João de Souza

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

João de Souza

#92211 | jussara | 31 mai 2005 00:29

Seria possivel verificar as datas de quando meu antepassado joão de souza veio para o Brasil?e o nome dos pais dele? chegou ao Brasil em 1836,direto para são paulo.

Resposta

Link directo:

João de Sousa: há tantos ...

#92236 | victorferreira | 31 mai 2005 11:37 | Em resposta a: #92211

Caro (ou cara?) 'jussara',
Possível talvez seja. Depende dos dados que tiver.
- como sabe que chegou em 1836? Se é por aquilo que lê num documento, procure ou nesse documento ou no Organismo que o tem ou que tem esses arquivos, procure, dizia, pela origem do seu ancestral.
- e origem quer dizer, Freguesia ou quando muito o Concelho (=Município). Se só tiver o Distrito (=Estado) a coisa complica-se. Por essa altura é comum referir-se à "Província" (=Região). Mas aí é pior: é como dizer "Nordeste" ou "Sul" ...
- recolha toda a informação que conseguir com familiares mais velhos, com documentos antigos, fotografias com coisas escritas atrás, 'selos' do fotógrafo com referência a locais, endereços em envelopes antigos, qualquer coisa que possa apontar a uma terra de origem;
- com essa informação você poderá dirigir-se por e-mail aos Arquivos Distritais, que são quase trinta, e começar a procurar por registos de passaportes ou por registos de nascimento ou casamento. A primeira meia hora costuma ser grátis e eles enviam-lhe a informação por e-mail ... MAS ... sem nenhuma referência geográfica à origem, bem pode mudar-se para Portugal e começar a peregrinação pelos arquivos todos. Fica a conhecer Portugal de lés a lés, Madeira e Açores incluído (isso se o seu ancestral não nasceu numa das ex-colónias ...) ou pode ter uma sorte enorme e descobrí-lo no primeiro ... Já não fia a conhecer o país todo ...
Desculpe o humor, mas é para amenizar.
Percebeu as dificuldades não é?
VF

Resposta

Link directo:

Esclarecimento

#92238 | victorferreira | 31 mai 2005 11:59 | Em resposta a: #92211

Para que fique claro:
- quando eu digo 'fotografias' não me estou a referir como é claro a 1836.
O seu ancestral teve descendentes (se não você não estaria aqui a escrever ...). Esses descendentes podem ter mantido, muitos anos depois do João de Sousa ter entregue a alma ao Criador, um relacionamento com parentes em Portugal.
É obviamente a esse 'manancial' de documentos que me refiro ... se é que existe.

Resposta

Link directo:

RE: João de Sousa: há tantos ...

#92310 | jussara | 01 jun 2005 02:28 | Em resposta a: #92236

VF.Achei otímo a sua idéia de mudar para Portugal,eu já tinha pensado nisso faz tempo.Quem sabe até a final do ano eu já não esteja ai.Eu estou tentando arrumar algumas cartas do meu bisavó,mas os outros parentes estão dificultando pois acham que tem grande herança no meio.Mas vou seguir sua sugestão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 08:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen