Vides, de Monforte do Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Vides, de Monforte do Alentejo

#91026 | Pedro França | 16 mai 2005 00:44

Caros confrades:

Não tenho ideia de ter surgido algum tópico sobre os "Vides" do Alentejo.
Sei que há genealogias manuscritas na TT, e, no ADPortalegre encontrei alguns roteiros genealógicos em que aparecia esse título mas não sei se os meus têm alguma coisa a ver com o que está escrito e impresso em genealogia.
O tempo em que estive em Elvas para pesquisar estes paroquiais na Biblioteca Municipal não foi suficiente para saber mais. Foi tudo decidido numa tarde de um dia passado nessa cidade, estando eu de férias em Évora, há uns dois para três anos. Mesmo assim, tive faro e sorte.
De toda a maneira eu já levava do ADPortalegre dados para prosseguir ali a minha pesquisa, referente ao meu lado materno, do meu avô, do Gavião.
Então é assim:
- Tenho um antepassado, Manuel Rodrigues da Vide, de Monforte, que foi casar ao Gavião em 1750. Foi baptº em 19.05.1729/f. 162v. em N. Sra. dos Prazeres/Monforte. Era filho de outro Manuel Rodrigues da Vide da mesma freguesia, que casou na Matriz/Monforte a 12.12.1725 com Catarina Vaz, baptª em 1709 (escapa-se-me o dia e o mês), na fregª da Madalena.
Este Manuel Rodrigues da Vide foi baptº a 15.10.1699/f. 82v. em N. Sra. dos Prazeres e era filho póstumo de Sebastião Rodrigues da Vide e de Maria da Cruz, recebidos estes a 05.05.1697/f. 16 na mesma freguesia.
Maria da Cruz foi baptª a 22.04.1668/f. 23v. em N. Sra. dos Prazeres e era filha de Diogo Gonçalves e de Beatriz Rodrigues, sendo ela, Maria da Cruz, a 2ª mulher de Sebastião Rodrigues da Vide, viúvo de Constança Gonçalves, de Arronches (N. Sra. da Assunção), falecida a 15.12.1695/f. 27, moradores ao lugar dos Carrascais. Deste 1º casamento ficaram filhos também.
Quando nasceu Manuel Rodrigues da Vide, filho póstumo de Sebastião Rodrigues da Vide, a família vivia em Monforte ao lugar do Monte dos Freixos. A mulher deste Manuel R. da Vide, Catarina Vaz, era filha de Manuel Rodrigues, de Monforte (Madalena), e de Maria das Candeias, de N. Sra do Rosário/Arronches.

Alguém tem informações sobre esta família que queira partilhar?
Um abraço a todos.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Vides, de Monforte do Alentejo

#91106 | Pedro França | 16 mai 2005 23:49 | Em resposta a: #91026

Caros confrades:

Insisto neste tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Vides, de Monforte do Alentejo

#91442 | Pedro França | 20 mai 2005 22:39 | Em resposta a: #91026

Caros confrades:

Não há por aí nenhum elvense interessado neste tema genealógico?
Obrigado.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Vides, de Monforte do Alentejo

#108568 | Conceicao | 02 jan 2006 00:28 | Em resposta a: #91442

Caro Confrade Pedro Franca, gostaria de o poder ajudar, mas infelizmente, ainda nao consegui obter mais informacao sobre os meus David ou daVide. Sei noentanto que casaram com Rodrigues na area do cadaval. Bom Ano Novo de 2006. Maria da Conceicao.

Resposta

Link directo:

RE: Vides, de Monforte do Alentejo

#108825 | g. teles | 05 jan 2006 13:39 | Em resposta a: #91106

Caro Pedro França,

Só agora vi este tópico porque foi colocada uma nova mensagem há dias, por isso não sei se ainda mantém o seu interesse nos Vides. De qualquer modo, passo-lhe a escassa informação que possuo.

Quando há uns anos atrás andei com o Dr. Miguel Metelo de Seixas a efectuar o levantamento heráldico do concelho de Fronteira, ao estudarmos as armas de Pedro Francisco Martelo, sargento-mor daquela vila, deparámos com um Pedro da Vide Pais, que foi capitão-mor de Fronteira, familiar do Santo Ofício e fidalgo de cota de armas, a quem foi passada carta de brasão de armas a 10 de Janeiro de 1698 (vd. CABRAL, António Machado de Faria de Pina, Cartas de Brasão, Lisboa, Edições Bíblion, 1936, p. 83). Sabemos ainda que na parede sul da igreja matriz de Fronteira existiram em tempos seis cruzes, todas de pedra mármore. Três delas encontravam-se juntas e serviam de calvário; ao seu lado figurava um letreiro que nos dizia: “Esta obra mandou fazer Pedro daVide Paes Capitão mor desta villa e sua mulher Donna Cristina Cardoza em o anno de mil setecentos e tres” (I.A.N./T.T., MESA DA CONSCIÊNCIA E ORDENS, Tombo da Comenda de Fronteira, L.º 239, fls. 44 e 44v.). Os antepassados de Pedro da Vide Pais eram de Veiros, ali perto.

Espero que estes elementos lhe possam dar alguma pista.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 23:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen