Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Montes

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Montes

#90489 | Paulo RC Gomes | 10 mai 2005 23:35

Procuro José Augusto Gomes, de Trás dos Montes, nascido no século 19, e imigrou para o Brasil (Rio de Janeiro ou Santos) por volta do ano de 1900.
Quem souber ou orientar como posso pesquisar e melhor, agradeço por email para prcgom@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Montes

#90550 | suzy gama | 11 mai 2005 18:51 | Em resposta a: #90489

Caro Paulo

Trás-os-montes é uma região que se divide em concelhos e estes por sua vez subdividem-se em freguesias.
O seu avô pode ter nascido em qualquer dessas freguesias (não sei quantas são ao certo, mas são muitas), para que alguém o possa ajudar, o Paulo terá de ter essa informação para começar a pesquisa, caso contrário pouco ou nada se pode fazer.
Para que se pudesse proceder a qualquer tipo de pesquisa o Paulo teria também de fornecer os nomes dos pais dele, visto ele ter nascido numa época em que os registos eram paroquias, o registo existente seria o de baptismo, onde só consta o primeiro nome do baptizado (José) e depois no texto do assento é que diz de quem era filho.
Comece por procurar no registo de casamento dele aí no Brasil e talvez consiga mais informações.

Boa sorte!
Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Montes

#90556 | loms | 11 mai 2005 20:14 | Em resposta a: #90550

Caros Confrades

Os mapas que estão disponíveis neste sítio, poderão ser de importante ajuda, em termos da orientação geográfica. Os mapas estão muito completos, indo ao nível das freguesias, nos dois distritos de Trás-Os-Montes.

Melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Monte

#90566 | Paulo RC Gomes | 12 mai 2005 00:15 | Em resposta a: #90550

Grato, Susana, pela orientação; mas, considerando ter sido casado em Portugal, como procederia ?
Meus cumprimentos sinceros.
Paulo Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes: José Augusto, de Trás dos Monte

#90568 | suzy gama | 12 mai 2005 01:05 | Em resposta a: #90566

Caro Paulo

Teria de qualquer forma saber em que freguesia ele morava, ou pelo menos o concelho; saber aproximadamente o ano do casamento (se tivesse sido antes de 1900 seria mais fácil); então procurar-se-ia o casamento de José Augusto Gomes ( acho que não deveriam haver muitos no mesmo sítio), mas se tivesse o nome da noiva seria o ideal.
Tente reunir o máximo de dados do seu avô aí no Brasil, tente procurar registos de imigração (navios, etc, não sei onde estão estes registos, mas eles existem).

Mesmo com dados, é sempre muito complicado pesquisar mas quando tiver mais informação, pode pesquisar nos registos microfilmados em Portugal pelos Mormons, aí no Brasil, eles têm quase tudo microfilmado.

Neste Forum existem muitas pessoas com as mesmas dificuldades do Paulo, faça uma pesquisa no motor de busca utilizando p.e. a palavra Brasil e pode ver outros casos e as respostas que foram dadas para os tentar solucionar.

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 21:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen