RE: Genealogistas antigos da Beira

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Regiões

Genealogistas antigos da Beira

#90764 | E. Osório | 13 mai 2005 11:29

Caros confrades:

Tenho andado à procura de alguns autores genealógicos que escreveram sobre as Beiras, não existindo, segundo me parece, nas genealogias manuscritas da Torre do Tombo. São eles:

1 – DIOGO ESTEVES DA VEIGA E NÁPOLES, n. em Lisboa em 1551, FCR, Capitão-mor de Besteiros, autor de um “Nobiliário de Famílias de Portugal” que parece incidir especialmente em Viseu.

2 – JOSÉ FREIRE DE MONTERROIO MASCARENHAS, n. em Lisboa em 1670 e capitão de Cavalaria. São referenciadas mais de vinte obras genealógicas manuscritas, mas apenas encontrei o paradeiro, na Biblioteca da Ajuda, do “Teatro genealógico” e do “Nobiliário genealógico”.

3 – MARTINHO DE MENDONÇA DE PINA E PROENÇA, n. na Guarda cerca de 1680, MFCR, sócio da Academia Real de História, bibliotecário de D. João V e Guarda-mor da Torre do Tombo. Tem um volume publicado em 1761 sobre educação infantil nos nobres, e um manuscrito sobre a família Mendonça, que não se sabe onde pára, sendo bastante citado como genealogista.

4 – FREI ANTÓNIO ROUSADO, n. em Lisboa em 1691, religioso de Santo Agostinho, considerado um dos maiores genealogistas do seu tempo. Escreveu entre outras obras “Pomar Histórico, Cronológico e Crítico”, que em 1914 pertencia à biblioteca do Conde de Castro e Solla.

5 – AGOSTINHO DE SÁ VELOSO, n. de Celorico da Beira. Escreveu pelo menos “Mapa dos Fidalgos” (província da Beira), manuscrito, e certamente outros estudos.

6 – LUCAS DE ALMEIDA BELTRÃO DE SEABRA, n. em Santiago de Cassurrães em 1827, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192017, que em 1891 escreveu uma “Genealogia dos Marques Abranches das Contenças em Cassurrães”, que se refere ter pertencido à biblioteca do Dr. José de Sousa Machado.

Não procurei nos Reservados da Biblioteca Nacional. Agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#90768 | jpcmt | 13 mai 2005 12:14 | Em resposta a: #90764

Caro Eduardo Osório:

Encontro referência ao "Nobiliário das Famílias de Portugal", de Diogo Esteves da Veiga Nápoles, num velho Catálogo de ms. da Biblioteca Municipal do Porto.

Tem as seguintes anotações:

"Parte 1ª, 1625

Encadernado e maltratado - 0,227x0,202 m. Marca do papel = flor-de-lis coroada, e por baixo cruz de Malta. Na guarda - «Este livro é original dos Nobiliários de Diogo Esteves da Veiga e da sua própria letra (daqui por diante outra pena e tinta) foi escrito no ano de 1625 como da pag. 712 se vê - (assinado) Freire. E abaixo «Deste Nobiliário e da sua 2ª parte fez mercê o D.or Francisco Aires Velozo Procurador do Fisco Real em 29 de Julho de 1745» (esta letra é igual à da 2ª frase acima transcrita. termina por um Índice de 88 verbas ou famílias (Barb., Bib. Lus. I, 651)"

Actualizei a ortografia.

É tudo o que lhe posso dizer.

Cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#90775 | E. Osório | 13 mai 2005 13:54 | Em resposta a: #90768

Caro J. C. Mello Trovisqueira,

Agradeço a informação! Gostaria de saber se algum confrade, residente no Porto (distante da minha Serra da Estrela...) poderá ver na Biblioteca Municipal, no catálogo dos manuscritos, se o exemplar existe. E já agora, se faz referência a famílias da Beira.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#90776 | victorferreira | 13 mai 2005 14:08 | Em resposta a: #90764

Neste fim de intervalo de almoço, permitam-me este desabafo, depois de ler a informação sobre uma das obras dada pelo confrade jpcmt:

- mas será possível que não haja quem se dedique a juntar esforços, boas vontades, e sobretudo uns patrocínios financeiros ao abrigo ou não da Lei de Mecenato, de instituições desde as bancárias às camarárias, para reunir, obra a obra, inambiciosa mas sistematicamente, esse manancial de informação dispersa, rara e consequentemente em risco, eventualmente mal cuidada e mal conservada ... e as reedite?

É que parece que existe uma "nuvenzinha cinzenta" sobre obras que, se são classificadas de "de cariz genealógico", ficam logo pejadas de inúteis, secundárias, boas para alimentar presunções ou qualquer coisa parecida, menosprezando todas as sua outras valências ...

Fim de desabafo ...
E bom fim de semana.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Beira. Manuscritos da B.P.M.P.

#90787 | Eduardo Albuquerque | 13 mai 2005 15:03 | Em resposta a: #90764

Caro Eduardo Osório,

Na sequência da sua mensagem, e dada uma vista de olhos pelo Catálogo da Biblioteca Municipal do Porto, Catálogo de Manuscritos, do ano de 1900, apenas encontrei o autor indicado pelo nosso Confrade, João Castro e Mello Trovisqueira.

Também, no catálogo de manuscritos que pertenceram ao Dr. José de Sousa Machado, nada encontrei.

É natural que a Biblioteca do Porto, tenha outras referências, nomeadamente relativas a incorporações posteriores à supra data indicada.

Mas, de momento, não tenho informação actualizada.

Pelo que concerne a Agostinho de Sá Veloso, Manuel Ramos de Oliveira, refere na revista Beira Alta, Volume VI, fascículo II, 2.º trimestre de 1947, páginas 117 e seguintes, falando dos Carvalhos de Celorico, um trabalho deste autor, com o título, “Famílias da Província da Beira”, indicando o proprietário, que por razões de reserva da sua privacidade, me escuso de indicar aqui.

Se pretender, agradeço que me envie uma mensagem, e dar-lhe-ei com todo o gosto o nome do seu proprietário.

Adito à nota do nosso Confrade, o número do manuscrito que é o 289, a que corresponde a numeração 845 de Carvalho Araújo, ( Alexandre Herculano de ) e o número 163, de Diogo Kopke.

Com os meus melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Beira. Manuscritos da B.P.M.P.

#90827 | E. Osório | 13 mai 2005 18:13 | Em resposta a: #90787

Caro Eduardo Albuquerque,

Agradeço-lhe mais uma vez a sua colaboração e simpatia. Quanto a Agostinho de Sá Veloso, tenho a Revista "Beira Alta" e vou consultar o nº que indica.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#90835 | jpcmt | 13 mai 2005 19:15 | Em resposta a: #90764

Caro Eduardo Osório,

No "site" da
Associação Online de Autores de Genealogia em Português- Biblioteca:

"GENEALOGIAS PORTUGUESAS

- Genealog. portug.. -, [depois de 1749]. - 450 f., enc.; 32 cm. - Letra de várias mãos. - Manchas de humidade em algumas folhas, por vezes afectando a legibilidade do texto. - São genealogias e árvores genealógicas de famílias nobres portuguesas. - É provável que a autoria seja de Fr. António Rousado (v. nota autogr.? a f. 303). - Enc. em pele. Lombada com frisos, filetes e motivos florais dourados e rótulo em pele com título também dourado. - Inclui: Tronquo da família dos Costas / Bernardo Duarte de Fegueiredo (f. 315-368). Costa, Família - Genealogia - Até séc. 18 / Famílias nobres portuguesas - Genealogia - Até séc. 18"

Será uma pista? Talvez um contacto directo com o autor do "site" o possa esclarecer.

Vivo em Oeiras, pelo que não tenho fácil acesso à BMP.

Renovados cumprimentos,

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#90846 | E. Osório | 13 mai 2005 21:29 | Em resposta a: #90835

Caro J. C. Mello Trovisqueira,

Já enviei um mail para a Associação, vamos ver se há resposta. Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#107984 | jliberato | 26 dez 2005 00:06 | Em resposta a: #90835

Caro Mello Trovisqueira,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira págine que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#108004 | jpcmt | 26 dez 2005 08:46 | Em resposta a: #107984

Caro J. Liberato:

Agradeço o alerta. Não tenho ascendência nesta familia. Apenas um colateral casou com uma Abranches, pelo que nunca estudei a sério o assunto e nada posso acrescentar.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas antigos da Beira

#108011 | jliberato | 26 dez 2005 12:40 | Em resposta a: #108004

Caro Mello Trovisqueira,
Muito obrigado pela sua resposta.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen