D. Segismundo Saldanha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

D. Segismundo Saldanha

#9153 | Inacio Beirao | 15 set 2001 01:54

Preciso URGENTEMENTE dados biográficos ou genealógicos de D. Segismundo Saldanha, falecido há uma semana com 94 anos de idade.
Foi Director da Tapada Nacional de Mafra e Vereador de Lisboa.
Obrigado. Cumprimentos
Inácio Beirão
inacio.beirao@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9157 | gp | 15 set 2001 06:55 | Em resposta a: #9153

Na homepage, a caixa de pesquisa "Procure o seu nome" aplica-se também no sentido "Procure o nome de outros que não o seu". Se o fizer, encontrará seguramente todos os dados genealógicos que precisa sobre D. Segismundo de Saldanha que, mais do que vereador, foi durante oito anos vice-presidente da Câmara de Lisboa. Se ainda assim achar insuficientes, não hesite em voltar a pedir ajuda.
Cumprimentos
GP

PS-Ou os livros estão errados ou tinha 92 e não 94 anos.

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9159 | fsomr | 15 set 2001 11:08 | Em resposta a: #9153

Caro Inácio,
D.Segismundo de Saldanha era avô de minha mulher e morreu com 92 anos.
Que dados necessita?
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9162 | LCM | 15 set 2001 12:25 | Em resposta a: #9153

Caro Inácio

Como informação complemntar a todas aquelas que Francisco Montanha Rebelo certamente lhe dará, deixaria apenas dois elementos:

D. Segismundo foi Cavaleiro de Honra e Devoção da Ordem Soberana e Militar de Malta a 17-6-1971 sendo elevado a Grã-Cruz a 29-4-1983 (Revista "Filermo" n.º5/6).

Vereador da C.M. de Lisboa entre 1960 e 1969. De 1970 a 1974 foi Vice Presidente da mesma ("A Evolução Municipal de Lisboa", Ed. da C.M.Lisboa).

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9163 | LCM | 15 set 2001 13:52 | Em resposta a: #9153

Mais três "notas" biográficas de D. Segismundo:

- Foi aluno do Colégio Jesuita de "La Guardia" (sucessor do Instituto Nun'Alvares quando da expulsão dos jesuitas em 1916) entre 1922 e 1925 com o n.º 137 ("Catálogo dos antigos alunos dos Colégios da Companhia de Jesus em Portugal", p.211).

- Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique a 18-3-1986 ("Anuário das ordens Honoríficas Portuguesas", 1988, p.689).

- Entre 1981 e 1987 foi Vice Presidente da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta (era presidente o Conde de Campo Belo, D. Henrique).

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9188 | Inacio Beirao | 16 set 2001 01:39 | Em resposta a: #9157

Muito obrigado pela sua ajuda. O senhor Luis Amaral da GeneaPortugal já me facilitou o início do trabalho. Vou agora aproveitar para a restante parte o apoio do senhor Montanha Rebelo.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9189 | Inacio Beirao | 16 set 2001 01:55 | Em resposta a: #9159

Muito obrigado pela sua disponibilidade. Acabei de receber alguma informação do senhor Luis Amaral da GeneaPortugal mas, efectivamente precisava com a máxima urgência de uma fotografia emprestada para digitalizar. Recente ou antiga, sozinho ou em grupo tanto faz.
Precisava também do máximo de elementos biográficos que me consiga disponibilizar, quer a nivel académico, quer a nível profissional ou político.
Este meu interesse prende-se com o facto de eu ter conhecido pessoalmente o senhor D. Segismundo há 15 anos. Só estive uma única vez com ele, numa casa onde ele vivia na Rua Castilho. Na altura precisei de um depoimento dele sobre a imprensa regional no concelho de Mafra, para um trabalho que eu estava a fazer e ele colaborou comigo, tal como o Cardeal D. António Ribeiro, o General Kaúlza e outros mais. Por acaso ainda tenho em meu poder duas ou três cartas que o D. Segismundo me escreveu com colaboração para o jornal.
Como ele foi responsável pela Tapada de Mafra, foi Director de um dos jornais de Mafra, foi colaborador do Jornal a que pertenço (O Carrilhão), e sempre colaborou de forma desinteressada e cordial, entendo de toda a justiça que devo fazer um apontamento sobre a sua recente chamada à presença de Deus e sobre a sua vida e obra, para publicar no Carrilhão, se possível com foto e brasão de armas.
Como se trata de um quinzenário, e temos que entregar os textos com antecedência, acontece que tenho urgência em elaborar o referido texto.
O motivo de só agora estar a fazer este pedido, prende-se com o facto de só ontem me ter telefonado um amigo (que por acaso é o Presidente da Assembleia Municipal e conheceu o D. Segismundo em jovem) a informar que tinha lido no Diário de Notícias um apontamento necrológico sobre a Missa de 7º Dia.
Neste contexto, acha que me conseguirá ajudar?
Quanto à foto, se ma quiser mandar já digitalizada, tanto melhor.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias e, subscrevo-me com os melhores cumprimentos e um abraço.

Inácio Beirão
Rua de Olivença, Lote C-2-E
2640-516 MAFRA

Móvel 91 927 89 86
Tel. após as 20h 261 811 551
Tel. das 10h às 17h: 21 943 14 79

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9192 | gp | 16 set 2001 02:02 | Em resposta a: #9189

As armas da família Saldanha já estão no site. Por força das circunstâncias, a digitalização das imagens na net não ultrapassa os 72 dpi. Mas o gráfico de "O Carrilhão" não terá seguramente dificuldade em ultrapassar este obstáculo.
Cumprimentos
GP

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9194 | Inacio Beirao | 16 set 2001 02:15 | Em resposta a: #9159

Caro Montanha Rebelo,
Já agora permita-me dizer que o D. Segismundo também foi assinante do Carrilhão desde a sua fundação em 1980. Há uns dois ou três anos é que ele nos escreveu a pedir o cancelamento da assinatura, por não se justificar continuar a receber o jornal, uma vez que a visão o tinha atraiçoado.
É só um pormenor a titulo de curiosidade. Obrigado.
Inácio Beirão

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9195 | Inacio Beirao | 16 set 2001 02:20 | Em resposta a: #9192

O Carrilhão funciona desde 1980 à base da carolice de meia dúzia de pessoas que, como eu, vamos escrevendo em casa de acordo com os tempos livres e utilizando o equipamento de que dispomos no lar, ou nas empresas onde trabalhamos. Nestes moldes, temos mantido o jornal com periodicidade quinzenal, desde 1980, sem nunca termos falhado um número. Chama-se a isto preserverança, bairrismo e amor à camisola: fazer de forma gratuita algo que contribua para a divulgação da nossa terra. Mesmo sem Gráfico, tentarei descobrir o brasão e fazer o respectivo download.
Mas uma vez mais, muito obrigado pela sua disponibilidade e rapidez nas respostas. Bem haja pela eficácia.
Cumprimentos
Inácio Beirão

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9196 | Inacio Beirao | 16 set 2001 02:23 | Em resposta a: #9162

Muito obrigado pela sua disponibilidade e empenho. Efectivamente já recebi uma mensagem de Francisco Montanha Rebelo e uma de Luis Amaral que adicionadas às suas certamente me permitirão conceber o trabalhito que pretendo publicar.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9197 | Inacio Beirao | 16 set 2001 03:12 | Em resposta a: #9192

Há pouco disse que no Carrilhao faziamos as coisas graças ao nosso espírito bairrista, o que é efectivamente verdade. Por bairrismo e graciosamente.
A título de curiosidade, posso informar que este facto não nos impede de irmos fazendo coisas giras sobre o concelho, conforme poderá verificar através do site
http://milharado.lisboa.ecclesia.pt
depois clica em MILHARADO
e seguidamente clica em MAFRA
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9200 | LCM | 16 set 2001 11:33 | Em resposta a: #9153

Caro Inácio

Pedia-lhe o favor de comunicar aqui no Fórum quando o artigo fôr publicado, para se poder comprar esse n.º do jornal.
Conheço bem o "Carrilhão" pois passo férias na Ericeira desde que nasci.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#9206 | fsomr | 16 set 2001 14:16 | Em resposta a: #9200

Caro Inácio,
Só hoje vi a sua mensagem pois ontem passei o dia na tapada de Mafra.
Vou ligar-lhe para o seu telemóvel.
Fmr

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#10015 | LCM | 29 set 2001 22:51 | Em resposta a: #9153

Caro Inácio,

Como escrevi numa mensagem anterior gostaria muito de ter o número do "Carrilhão" com o artigo biográfico sobre D. Segismundo Saldanha.
Peço que não se esqueça de nos avisar, aqui no Fórum, quando fôr publicado.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#10025 | Inacio Beirao | 30 set 2001 00:22 | Em resposta a: #10015

Carissimo Lourenço
Assim farei. O artigo, já concluído, estava para ser publicado na edição de 1 de Outubro mas, por falta de espaço passou para dia 15 de Outubro. Já avisei por telefone a neta de D. Segismundo, aguardando apenas que ela faça o favor de me dispensar algumas fotos de criança, adolescente, e de família do referido saudoso.
Comprometi-me, inclusivé, a entregar em casa dela alguns exemplares. Penso que depois, através de Montanha Rebello poderá chegar um exemplar às suas mãos.
Bem-haja pelo seu cuidado e obrigado pela ajuda inicialmente dispensada.
Cumprimentos
Inácio Beirão

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11592 | fsomr | 22 out 2001 13:27 | Em resposta a: #10025

Caro Inácio Beirão,
Em primeiro lugar queria dar-lhe os parabéns pelo óptimo artigo que escreveu sobre D.Segismundo de Saldanha.
Queria ainda pedir-lhe se não arranjava mais exemplares pois tenho vários pedidos e os que enviou à minha mulher foram distribuidos pela família.
Uma das pessoas que me pediu foi o Lourenço Correia de Matos.
Já sei que vai escrever outro artigo.Se precisar de ajuda não hesite em ligar-me.
Cumprimentos
fmr

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11790 | Inacio Beirao | 25 out 2001 11:42 | Em resposta a: #11592

Carissimo Montanha Rebelo
Muito obrigado pela agradável referência que faz ao meu texto no Carrilhão, mas o mérito é de sua mulher que me forneceu os dados e fotografias sem os quais não poderia ter aquele resultado.
Dentro de dias sairá o mesmo texto, mas reduzido e com pseudónimo numa revista, da qual lhe deixarei também alguns exemplares em casa.
Ontem mesmo, como tive que ir à Avenida da Liberdade, tomei a liberdade de lhe deixar em casa um envelope com mais exemplares do Carrilhão, por forma a poder distribuí-los da maneira que entender e dar um exemplar a Lourenço Correia de Matos e outro a Luis Amaral da genea Portugal, por favor.
No próximo ano o trabalho será repetido noutra edição - livro de vários autores - pelo que gostaria de lhe solicitar o especial favor de, com a juda de sua mulher, me arranjarem mais fotos mas, de quando D. Segismundo era criança, se possível ele com os pais, ele com a família em Mafra, ele no liceu, etc..
Digamos que algumas fotos que nos deiam a ideia das diversas fases etárias e sociais da vida dele.
Com os melhores cumprimentos
Inácio Beirão

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11802 | LCM | 25 out 2001 13:24 | Em resposta a: #11790

Caro Inácio Beirão,

Fui ontem à Ericeira e comprei o "Carrilhão". Dou-lhe os mais sinceros parabéns pelo seu artigo e agradeço a imerecida referência que me faz.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11803 | Inacio Beirao | 25 out 2001 13:33 | Em resposta a: #11802

Carissimo Correia de Matos,
E eu fui ontem a casa do Montanha Rebelo deixar mais jornais, entre os quais um para si e outro para Luis Amaral da GeneaPortugal.
Muito obrigado uma vez mais pela colaboração prestada, pois o senhor foi o primeiro a responder ao meu apelo, curiosamente com dados biográficos que nem o curriculum de D. Segismundo tinha.
Muito obrigado por tudo e, dentro de meses talvez lhe bata à porta pois espero fazer nova publicação sobre a biografia de D. Segismundo, mas mais pormenorizada e não será para O Carrilhão. Se eu tiver necessidade de aprofundar alguns dados, contactá-lo-ei, assim como a Montanha Rebelo.
Um abraço
Inácio Beirão

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11970 | fsomr | 28 out 2001 11:53 | Em resposta a: #11790

Caro Luís Amaral,
Como posso enviar-lhe um exemplar do Carrilhão?
fmr

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#11971 | fsomr | 28 out 2001 12:00 | Em resposta a: #11790

Caro Inácio Beirão,
Agradeço-lhe os exemplares do Carrilhão que me deixou.
Tanto eu como a minha mulher estamos à sua disposição sempre que precisar de mais elementos.
Um abraço
fmr

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#12076 | jmlb58 | 30 out 2001 13:03 | Em resposta a: #9153

Caro Inacio Beirão,

O meu Pai, Segismundo de Bragança, era primo direito de D. Segismundo Saldanha e conviveram muito proximamente durante larguíssimos anos.

O meu Pai não competirá garantidamente com a Sogra do Francisco Montanha Rebelo - ou com ele próprio - em termos biográficos. Poderá, no entanto, e se o entender, ser de alguma ajuda em informações menos "formais" - histórias, vida social, aspectos humorísticos (já que era uma pessoa com um enorme sentido de humor) ou eventualmente alguma fotografia.

Fico à sua disposição para o que entender e estiver ao meu alcance, e pedir-lhe-ia informações sobre como encontrar o número do Carrilhão com o seu artigo.

Cumprimentos,

João de Bragança

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#12147 | Inacio Beirao | 31 out 2001 10:47 | Em resposta a: #12076

Agradecendo desde já a sua disponibilidade e interesse em nos ajudar a enriquecer o trabalho biográfico de D. Segismundo, saliento que terei todo o interesse em um dia me encontrar pessoalmente consigo e com o senhor seu pai, por forma a poder registar as tais informações menos "formais" e algumas fotos.
Gostava de ter acesso a algumas fotos de D. Segismundo em criança, com os pais dele, com a família e outras imagens inéditas.
Já fiz o pedido à sua prima Teresa Pinto Basto, mas quantas mais melhor, pois assim terei mais por onde escolher.
Quanto ao exemplar do Carrilhão, se me der o seu endereço postal, terei o maior gosto em lho enviar.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias, subscrevendo-me com os melhores cumprimentos.
Inácio Beirão
Rua de Olivença, lote C-2-Esq.
2640-516 MAFRA
Móvel: 91 927 89 86
inacio.beirao@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#12148 | Inacio Beirao | 31 out 2001 10:49 | Em resposta a: #12076

Agradecendo desde já a sua disponibilidade e interesse em nos ajudar a enriquecer o trabalho biográfico de D. Segismundo, saliento que terei todo o interesse em um dia me encontrar pessoalmente consigo e com o senhor seu pai, por forma a poder registar as tais informações menos "formais" e algumas fotos.
Gostava de ter acesso a algumas fotos de D. Segismundo em criança, com os pais dele, com a família e outras imagens inéditas.
Já fiz o pedido à sua prima Teresa Pinto Basto, mas quantas mais melhor, pois assim terei mais por onde escolher.
Quanto ao exemplar do Carrilhão, se me der o seu endereço postal, terei o maior gosto em lho enviar.
Esperando o seu bom acolhimento, aguardo na expectativa as suas prezadas notícias, subscrevendo-me com os melhores cumprimentos.
Inácio Beirão
Rua de Olivença, lote C-2-Esq.
2640-516 MAFRA
Móvel: 91 927 89 86
.inacio.beirao@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: D. Segismundo Saldanha

#12597 | jmlb58 | 09 nov 2001 08:09 | Em resposta a: #12148

Peço desculpa de só lhe responder agora, mas questões pessoais têm-me afastado do Forum. Já falei com o meu pai que terá todo o gosto em encontrar-se consigo para contar alguns aspectos menos conhecidos (porque menos formais) da vida de D. Segismundo Saldanha. Poderá inclusivamente emprestar-lhe algumas fotografias. Será que a sua vida "passa" por Lisboa ou, preferencialmente, Estoril?

Quanto ao envio do Carrilhão, agradeço-lhe desde já e deixo a minha morada:

Praceta Marquesa do Cadaval, lote 10 - 8º Dto
2765-396 Estoril

Melhores cumprimentos,

João de Bragança
joao.braganca@unilever.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen