Guerner, de Lisboa e Porto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Guerner, de Lisboa e Porto

#91289 | LCM | 18 mai 2005 23:49

No inicio século XIX existem pessoas de apelido Guerner em Lisboa e Porto.
Em Belém / Ajuda moravam, entre outros, Cristovão Honório e António Joaquim Guerner, ambos Cônsules de diversos países (o 1.º em 1812, o 2.º em 1825), mas que não consigo ligar entre si.
No Porto estavam matriculados como comerciantes Manuel e Cristovão Guerner.
Alguém conhece esta família?

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91301 | aeiou2 | 19 mai 2005 08:47 | Em resposta a: #91289

Na GELB,vol 12,pag.854

Guerner (Jorge ) Pseudónimo usado pelo jornalista Paulo Osório.

Guerner(João Honório ) Lente da cadeira de Comércio da Academia Real de Marinha e Comércio do Porto, nomeado por carta régia de I.X.1803,ao tempo em que era professor de igual disciplina em Lisboa.Morreu em meados de 1806.
Espero que ajude

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91303 | LCM | 19 mai 2005 08:57 | Em resposta a: #91301

Maria,

Muito obrigado pela informação. Tudo indica que serão todos da mesma famíla, os de Lisboa e do Porto. O nome Cristovão e agora Honório como segundo nome.
Aparece também um José Pedro Guerner em Aveiro!

Beijinho
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91304 | aeiou2 | 19 mai 2005 09:04 | Em resposta a: #91303

Olhe Lourenço,fui ao Familysearch e há uma Clementina *circa 1828 e casada com um Pinto Bastos,no Porto.No motor de busca do Sapo aparecem vários Guerner.
Já agora sem ter nada com este assunto.Tem o Testamento da Mariana do Carmo Ferreira Pedreira?

Um beijinho
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91306 | LCM | 19 mai 2005 09:12 | Em resposta a: #91304

Mais uma vez obrigado. Não tenho o testamento de Mariana do Carmo Ferreira Pedreira. Tudo o que sei dos Pedreiras é o seguinte:

"D. Luísa Balbina era já viúva de João Inácio da Silva, f. em Lisboa, Sacramento, a 30-4-1824 , com quem havia casado na Matriz do Faial, de quem teve três filhos: (...) 2) D. Maria Carolina da Silva, n. na Ilha do Faial, cerca de 1818, e f. viúva, em Lisboa, Coração de Jesus, 3-4-1901 , c. com Joaquim Ernesto Pedreira, Vice Presidente da Companhia Lisbonense de Estamparia, Guarda Livros do Banco de Portugal , pais de Eduardo Pedreira e de uma filha, s.m.n. (...)"

A referida Luísa Balbina c. 2.ª vez com António Gualdino Alves, irmão do meu 5.º avô Joaquim José Alves.
Não conheço o nome dos pais de Joaquim Ernesto nem sei o que aconteceu ao filhos.

Beijinho
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91308 | aeiou2 | 19 mai 2005 09:31 | Em resposta a: #91306

Obrigada

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91311 | Correia74 | 19 mai 2005 10:30 | Em resposta a: #91289

Bom dia,

Antigos não tenho conhecimento mas actualmente, sei que existe um Eng.º Guerner que trabalha na DRAEDM, na Rua da Restauração 336 no Porto.

Cmpt

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91312 | LCM | 19 mai 2005 10:32 | Em resposta a: #91311

Cara Cláudia

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91323 | mccantobrum | 19 mai 2005 12:49 | Em resposta a: #91289

No Porto tem várias pessoas de apelido Guerner descendentes de Teixeira de Vasconcelos do Palácio da Bandeirinha.

Conceição van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91330 | ngccm | 19 mai 2005 14:31 | Em resposta a: #91289

Lourenço

Há uns Guerner lisboetas ligados a uma gente Garcia de Lemos, a que pertence a escritora Esther de Lemos (a mãe dela era Guerner). Uma irmã desta casou com um Sanches dos que vêm tratados nos Sanches de Vila Viçosa, de José Dias Sanches (cunhado da dita senhora). Se tiver o livro veja, se não dou-lhe a referência exacta.
abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91339 | vbriteiros | 19 mai 2005 17:59 | Em resposta a: #91289

Caro Lourenço Correia de Matos
Em Vila Nova de Gaia existia uma empresa com uma designação comercial " Guerner & ...(?), que produzia tecidos finos tipo sedas.
Por outro lado se consultar o Anuário da NP- III - 1985 , pag 588 encontrará uma senhora D. Elvira, da casa de Maravedi (Gaia), do Paço de Valpedre (Cunha Coutinho Osório de Portocarrero) e da Casa do Valinho (Paredes) casada com o dr. José Moreira Guerner (médico j.f.) , pelo menos com uma filha cc. D. Bernardo de Brito e Faro ( Casa de Samodâes em Ancêde).
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91350 | jose930 | 19 mai 2005 18:23 | Em resposta a: #91289

Caro Lourenço
Do livro "A descendencia do 1º Barao e 1º Visconde de Alpendurada" retiro a informacao que D.Maria Clementina de Azevedo e Sousa filha de Jose dee Azevedo e Sousa e de D.Mariana de Jesus da Rocha Oliveira fugiu de casa para casar com o Capitao Christopher Guerner, tendo sido deserdada pelo pai que no seu testamento declara que a considera morta "pelos motivos que todos sabem"(pag.371)
Cordiais cumprimentos
J. Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91362 | fsomr | 19 mai 2005 20:08 | Em resposta a: #91339

Caro Lourenço
O Bernardo Brito e Faro é meu amigo e posso pô-lo em contacto com ele.
Se quiser envie-me um email para francisco.rebelo@brisa.pt.
um abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91365 | Maria Barreiro | 19 mai 2005 20:31 | Em resposta a: #91289

Caro Lourenço

Conheço uns Guerner no Porto. Um deles foi meu professor na Faculdade de Ciências do Porto, Departamento de Geologia. Sei que ainda lá está. Tem um irmão também professor. Não sei se estarão ligados aos "seus" Guerner.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91368 | LCM | 19 mai 2005 23:17 | Em resposta a: #91323

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91369 | LCM | 19 mai 2005 23:18 | Em resposta a: #91323

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91370 | LCM | 19 mai 2005 23:18 | Em resposta a: #91350

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91371 | LCM | 19 mai 2005 23:19 | Em resposta a: #91365

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91372 | LCM | 19 mai 2005 23:21 | Em resposta a: #91362

Caro Francisco,

Muito obrigado. Vou continuar a tentar descobrir a filiação de Cristovão Honório, que me interessa por ter sido vice-cônsul das Duas Sicílias em Belém. Será certamente parente próximo de António Joaquim.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91373 | LCM | 19 mai 2005 23:22 | Em resposta a: #91339

Caro Vasco Briteiros,

Muito obrigado pela informação.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#91374 | LCM | 19 mai 2005 23:24 | Em resposta a: #91330

Caro Nuno,

Muito obrigado. Tinha a página marcada nos Sanches mas sinceramente já não me lembrava. Sera certamente da mesma gente dos de Belém.
Amanhã tenho as provas. Depois ligo-lhe para combinarmos.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#247935 | ruiguerra | 17 jan 2010 22:36 | Em resposta a: #91289

A família Guerner é natural do reino da Boémia, do então império da Alemanha e os elementos que possuo dos iniciais representantes são os que se seguem: 1) Gaspar Guerner c. c. Ana Maria Guerner, ambos naturais da freg. de Santa Ana, do reino da Boémia.
Filho: 2) Cristóvão Guerner de nação alemã como ele próprio declarou no testamento lavrado a 18-10-1767, homem de negócios, morador na Rua das Congostas, Porto. Faleceu em Outubro de 1767 e foi inumado em S. Francisco. Nesse testamento declara que foi casado três vezes. Como efectivamente. A I com Mariana Teresa Guedes que faleceu a 20-3-1738 com testamento, que institui universal herdeiro o filho José Honório Guerner menor de 9 anos, assistente em Lisboa e faleceu a 3-5-1806 e foi sepultado na Igreja dos Religiosos do Carmo, com geração; II com Maria Inácia Correia, com geração; III com Maria Angélica Caldas e deste conjúgio houve 5 filhos, sendo o primogénito nascido em 1752 no Porto, onde a família residia:
3) capitão-mor Cristóvão Guerner foi deputado da Companhia Geral da Agricultura e das Vinhas do Alto Douro, autor do Discurso Histórico e Analítico (1814). Casou com D. Maria Clementina de Azevedo e Sousa filha do célebre tanoeiro e argentário José de Azevedo que constituiu o morgado de Paço de Sousa para outra filha para casar na Casa de Campo Belo.
Deste casamento com D. Maria Clementina provém vários filhos e um deles é 4) José Luís Guerner, partidário de D. Miguel I, cônsul do Papa, casado com a prima coirmão D. Ermelinda Emília de Azevedo Guerner, filha de Manuel Guerner. Deste casamento nasceu, entre outros filhos: 4) D. Carlota de Azevedo Guerner que casou em 1840 com António Beleza de Andrade, oficial ao serviço de D. Miguel e foi feito prisioneiro na batalha da Asseiceira, com geração
O já referido Manuel Guerner pai da D. Ermelinda, casara com D. Francisca Margarida de Mesquita, e a filha havida D. Isabel da Encarnação Guerner casou «com bom dote» em 1821, com José de Melo Freire Pita Osório, coronel do Regimento de Mil´lícias de Lamego ao serviço de D. Miguel e foi brigadeiro e governador de Leiria.
Mais outros vultos desta família foram legitimistas. Não quero alongar o tema pois tratarei em livro que tenho em preparação.
Suponho que satisfiz ao solicitado. Saudações
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#247945 | LCM | 18 jan 2010 07:55 | Em resposta a: #247935

Caro Rui Moreira de Sá e Guerra

Muito obrigado pela sua mensagem. Já cionhecia parte dos dados de um artigo da sua autoria (ou de um homónimo) publicado em "O Tripeiro", V série, ano XIII, n.º 7, Novembro de 1957.

É possível que o José Luís Guerner seja o mesmo que em 1812 era Cônsul Deputado das Duas-Sicílias em Aveiro? O "seu" vivia claramente no Porto, segundo entendo no citado artigo.

Continuo sem saber quem era Cristovão Honório Guerner que em 1812 era Vice Cônsul do mesmo país em Belém, sendo também Vice Cônsul da Alemanha, da Prússia, da Turquia e da Dinamarca, em Belém, e morador na Rua de S. Jerónimo. Era irmão de José Luís? Tio, primo?

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#247950 | ruiguerra | 18 jan 2010 10:07 | Em resposta a: #247945

Caro Lourenço Correia de Matos
Sou eu efectivamente o autor do artigo publicado no século passado - imagine o descalabro! - em O Tripeiro de Nov. de 1957.
Vai a resposta às suas legítimas e fundadas dúvidas.
O cipo familiar que chegou ao Porto, provindo da «nação alemã» como ele confessa a origem, no seu testamento lavrado a 18-10-1767 foi:
I - Cristóvão Guerner. Na sua última disposição declara que foi casado três vezes, a primeira com Mariana Teresa Guedes «de que tenho um filho chamado José Guarner (sic) assistente na cidade de Lisboa». Era o filho:
II - Dr. José Honório Guerner que nascera em 1729 pois tinha 38 anos quando o pai faleceu em 1767. Foi lente da Academia Real de Marinha e Comércio. Casou duas vezes. A 1ª com D. Rosa Venância Xavier e dela teve os filhos:
III - Cristóvão Honório Guerner nasceu na Ajuda, Lisboa e casou na mesma freg. a 1-5-1785 com D. Mariana Josefa filha de João Francisco Álvares e de D. Maria da Conceição.;
III - António Joaquim Guerner também nato na de Ajuda mas residente em Barcarena, termo de Oeiras. Por escritura de 12-9-1806 lavrada em tabelião de Vila Nova de Gaia declarou que, no testamento com que faleceu seu pai o Doutor José Honório Guerner, este instituira por testamenteiros Cristóvão Guerner, cavaleiro da Ordem de Cristo, e Manuel Guerner cavaleiro da O. de Cristo e homem de negócios no Porto (ambos irmãos).
Represtinando aquele I Cristóvão Guerner, «alemão», ele fora casado em III núpcias com D. Maria Angélica Caldas e deste casamento nasceram entre mais filhos:
II - Cristóvão Guerner, o supracitado testamenteiro do Doutor José Honório, e que foi pai de:
III - José Luís Guerner nasceu a 13-2-1793 em S. Nicolau do Porto, foi capitão da marinha, cônsul pontifício na cidade do Porto, cavaleiro da Sagrada Milícia Dourada, segundo consta da dádiva de Monsenhor Justiniani, arcebispo de Petra, assistente ao Solio Pontifício e Núncio Apostólico em Portugal, datada de 1829, e que de braço dado com Álvaro Pereira de Melo, da Casa de Campo Belo, foi à Bandeirinha ver o grande canhão que Paulo José Cordeiro oferecera ao exéricito do Sr. D. Miguel, para bombardear a cidade do Porto (segundo um escrito humorístico, irónico, da época).
ERGO (satisfazendo a sua derradeira dúvida) - Cristóvão Honório Guerner era primo coirmão de José Luís Guerner.
Os meus cumprimentos,
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#247951 | LCM | 18 jan 2010 10:14 | Em resposta a: #247950

Caro Rui Moreira de Sá e Guerra

Muito obrigado pela sua pronta resposta. Os primos Cristovão Honório e José Luís interessam-me pela sua ligação aos consulados das Duas-Sicílias. Posso pedir-lhe o favor de me dar o seu e-mail? Aqui fica o meu:
correiadematos (arroba) mail (ponto) telepac (ponto) pt

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#247954 | ruiguerra | 18 jan 2010 10:24 | Em resposta a: #247951

Caro Lourenço Correia de Matos:
O meu mail é o seguinte:
saeguerra@gmail.com

Na minha resposta anterior esqueci de lhe referir que tratei com alguma extensão dos Guerner, em capítulo próprio, no meu livro «Genealogia dos Belezas de Andrade», publicado em Braga em tempos anteriores ao Big Bang (1966), mas ainda assim com as deficiências de um estudo incompleto - mas em genealogia o que é completo?
Cumprimentos
Rui Moreira de Sá e Guerra

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#256443 | mariamanuel5 | 13 jun 2010 20:29 | Em resposta a: #247951

Caro Lourenço Correia de Matos, fiquei curiosa com o seu apelido. Será que pertence à família Correia de Matos de Vila Real? Se assim for ainda somos primos. O meu pai chamava-se Sílvio Correia de Matos e era filho de Heitor Correia de Matos e neto de Estanislau Correia de Matos.
Por coincidência sou prima de Rui Moreira de Sá e Guerra pelo lado do meu marido. Este mundo pode ser muito pequeno.
Agradecia que me esclarecesse sobre a nossa possível relação familiar.
Até breve, Maria Manuel Matos.

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#256480 | LCM | 14 jun 2010 08:01 | Em resposta a: #256443

Cara Maria Manuel Matos
Os meus são do Algarve e é uma composição recente. Veja sff aqui no Geneall http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175621
Julgo que os de Vila Real usam os dois apelidos há muitas gerações, desde o século XVIII (?).
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#256510 | mariamanuel5 | 14 jun 2010 16:37 | Em resposta a: #256480

Então não somos primos! Paciência. De facto a minha família já tem esses apelidos desde essa época. De qualquer maneira obrigada pela resposta e até uma próxima oportunidade.
Maria Manuel Matos

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#266570 | dppona | 09 dez 2010 19:34 | Em resposta a: #247935

Só para dar mais uma achega: deparei com um MANUEL GUERNER, que em 1820 era tutor dos sete filhos órfãos e menores de José Eleutério Barbosa de Lima e Ana Norberta de Paiva e Lima (que casaram no Porto, Vitória, em 11.4.1796).
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#288634 | ebfmae | 06 out 2011 10:26 | Em resposta a: #91339

Caro amigo
Esta empresa ainda existe, embora nunca tenha sido de tecidos finos, nem de sedas mas de fio acrilico, plástico com que são feitas redes usadas na construção civil, na agricultura, etc....
Segundo o que eu sei, Cristovão Guerner ( 1752) _ filho de outro Cristovão Guerner e sua terceira mulher Maria Angélica Caldas_ teve entre outros José Luis Guerner que veio a casar com sua prima Ermelinda Emilia de Azevedo Guerner_ filha de Manuel Guerner (1763) irmão de Cristovão Guerner. Deste casamento nasceu Manuel Luis Guerner (1827) que casou com Tomásia Maria Pereira, da qual teve José Luis Guerner.Este José Luis casou com Maria Augusta de Amorim Pereira e tiveram Manuel Pereira Guerner, meu avô, pai do supracitado Dr. José Moreira Guerner que casou em 1966 com Maria Elvira Ennes Granhão Torres Pacheco ( ver familia Correia Pacheco do Porto). Nós somos três irmãos: Elvira Maria Correia Pacheco Guerner ( 1967) cc. D. Bernardo de Azeredo e Noronha de Brito e Faro ( ver familia Brito e Faro de Viseu), temos quatro filhos; Isabel Maria Correia Pacheco Guerner ( 1968) cc. Bernardo Pacheco de Carvalho ( faltam nomes pelo meio, ver penso que em Pacheco de Carvalho)com três filhos e José Luis Correia Pacheco Guerner cc. Márcia Guerner.
Sobre isto há muito mais a dizer, estou ao seu dispor caso necessite de mais algum esclarecimento.

Cumprimentos
Elvira de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#288635 | ebfmae | 06 out 2011 10:39 | Em resposta a: #247935

Gostava de saber se esse livro de que fala já foi acabado e se vai ser editado.

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#303880 | jrcc | 23 abr 2012 20:57 | Em resposta a: #247950

Exmo Sr ,.
Rui Moreira de Sá e Guerra.

O meus cumprimentos.
Caso fosse possivel gostaria de trocar algumas impressões sobre o apelido guerner.
O meu mail é joaquimcorreia56@hotmail.com.

Aguardo noticias

Joaquim Raimundo Correia

Resposta

Link directo:

RE: Guerner, de Lisboa e Porto

#303884 | jrcc | 23 abr 2012 21:02 | Em resposta a: #288634

Exma .Senhora
D.Elvira De Brito e Faro

Os meus cumprimentos.
Caso fosse possivel gostaria entrar em contacto com V, Exa.
Assunto a falar " apelido Guerner "
O meu mail é joaquimcorreia56@hotmail.com

Aguardo noticias

Joaquim Castro Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen