Mendoça

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Mendoça

#91582 | José | 23 mai 2005 16:08

Caros Confrades

De onde vem o apelido Mendoça, usado pela família Loulé ?
É alguma corruptela de Mendonça ?
É usado por outras famílias, para além dos Loulés ?

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91585 | cyrne | 23 mai 2005 17:53 | Em resposta a: #91582

Caro J S Pinto,

Que eu saiba só esta familia assim usa o nome.



Cumprimentos,

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91587 | cyrne | 23 mai 2005 17:57 | Em resposta a: #91582

Vem dos Furtado de Mendoça que por sua vez descendem dos Senhores de Mendoza. Pode ver por aqui http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=6540

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91676 | abivar | 24 mai 2005 18:28 | Em resposta a: #91587

Meu Caro Vasco:

Actualmente parece ser usado "sem o n" só pelos que herdaram o "Mendoça" dos Loulés, mas em textos antigos encontra-se tanto a grafia Mendoça como Mendonça indistintamente para todos os ramos. "Mendoça" está mais perto do original castelhano "Mendoza" e acabou por se fixar no ramo Loulé, enquanto a ortografia mais frequente nos outros utilizadores do apelido (por razões fonéticas, concerteza) acabou por ser "Mendonça".

Quanto à ascendência dos Furtados de Mendonça portugueses, conheces o trabalho recente do Manuel Lamas de Mendonça e do Manuel Abranches de Soveral? parecem reunir dados convincentes para que se conclua que os Furtados de Mendonça portugueses não descendem por varonia dos de Castela, mas sim de uns Furtados portugueses (sem Mendonça) oriundos da região de Loures, que ascendem socialmente com um Afonso Furtado (que nunca usou Mendonça) e que só se ligariam a Mendonças (estes não comprovadamente mas com alguma probabilidade dos "verdadeiros") por casamento deste Afonso com uma D. Maria de Mendonça, sendo estes os pais do Afonso Furtado de Mendonça que aqui está no Genea:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=12526

e que aqui é dado por filho de Fernão Furtado de Mendonça, dado por sua vez por descendente dos Furtados de Mendonça castelhanos, de acordo com muitos nobiliários (mas o Alão também não concorda com a origem castelhana dos Furtados portugueses).

Por razões familiares sempre me interessei pelos Furtados de Mendonça ou Mendoça (nos meus ascendentes, que vêm do ramo dos alcaides-móres de Mourão também aparece por vezes esta última grafia em documentos diversos) e acho interessantíssimo este trabalho mais recente.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91677 | abivar | 24 mai 2005 18:30 | Em resposta a: #91582

Caro Confrade:

Deixei algumas considerações acerca deste tema em resposta ao Confrade Vasco Cyrne.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91687 | nunomaria | 24 mai 2005 19:57 | Em resposta a: #91676

Caros António e Vasco,

É verdade, outras familias portuguesas utilizaram a grafia Mendoça sem descenderem dos Furtado de Mendoça.

Estou a lembrar-me, por exemplo, dos Mendoças senhores do morgado de Marim, no Algarve, que deram o Secretário de Estado de D.João V, Diogo de Mendoça. E parece bastante plausível que estes antiquíssimos Arrais de Mendoça, de Marim, descendessem realmente do tronco original Mendoza castelhanos.

Um abraço aos dois,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91688 | LCM | 24 mai 2005 20:06 | Em resposta a: #91687

Caro Nuno,

A minha varonia é Mendonça, de Quelfes - freg. onde fica Marim, lugar onde viveram no XVIII, depois de terem vivido em Piares -, aparecendo por vezes com a grafia "Mendoça". Digo sempre a brincar ao Filipe Loulé que "Mendoça" sou eu, e por varonia!

Curiosamente, e falando em Marim, o meu 6.º avô usou este nome como apelido, sendo Manuel Francisco de Mendonça Marim (1777-1832).

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91721 | nunomaria | 24 mai 2005 23:28 | Em resposta a: #91688

Caro Lourenço,

Realmente dá que pensar, a ligação dos seus Mendonças a Marim, terra tradicionalmente tão associada a aos Arraes de Mendoça (não tenho os dados à mão, mas parece-me que já lá se encontravam no século XIV). E se entroncar nestes, não custa nada a acreditar que descenda dos Senhores de Biscaia!

Um abraço,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91731 | vbriteiros | 25 mai 2005 00:07 | Em resposta a: #91687

Varo Nuno
Mas ao Bispo de Portalegre D. Fr. Amador Arrais alguns autores acrescentam-lhe o apelido Mendoça, que não teve. Qual a razão? Uso habitual dos dois apelidos ou maior prestigio para o Bispo ?
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Mendoça

#91734 | nunomaria | 25 mai 2005 00:16 | Em resposta a: #91731

Caro Vasco,

Está a dar-me uma grande novidade. Nunca tinha visto Frei Amador Arrais assim designado. É certo que em Portugal o apelido Arrais aparece normalmente associado a Mendonça. Mas neste caso concreto, desconheço se a conjugação tem fundamento genealogico ou é meramente espúria. Acho que vou bisbilhotar a genealogia do Bispo-escritor!

Os meus cumprimentos
Nuno Côrte-real

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 10:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen