passei pela localidade, realmente não vi nem rasto do paço dos Albuquerques-Gomide...

Cumprimentos,
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90248 | CarlaPF | 08 mai 2005 00:17 | Em resposta a: #90183

Caro Liberato,

de datas só sei a de nascimento do meu avô materno: António Faria, nascido em 16 de Junho de 1924. Vou procurar obter mais algumas.

Obrigada. Cumprimentos,
CF

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90253 | jliberato | 08 mai 2005 00:31 | Em resposta a: #90248

Cara Carla,
Aonde? Nomes dos pais? O que consta da certidão?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90266 | Toneca | 08 mai 2005 13:08 | Em resposta a: #90185

Cara Carla Fonseca,

Como pode verificar no tópico Nobre Pereira de Vila Verde dos Francos,que acabei de trazer para esta data,estou interessado,por razões familiares,em tudo que tenha a ver com esta terra e a sua história.Poderá assim ter mais uma ajuda na sua investigação.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90307 | limad | 09 mai 2005 10:29 | Em resposta a: #90185

Caro Nuno Maria
De facto está completamente arruinado. Mas mesmo assim quando se entra em VVF vindo de Alenquer ainda se veem as paredes exteriores do paço dos Albuquerques, aliás com uma placa que indica isso mesmo. Ainda tem "rasto". Tenho fotos.

Cumprimentos
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90309 | limad | 09 mai 2005 10:57 | Em resposta a: #90178

Cara Carla Fonseca
Quando disse os avós no mínimo, julguei que remetesse para 1880-1890, e assim os registos estariam na Torre do Tombo. Mas como refere que o seu avõ materno tem quase 81 anos ( o avô paterno deve ser mais ou menos da mesma idade), os seus registos ainda se encontrarão na Conservatória do Registo Civil a que pertence a freguesia onde nasceram. Assim, para começar pelo seguro nada melhor que pedir uma certidão de nascimento dos seus avós e depois "avançar" para trás, para os bisavós.
De qualquer forma posso informar que tenho um Pedro Freire(n em VVF em 1855) que casou em VVF em 1885 com Jaquina Maria. Poderá ser este? Também tenho em VVF dados relativos a Fonsecas e Farias, mas anteriores a 1890.
Portanto para construir a sua árvore deverá começar por consolidar a informação relativa aos seus avós através das certidões de nascimento e de casamento e depois continuar para a outra geração.

Ao dispor
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90317 | nunomaria | 09 mai 2005 11:42 | Em resposta a: #90307

Caro Fernando Damil,

Obrigado pela indicação. Na minha proxima passagem por VVF vou espreitar o que resta do Paço dos Albuqueruques.

Um abraço
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90357 | CarlaPF | 09 mai 2005 18:19 | Em resposta a: #90309

Caro Fernando Damil,

Obrigada pela sugestão. Vou procurar mais elementos relativos aos antepassados do meu avô. Ele próprio ainda me poderá ajudar. Vou tentar a aproveitar a ajuda que este forum me pode dar.

Cumprimentos,
Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90461 | Toneca | 10 mai 2005 19:59 | Em resposta a: #90309

Caro Fernando Damil,

Estando interessado em famílias de VVF ,terá por acaso algum conhecimento dos Nobre Pereira ,a partir de 1800 até princípios de 1900 , que me pudesse disponibilizar? E bem assim acerca da família de José Ribeiro Gomes de Mendonça, das Lamas,Cadaval, a quem se uniram no mesmo periodo?

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90523 | limad | 11 mai 2005 14:02 | Em resposta a: #90461

Caro António
Sobre Gomes de Mendonça apenas consegui nos RP do Vilar, Cadaval, o nascimento duns netos de José Joaquim Freire e de José Ribeiro Gomes de Mendonça:
JOSÉ JOAQUIM FREIRE, Ilustríssimo, casou? com Dona MARIANA BÁRBARA NOBRE.
Tiveram:
ANTÓNIO GAUDÊNCIO NOBRE FREIRE, natural da Portela, Vila Verde dos Francos.
Casou? com a Ilustríssima MARIANA JOSÉ RIBEIRO NOBRE FREIRE, natural de S. Tomé das Lamas, filha do Capitão-Mor JOSÉ RIBEIRO GOMES DE MENDONÇA e de Dona CONSTANÇA BÁRBARA NOBRE DE ALMEIDA.
Tiveram:
JOÃO
Nasceu em Vila Nova a 25 de Março de 1833. Foi baptizado na Igreja do Vilar a 15 de Abril.
MARIA
Nasceu em Vila Nova a 20 de Maio de 1835. Foi baptizada na Igreja do Vilar a 15 de Junho.
JACINTO
Nasceu em Vila Nova a 25 de Fevereiro de 1839. Foi baptizado na Igreja do Vilar a 21 de Março.
JOAQUIM
Nasceu em Vila Nova a 04 de Outubro de 1843. Foi baptizado na Igreja do Vilar a 13 de Novembro.
Quanto a Nobre Pereira, num registo de nascimento dum José, baptizado na freguesia de N Sra das Virtudes da Ventosa a 10SET1719, consta como padrinho um Dr Manuel Nobre Pereira, morador na Portela, VVF. Nada mais sei sobre este.
Em VVF encontrei descendência de um José Nobre Pereira e de Ana Bernarda, por volta de 1800. Mas os descendentes parece que apenas usaram o Nobre. Não sei se interessa.
Ao dispor
Cumprimentos
Fernando Damil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90553 | Toneca | 11 mai 2005 19:27 | Em resposta a: #90523

Caro Fernando Damil,

Muito agradeço a prontidão da sua resposta e os dados que me enviou que me ajudam a complementar a minha pesquisa.Contudo e se se der ao incómodo de ver o tópico Nobre Pereira/Freire de VVF,constatará que gostaria muito de saber mais coisas sobre a restante descendência do meu tetravô José Rib eiro Gomes de Mendonça porque além do meu trisavô,seu filho,Manoel Agostinho,não sei nada sobre os outros 7 irmãos,exceptuando a irmã Mariana José,mas mesmo esta não terá descendência? Será que me cruzo na rua com parentes que não conheço?!...Será possível que não haja descendência até aos nossos dias desses 7 irmãos?...
Tenho que ir qualquer dia às Lamas e a VVF ver se encontro alguma pessoa que me possa esclarecer,mas é difícil,já passou muito tempo...
As minhas buscas na TT só deram resultados parciais.E quanto a registos paroquiais de VVF anteriores a 1800,no livro dos baptismos , em mau estado,há uma anotação "...registos anteriores destruídos pelo inimigo...".Refere-se como é óbvio às invasões francesas.
O meu Amigo vive nessa região ou tem laços familiares aí?Eu vivo nos arredores de Lisboa.

Um abraço pela sua ajuda.

Cumprimentos,

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90580 | limad | 12 mai 2005 11:14 | Em resposta a: #90553

Caro António

Eu também vivo nos arredores de Lisboa, nasci numa freguesia do concelho de Torres Vedras, mas tenho antepassados, entre outras, nas freguesias do Vilar, Vila Verde dos Francos, Olhalvo, N Sr das Virtudes da Ventosa. Mas por ali vou passando os fins de semana e visitando estes locais.
E assim consultando os registos paroquiais daquelas freguesias na TT consigo alguns apontamentos avulsos, referentes a outras famílias, que vou guardando.
Quanto à existência parentes actuais relacionados com Gomes de Mendonça, experimente na freguesia do Vilar, as aldeias de Vila Nova, Pereiro e Tojeira. Dá-me ideia que no sec XIX, existiam por ali umas quintas que pertenciam àquelas famílias. Aliás as Lamas ficam ali mesmo ao lado.
Já tentei referencia-las mas ainda não consegui. Terão sido desmembradas?
Quanto aos livros de VVF, tive o mesmo problema. Não consegui recuar mais.

Cumprimentos

FDamil

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#90878 | Toneca | 14 mai 2005 13:22 | Em resposta a: #90580

Caro Fernando,

Bom dia!
Achei muito interessante saber que teve antepassados na região em questão.Quem sabe se os seus e os meus não se teriam conhecido e mesmo relacionado?...A minha trisavó Ana José Lisboa Nobre ,nasceu na então Vila de Torres Vedras, em 22 de Janeiro de 1823,tendo casado com Manoel Agostinho Ribeiro Nobre de Mendonça ,das Lamas,Cadaval.O meu 4.ºavô pai desta trisavó,exerceu as funções de juiz de fóra em T.Vedras em T.Vedras,de 1821 a 1834,e chamava-se Francisco Baptista Lisboa,sendo depois colocado na Relação de Lisboa.O pai de Manoel Agostinho foi José Ribeiro Gomes de Mendonça , e a mãe D.Constança Bárbara Nobre Pereira de Almeida,da Portela de Vila Verde dos Francos.Quando esta morreu,em 1844,foi sepultada dentro da Igreja Matriz das Lamas . É de notar também que a minha avó materna nasceu nas Lamas,na Quinta da Aguieira,bem como outros membros da família.Por outro lado,houve membros da família que nasceram e viveram em Olhalvo,Ventoza,na Quinta de Labrujeira, que pertenceu ao Dr.Jacinto António Nobre Pereira de Almeida que,por morte deste , a legou ao sobrinho João Eduardo Nobre Freire,nat.da freg.de N.ªSr.ª das Virtudes. Só lhe quis mostrar como alguns dos meus antepassados estão ligados a essa região!...Também houve uma ligação anterior,um irmão de José Ribeiro G.de Mendonça chamado António casou D.Maria Carlota Brutero.Descendentes destes ligaram-se à família Santa Bárbara.
Só lhe quis mostrar as raízes e ligações familiares que tenho no Cadaval,Alenquer e T.Vedras.E também na Lourinhã,uma vez que a 4.ª avó , Constança Bárbara,casou em 1.ªs núpcias com o Capitão Mór da Lourinhã, José Cordeiro Garcia Gomes.
Obrigado pela sugestão de procurar pistas nos sítios que indicou.Qualquer dia vou começar.

Cumprimentos e até à próxima.

António Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#91889 | dcorrea | 27 mai 2005 00:44 | Em resposta a: #90178

Cara Carla Fonseca

Também tenho antepassados em Vila Verde, mais concretamente na Portela. Curiosamente eram Freire, embora o apelido Freire não fosse da Portela - veio do casamento do Cap. João Pedro Freire, C.Cristo, com D. Ana Rosa Teresa, filha e herdeira do Morgado da Portela, João Correia do Vale de Abreu. Esta família era proprietária, entre outras, da referida Quinta de Porto Solagre e da Quinta da Portela, onde residiam, exisitindo hoje sobre as ruínas da casa o edifício da colectividade local. Todas estas propriedades passaram ao filho mais velho do Cap. João Pedro Freire, José Joaquim Freire, Morgado da Portela, e que pelo seu casamento com D. Mariana Bárbara Nobre Pereira de Almeida deu origem à famíla Nobre Freire, que já no século XX fez a doação da capela de Sta. Bárbara à população do lugar. Um outro filho, Joaquim Pedro Freire, casou no Cadaval com D. Marianna Rita de Andrade, c.d.
Como refere que o seu bisavô era dado como filho de um Pedro Freire (embora não aperfilhado) e caseiro nas quintas da família Freire, família que por sinal usou por diversas vezes o nome própio Pedro, pode ser que se comece aqui a levantar uma ponta do véu! Pelo menos parece-me haver uma curiosa coincidência de nomes e de factos, não lhe parece?

Com os melhores cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#91915 | CarlaPF | 27 mai 2005 12:16 | Em resposta a: #91889

Caro Diogo,

de facto há uma série de coincidências com a sua descrição. O meu bisavô (João Faria, filho de Pedro Freire, ainda que aperfilhado pelo marido da mãe e não pelo pai natural) foi caseiro nessas quintas, onde nasceram algumas das minhas tias. Do Pedro Freire não sei mais nada que não seja o facto de não ter casado, que era conhecido por "Ministro" e adoptou uma menina que morava em Lisboa e que tinha uma casa ao lado do cemitério (a casa azul) que lhe foi doada pelo próprio Pedro Freire. O Pedro Freire poderá ter nascido entre 1860 e 1870, poderá ser o mesmo?

Relativamente à sua descrição "Cap. João Pedro Freire, C.Cristo", o que significa C.Cristo?

Obrigada pela seu comentário. Cumprimentos,

Carla Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Vila Verde dos Francos - história

#91922 | dcorrea | 27 mai 2005 13:24 | Em resposta a: #91915

Cara Carla Fonseca

Quando diz que o Pedro Freire poderá ser o mesmo a quem se refere exactamente? É que tanto o Cap. João Pedro Freire como o seu filho Joaquim Pedro Freire viveram no século XVIII! De facto não tenho conhecimento de nenhum Pedro Freire ligado a esta família, muito menos para as datas que indica, o que não quer dizer que não tenha existido...
Contudo posso adiantar-lhe que não terá nascido em Vila Verde, já que "bati" todos os registos paroquiais do século XVIII e XIX.

Surgem de facto algumas pessoas de apelido Freire, mas sem qualquer relação familiar com os Morgados da Portela pois, como disse noutra mensagem, o apelido Freire vem "de fora". Nas pesquisas que fiz, as outras famílias de apelido Freire existentes em Vila Verde usam o apelido desde épocas mais antigas do que a vinda do Cap. João Pedro Freire para a Portela (ele era do Lumiar e o seu apelido tem origem em Estremoz). Como demonstração disso, todos os baptizados, casamentos e demais cerimónias familiares eram realizadas, com o devido despacho da autoridade religiosa, na capela de Sta. Bárbara, que pertencia à casa. Todos os demais residentes do lugar, incluindo pessoas de apelido Freire, iam à Matriz de Vila Verde.

Vou procurar nos meus apontamentos os nomes de outras pessoas de apelido Freire na Portela e V. Verde.

De qualquer forma, que há coincidências, há!

Com "C. Cristo" quiz dizer Cavaleiro de Cristo.

Com os melhores cumprimentos

Diogo Corrêa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 07:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen