Marquês de Soveral

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Direito | Famílias

Marquês de Soveral

#90302 | zamot | 09 mai 2005 09:35

Gostava de saber a opinião dos foristas sobre a representação do titulo Marquês de Soveral. O único titular foi Luís Augusto Pinto de Soveral diplomata que morreu em Paris sem descendência. O Marquês de Soveral tinha 2 irmãs, mas apenas uma delas, que casou com o Visconde de Asseca, teve descendência. Será que o actual Visconde de Asseca representa também o titulo de Marquês de Soveral, ou será que se considera este titulo extinto.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#90303 | LCM | 09 mai 2005 09:43 | Em resposta a: #90302

Caro Zé Tomaz,

A representação genealógica do Marquês de Soveral - Luís Maria e não Luís Augusto, como está aqui na base - está no Visconde de Asseca. O Marquês era filho do Visconde de S. Luís (Eduardo Pinto de Soveral) e sobrinho do Visconde de Soveral (Luís Augusto Pinto de Sobveral) com descendência extinta, ao que parece), pelo que a representação destes títulos também estará nos Assecas.

O Rei D. Manuel II no exílio autorizou Salvador Correia de Sá, 3.º filho varão do 9.º Visconde de Asseca, a usar o título de Visconde de Soveral de quem era sobrinho-bisneto, em data que desconhecço mas muito provavelmente depois de 1922 data de morte do Marquês, figura muito próxima do Rei.
Os Assecas terão com certeza documntação sobre este assunto. Quando escrevi o livro dos títulos Miguelistas não consegui descibrir onde pára o arquivo.

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#90310 | zamot | 09 mai 2005 10:59 | Em resposta a: #90303

Caro Lourenço

Muito obrigado. Era o que pensava. E Visconde de Soveral ainda existe nos nossos dias?


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#90311 | LCM | 09 mai 2005 11:03 | Em resposta a: #90310

Penso que ninguém voltou a usar os títulos de Soveral e de S. Luís.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#136336 | acshome | 03 dez 2006 17:46 | Em resposta a: #90311

O título de marquês de Soveral foi concedido pelo Rei D.Manuel II, a Pedro Corrêa de Sá, 2º filho promogénito do 9º Visconde de Asseca.

O título de Visconde de Soveral foi concedido ao 3º filho primogénito, Salvador Corrêa de Sá , e o título de Visconde de São Luís ao 4º filho primogénito, José Maria Corrêa de Sá.

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#136352 | Pedro França | 03 dez 2006 19:14 | Em resposta a: #136336

Caro acshome (?):

Creio que deverá ter querido dizer 3º filho varão, 4º filho varão porquanto primogénito é sempre e sempre mesmo, o primeiro filho nado do casal não importando se macho se fêmea.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#136372 | LCM | 03 dez 2006 23:57 | Em resposta a: #136336

Muito obrigado pela sua mensagem. A autorização de D. Manuel II para Pedro Corrêa de Sá usar o título de Marquês de Soveral assim como a do título de Visconde de S. luís a José Maria C. de Sá, não vêm referidas na bibliografia corrente (Livro de Ouro da Nobreza, Descendência de D. João II, Anuário, etc) motivo porque não os referi no meu livro "D. Manuel II e a Nobreza - Tíulos autorizados no exílio (1910-1932)". Posso perguntar qual a fonte?

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#136513 | acshome | 05 dez 2006 17:14 | Em resposta a: #136372

Caro Senhor,

Lamentavelmente não possuo qualquer documento que comprove o teor da minha anterior mensagem.

Os factos foram-me em tempos transmitidos pelo meu pai (José Maria) e pelos meus tios, Salvador e Pedro.

Ao que me foi dito, D.Manuel II terá feito questão que todos os filhos varões do 9º Visconde de Asseca (que o acompanhou no exílio) fossem titulares; aliás os títulos com que foram agraciados tinham pertencido a familiares que,tanto quanto me recordo, faleceram sem descendência.

Por razões diversas,que ao caso já não interessam, nem o meu pai,nem os meus tios manifestaram qualquer interesse em que os referido títulos fossem reconhecidos pelo extinto Conselho de Nobreza.

Lembro-me de o meu pai sempre me dizer que eu seria o 3º Visconde de S.Luís;
na dúvida,e actualmente sem saber quem o poderia confirmar,não o utilizo.

Caso tenha ou venha a obter alguma informação adicional desde já muito agradeço a sua informação.

Com os melhores cumprimentos,
António Corrêa de Sá

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Soveral

#136519 | LCM | 05 dez 2006 17:42 | Em resposta a: #136513

Muito obrigado pela sua mensagem. As cartas exisirão provavelmente no arquivo do seu Avô, 9.º Visconde de Asseca, que era aliás uma das pessoas encarregues pelo Rei D. Manuel II de tratar das autorizações de uso de títulos. Aparece diversas vezes referido no meu livro sobre o assunto. Quem tem o Arquivo com a correspondência que o Rei enviava ao seu Avô?

A informação do título de Visconde de Soveral ter sido autorizado ao seu tio Salvador encontra-se na obra "A Descendência Portuguesa d'El-rei D. João II" de Fernando de Castro da Silva Canedo (1945-1946), que não refere qualquer título para seu Pai ou para seu Tio Pedro.

Todas as informações sobre este assunto me interessam muito.

Com os melhores cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 00:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen