RE: Pegas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Arquivos

Pegas

#92151 | rafael | 30 mai 2005 15:49

Caras/os Confrades

Ficar-vos-ei muito grato se souberem alguma coisa sobre- PEGAS.
Sobre uma família armigerada deste apelido e pessoas do apelido, já existem algumas na BD do GENEA, onde está a minha avó Maria Rodrigues Pegas, irmã do Freire da Ordem de Santiago, o padre Manuel dos Reis Pegas, nat.is da freg. de Santana de CAMBAS- Mértola). Todavia, gostaria de saber sobre gente desta família e destes apelidos, alentejanas ou não.
Já abri um tópico sobre isto, mas não me recordo de momento para transitar esta informação para lá.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92167 | anna | 30 mai 2005 17:23 | Em resposta a: #92151

Caro Rafael Carvalho,

Além de falar neste apelido - Pegas, fala também noutra msg. no apelido Beja;
Ou me engano muito ou vai acabar por chegar à conclusão de que são Beja Perestrelo....
Os seus Pegas (e outros que estão no Genea) são tb Juzarte ou Zuzarte.
(ex: Diogo de Beja Perestrelo cc Margarida Juzarte)

Por sua vez os Juzarte ligam-se com Vaz Mures (e por último, estes Mûres também são de F. Zêzere)!!!!!!!!!!!!!

Quantos aos Queiróz que refere no outro tópico, claro que existem! Muitos! E também em F.Z.!!!!

Amanhã penso já lhe poder dar algumas informações.
:)
Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92291 | josemariaferreira | 31 mai 2005 21:49 | Em resposta a: #92151

Caro Rafael

PEGAS estão certamente ligados à cidade de Beja, conheço vários deste apelido que por serem de Beja também tomaram este toponímico.
O primeiro que passo a mencionar é Emanoel Pegas de Beja, pessoa nobre e da governança daquela cidade que no ano de 1640 foi eleito em segundo lugar com treze votos para procurador daquela cidade nas Cortes que se iriam realizar em Lisboa a 20 de Janeiro de 1641.
No ano de 1798 João Domingos Pegas de Beja é tenente na 2ª companhia dos auxiliares da comarca de Beja.
No ano de 1760 António José Pegas é porta bandeira e foi nomeado alferes para a companhia de caçadores da comarca de Beja.
Tenho vários referenciados ligados à cidade de Beja, mas neste momento só tenho este à mão!

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92334 | fsomr | 01 jun 2005 12:10 | Em resposta a: #92291

Caro Rafael
O meu sexto avô José Alexandre Montanha foi casado em primeiras núpcias com uma senhora filha de um drº António Moreira Pegas e Freire, FCA, que vem, salvo erro, no Sanches de Baêna.
um abraço
FMR

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92344 | rafael | 01 jun 2005 14:10 | Em resposta a: #92334

Caro Zé Maria e Caro Francisco MR

oS meus agradecimentos pelas informações.
Para o Francisco tb a minha satisfação de "revê-lo" aqui; aliàs, há muito da família que nos interessa reciprocamente.
Abraços.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92352 | sucora | 01 jun 2005 15:25 | Em resposta a: #92151

Caros Rafael e Anna

Eu também estou interessada em informações sobre a família Pegas.
O meu avô materno chamava-se Joaquim Rodrigues Pegas nascido a 7 de Julho de 1901, natural de Vale de Figueira-Ferreira do Zezêre, filho de Alexandre Rodrigues Pegas (n- 4/8/1861- Vale de Figueira) e de Rosa Maria de Jesus. O Alexandre é filho de João Rodrigues Pegas (n- 20/2/1826- Casais-Ferreira do Zezere) e de Francisca de Jesus. O João é filho de Manuel Rodrigues Pegas e neto paterno de Manuel Rodrigues Pegas e de Brigida Maria.

Existe uma relação entre os Pegas de Ferreira do Zezêre e do Alentejo?

Agradeço desde já toda a ajuda que possam dar-me.
Susana Coragem

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92443 | acadilhe | 02 jun 2005 18:05 | Em resposta a: #92151

Disponho de algumas possiveis informações sobre os Pegas, por razões que aqui não interressa referir gostaria de lhas dar por mail, pode assim se o quiser pedir o meu contacto ao moderador para que lhe sejam dadas.

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92448 | torredemarfim | 02 jun 2005 18:51 | Em resposta a: #92151

Eu talvez possa ajudar

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92451 | rafael | 02 jun 2005 19:15 | Em resposta a: #92352

Cara Susana

Foi agradável "vê-la aqui". Há tanto tempo que não sabia de si ! Sobre o que me diz , agradeço-lhe bastante, vamos ver se recolhemos mais informações sobre a família-PEGAS. o apelido não é vulgar, creio eu; portanto, teremos possibilidades acrescidas de relacionarmos famílias deste apelido, assim que tenhamos mais informação de outros confrades.
O seu apelido é deveras interessante: haja sempre -Coragem, importante em muitas fases da vida, e muitas vezes em certas facilidades que temos.

Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92454 | rafael | 02 jun 2005 19:21 | Em resposta a: #92448

Caro/a torredemarfim
Com certeza! esperamos e agradecemos a sua colaboração. Às vezes, o que possa parecer pouco tem qualidade insuspeitada.
R.C.

Resposta

Link directo:

Pegas

#92459 | torredemarfim | 02 jun 2005 21:02 | Em resposta a: #92454

Faça-me um contacto que eu lhe direi o que sei em privado

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92704 | rafael | 06 jun 2005 15:45 | Em resposta a: #92352

Cara Susana

Sobre a pergunta que faz acerca da relação dos seus-PEGAS- com os do Alentejo também gostaria de saber :-)

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#92705 | rafael | 06 jun 2005 15:56 | Em resposta a: #92291

Caro Zé Maria

Houve-BEJAS-no concelho de Almodôvar ( salvo ero na freg. do Rosário, séc.xviii). Tenho apontamento sobre isso, mas a minha vida, às vezes, é complicada para ter possibilidades de me dedicar à Genealogia como devia. E o tempo passa-se !...
Se encontrar tal apontamento darei notícia.

Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Pegas

#107979 | jliberato | 25 dez 2005 22:46 | Em resposta a: #92352

Cara Susana,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen