Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Heráldica

Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#92097 | victória | 29 mai 2005 20:02

Caros Confrades

Procuro informações sobre a família GONÇALVES LAJE de Vilas Boas, em Chaves, e de Vila Pouca de Aguiar.

No Alvará do Conselho de Nobreza n.º 475 de 16 de Maio de 1970, foram atribuídas armas ao Dr. José de Sousa Machado Fontes, sendo bisneto por varonia de Bento António de Sousa Fontes, Capitão de Ordenanças, Juiz Ordinário e Administrador do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, e de D. Benta Clara GONÇALVES LAJE.

Em Vilas Boas, concelho de Chaves, aparece um assento de casamento a 26.ago.1738 de José GONÇALVES LAJE com Maria Alvares, sobrinha do 1º Morgado de Casas Novas, em Redondelo, ele nubente, filho de António GONÇALVES LAJE e de Domingas Rodrigues, mas devido à falta de livros no ADVila Real não me é possível completar a pesquisa e a ligação entre os Gonçalves Laje. Desde modo agradeço todas as informações sobre ascendentes e ligações familiares destes Gonçalves Laje.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#92120 | Aqua | 30 mai 2005 09:40 | Em resposta a: #92097

Bom dia,

Há tempos, pesquisei inquirições de génere no Arquivo Distrital de Braga e encontrei este processo.

João Gonçalves Lage
Processo - 4104
Pasta - 193
Data de Realização - 17/10/1733
Freguesia - São Miguel Nogueira Montanha
Concelho - Chaves
Distrito - Vila Real
Pai - João Gonçalves
Mãe - Rosa Maria

E ainda de um Miguel Gonçalves Lage, de que só anotei o número do processo -8145.

Podem ser da mesma família.

Cumprimentos
Rosário Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#92126 | victória | 30 mai 2005 10:43 | Em resposta a: #92120

Rosário

Agradeço a sua informação. Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#99180 | tcorrea | 02 set 2005 15:50 | Em resposta a: #92097

Confrade,

No meu nome tenho, de origem materna, o apelido Domingos da Lage. Tenho procurado a origem deste mas por informações familiares apenas sei que é originário de Vila Nova de Cerveira de onde terá saído um Ramo para o Brasil.
A dificuldade prende-se com o "Lage" e o "Laje" tal como o meu outro apelido "Corrêa" com o "Correia".
Do seu Laje o que pode partilhar?
Cumprimentos,

Tiago Ribeiro Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130208 | ANABESS | 05 out 2006 19:41 | Em resposta a: #92097

Caro Eduardo Domingues:

Estou muito interessado nesses seus Gonçalves Lage e Álvares, pois recentemente apareceram-me esses apelidos em Inquirições tiradas do ADBraga com esses apelidos em Sarraquinhos, concelho de Montalegre e Soutelinho da Raia em Chaves.
No livro de Manuel Abranches de Soveral "Machado de Vila Pouca de Aguiar" aparecem também Gonçalves Lage. Se quiser posso ver pois tenho o livro.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130269 | victória | 06 out 2006 17:13 | Em resposta a: #130208

Caro Pedro Bessa

Também possuo o livro que refere, "Machado de Vila Pouca de Aguiar", mas não é conclusivo quanto à ascendência Gonçalves Laje. Em Vilas Boas, concelho de Chaves, encontrei, como já referi Gonçalves Lage, mas devido à falta de assente anteriores a 1730 e poucos, ão me é possível investigar mais, por isso recorri ao forum na esperança que algum confrade tenha passado por algum familiar dos meus. Curiosamente, na semana passada, em busca de antepassados Coutinhos, e Mouras, em Vilar de Perdizes, e depois de consultar o livro "o morgadio de Vilar de Perdizes" de J. Moniz Bettencourt, descobri exactamente em Sarraquinhos, Gonçalves Laje, que confirmei pelas inquirições de genere no ADB. Na Verdade não me permitiram nenhuma descoberta mas já são uma luz no fundo do tunel destes gonçalves Laje. Uma vez que ambos temos o livro, diga-me, acha que haverá algum parentesco entre os lá narrados e os meus/nossos ? e os de Sarraquinhos terão algum parentesco? a mim parece-me que haverá mais com os de Sarraquinhos do que com os outros, devido à cronologia, porém tudo é possível. Quanto aos de Sarraquinhos, até devido à proximidade geográfica, tudo me leva a crer num possivel parentesco. Que me diz?
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130282 | ANABESS | 06 out 2006 19:33 | Em resposta a: #130269

Caro Eduardo Domingues:

Não poderia estar mais de acordo os nossos estão mais próximos geográficamente. Mas tudo é possível. Tenho Avoengos de Sanjurge, Chaves que casaram em São Martinho de Bornes, Vila Pouca de Aguiar, e em meados do séc.XIX. Algo me diz que são todos parentes próximos estes Gonçalves Lage. E quem sabe seremos parentes.
Entretanto mandei um mail ao Dr. Manuel A. de Soveral, a perguntar-lhe se não terá encontrado mais Gonçalves Lage nas suas pesquisas, o que já respondeu:
"O casal mais antigo a que cheguei foi Domingos Gonçalves Lage e sua mulher
Ana da Costa, que viviam em Alvadia (Cerva) no séc. XVII".
Essa sua descoberta no livro do Morgado de VPerdizes foi muito boa. A mim passou-me ao lado.
Tudo o que tenho neste momento é muito recente e foi tirado nas Inquirições do ADBraga,
Paulo Gonçalves cc Maria Álvares e tiveram,
-José Gonçalves Lage, fez IG 18/03/1794 Sarraquinhos
-Maria Gonçalves Lage cc Silvestre Gonçalves Amaro


Manuel Gonçalves Lage cc Senhorinha Gonçalves, tiveram
-José Gonçalves Lage fez IG 31/08/1773 Sarraquinhos

Bento Gonçalves Lage cc Isabel Gonçalves tiveram
-José Gonçalves Lage fez IG 02/06/1828 Sarraquinhos
-Bento Gonçalves Lage cc Ana Gonçalves Pelho tiveram
José Gonçalves Lage fez IG 04/02/1859 Sarraquinhos

José Gonçalves Lage cc Maria Álvares tiveram
-António José, fez IG 25/08/1762 Vilas Boas, São Gonçalo, Chaves

Existem IG no Concelho de Valpaços que eu agora não encontro nos meus papeis mas que enviarei. Está uma grande confusão de Josés Gonçalves Lage.
É tudo o que tenho neste momento
Melhores cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130286 | ANABESS | 06 out 2006 19:46 | Em resposta a: #130269

Caro Eduardo Domingues

Esqueci-me de um pormenor,
José Gonçalves Lage cc Maria Álvares e tiveram
António José que fez IG 25/08/1762 em Vilas Boas, São Gonçalo, Chaves
Processo 3666
Pasta 170

Cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130470 | victória | 08 out 2006 21:17 | Em resposta a: #130282

Caro Pedro Bessa

Quanto aos Gonçalves Laje de Vilas Boas, posso acrescentar:

Maria Thereza Alvares (irmã do P.e António José, que fez IG 25/08/1762 Vilas Boas), natural de Vilas Boas, filha de José Gonçalves Laje e de Maria Alvares, filha esta do P.e José Alvares Calvão, irmão do 1º Morgado de Casas Novas, em Redondelo, em Chaves, e filha de Senhorinha Gonçalves, solteira. Aqui se nota que Maria Teresa herdou o nome da mãe e não o Gonçalves Laje do Pai. Casou em Vilas Boas a 21.dez.1776 com Jacinto da Fontoura, comprovadamente descendente dos Fontouras. O pai de Maria Thereza Alvares foi José Gonçalves Laje, casado em Vilas Boas a 26 de Agosto de 1738 . Foi filho de António Gonçalves Laje e de Domingas Roiz, que pelos assentos existentes, suponho terem sido, igualmente de Vilas Boas. E mais não se consegue apurar devido à falta de livros paroquiais em Vilas Boas.

No livro do Dr. Manuel A. de Soveral "Machado de V. Pouca" aparecem Gonçalves Laje, pag. 179 onde encontramos Francisco Gonçalves Laje, morador em Macieira (Limões), irmão de Bernardo Gonçalves Laje, F.S.O. (21.1.1757), e de João Gonçalves Laje, Sr da Casa da Escoureda, no termo de Cerva., estes trÊs irmãos filhos de Domingos Alvares, Sr. ds Qta de Lamas em Alvadia (Cerva) que casou a 28.10.1700 com Ana Gonçalves Laje, que nasceu em Alvadia, e foi Sr.a da Casa de Escoureda. Esta Ana foi filha de Gaspar Gonçalves, Sr. da Casa da Escoureda e de MAria Gonçalves que nasceu em Alvadia e foi filha de Domingos Gonçalves Laje e de Ana da Costa. PEla cronologia, poderão ser parentes dos meus, pelo menos, estas ultimas gerações, mas nada há de concreto, éapenas uma suposição minha.
COm os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130480 | ANABESS | 08 out 2006 22:12 | Em resposta a: #130470

Caro Eduardo Domingues:

Esqueci-me de acrescentar que no mail que o Dr. Soveral me enviou, não tinha mais do que aqueles que constam no livro, e sugeriu que deveria ler na íntegra a IG de José Gonçalves Lage (OM, Braga, 18.3.1794), para saber nomeadamente o nome dos avós. Com sorte, o pai deste José, Paulo Gonçalves Lage, pode ser irmão de outro José Gonçalves Lage, que tirou OM em Braga a 31.8.1773, sendo natural de Sarraquinhos, e filho de Manuel Gonçalves Lage e sua mulher Senhorinha Álvares. Neste último processo também terei o nome dos avós, recuando assim ao séc. XVII.
Só após esta investigação se poderá avaliar a hipótese desses Gonçalves Lage
de Sarraquinhos terem alguma ligação aos de Alvadia.

Estou de acordo com as suas suposições, fazem todo o sentido. Uma vez que não tem/temos mais de concreto.
Digo também que nesta minha ligação aos Gonçalves Lage, tenho filhos do mesmo casal em que elas tomam o apelido da Mãe e eles do Pai.
Caro Eduardo Domingues, neste momento estou preso de movimentos para fazer mais algum desenvolvimento, no entanto se me diz que no ADVila Real não existem mais registos, assim que tiver uma "aberta" vou tentar por outras vias. Entretanto talvez vá Sexta-Feira ao ADVila Real, precisa de alguma coisa?
Melhores cumprimentos
Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#130658 | manelsp | 10 out 2006 01:19 | Em resposta a: #130470

Caro Eduardo Domingues

fui alertado pelo meu cunhado - o também nosso confrade Pedro Bessa - para este tópico. Por problemas informáticos não tinha tido oportunidade de o ver. Confesso que me parece que já vi algo disto em algum lado. Vou estar atento.
Com um abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#140746 | nunosp | 18 jan 2007 23:53 | Em resposta a: #92097

Alguns elementos de que disponho sobre GONÇALVES LAGE:

1. Bento António de Sousa Fontes, apelido certamente vindo do lugar de Fontes, freguesia de Soutelo de Aguiar, foi capitão (carta patente de 25.08.1830, de D. Miguel) e o último Juiz Ordinário do concelho, faleceu em 25.09.1850, no mesmo lugar de Fontes, f. do Cap. Filipe José de Sousa (n. a 01.05.1736, f. antes de 08.1836) e de Antónia Machado (f. a 09.08.1836, em Fontes)
c.c.
Benta Clara Gonçalves Bastos (não aparece referido o apelido Lage), n. em Escoureda - Cerva (orago: S. Pedro), f. de Joaquim Gonççlves e de Maria de Jesus Bastos, neta pat. de João Gonçalves e de Maria da Costa, neta mat. de João Dias e de Josefa da Costa.

2. Um Fructuoso Gonçalves Lage foi oficial de D. Miguel (Corpo de Caçadores), com patente de Alferes (13.04.23), Tenente (23.11.31), Capitão (02.08.33) e depois Major (07.03.34) ['Os Oficiais d' El-Rei Dom Miguel' de Luiz Pereira Carrilho]

Cumprimentos,

Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#141431 | aavlfm | 24 jan 2007 02:16 | Em resposta a: #99180

confrade

nos meus antepassados de vila nova de cerveira sei que existem gonçalves tendo ido um destes para o brasil.
cumprimentos
ana

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#141432 | aavlfm | 24 jan 2007 02:16 | Em resposta a: #99180

confrade

nos meus antepassados de vila nova de cerveira sei que existem gonçalves tendo ido um destes para o brasil.
cumprimentos
ana

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#204493 | gmg | 30 jul 2008 22:25 | Em resposta a: #92097

Caro Senhor Eduardo Domingues,


Procuro entroncar o Padre João Carneiro da Fontoura com Mateus Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves Laje e de Maria Lopes e sobrinho de Maria Coelho de Mello e do Capitão Pedro Afonso Teixeira (este irmão de Maria Lopes).

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#341380 | GOGO123 | 22 jan 2014 17:40 | Em resposta a: #204493

Estou à procura de respostas para encontrar :

Antónia Gonçalves Lage (Barroso), nasceu entre 1700-1730 em Valverde, Valpaços. Casou com António Gonçalves Mourão.

Tiveram João Gonçalves Mourão (nasceu entre 1740-1755).


Será que têm alguma ligação aos seus Gonçalves Lage? Ou até ligações com Gaspar Vaz Barroso?


Cumprimentos,

António

Resposta

Link directo:

Gonçalves Laje,de Vila Boas e Vila Pouca de Aguiar

#428026 | Luisy | 15 out 2020 17:01 | Em resposta a: #130282

Caro Pedro Beça

Relativamente a esse assunto, tenho uma fotografia tirada por volta dos anos de 1875-80 de José Gonçalves Lage, filho de Bento Gonçalves Laje e de Ana Goncalves Pelho. Este senhor, terá nascido em 1840, ordenou-se padre por volta de 1859, cursou teologia e direito em Coimbra, mas não acabou nenhum dos cursos. Foi autor de inúmeros manuais escolares. Era das relações do meu trisavô, José Rodrigues Liberal Sampaio, também padre e natural de Sarraquinhos. Creio até que seriam aparentados, pois a avó desse meu antepassado era Ana Lage

Se estiver interessado em trocar algumas informações pode-me escrever para montalvao.luis@gmail.com

Cumprimentos e obrigado
oes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 23:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen