armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9056 | Ortigão | 12 set 2001 22:51

Olá mais uma vez (prometo que por hoje é tudo :)

Alguem me pode dizer que armas usa a família Ferreira Cabral Pais do Amaral, e qual a composição do escudo de armas?

obrigado e abraços
rodrigo ortigão de oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9058 | LCM | 12 set 2001 23:11 | Em resposta a: #9056

Rodrigo

Nos "Ex Libris Portugueses Heráldicos" do Sérgio Avelar Duarte está o ex-libris de Alexandre Ferreira Cabral Pais do Amaral com armas partidas: I-Barbosa, II-Cabral, timbre de Barbosa, coronel de Conde, e a inscrição "Casa dos Sequeiros".
Ajuda?

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9060 | Vasco Jácome | 12 set 2001 23:51 | Em resposta a: #9056

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

A Pedra d’Armas da torre da Casa de Agrelos é: I- Cabral, II – Ferreira, III – Pais, IV – Amaral. Timbre: Cabral.

Julgo que são armas assumidas.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9064 | Ortigão | 13 set 2001 03:21 | Em resposta a: #9060

Caros Lourenço e Vasco

Desde já obrigado aos dois, indicaram optimas pistas, e levantaram boas questões.

Não sei que vos diga: sinto-me tentado a ir pelo Vasco, porque me parece não só a mais antiga, como a mais "sólida" (ou não fosse a de uma casa).
Para clarificar este tema pergunto-vos: se fossem Ferreiras Cabrais quais acham que tinha mais sentido como identificador familiar? Mais uma vez me inclino para a hipótese do Vasco, pois como o Lourenço sabe trata-se de uma investigação de cariz... decorativo :) No entanto a representação dos Barbosas de Sequeiros é muito importante, pelo que me foi dado a saber, sendo a opção difícil.
Mais alguem para o desempate?

abraços,
rodrigo ortigão oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9090 | magalp | 13 set 2001 22:24 | Em resposta a: #9064

Caro Rodrigo

Acho que tem muita lógica o seu racicínio. É vulgar a fantasia nos "ex-libris" de cariz heráldico. Assim o fiz eu mesmo, partido das armas dos Alpenduradas, que pouco me dizem no q. respeita à varonia entre outras considerações, sobrepuz Magalhães, o q. me deu gozo. Então, estava longe de saber que o actual Rei d'Armas não permite o sobre-o-todo...
Será portanto um curto "pendão heráldico" usado como ex-libris e nunca armas atribuídas, novas, ou se quizerem, "de família".

Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9100 | sapeca | 14 set 2001 00:31 | Em resposta a: #9056

Caros amigos:
Dado tratar-se da família da avó paterna de minha mulher, apenas um breve acrescento ao que foi aqui escrito.
Na verdade, caro Vasco Jácome, as armas constantes da pedra de armas da Casa de Agrelos, são assumidas. Como todas as restantes.
Já agora, o Conselheiro António Ferreira Cabral Pais do Amaral, irmão do Conselheiro Alexandre da Casa de Sequeiros, usava as armas dos Borges, Nogueiras, Pais e Amaral, por ter herdado o antigo vínculo da Casa da Caldeiroa, em Guimarães, que por sua vez estava ligado com o Morgadio de Laços, em S. Miguel de Creixomil, do qual descendo por minha 4ª avó materna, D. Maria Gertrudes Rebelo Peixoto (dos Guimarães) de Azevedo e Castro.
Um abraço
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#9107 | sapeca | 14 set 2001 08:59 | Em resposta a: #9056

Convirá adiantar que sendo vários os ramos desta família (FERREIRA CABRAL PAIS DO AMARAL) e ainda que usando apelidos diferentes (veja-se o caso dos da Casa de Penaventosa, que usam Ferreira Cabral de Barbosa Campelo de Losada de Sacadura Botte), é muito natural que usem armas diferenciadas.
Como exemplo, o meu caríssimo Primo, Joaquim Freire Ferreira Cabral, fº mais velho do Dr. Joaquim Ferreira Cabral Teixeira Homem de Barbosa, da Casa de Sequeiros, poderá vir a usar armas bem diferentes, uma vez que a sua mãe, a saudosa Prima D. Maria Teresa Freire Monteiro Cortês de Carvalho Lopo e Albuquerque Pinto de Lemos e Nápoles Ferreira Cabral, foi reconhecida pelo Conselho de Nobreza a representação do título de Visconde de Sarzedo.
Além disso, ainda temos que contar com os Ferreiras Cabrais da Casa de Samaiões, que usam (ou usavam) apelidos diferenciados entre os vários filhos (Barros Ferreira cabral Teixeira Homem, Sousa Barros de Abreu Castelo Branco, Teixeira Homem de Barros). Mas como estes creio terem perdido a varonia, não interessarão para aqui.
Um abraço
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#96357 | manelsp | 21 jul 2005 13:43 | Em resposta a: #9107

Caro Sapeca
A varonia Cabral da Casa de Samaiões não está completamente perdida desde Inácio Ferreira Cabral, no século XVII, como pode consultar aqui no Genea. Além disso, prolonga-se pelo menos uma geração mais, a actual, no filho de António de Barros de Morais Araújo Teixeira Homem, de seu nome Francisco, embora já não use o apelido Cabral. Não me consta que ele já tenha descendência.
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#96358 | manelsp | 21 jul 2005 13:46 | Em resposta a: #9064

Caro Ortigão
já agora, sabe-me dizer alguma coisa sobre os Barbosa Cabral proprietários da casa de Sequeiros antes de a venderem aos Ferreira Cabral nos finais de XIX, se não estou em erro? Tudo o que eu sei pode consultar no tópico do fórum http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=71998 .
Desde já agradeço a sua resposta.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275348 | joaquim cabral | 28 abr 2011 15:00 | Em resposta a: #9056

Ex.Senhor Rodrigo Ortigão de Oliveira

Por só agora me ser possível estar no Fórum infomo-o,(bem sei que já passaram 10 anos!!!),que a pedra de armas da casa de Sequeiros tem armas partidas de Barbosa Cabral coronel de conde e timbre dos Barbosa.Foi colocada na torre da casa aquando das obras mandadas efectuar pelo meu bisavô Alexandre Ferreira Cabral Teixeira Homem de Barbosa.

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275393 | coviantiga | 28 abr 2011 23:40 | Em resposta a: #275348

Caro confrade

Já tinha visto este tema, mas como era já antigo, não disse nada.Porém agora renasce-me a esperança, que o senhor que é o último e...actual, ou qualquer dos que eventualmente veja o tema, me possa responder, pois só a vossa ajuda me pode valer.
Procuro o ramo de meu bisavô António de Campos Paes do Amaral, advogado no Fundão, nascido em 1838 e falecido em 1907.
Retroagindo , o primeiro que encontro é meu 6º Avô Leonardo Paes do Amaral que vem de Fundões, Santiago de Cassurrães
para Alpedrinha, casar em 1756 , creio que com 1 prima aonde ficam quase todos deste ramo,( salvo raras excepções),até ao tempo presente.
Pelos registos dos filhos consigo saber que os pais do Leonardo são Luisa Paes do Amaral e José Rodrigues Gaspar.meus 7º Avós)
Não consigo chegar aos registos paroquiais dos ditos Fundões, pois estão em mãos de um particular que não deixa pesquisar, porque comprou uma casa que os tinha, por sinal que segundo dizem, em muito bom estado e,ficou com esse "direito".
Sei que meu bisavô tinha brasão, e que 1 pergaminho e o anel se "perderam" no tempo devido a uma separação de pessoas e bens , segundo a versão de uma prima.Existe apenas um sinete, que tem uma árvore copada com as raízes de fora, que não consegue levar-me a lado nenhum.Sei também que um primo dele que era Conde da Anadia ia passar grandes temporadas a sua casa.qual deles??
Nas inúmeras pesquisas que tenho feito através dos colaterais , tentando chegar aos 7ºs Avós, encontro quase todos ligados a Mangualde, Nelas Canas de Senhorim, Mesquitela , como por exemplo Manuel Antunes da Eufêmia e Isabel Fernandes,Diogo Dias de Sousa Tavares, e Catarina Antunes, Manuel Francisco de Figueiredo e Rita Maria Gonçalves, Osório de Azevedo da Costa Falcão , Alexandre Inácio Ramos Cardoso , João de Aguiar e Maria Dias ,e outros, todos como colaterais
A minha esperança é que algum dos Paes do Amaral deste forum saiba onde entronca este ramo , que parece perdido no tempo por se ter "enterrado" em Alpedrinha
Se me puder ajudar ou qualquer dos confrades que veja este meu apelo, agradeço imenso
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275500 | jhuet | 30 abr 2011 22:21 | Em resposta a: #9056

Rodrigo

As armas usadas pelo ramo de Penaventosa são as seguintes:

I Ferreira, II Campelo, III Barbosa, IV Cabral

Um abraço
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275515 | coviantiga | 01 mai 2011 02:27 | Em resposta a: #9056

cARO CONFRADE
Não sei se ainda seránotificadodepos destes ano todos.Se assim forveja oque solicitei
Obrigado
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275551 | joaquim cabral | 02 mai 2011 12:53 | Em resposta a: #275515

Caro Confrade:

Não sei como o ajudar.Todavia o seu Bisavô não estará ligado aos Condes da Anadia?São Pais do Amaral e têm casa em Mangualde por sinal muito bonita.
Um abraço
Joaquim Freire Ferreira Cabral

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#275569 | coviantiga | 02 mai 2011 16:23 | Em resposta a: #275551

Caro Confrade

Como o Joaquim pertence também aos Pais do Amaral, a minha esperança é que algum ramo dos Paes do Amaral que aparece aqui no forum , tenha na sua árvore a ligação aos Condes da Anadia, ou de Santar, ou de Almeidinha, enfim a qualquer ramo "Pae sdo Amaral" onde esteja a minha 7ºAvó Luísa, como nomeio em cima , e possa descobrir os meus ascendentes,visto não conseguir pesquisar como digo.
Era essa a ajuda que peço sempre.
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: armas Ferreira Cabral Pais do Amaral

#279904 | coviantiga | 01 jul 2011 01:35 | Em resposta a: #275551

Caro Confrade
Por acaso chegou a descobrir se os seus Ferreira Cabral Paes do Amaral tem a ver com os meus Paes do Amaral de que falo mais acima, que são efectivamente ligados com os da Anadia , mas não sei por onde?
Muito agradeço qualquer ajuda
Cumprimentos
M.Campos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen