Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

#90940 | Marmello | 15 mai 2005 00:22

Uma vez que não posso deslocar-me ao Arquivo distrital de Faro peço a seguinte ajuda:

Tenho dúvidas quanto á data de nascimento do meu bisavô Francisco Jacinto Viegas, natural de S.Clemente Loulé, finho de Jacinto Viegas natural de S.Clemente Loulé e Maria Gertudes. Penso ser 14 de Out de 1883, mas tenho um outro documento que diz ser o 14 de Out de 1882.

Caso algum seu descendente frequente este Forum contacte-me.

Um dos seus filhos foi o fundador da "Fabrica Conserveira do Sul" em Olhão. Nomeadamente António Jacinto Ferreira.

Filhos com Albertina da Ponte Felizardo, 15 nov 1892, Loulé, S. Sebartião: Anibal Felizardo Viegas, José Felizardo Viegas, Francisco Felizardo Viegas, Analide da Ponte Viegas, Carlos Felizardo Viegas. As filhas são a minha avó e uma tiaavó que tenho contacto.

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

#91457 | Adr Cust | 21 mai 2005 13:04 | Em resposta a: #90940

Sr Marmelo,

Penso que não seja esse o nome, mas uma vez que não o mencionou em baixo, é a única forma que tenho para me dirigir a si.

Despertou-me interesse o nome António JACINTO VIEGAS porque na minha família tenho os viegas Jacinto em Faro e São Brás do Alportel que liga com Loulé.

Veja o Tópico "Familias: Brito e Viegas Jacinto" e verifique se há alguma ligação, em caso positivo responda nesse tópico, se negativo responda neste seu.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Francisco Jacinto Viegas)

#91480 | Marmello | 22 mai 2005 00:00 | Em resposta a: #91457

Bem, o nome do Meu Bisavô é Francisco Jacinto Viegas (1883)
Teve um irmão Manuel Jacinto Viegas e o uma irmã Genoveva Jacinto Viegas.

Seu pai era Jacinto Viegas e mãe era Maria Gertudes é o que sei deste ramo.

Também sei que primo de um Brito. Manuel Brito creio.

Aliás o nome António Jacinto Viegas por lapso enganei-me. Queria dizer Francisco Jacinto Viegas. Confundi com o nome do filho António Jacinto Ferreira. Este filho por ser um filho fora do casamento, tomou apena so apelido da mãe.

Mesmo assim, obrigado por ter respondido e desculpe o meu lapso.

Cumprimento

David Manuel Viegas Daniel Pereira Moreira.

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Francisco Jacinto Viegas)

#93271 | khayx | 13 jun 2005 10:08 | Em resposta a: #91480

Caro David,

Sou neto de António Luis Pereira de Almeida, mas o meu pai, apesar de filho legítimo, não era da sua mulher.
Será que temos o mesmo bisavô?

Cumprimentos,
Paulo Jorge Liberato Pereira de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

#93398 | ramos | 13 jun 2005 22:15 | Em resposta a: #90940

Se não obtiver contacto de descendentes, envie esses dados ao Arquivo Distrital de Faro. Estou convicta que lhe dão a informação que pretende, fiz petição semelhante ao de Viana do Castelo e respoderam-me
Cumprimentos
Céu

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Francisco Jacinto Viegas)

#93401 | jliberato | 13 jun 2005 22:27 | Em resposta a: #93271

Caro Paulo Jorge,
Vejo que tem o mesmo apelido que eu. Sabe a sua origem?
Sugiro que consulte o tópico sobre os Liberatos
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33186
e se o de sejar nele intervenha.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Francisco Jacinto Viegas)

#93429 | khayx | 14 jun 2005 08:14 | Em resposta a: #93401

Caro JLiberato,

Eu sou muito nôvo nestas coisas de genealogia, mas lembro-me da minha mãe mencionar uma "fortuna dos amarelos"...
O meu avô chamava-se Arménio Germano Liberato, e era dono da "Foto-Color", um dos primeiros fotógrafos em Setúbal, num primeiro andar junto ao Largo da Misericóridia em Setúbal. O meu bisavô penso que se chamava José Joaquim Liberato e, segundo relatos da minha querida tia Paulina, era carpinteiro, gostava muito de ópera e foi vice-presidente dos Socorros Mútuos de Setúbal.
Vou dar uma espreitadela no "link" que me sugere sôbre os Liberatos.
Cumprimentos,
paulo

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

#116914 | ilita | 19 abr 2006 19:46 | Em resposta a: #90940

Eu nao falo muito bem o portugues. Eu falo espanhol. Disculpe.
Eu gostaria saber si alguem conhece algum deses nomens:
Jose Viegas Gavina, Izabel da Conceiçao, Manuel Mendes Borralho, Mariana de Jesus, Jose Viegas Gavina, Maria Mariana, e Manuel Mendes Viegas.
Eu acho que eles eram todos da freguesia de Almancil, Concelho de Loulé.
Obrigada
Graciela

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Ajuda (António Jacinto Viegas)

#117073 | Marmello | 21 abr 2006 15:58 | Em resposta a: #116914

Caro ilita

Desculpe a demora em responder. Lamneto dizere-lhe mas não conheço niguem com eses nomes. Os meus familiares são de S.Clemente, Loulé. Outra Freguesia.

Se forem membros da memsa família peça fotocópias não autenticadas ás conservatórias ou Arquivo de Faro.

É só ser uma ideia da data do nascimento de casamento ou óbito. Depois deduz-se e investiga-se. É ai que esta o gozo deste passatempo da genealogia

Cumprimentos
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: Arquido Faro : Francisco Jacinto Viegas)

#279413 | J.R. | 24 jun 2011 16:04 | Em resposta a: #93429

Caro Paulo

Referiu a sua avó e o seu avô,naturais de Setúbal. Ou será que a sua avó , era de S.Bras de Alportel , porque eu tinha em Setubal,uma tia-avó chamada Paulina,e com um estabelecimento naquela zona ou perto, creio que se chamava Rua DR. Paula Borba.Desde já o meu agradecimento , a qualquer contacto . J.R.

Resposta

Link directo:

Arquivo de Faro

#279427 | LLR | 24 jun 2011 19:37 | Em resposta a: #117073

Caros confrades
Muito estranhei a resposta do Arquivo de Faro (mail@adfar.dgarq.gov.pt), quando há dias os consultei sobre os ascendentes de um antepassado meu, que foi Secretário-Geral do Governo Civil de Faro e Governador Civil do Algarve, entre outros cargos.
A bizarra resposta à minha consulta foi: Procure no Google! Quem estaria de serviço nesse dia?
Cumprimentos a todos
Luis Leotte do Rêgo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#279857 | behappy | 30 jun 2011 16:40 | Em resposta a: #279427

Caro Luis

Embora a natureza da resposta não seja adequada, é sempre possível que pelo Google consiga alguns elementos.
Caso lhe interesse e se quiser fornecer-me os nomes e datas, como dentro de pouco tempo irei a esse Arquivo, poderei tentar verificar se encontro alguma coisa sobre os seus antepassados.
Cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#279878 | f4b2 | 30 jun 2011 22:00 | Em resposta a: #279857

Cara Helena

Tenho alguns nomes que pesquisei do Ano de1909,cito:

- MANOEL de BRITO VIEGAS - Fabricante de Aguardente em Querença(Loulé)

- FRANCISCO VIEGAS - Proprietário de Lagar de Azeite em Querença(Loulé)

- MANUEL VIEGAS - Proprietário em Querença(Loulé)

- JOSÉ LOURENÇO VIEGAS - Proprietário em Querença(Loulé)

- FRANCISCO VIEGAS JÚNIOR - Escrivão do Juiz de Paz de Salir(Loulé)

- AUGUSTO VIEGAS - Barbeiro em Salir(Loulé)

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#279891 | LLR | 30 jun 2011 22:59 | Em resposta a: #279878

Cara Helena

Devo dizer-lhe que há anos que tento, também através do Google encontrar respostas, e até existe um homónimo na base de dados do Geneall, mas ou está incompleto ou trata-se de pura coincidência.
Muito obrigado pela resposta e pela disponibilidade que manifesta. Indico os dados que tenho sobre este bisavô, de quem só sei o nome do pai: Francisco Silvestre do Rêgo, que por sua vez foi presidente da Camara de Luanda no ano de 1859, quanto ao filho já sei alguma coisa:
-António Silvestre do Rego, n. Jul 1836, Lagos, Bairro de São José, f. Mar 1906, casou em S. Sebastião, Lagos com Maria Júlia Leote, n. Dez 1849, filha do Coronel de Caçadores da Rainha Francisco Correia Leote, n. Jan 1824 em Santa Maria, Lagos e sua primeira mulher, Felicidade Perpétua Ribeiro, brasileira de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com quem tinha casado entre Jan-Abr de 1844. Foi seu padrinho António Pimentel de Macedo e tocou por procuração, Manuel Mascarenhas Zuzarte Lobo Coelho. Assina o termo Francisco de Paula Neves, beneficiado encomendado de S. Sebastião.
Foi Bacharel em Direito (e Filosofia ?), pela Universidade de Coimbra (1857-1861), foi Secretário Geral do Governo Civil de Faro (1874 a 1881), redator-chefe do Diário das Câmara dos Pares e dos Deputados. Foi administrador do Concelho de Lagos, auditor dos conselhos de guerra da 3.ª divisão militar, com sede em Tavira e Governador Civil do Algarve. Conseguiu, com energia e vigor, extinguir uma guerrilha de contrabandistas capitaneada pelo famoso José das Redes.

Aquilo que conseguir saber sobre os ascendentes deste bisavô serão muito apreciados para ajudar a completar este meu ramo.

Com os meus cumprimentos agradecidos

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#280255 | behappy | 01 jul 2011 15:02 | Em resposta a: #279878

Caro João

Obrigada pela informação.
Presumo que todos esses Viegas tenham ligação aos Viegas Pires e Viegas Jacinto, meus familiares, naturais de São Brás de Alportel. Se por acaso tiver informação referente aos ramos que refiro, ambos da mesma origem, fico-lhe grata.
Na verdade, o Algarve é um manancial de Viegas.

Não sei se reparou no ataque de uma "Faustina" espalhado por todo o lado e aqui também. Seria bom que o moderador recebesse muitos emails referindo o caso.

Os melhores cumprimentos

Helena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#280256 | behappy | 01 jul 2011 15:13 | Em resposta a: #279891

Caro Luís

Fique tranquilo porque eu vou tentar obter alguma informação, quando fôr para baixo.
Curiosamente recordo o apelido Leote em Faro, onde nasci e vivi até vir para LX. Diz-lhe alguma coisa?
Não consigo identificar mas estaria seguramente ligado a alguém das relações da minha mãe.

Os melhores cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#280301 | LLR | 01 jul 2011 18:21 | Em resposta a: #280256

Cara Helena

A minha tia-avó, irmã do meu avô paterno, tinha casa em Faro, faleceu há mais de 30 anos, chamava-se Luísa Leotte do Rego Corte-Real, e se fosse viva teria 110 anos. O ascendente cujas raízes procuro era avô desta senhora. Seria a conhecida da sua Mãe?

Com os meus cumprimentos

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#280328 | behappy | 01 jul 2011 19:46 | Em resposta a: #280301

Caro Luis

A minha mãe era mais nova, nascida em 1916.
Essa sua tia-avó era mais velha mas podia ter alguma filha, sobrinha ou familiar pois como lhe disse, o apelido foi-me logo familiar de, em criança ouvir - as Leotte ou a menina Leotte. Qualquer coisa do género. Sabe se haveria alguma Prof. do Ensino Primário?
Tem ideia onde se situava a casa? Porque me parece ter uma vaga reminiscência.
O facto de a sua tia-avó ser 1901, se a idade estiver certa, permitirá verificar no seu registo de nascimento os nomes dos pais e avós.
No Arquivo de Faro estão os registos até 1905.
Se se lembrar de mais algum pormenor diga, porque ainda há pessoas dessa época minhas conhecidas, que habitualmente contacto.

Cordiais cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#280361 | LLR | 02 jul 2011 00:20 | Em resposta a: #280328

Cara Helena

De facto existe esta diferença de gerações, e as pessoas nascidas no sec XIX já só perduram nas nossas memórias. Lembro-me que a casa da minha tia-avó era num grande largo/terreiro, virado para o mar, onde, em dada altura do ano havia uma grande feira. Quanto a nomes de parentes em Faro, sei que havia, mas ainda não completei tantos ramos, que a árvore não é mais que um pequeno arbusto...sei de parentes diretos em Albufeira, nos secs XVI e XVII, em Tavira no sec XVIII e a partir daí em Lagos, mas tudo Leotes ou Leottes. De Faro, uma grande amiga de apelido Guerreiro, casou com um parente de Silves, Mascarenhas Leote. Esta curiosidade sobre o ramo Rego não me larga e até pedi a um confrade de Luanda, noutro tópico, para ver o que conseguia saber por lá.

Com amizade e os meus cumprimentos

Luis Leote do Rego

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#292475 | brayanseixas | 08 dez 2011 01:12 | Em resposta a: #280255

Olá a todos.
Sou do brasil e estou procurando a família do meu avô.
Meu avô chamava-se Manuel Guerreiro Viegas, tinha um irmão chamado Joaquim Jacinto Viegas (de Loulé, conforme sua útima carta de 1996).
Gostaria de saber como faço para descobrir onde meu avô nasceu. Ele sempre dizia que era de Algarve, mas ele não me contou sobre qual freguesia. Agora preciso obter minha nacionalidade portuguesa para facilitar meu doutorado e não tenho essa informação fundamental.
Será que o Francisco ou Antônio Jacinto Viegas poderiam me ajudar??

Muito obrigado,

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#292477 | Marmello | 08 dez 2011 02:05 | Em resposta a: #292475

infelizmente não, já morreram à umas decadas atrás.

Informo que Viegas é um nome muito comum no Algarve.

Pela certidão de nascimento de seu pai ou mãe pode saber a freguesia onde nasceu seu avô, é a unica solução que vejo para o caso.

Moro em Setúbal longe do arquivo de faro, por isso não lhe posso ajudar

melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Faro

#292519 | behappy | 08 dez 2011 19:29 | Em resposta a: #292475

Olá

Na minha família há numerosos Viegas, Jacinto Viegas e Viegas Jacinto. Eram originários de São Brás de Alportel.
Como o número de filhos antigamente era grande, espalharam-se por diferentes lugares, nomeadamente Loulé.
Esses nomes e apelidos são muito familiares a quem tem parentes com os mesmos apelidos.
Já outro confrade refere que através da certidão do filho/a do seu avô, será possível chegar á informação que pretende ou mesmo da certidão ou bilhete de identidade de algum filho do seu tio Joaquim.
Também é importante se conseguir alguma data de nascimento, casamento, óbito que permita a busca no Arquivo Distrital de Faro.
Cumprimentos Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen