Tavares Coutinho, da cidade do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#91177 | mlab | 18 mai 2005 00:06

Meu avô materno chamava-se Carlos Tavares Coutinho, no Concelho de Maia, nascido no Porto em 26/05/1884, filho de Bernardo Tavares Coutinho e de Joaquina Ferreira. Neto paterno de Manoel Tavares Coutinho e de Maria Marques de Resende. Ele veio para o Brasil e constituiu família aqui na cidade do Rio de Janeiro onde eu nasci. Caso tenha alguma informação para que eu possa dar continuidade a minha árvore genealógica, ficarei muito agradecida de receber uma mensagem sua e se puder ajudar com alguma informação, coloco-me a inteira disposição.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#99106 | LCoutinho | 01 set 2005 18:06 | Em resposta a: #91177

Eu estou a fazer a minha árvore genealógica seguindo a linha de meu pai.

Meu avô paterno Alcino Tavares Coutinho nasceu a 23.08.1907 em Vilar do Paraiso, V N Gaia, filho de Fernando Tavares Coutinho natural da freguesia de Canelas do concelho de V N Gaia e de Maria Moreira natural de Vilar do Paraiso V N Gaia, neto paterno de Custódio Ferreira e de Carolina Augusta, naturais e casados na freguesia de S.Pedro de Castelões de Vale de Cambra e residentes no Lugar da Rechousa em Canelas V N Gaia, Porto e materno de António Pinto dos Santos e Maria Moreira. O padrinho de baptismo do meu avô foi Alcino Tavares Coutinho e vivia no Brasil e, desconheco o que lhe era para além de padrinho, talvez fosse seu tio, irmão de seu pai.

O pai da sua avó paterna Carolina Augusta era José Tavares Coutinho e a sua mãe Maria Emilia.

Serviu de madrinha do meu bisavó, Thomaz Tavares Coutinho, casado, "médico cirúrgico" cf. consta da certidão de baptismo, morador na lagoa em S.Mamede de Infesta, que, para além de padrinho seria tb. padrinho avô?

Estas são as informações que tenho por ora e, não sei se serão de interesse para si espero que sim. Estive já no ADA e só encontrei nos livros de baptismo uma Carolina Augusta que nada tem a ver com a minha trisavó. Espero que, se tiver algumas informações que sejam de interesse para a minha pesquisa me diga para este tópico no Forum.

LCoutinho

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#99710 | Gilson Nazareth | 07 set 2005 17:33 | Em resposta a: #91177

Amigo,
Aconselho-o a procurar o CBG(Colégio Brasileiro de Genealogia) que funciona no prédio do IHGB,no 12ºandar(parte).
Pode marcar visita,é gratis,com o presidente ,Dalmiro da Motta Buys de Barros,pelo telefone 25-68-40-11 ou pelo enderêço:dmbb@uol.com.br
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#99718 | loms | 07 set 2005 19:43 | Em resposta a: #91177

Sugiro o envio de uma carta ao Arquivo Distrital do Porto (ADP), uma vez que o concelho da Maia pertence ao Distrito do Porto!
No site do ADP, poderá encontrar a morada, e ainda, assim o suponho, a hipótese de fazer o pedido on-line (não tenho a certeza).

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#99719 | loms | 07 set 2005 19:45 | Em resposta a: #99106

S. Mamede de Infesta (Concelho de Matosinhos), assim como Vila Nova de Gaia, pertencem ao Distrito do Porto. Assim, deixo aqui a sugestão de entrar em contacto com o Arquivo Distrital do Porto: pode consultar o site e ver a melhor forma de o fazer.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#99750 | mlab | 07 set 2005 22:15 | Em resposta a: #99106

Prezado Senhor LCoutinho,
Foi com grata surpresa que recebi a sua resposta. Sei muito pouco sobre este meu avô paterno e sua família. O que consegui foi através do Arquivo Distrital do Porto. Moro no Rio de Janeiro, Brasil e não tenho muita facilidade em obter maiores informações sobre este ramo da minha família. Pelo que pude entender, a caligrafia dos documentos que obtive são muito difíceis de serem decifradas porque além da grafia ser bem diferente, não tenho conhecimento geográfico de Portugal o que em nada me facilita.Vou descrever o que sei e se tiver algum erro, peço que me perdoe, mas foi o que consegui decifrar:
1) Minha mãe chama-se Eponina Brites Coutinho de Arruda. O nome de solteira dela era Eponina Brites Coutinho, nascida em 25 de dezembro de 1915, na Cidade do Rio de Janeiro. Hoje ela é a única sobrevivente e está com 89 anos.
2) Eram 4 irmãos: Perolina nascida em1914, Eponina, Irene, 1917 e Carlos que faleceu aos 17 anos.
3) Eram filhos de Carlos Tavares Coutinho e de Albina da Silva Balthazar Brites.
4) Carlos Tavares Coutinho nasceu em 26 de maio de 1884, foi batizado em 30 de maio de 1884, na paróquia de Santa Maria de Águas Santas, Concelho de Maia.
5) Era filho legítimo de Bernardo Tavares Coutinho, natural da freguesia de Avanca, Concelho de Estarreja e de Joaquina Ferreira com quem se casou aos 25 anos
6) Carlos Tavares Coutinho era neto paterno de Manuel Tavares Coutinho natural da freguesia de São Luiz de Moque, Diocese de Viseu e de Maria Marques de Pinheiro da freguesia de Avanca.
7) Foi padrinho de batismo Carlos Ferreira de Carvalho, solteiro e a madrinha foi D. Alice Ferreira de Carvalho, solteira.
8) Meu avô Carlos Tavares Coutinho veio para o Brasil em 1914 com minha avó que estava grávida de Perolina.
9) Faleceu em 1942 no Rio de Janeiro, Brasil. Está enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil.
Não creio que estas informações possam ajudá-lo na sua pesquisa. Se eu obtiver mais alguma informação colocarei no Fórum. Apesar do sobrenome ser o mesmo, não reconheço nenhum dos seus parentes, mas pode ser por pura ignorância minha. Pelas últimas informações que tive do Arquivo Distrital do Porto, eu deveria pesquisar no Concelho ou Freguesia do Viseu, mas ainda não fiz isto.
Cordialmente,
Lucinda de Arruda

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279759 | coutinhoea | 29 jun 2011 15:27 | Em resposta a: #99106

Caro Sr,

Sou bisneta de Fernando Tavares Coutinho, natural de Canelas V.N.Gaia e falecido na Venezuela, e reconheço todos os elementos e familiares que indica nesta sua mensagem. O meu avô chama-se José de Castro Coutinho, nascido em Vilar do Paraíso e filho de Joaquina de Castro e de Fernando Tavares Coutinho, que por sua vez era filho de Joaquina Tavares Coutinho, natural de S. Mamede de Infesta. O seu bisavô Thomaz era tio do meu avô (se não estou em erro, mas como ainda é vivo irei perguntar-lhe). Existe ainda um primo chamado Gulherme Coutinho.

Creo que inequivocamente somos família, mas gostaria de trocar mais informação consigo.

Elisabete Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279773 | Samuel C O Castro | 29 jun 2011 18:05 | Em resposta a: #279759

Prezada Elisabete,

Se por acaso tiveres a ascendência da Joaquina de Castro e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muito grato.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279776 | coutinhoea | 29 jun 2011 18:45 | Em resposta a: #279773

Caro Samuel,

Joaquina de Castro é a minha bisavó paterna. Nasceu em Vilar do Paraíso ou do Andorinho e casou com Fernando Tavares Coutinho, com quem teve 3 filhos: o meu avô José e os meus tios avós Maria Fernanda e Octavio. Morreu muito jovem, tinha o meu avô 4 anos, em 1928 ou 29. Era uma senhora baixa, de cabelos negros, ar asiático e olhos muito azuis. Se for seu descendente posso enviar-lhe uma foto. Descende dela também?

É uma emoção encontrar assim a família distante.

Um abraço a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279778 | Samuel C O Castro | 29 jun 2011 18:55 | Em resposta a: #279776

Prezada Elisabete,

Não descendo da Joaquina de Castro, mas tenho imenso interesse na ascendência dela, pois estudo exclusivamente a família CASTRO, como poderás ver aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273176&fview=e . E, os Castros de Vilar do Paraíso estão entre os ramos de meu interesse genealógico.

Descobrindo a ascendência dela, e puder fazer o favor de aqui informar, ficar-lhe-ei muito grato.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279785 | coutinhoea | 29 jun 2011 19:18 | Em resposta a: #279778

Respondi-lhe no tópico que me indicou, mas deixo constância aqui também:

A minha bisavó Joaquina Tavares Coutinho era irmã do Fernando Tavares Coutinho que foi acima citado, ou seja, tia paterna do Alcino.

Teve um filho, Fernando Tavares Coutinho, que casou com Joaquina de Castro, filha de Joaquim de Castro Amorim e Maria de Castro Almeida.

O meu avô José de Castro Coutinho ainda é vivo, pelo que, apesar dos seus 87 anos, consigo obter muitas informações sobre ambas as famílias.

Um abraço a todos

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279814 | f4b2 | 29 jun 2011 23:28 | Em resposta a: #279785

Caro Coutinho

Estava a pesquisar o Porto no Anuário de 1909,e vi este nome referenciado:

MANUEL TAVARES COUTINHO - Conselho Fiscal da Companhia Auxiliar de Crédito Agricola em S. Mamede de Infesta.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Tavares Coutinho, da cidade do Porto

#279932 | Samuel C O Castro | 01 jul 2011 13:24 | Em resposta a: #279785

Prezada Elisabete,

Respondi no tópico dos Castros.

Depois do contato com seu avô José, peço o favor de me informar as novidades.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen