José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Portimão

#91288 | LCM | 18 mai 2005 23:43

Caros amigos

Procuro informações sobre José Bentes de Ataíde Castelo Branco, que vivia em Portimão em meados do século XIX.
Muito obrigado.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Portimão

#103350 | mvcb | 19 out 2005 01:23 | Em resposta a: #91288

caro lcm, primeiro, disculpe meu portugues (minha lingua e o frances). Tenho um bisavo que se chama João Bentes d'Ataide Castel-Branco, * 1850, médico pela universidade de Coimbra, morador em Lagoa durante uma parte de sua vida.
Filho de João Bentes Raposo Castel-Branco * Lagoa 10.12.1818 + Lagoa 14.10.1861 et de sua mulher Carolina d'Abreu dos Reis Duarte * 1825 + 30.9.1908 Lagoa
Neto de João Gonçalves Figueira d'Ataide Castello Branco * 1789 + 1838 e de sua mulher Maria Josefa Raposo
Quem e José bentes de Ataide Castel-Branco?
Por minha parte, sou a procura d'informacoes sobre Rodrigo de Sousa d'Athaide Castello Branco, capitão-mor de Silves, + silves 19.7.1813 e casado com Isabel Teresa dos Reis Rio, ambos pais de João Gonçalves Figueira d'Ataide Castello Branco * 1789
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Portimão

#103357 | SUÃO | 19 out 2005 09:04 | Em resposta a: #91288

Caro Lourenço:

Diz-me o que pretendes exactamente. Tenho essa gente toda estudada.
Fala-me por telefone se quiseres.
Abços.
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#117562 | roberto lopes | 28 abr 2006 18:49 | Em resposta a: #103357

Caro Miguel Corte-Real:

Procuro informaçoes sobre a ascendencia do Capitao Francisco Bentes e de sua mulher Maria de Sousa, moradores em Silves, cujo casamento nao consigo encontrar, sei que tiveram pelo menos:
Francisco Bentes b. Silves, morador em Lagoa, f. do Capitao Francisco Bentes e de Maria de Sousa cc (Lagoa 28.02.1724) Maria Adães, f.ª de
Bartolomeu Soares Xamorro cc (Lagoa 06.06.1702) Catarina Gonçalves, é neta paterna de
André Soares e de Maria Adães e é neta materna de Pedro Fernandes e de Francisca
Ribeira, naturais de Lagoa (meus duplos 8.os avós)

Desconfio que esta gente tera algo a ver com os Bentes Raposo de Lagoa.

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#117582 | SUÃO | 28 abr 2006 22:13 | Em resposta a: #117562

Caro Roberto Lopes:

Desconfia bem, pois assim é! Veja o meu livro Fidalgos de Cota de Armas do Algarve, a fls. 109 e 111, que lá encontra a ascendência que procura e respectivas referências documentais.

Cumprimentos,
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#117921 | roberto lopes | 03 mai 2006 12:55 | Em resposta a: #117582

Caro Miguel Corte-Real:

Muitissimo obrigado pelas referencias documentais, como estou a viver fora do pais e nao tenho oportunidade de consultar o livro, entrarei em contacto com a minha amiga Melisa para saber mais informaçoes!

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#117942 | melisa | 03 mai 2006 16:01 | Em resposta a: #117921

Caro Roberto

Enviei-lhe por mail o indicado pelo Dr. Miguel Côrte-Real.

A obra "Fidalgos de Cota de Armas do Algarve" contem inúmeras irformações, muito úteis para quem pesquisa o Algarve.


Um abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#158282 | JoãoGaspar | 04 jun 2007 03:01 | Em resposta a: #117582

Caro Miguel Côrte-Real,

Onde poderei comprar o seu livro Fidalgos de Cota de Armas do Algarve?


Cumprimentos

João Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#158346 | LCM | 04 jun 2007 19:49 | Em resposta a: #158282

Aqui mesmo: http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=270

Cumprimentos
LCM

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#158353 | SUÃO | 04 jun 2007 20:44 | Em resposta a: #158282

Caro João da Silva Gaspar:

Só agora fui informado da sua questão. Mas eis que o meu Caro Confrade e Amigo Lourenço Correia de Matos já fez o favor de lhe responder. É talvez a forma mais prática de o obter. Mas outras livrarias especializadas o vendem.

Cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#158431 | JoãoGaspar | 05 jun 2007 04:10 | Em resposta a: #158353

Caro Miguel Côrte-Real,

Muito obrigado pela sua atenção. E vou obter um exemplar do seu livro.

Sinceros cumprimentos

João Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: José Bentes de Ataíde Castelo Branco, de Porti

#158434 | JoãoGaspar | 05 jun 2007 04:27 | Em resposta a: #158346

Caro Lourenço Correia de Matos,

Muito obrigado pela sua atenção e ajuda. Não nos conhecemos pessoalmente, mas permita-me a ousadia de lhe dizer que admiro bastante o seu trabalho e conhecimento.

Cumprimentos

João Gaspar

Resposta

Link directo:

João Bentes

#174148 | roberto lopes | 24 nov 2007 22:50 | Em resposta a: #117582

Caro Miguel Corte-Real:

Ontem "tropecei" no assento de um João Bentes, f.º de Francisco do Touro e Maria das Neves, moradores em Porches cc (Lagoa 15.08.1662) Maria Jorge, f.ª de Nuno Fernandes e de Isabel Jorge, de Lagoa.

Será este João Bentes neto do Francisco de Touro Bentes cc Branca das Neves?


4. Branca das Neves b. Porches e crismada 03.02.1622 cc (Porches 20.11.1623) Francisco de Touro Bentes b. Porches. Tiveram:
5. (talvez) Francisco do Touro, que segue
5. Miguel Raposo Mexia, que segue
5. Capitão João Bentes Raposo, crismado em Porches 25.05.1631 + Lagoa 20.04.1688, morador em Porches, que segue

5. (talvez) Francisco do Touro cc (Porches c. 1640) Maria das Neves, moradores em Porches. Tiveram:
6. João Bentes, que segue

6. João Bentes cc (Lagoa 15.08.1662) Maria Jorge, f.ª de Nuno Fernandes e de Isabel Jorge, de Lagoa.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#174169 | SUÃO | 25 nov 2007 12:35 | Em resposta a: #174148

Caro Roberto Lopes:

Agora não posso dar-lhe grandes indicações. Mas já conhecia esse casamento. Salvo erro, por responder apenas com base na memória, parece-me que o sogro de João Bentes é Nuno Fernandes Marreiro, homem nobre de Lagoa. É provável que este João Bentes seja de facto mais um neto paterno do casal Francisco do Touro Bentes/Francisca das Neves; mas até agora não encontrei documento que prove a existência de um Francisco filho do mesmo casal.

Se vier a ter mais sorte do que eu fico-lhe agradecido se me informar.

Boa sorte e cumprimentos,

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#174189 | nunoinacio | 25 nov 2007 19:11 | Em resposta a: #174148

Olá Roberto.

Também descendo do casal Francisco do Touro e Maria das Neves.
Tens mais alguma novidade relativamente a estes, ou mantêm-se em fim de linha?

A Senhora do Verde está praticamente no fim (faltam meia duzia de baptismos e os óbitos) e brevemente iniciarei São Marcos da Serra. Se precisares de alguma coisa desta freguesia diz.

Estive hoje na Igreja e ainda não chegaram os microfilmes de Silves, pelo que daí não há novidades.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#174192 | rafael | 25 nov 2007 19:41 | Em resposta a: #174189

Caro Nuno Inácio

Desculpe um pedido tão directo, mas da freg. de São Marcos da Serra espero socorrer-me também da sua ajuda.

Uma boa noite e desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

João Bentes

#174197 | roberto lopes | 25 nov 2007 20:04 | Em resposta a: #174169

Caro Miguel Côrte-Real:


Agradeço as informações acerca do sogro de João Bentes, penso que será já do seu conhecimento a existência de um homónimo na base de dados do Geneall.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=112876

Graças à colaboração do confrade Oscar Barroso tem sido possivel passar a "pente fino" parte desta gente que casa em Lagoa e com numerosa descendência.

Evidentemente, assim que saiba algo o contactarei para informar-lhe.

Uma solução viável para confirmar a genealogia do Francisco do touro seria encontrar o seu casamento, ou pelos óbitos ou confirmar se o Francisco de Touro Bentes teve algum filho Francisco, nome que vem a repetir-se nestas descendências.

Obrigado com os meus melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#174198 | roberto lopes | 25 nov 2007 20:25 | Em resposta a: #174189

Olá Nuno:

É um prazer encontrar-te aqui no forúm:)

As novidades são que provavelmente (não está confirmado ainda) que o "teu" Francisco do Touro cc Maria das neves poderá ser filho do Francisco de Touro Bentes.

A Senhora do Verde interessam-me parcialmente.

Os ascendentes de Francisco Vaz Brabo e Agueda Luís:

Sebastião da Silva, v.º de Vicência Maria * Portimão cc (Verde 12.01.1739) Ana Maria * Senhora do Verde 02.08.1712, f.ª de Francisco Vaz Brabo e Agueda Luís naturais da Senhora do Verde.

Os ascendentes de João Brabo e de Maria Bota:

Bernardo Brabo, f.º de João Brabo e de Maria Bota, da Senhora do Verde cc (Monchique 21.02.17139) Catarina da Ascenção, f.ª de Pedro Andrés e Catarina Dias, de Monchique, moradores no Brejão.

O Baptismo de:

Ana Maria de Jesus Furtada, f.ª de José Gonçalves n. Estômbar cc (Senhora do Verde 09.07.1797) Angela Maria Furtada, v.ª de Manuel Duarte n. Casais-Monchique cc (Lagoa 07.05.1827) Sebastião de Sousa Raposo, proprietário em Lagoa

Curiosamente, ainda não encontrei antepassados de São Marcos da Serra.

Pena que os microfilmes de Silves ainda não tenham chegado.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#174214 | nunoinacio | 25 nov 2007 23:13 | Em resposta a: #174198

Caro Roberto

Francisco Vaz Brabo e Águeda Luís
Tenho o seguinte:
o 1º é filho de Roque Vaz e de Ana Fernandes, ambos da Senhora do Verde.
a 2ª é filha de Domingos Luís e Caratina Vicente, ambos da Senhora do Verde.
Õ casal Francisco Vaz Brabo e Águeda Luís eram moradores no Vale Longo. Talvez venha a encontrar mais elementos sobre os mesmos quando analisar os óbitos.

Este casal teve 11 filhos, a saber:
Maria Bouta, nascida em 26.08.1706, casada com José Duarte, dos Casais, viuvo de Beatriz Rodrigues, em 27.02.1729. Não tiveram descendencia na Senhora do Verde, o que poderá indicar que terá passado a residir nos Casais depois de casados.
Domingos Luís, nascido em 27.11.1707, casado com Marcelina Duarte, filha de José Martins e de Vicência Duarte, da Senhora do Verde, em 16.05.1737. Tiveram 5 filhos na Senhora do Verde, dois deles com descendencia.
Ana Maria, nascida em 25.12.1712, casada com Sebastião da Silva, de Portimão, viúvo de Vicência Maria. Não tiveram filhos a nascer na Senhora do Verde, o que indica que terão passado a residir em Portimão depois de casados (12.01.1739), ainda mais porque uma filha deste casal, Maria do Nascimento, vem casar à Senhora do Verde.
Esperança Luís, nascida em 18.12.1714, casada com Roque Vaz, do Odelouca, filho de António Vaz e Catarina Mateusa em 05.01.1742. Tiveram dois filhos a nascer na Senhora do Verde
Felicia Maria, nascida em 29.09.1718, casada com João Fernandes, de Portimão, filho de Manuel Fernandes, de Messines e de Brites dos Santos ou de Jesus, de Portimão, em 28.02.1740. Tiveram 5 filhos na Senhora do Verde, dois deles com descendencia.
Sem terem casado ou tido descendencia na Senhora do Verde, há ainda:
João - 12.09.1709
Violante - 13.12.1716
Josefa - 13.02.1729
Violante - 20.10.1720
Margarida - 31.10.1724
Margarida - 09.11.1726


Relativamente ao Sebastião da Silva, apenas tenho a informação que já consta supra, talvez se descubra mais quando fizer o levantamento de Portimão (espero viver para isso :-))

De João Brabo e Maria Bota não tenho a ascendencia.
No entanto posso adiantar que o Bernardo Brabo nasceu em 13.08.1692, sendo os pais moradores na Donalda.
Além do Bernardo tiveram mais 5 filhos, mas não tenho nenhum casado ou com descendencia na Senhora do Verde.
Com esta tua mensagem passei a ter a ascendencia da Catarina da Ascensão, que desconhecia.
O casal Bernardo e Catarina tiveram 6 filhos na Senhora do Verde, nenhum deles com nova descendencia nesta freguesia.
A Catarina da Ascensão voltou a casar na Senhora do Verde com João Alvares, em 30.09.1732, ele viuvo de Maria Jorge, do Alferce.
A Catarina faleceu antes de 1740, pois o João Alvares volta a casar nesse ano com Maria Santa.

Ainda não encontrei o nascimento da Ana Maria Furtada, mas tenho a ascendencia completa em 3 gerações, se necessitares.

Estranho que não tenhas ninguém de São Marcos, dada a ligação que essa freguesia tem com Monchique, Silves e Lagoa.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Gentes da Senhora do Verde

#174254 | roberto lopes | 26 nov 2007 14:26 | Em resposta a: #174214

Caro Nuno:

Muito obrigado pelos novos dados, sao de grande ajuda.

"Relativamente ao Sebastião da Silva, apenas tenho a informação que já consta supra, talvez se descubra mais quando fizer o levantamento de Portimão (espero viver para isso :-))"

Tenho as ascendencias de Sebastiao da Silva, logo envio.

"Com esta tua mensagem passei a ter a ascendencia da Catarina da Ascensão, que desconhecia.
O casal Bernardo e Catarina tiveram 6 filhos na Senhora do Verde, nenhum deles com nova descendencia nesta freguesia. "

Tenho as ascendencias da Catarina da Ascensao, logo envio.


Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Algumas Ascendências

#174286 | roberto lopes | 26 nov 2007 18:16 | Em resposta a: #174214

Caro Nuno Inácio:

Aqui vai a informacao que tenho sobre os Brabos e a respectiva ascendencia da catarina da Ascensao.

Bernardo Brabo, f.o de Joao Brabo e de Maria Bota, naturais da Senhora do Verde cc (Monchique 21.02.1713) Catarina da Ascensao, f.a de Pedro Andrés cc (Monchique 21.01.1666) Catarina Dias, moradores no Brejao, é neta paterna de Luís Pires e de Bárbara Luís e neta pela parte materna do cap. Vicente Estevens Duarte (sabe assinar) e de Maria Jorge, naturais de Monchique

Aqui a ascendência do Sebastiao da Silva.

Sebastiao da Silva cc I (Portimao 25.04.1727) Vicencia Maria, de Portimao (a) cc II (Senhora do Verde 12.01.1739) Ana Maria nascida no Verde em 25.12.1712 (b).

O Sebastiao da Silva é filho do Gaspar da Silva cc (Ptm 30.08.1701) Isabel do Espírito Santo, é neto paterno de Francisco da Silva e de Inês Fernades e neto pelo lado materno de André Pires cc (Ptm 11.11.1675) Maria Rodrigues, é bisneto materno de Francisco Álvares e de Brites Estevens e materno de Francisco Rodrigues e de Isabel Andrés, todos de Portimao.Tiveram pelo menos:
Francisco da Silva (b) cc Maria Bernarda de Estombar pais de Maria Delfina b. Ptm 05.10.1807 cc Manuel Fernandes Jaques (meus 5.os avós)

O André Pires cc (Ptm 11.11.1675) Maria Rodrigues, que já constam acima, foram pais pelo menos de:
- Beatriz Estevens cc (Ptm 11.07.1691) Estevao mexilhao, f.o de Joao Pincho e de Maria Mendes, naturais de Estombar.
- Isabel do Espírito Santo (Ptm 30.08.1701) Gaspar da Silva, f.o de Francisco da Silva e de Inês Fernandes, naturais de Portimao.
- Maria Andreza cc (Ptm 30.05.1706) Mateus Goncalves, f.o de Manuel lourenco e de Maria Goncalves, moradores na Raposeira.
- Brites dos Santos cc (Ptm 28.10.1710) Manuel fernandes, f.o de Francisco goncalves e de Catarina Fernandes, naturais de S.B.Messines.
- Manuel Alves ou Andréz cc (Ptm 04.09.1719) Joana Maria, f.a de Francisco Martins e Isabel Rodrigues, naturais de Portimao. (sao meus antepassados por outro ramo)

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Algumas Ascendências

#174340 | nunoinacio | 26 nov 2007 23:22 | Em resposta a: #174286

Olá Roberto

Obrigado pela informação.
Estas gentes não têm ligação, pelo menos directa, com a minha família, mas ficam os dados inscritos na freguesia da Senhora do Verde, para quem necessitar deles.

Quando vieres ao Algarve diz qualquer coisa.

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

RE: João Bentes

#176057 | nunoinacio | 11 dez 2007 18:37 | Em resposta a: #174198

Olá Roberto

Já encontrei o assento da Ana Furtada. Nasceu na Senhora do Verde em 14 de Setembro de 1810

Quando vieres ao Algarve diz qualquer coisa, pois posso-te passar os assentos para CD

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 06:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen