Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#92225 | João Gaspar | 31 mai 2005 04:45

Caros Confrades gostava de saber se existe entre nós, moradores no destrito de Santarém ou concelho de Mação ou alguem que se tenha debruçado sobre a Historia e genealogia da região da Beira-Baixa em especial o triangulo Abrantes/Mação/Belver.
Os meus Avós Paternos são originarios da Freguesia e Concelho de Mação, onde ainda hoje temos terra e bens.

Existe algumas caracteristicas no pouco que estudei sobre a minha familia de Mação que me faz estar aqui a iniciar este novo tópico.

O primeiro deles é o nome Silva.Bastante comum em Portugal sei que Rui Gomes da Silva foi Senhor de Mação.
depois o Silva que me chega a mim( João P.S. da Silva Gaspar), Curiosamente passado pelo meu pai a mim, pela primeira vez em toda a historia da familia nos meados do seculo XIX/XX.
Passo a esplicar. até então o apelido Silva na minha familia passava de Mãe para filha.



-o meu pai , Manuel da Silva Gaspar é filho de a)Francisco Gaspar e de
b)Conceição da Silva Mendes.

2º-
a) Francisco Gaspar era filho de c) Lourenço Gaspar e de d)Trindade da Silva.
b) Conceição da Silva Mendes era filha de e) Manuel Mendes Esteves e de f)Luiza da Silva. ( talvez familiar de Trindade da Silva?)


-e) Manuel Mendes Esteves era filho de José Mendes ( Esteves?) e de Maria de Matos.
F)Luiza da Silva era filha de António Morgado e de Filomena da Silva.

Alem de ter duas 2ª avós de apelido Silva , na mesma freguesia e concelho de Mação e interessante como posso recuar por via femenina sempre em Silva, desde a minha avó que ainda é viva graças a Deus com 86 anos. Conceição da Silva Mendes, filha de Luiza da Silva e Neta de Filomena da Silva , e espero ir brevemente ao arquivo distrital de Santarém ao qual Mação pertence, pesquizar mais sobre estas mulheres Silva de Mação e se têm alguma relação com o Rui Gomes da Silva.


Alargando obviamente a toda a informação disponivel sobre o concelho de Mação e suas familias, tal como a familia de António Morgado, de Maria de Matos e de José Mendes Esteves.

Atenciosamente

João Paulo de Sousa da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#116234 | gmg | 10 abr 2006 01:35 | Em resposta a: #92225

Caro João Gaspar,

Tenho Ascendência de Mação, nomeadamente PEREIRA.

O que possuo investigado, sobre estes PEREIRA é:

I- MANOEL PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém, c.c. ROZA MARQUES, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos.
Filho:
II-BERNARDINO PEREIRA, que segue:

II-BERNARDINO PEREIRA, nat. do lugar da Venda Nova, freguesia de Envendos. Casou no dia 27 de Novembro de 1837 com GENOVEVA MARQUES, f.ª de JOSÉ MARQUES e de FRANCISCA MARQUES, todos naturais do lugar de Maxial, freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém.
Filho:
III-SILVÉRIO PEREIRA MARQUES, c.g.



Agradecia toda a informação sobre a ascendência das pessoas citadas em cima.

Cumprimentos,

Luís G.M.G.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#133432 | Duarte CB | 07 nov 2006 23:14 | Em resposta a: #92225

Caro João Gaspar,

Tenho como meu ascendente Álvaro da Silva Machado, de Abrantes, que se casou em 1810 com Maria Doroteia da Purificação de Matos. Segundo o que eu consegui apurar estes eram de Abrantes, ou dos arredores. É só o que tenho.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#133545 | JoãoGaspar | 08 nov 2006 22:14 | Em resposta a: #116234

Caro Luis G.M.G.

Todas as terras têm as suas familias, mais ou bem estudadas ou delineadas, Mação não tem nada disso. Portanto terão de ser os descendentes de gentes desta terra como nós que temos de fazer aos poucos o estudo e juntar os dados que temos.
No concelho de Mação nos meus antepassados directos ainda não encontrei Pereiras, mas os Mattos e os Marques são uma constante.Devemos portanto ser parentes, mas para isso tenho de voltar a tt de Santarem e investigar algumas gerações mais atras.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#133601 | gmg | 09 nov 2006 14:24 | Em resposta a: #133545

Caro João da Silva Gaspar,

Muito atenciosa a sua mensagem. É verdade que sobre Mação nada há de muito divulgado. Também tenho ascendência Mattos e Marques. Poderá facultar-me esses dados? O meu e-mail é genealogia_@portugalmail.pt

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#134639 | Tuula | 19 nov 2006 01:00 | Em resposta a: #92225

Exmos Senhores,

Venho por este meio tentar solicitar informações sobre a familia Catarrinho.
o Avô materno do meu marido era Joaquim de Matos Catarrinho nascido em Maio ano 1911-1917?, faleceu 1991? Vivia em Alvega em Abrantes e arrendava terras
perto de Barragem de Belver.
Eu sou estrangeira casada com descendente de familia Catarrinho. O nome é bastante raro, alguem cruzou com este apelido.
Com os melhores cumprimentos
e obrigada
Tuula Eloranta Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#134643 | Camaram | 19 nov 2006 09:27 | Em resposta a: #92225

Caro Jão Paulo
A familia do meu avô materno,é do Concelho de Mação, de um lugar que eu penso que se chama Castelo.Não tenho qualquer referencia de actuais familiares, e coriosamente tambem procuro as minhas raises dessa zona. O meu avô chamava-se Alfredo Manuel Dias, foi militar e viveu em Évora onde morreu em 1970.Portanto o nome de família é Dias. Se por ventura tem algum conhecimento desta família , muito grato ficaria que me desse a conhecer. Atenciosamente Eduardo Camara

Resposta

Link directo:

Envendos, Mação, Santarém!

#155793 | gmg | 11 mai 2007 14:41 | Em resposta a: #92225

Caríssimo João Gaspar,

Descendo de Famílias de Mação, de Envendos e o meu estudo sobre este ramo da Família ainda vai no início (pois tenho-me dedicado a outros ramos) Queira fazer o favor de entrar em contacto comigo para o e-mail genealogia_@portugalmail.pt

Com os melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158135 | nmg | 02 jun 2007 14:41 | Em resposta a: #92225

Caro João
O meu Nome é Nuno Miguel Morgado da Silva Gaspar e ambos os meus progenitores provêm de famílias do concelho de Mação. Numa pesquisa que estava a efectuar na internet deparei-me com o seu post e decidi escrever estas breves linhas. Sou historiador e tenho muito interesse pela genealogia familiar. Gostaria de aprofundar o conhecimento acerca das minhas origens e, quiçá, possamos cooperar, num futuro próximo. Manter-me-ei em contacto. Até breve.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158156 | nmg | 02 jun 2007 17:49 | Em resposta a: #134643

Caro Eduardo
O meu nome é Nuno Miguel Gaspar e sou recém-chegado a este fórum. Ambos os meus progenitores foram nados e criados em Castelo de Mação e, digo-lhe o seguinte: a minha Tia-avó materna casou com um homem que se chamava João Dias que, segundo creio (posso investigar) era dessa mesma aldeia. A sua prole gerou filhos que, na sua maioria, vivem ainda no concelho de Mação. Outra parte da família emigrou para o Brasil, como era costume naqueles tempos. Talvez daqui a algum tempo possamos, em conjunto com as restantes pessoas deste fórum, avançar mais na descoberta das nossas genealogias.
Até breve.
NMG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158159 | nmg | 02 jun 2007 18:00 | Em resposta a: #116234

Caro Lúis
O meu nome é Nuno Miguel Gaspar. Cheguei rececentemente a este fórum e as surpresas não param! A minha Avó materna chamava-se Rosa Marques e, segundo penso (posso investigar melhor) a sua ascendência era da zona de Envendos, muito embora ela tenha já nascido em Castelo de Mação. Tenho também um Tio-avô materno que casou uma filha (prima direita da minha Mãe, portanto) com um homem chamado José Pereira, oriundo de Queixoperra, concelho de Mação. Continuo a ter contacto com esse ramo da família e, talvez possa avançar mais na investigação, por forma a clarificar as nossas ascendências. Veja também o que escrevi aos outros participantes do fórum.
Até breve.
NMG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158167 | gmg | 02 jun 2007 18:59 | Em resposta a: #158159

Caro NMG,

O ideal seria conseguir entroncar estas famílias todas. Mação é uma zona muito pouco estudada pelos Genealogistas...

Eu também recentemente é que comecei a estudar esta zona... Ainda tenho pouca coisa.

Cumprimentos,

GMG.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158173 | JoãoGaspar | 02 jun 2007 20:01 | Em resposta a: #134643

Caro Eduardo,

Voltei a pegar nos meus familiares de Mação e recuei mais duas ou tres gerações, encontrei Dias ou Dias Conde como por vezes aparece nos registos Paroquiais, podendo a mesma pessoa por ex: Manuel Dias, no registo de baptismo de um filho , no seu registo de casamento aparece como Manuel Dias Conde. Ainda é cedo para perceber se os Dias de Mação são uma unica familia ou varios filhos de Diogo que por coincidencia moravam na mesma Vila que pouco mais tinha que 200 familias no Sec.XVIII!

O que tem sobre os seus dias? eu tenho uma avó Leonor Dias cc com José Marques Gaspar, filha de Manuel Martins Moura e de Maria Dias.

Tambem a titulo de curiosidade existia não sei se ainda existe, uma Propriedade/Lugar pertencente a Freg. de Mação Chamdo Monte João Dias.

fique com o meu e-mail

joaogaspar@nyc.com

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158175 | JoãoGaspar | 02 jun 2007 20:06 | Em resposta a: #158135

Caro Nuno,

Será uma honra conhece-lo e cooperar consigo, fique com o meu e-mail e entre em contacto comigo.

Joaogaspar@nyc.com

Sinceros Cumprimentos

João Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158192 | Pedro França | 02 jun 2007 23:47 | Em resposta a: #158175

Caros confrades:

Na minha ascendência materna e avó materna, tenho uma trisavó - Rita Maria - nascida em 14.06.1857, filha de Manuel Lourenço Alfaiate (ou Pinto) e de Rosária Maria, recebidos em S. Miguel do Rio Torto/Abrantes a 14.10.1846.
- Manuel Lourenço Alfaiate era filho de José Lourenço Alfaiate e de Antónia Pinto (esta, do Rio Torto), recebidos na mesma freguesia a 03.02.1812.
José Lourenço Alfaiate era filho de José Lourenço e de Josefa Marques, do Pereiro/Mação.
- Rosária Maria era filha de António Santo e de Maria Dias, do Casal da Carregueira/Mação.

Agora, mais lá para trás, do lado de meu avô materno, tenho um Manuel Dias Ruivo, filho de Manuel Dias e de Isabel Lourenço, do Casal da Serra/Penhascoso ou Panascoso, Mação, recebidos estes a 17.08.1681.
Manuel Dias era filho de Pedro Dias Ruivo e de Maria Dias.
Isabel Lourenço era filha de Simão Lourenço e de Margarida Dias, todos do dito Casal da Serra.

Aquele primeiro Manuel Dias Ruivo teve de sua mulher Luísa Machado, do Souto/Abrantes, a Manuel Machado Cordeiro, do Casal da Serra/Penhascoso, baptº a 18.10.1733, que casou em Mação a 02.10.1755 com Maria Marques, do Casalinho/Aboboreira, parente em 4º grau de consanguinidade, filha de João Marques, do Casal da Serra/Penhascoso e de Sebastiana Dias, do Casalinho/Aboboreira (recebidos a 23.11.1732).
João Marques era filho de Manuel Álvares e de Maria Marques, do dito Casal da Serra.
Sebastiana Dias era filha de António Gonçalves e de Ana Dias, do dito Casalinho (recebidos a 27.07.1692).
António Gonçalves era filho de Manuel Fernandes e Domingas Marques, de Vale das Casas/Vila de Rei. Ana Dias era filha de Pedro Dias e de Maria Dias, do Casalinho/Aboboreira.

Fiquei mais com as datas de casamento. Os baptismos virão um dia. A urgência obrigou-me a isso porque os paroquiais de Mação estão na TT e o tempo era pouco. A pesquisa feita é segura.
Bom, isto é o que eu tenho de mais directo e à mão, se assim puder dizer, desta área geográfica, de Mação, concretamente.
De Belver tenho Heitores lá para o séc. XVIII mas faltam paroquiais no ADPortalegre para os anos que procuro.

E é assim, caros maçanenses (acho que é o termo certo). Algum parente por aí?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158281 | JoãoGaspar | 04 jun 2007 02:40 | Em resposta a: #158192

Caro Pedro França,

Os seus Alfaiates e acho que os encontrei e devo ter nos meus apontamentos sobre a Vila de Mação, mais propriamente sobre o Casal do Pereiro.
e Nesse ramo provavelmente poderemos ser parentes.

Vou procurar, e assim que tiver noticias entro em contacto consigo ou se preferir procure o meu e-mail que deixei aqui neste tópico e deixe me o seu mail.

Sinceros Cumprimentos

João Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158343 | nmg | 04 jun 2007 19:32 | Em resposta a: #158175

Caro João
Creio que haja já recebido o e-mail que lhe enviei. Todavia, esqueci-me de lhe dizer que, se achar conveniente, partilhe o documento em anexo com os restantes participantes deste fórum.
Até breve.
NMG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158376 | Pedro França | 04 jun 2007 22:50 | Em resposta a: #158281

Caro João:

Pois, nesse lado não consegui avançar porque acabei por me interessar particularmente pelo lado de minha avó materna em S. Miguel do Rio Torto/Abrantes e de meu avô materno que era do Gavião. Ficou para segundas núpcias o lado de minha avó materna mas de seu avô materno (meu quarto avô) que é dos Lourenços Alfaiates mas nada sei desse lado.
Portanto, como ponto de partida só tenho o meu 5º avô José Lourenço Alfaiate (filho de outro José Lourenço e de Josefa Marques, do Pereiro/Mação), a casar em Rio Torto, como disse antes, em 03.02.1812. De acordo com a data esse meu 5º avô terá nascido em 17...
O que tiver a respeito será muito bem-vindo... primo? Vive em Lisboa?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158430 | JoãoGaspar | 05 jun 2007 04:09 | Em resposta a: #158376

Caro Pedro França,

Sim moro em Lisboa, e tenho de lhe pedir desculpas mas por falta de tempo ainda não procurei os Lourenço Alfaiate e Marques do Pereiro, mas assim que possivel entrarei em contacto consigo.

Um abraço

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#158433 | JoãoGaspar | 05 jun 2007 04:13 | Em resposta a: #158343

Caro Nuno,

Recebi o seu e-mail hoje, muito interessante. Ja tinha encontrado informações sobre a comenda a Francisco da Silva, mas não sabia porque a tinha recebido.

até breve,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#160148 | silvhugo | 19 jun 2007 23:54 | Em resposta a: #158433

Boa Noite!

Aderi recentemente a este portal e deparei-me com este tópico!

A minha familia Paterna é toda de Mação mas, tenho pouca (ou nenhuma) informação acerca da mesma.

Sei que os nomes Gueifão Belo, Mattos, Silva, Marques e Pereira abundam nesse ramo da familia...

Se tiver alguma informação acerca da zona de Mação... gostava de aprofundar o conhecimento acerca da mesma!

Obrigado,

Hugo Gomes da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#160163 | JoãoGaspar | 20 jun 2007 02:42 | Em resposta a: #160148

Caro Hugo,

Bem vindo então a este tópico, que procura conhecer melhor a história e as gentes da Vila de Mação.
Quanto aos apelidos dos seus ascendentes de Mação, não são uma surpresa, Gueifão, Matos, Silvas, Marques e Pereiras entre outros são bastante comuns.
Estou numa fase "embrionária" do meu estudo sobre os meus antepassados de Mação e posso lhe dizer que de todos os apelidos que refere de Mação eu tambem os encontro nos meus antepassados, exepto o Pereira ( por enquanto)! Portanto o mais facil será partilhar os dados que sabe sobre os seus antepassados, exemplo:
Nome, data de nascimento, local e freguesia, filiação e avós quando possivel. Os casamentos e obitos tambem o podem ajudar a tirar duvidas que podem resultar, na medida que a sua investigação evolui.
Pode procurar o baptismos, casamentos e obitos no registo civil de Mação até 1900, se procurar em datas anteriores está no Tombo de Santarem e em Lisboa as datas terminan (julgo) em 1850, de 1600 até 1850 encontram-se microfilmadas na Torre do Tombo de Lisboa.


Entretanto envio este baptismo de um avoengo meu que lhe poderá interessar:

José (avô) (que casa com Maria Marques nascida em 1853 no Casal do Pereiro)
Casal do Pereiro.
Nasceu a 1 de Abril de 1851 e foi baptizado a 6 de Abril de 1851.
Filho legitimo de José Gaspar, o Novo e de sua mulher Maria Marques, ambos do Pereiro.
Neto paterno de: José Gaspar e de sua mulher Leonor Dias. Ambos do Pereiro.
Neto materno de: João Gueifão e de sua mulher Maria Marques. Ambos do Pereiro.
Padrinhos: José Dias e Maria, filha de António N Lousã, do Pereiro.
O vigário José Gueifão Belo. (parente).


Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#160340 | silvhugo | 21 jun 2007 02:43 | Em resposta a: #160163

Caro João,

Agradeço a disponibilidade. Irei proceder a alguma investigação e assim que tiver novidades contactá-lo-ei.

Deixo o meu mail: hugogomessilva@gmail.com

Cumprimentos,

Hugo Gomes da Silva

Resposta

Link directo:

Famílias de Mação

#160347 | agp | 21 jun 2007 09:06 | Em resposta a: #160148

Caros Hugo Gomes da Silva e João Gaspar

A minha esposa tem muitos ascendentes de Mação, alguns dos quais de apelidos aqui referidos.

Um dos ramos começa em Joaquina Marques, natural da aldeia do Castelo, da freguesia e concelho de Mação, e que casou e viveu em Abrantes.

Esta Joaquina Marques pode ser vista em:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=492740

ou, em alternativa, em:

http://genealogia.netopia.pt/0185/pessoas.php?id=1004398

Cumprimentos
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Envendos, Mação, Santarém!

#160393 | Duarte CB | 21 jun 2007 17:08 | Em resposta a: #155793

Caros Luis GMG,

Quero contribuir com três nomes, talvez lhe interessem:

Maria Doroteia da Purificação de Matos,
Thereza de Matos,
Romão José de Matos,

Encontrei também referencia a um padre José de Matos (Sobrinho?/Lobinho? é uma palavra quase ilegível).

Eram todos moradores e naturais de Abrantes. O assento de onde tirei os nomes é um baptizado de um tetra-avô meu chamado José de Matos Machado, em 1811.

Cumprimentos,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#185561 | JOÃO AZEVEDO | 21 fev 2008 06:57 | Em resposta a: #92225

Caro João Gaspar / caros confrades

Sou novo no forum, e só hoje li o vosso "velho" tópico sobre Mação.

O meu 4º avô João André n.+-1797 em Mação casado com Luiza das Neves n.+-1800 em Mação,
Filha: Maria das Neves n.+- 1822 casada com Cezario Carrilho n.1817 em Gafete / Crato

Tambem`há possibilidade de uma 9ª avó ter nascido no Castelo/Belver - Domingas Dias n.+- 1681 e casada com João Dias Navalha n.+- 1678 em Amieira

Como estou no estrangeiro de momento gostaria de obter alguns dados sobre eles.
Se alguem me poder ajudar, agradeço de antemão

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#185840 | JOÃO AZEVEDO | 23 fev 2008 07:06 | Em resposta a: #185561

Caros confrades

renovo o meu pedido sobre Mação

Cumprimentos

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#189278 | JoãoGaspar | 22 mar 2008 22:50 | Em resposta a: #158343

Caro Nuno Miguel Gaspar,


Como esta?
Gostaria de falar consigo e saber como estão as suas investigações, perdi no entanto o seu mail.
Aguardo sua resposta

Cumprimentos

JPG

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#189298 | JOÃO AZEVEDO | 23 mar 2008 09:07 | Em resposta a: #185561

Caros confrades

renovo o meu pedido

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#209394 | Kodiak | 29 set 2008 02:09 | Em resposta a: #158135

Caro Nuno Miguel,

Folgo muito em saber de alguém do concelho de Mação, ainda que possam haver outros que descinheço, que se dedicam à historiografia desta bela terra e tenha muito interesse pela genealogia familiar.

Começo por me apresentar:
Sou casado com uma maçaense descendente dos Oliveira Gueifão, Ferreira, dos Fernandes Cravo, dos Rosa....

Procuro alguns ascendentes destes apelidos e por isso me lembrei de colaborar neste tópico.

Remeto-o para o tópico "Famílias de Mação" onde acabei de colocar questões antes de ter visto este tópico. Se quizer dar uma olhadela, ficará mais informado.

Aguardo notícias suas
Cumprimentos
António Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#209434 | JoãoGaspar | 29 set 2008 17:16 | Em resposta a: #158343

Caro Nuno,

Como esta?
espero que bem, à mais de um ano que perdi o seu contacto e venho por este meio tentar encontra-lo.

Aguardo por noticias suas.

Um abraço amigo.

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#209435 | JoãoGaspar | 29 set 2008 17:19 | Em resposta a: #209394

Caro confrade António Coelho,


Os meus ascendentes varonis são de Mação, e se pesquizar aqui no geneall vai encontrar alguns avoengos meus, entre eles os Gueifões de Mação, que não estando todos aqui, foi dado um passo para os entroncar.
Tenho muita vontade de reescrever a história da Vila de Mação e de suas gentes nomeadamente as suas origens e apelidos. O apelido Gueifão é dos que mais curiosidade me traz por ser mais raro e de origem desconhecida.

Aguardo o seu contacto.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#210926 | Duarte scb | 19 out 2008 13:04 | Em resposta a: #158192

Caro Pedro França,

Não sei se se recorda de me ter respondido a um post sobre Machados, de Abrantes. Foi neste tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=129881#lista

Vim agora a descobrir que realmente os nossos Machados se cruzam, mas muito mais longinquamente: o tal Álvaro da Silva Machado aqui presente na BD: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=499422 é filho de Joaquina Machada e de Estevão Alves da Silva. A Joaquina era filha de Manuel Machado Cordeiro e de Maria Marques e, portanto, nossos antepassados comuns.

Foi da certidão de baptismo de Álvaro, bp. a 1 de Junho de 1787, que eu retirei estes dados. Estou ainda bastante atrás do senhor na pesquisa. Será que podia partilhar comigo o que tem sobre estes antepassados e os que vieram no tempo antes deles?

Cumprimentos,
Duarte CB

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#210927 | Duarte scb | 19 out 2008 13:05 | Em resposta a: #210926

quando eu disse "post" queria dizer "tópico". Peço desculpa pelo erro.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#211155 | acrebelo | 21 out 2008 00:17 | Em resposta a: #189298

Caros confrades,
Agradeço informações sobre a Família Barata Godinho, de Mação, Abrantes e Mora, designadamente os ascendentes de António Barata, que casou com Isabel Godinho, nos inícios da centúria de seiscentos.
Cumprimentos,
António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#211255 | Kodiak | 21 out 2008 23:41 | Em resposta a: #209435

Caro João Paulo,

Encontrei em papeladas antigas uma presumível ligação entre Gaspares (da sua família ?) e Gueifãos.

1. Lourenço Gaspar
2. José Gaspar (ºº 1.4.1851)
3. Maria Marques
4. Maria Marques (*11.8.1817)
5. José Gaspar - o Novo (*1818)
6. João Gueifão Marques (Casas da Ribeira, Mação)
7. Maria Marques

É provável que hajam aqui algumas imprecisões.
Tenho elementos que me permitem afirmar que há um José Gueifão Marques, filho de João Gueifão e Maria Marques (casal da Ribeira) casado em 11.11.1839 na Matriz de Mação com Maria Marques (Severina Rosa da Encarnação ?; Mendanha ?).
Deste casal nasceu Perpétua Rosa d'Oliveira Gueifão que casou com Casimiro Ferreira (inspector escolar), paos de António Gueifão Ferreira, avô de minha mulher.

O primeiro Gueifão de que tenho conhecimento é um Pero Gueiffan (+- Mação 1580-1600)

Muito estimaria que me informasse qual o tópico onde posso encontrar os seus avoengos. Talvez possa entroncar certos ramos:
Mendanhas, Trindades, Oliveiras, Gueifãos, Marques .....

Em aditamento, o João Paulo, tem conhecimento acerca das origens toponímicas da Travessa do "FRAIÃO" que vai do largo da Torre à Rua Nova em Mação.
Como me disse estar na disposição de reescrever a história de Mação, talvez me stisfaça a curiosidade.

Disponha do meu E.mail: francoelhoarrobameopontopt se preferir comunicar-me por este meio.

Cumprimentos
António Coelho

Resposta

Link directo:

Para o Duarte CB

#211548 | Pedro França | 25 out 2008 00:21 | Em resposta a: #210926

Caro Duarte, primo:

Em resposta ao que me diz, posso adiantar o seguinte:
- O Manuel Machado Cordeiro, de Panascoso casou com Maria Marques, do Casalinho/Aboboreira, tudo Mação, a 02.10.1755/f. 68. Eram parentes no 4º grau de consanguinidade.
Ele era filho de Manuel Dias Ruivo, de Casal da Serra/Panascoso, e de Luísa Machada(o), do Souto/Abrantes.
Ela era filha de João Marques, do Casal da Serra/Panascoso, e de Sebastiana Dias/Gonçalves, do Casalinho/Aboboreira. Estes recebidos na Aboboreira a 23.11.1732/f. 22.
João Marques era filho de Manuel Álvares e de Maria Marques, do Casal da Serra.
Sebastiana Dias era filha de António Gonçalves e de Ana Dias, do Casalinho, recebidos em Aboboreira a 27.07.1692/f. 73.
António Gonçalves era filho de Manuel Fernandes e de Domingas Marques, de Vale das Casas/Vila de Rei.
Ana Dias era filha de Pedro Dias e de Maria Dias, do Casalinho.

Quanto a Manuel Machado Cordeiro, acima, foi baptizado a 18.10.1733/f. 36, nascido a 11.10 desse ano, para o Casal da Serra/Panascoso.
Manuel Dias Ruivo era filho de Manuel Dias e de Isabel Lourenço, do Casal da Serra, recebidos a 17.08.1681/f. 89, no Panascoso.
Manuel Dias era filho de Pedro Dias (Ruivo) e de Maria Dias, do Casal da Serra (ver acima e daí a consanguinidade, embora acima se diga naturais do Casalinho).
Isabel Lourenço era filha de Simão Lourenço e de Margarida Dias, do Casal da Serra.

Luísa Machada era filha de João Machado, do Souto, e de Joana Cordeira (4ª mulher), do Sardoal, onde se receberam a 24.01.1689/f. 34-34v..
João Machado era filho de Manuel Fernandes Morgado e de Maria Machada e foi baptº a 24.02.1647, nascido a 11.02 desse ano (f. 107), para o Souto.
Joana Cordeira(o) era filha de Manuel Dias Falcão e de Maria Cordeira, para o Sardoal.

E é o que se me oferece dizer a respeito pois não possuo mais dados para trás, infelizmente, porque não tive tempo para avançar nesta pesquisa.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Duarte CB

#212574 | Duarte scb | 05 nov 2008 21:59 | Em resposta a: #211548

Caro Pedro França, pelos vistos, primo:

Estou-lhe muito grato pelo trabalho que me poupou! Avancei imenso na minha árvore à sua conta. Eu tenho alguma curiosidade em aprofundar estes ramos da família e, como sou estudante universitário em Lisboa, passo todos os dias no sítio ideal para o fazer.

Quando eu tiver mais algum tempo e paciência vou lá. Se eu encontrar algo que lhe interesse, alguém desta gente portanto, prometo retribuir as informações

Disponha sempre,
Um abraço,
Duarte Cruz Bucho

Resposta

Link directo:

RE: Para o Duarte CB

#212575 | Pedro França | 05 nov 2008 22:19 | Em resposta a: #212574

Caro Duarte:

Pois, isso agradeço, em especial o que toca à ascendência "Machado", e "Dias Falcão".
Já faz tempo que não vou à Corte, para aí uns três anos.
O que puder descobrir agradeço, sinceramente.
Um abraço, primo.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o Duarte CB

#212577 | Duarte scb | 05 nov 2008 22:29 | Em resposta a: #212575

Sim, a mim também me parece que esses dois lados parecem dar mais frutos e parecem mais fáceis de encontrar, do que andar a vasculhar por todos os Dias e Marques, que devem ser mais que muitos. Até porque o nome "Machado" foi o que chegou até ao meu avô, estranhamente passando de mães para filhos quase sempre, persistentemente. Não sei se era hábito, ou se era o apelido dominante, ou tradição...
Terei todo o prazer em partilhar as minhas descobertas.

Mais uma vez,
Disponha sempre,
Abraço,
Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#215097 | chokole | 09 dez 2008 15:49 | Em resposta a: #133545

Eu sou Carla (...) Matos Alves, com origem na Carregueira - Mação

O meu pai (única linha minha dessa zona) é Carlos de Matos Alves.
É filho único de Luisa Marques de Matos e Manuel Alves Jana

A Luisa, minha avó paterna, é filha da Conceição Marques de Matos (tambem conhecida por Conceição Granja) e Sabino Matos... Conceição e Sabino tiveram 4 filhos tendo 3 chegado a adultos e deixado descendentes: Henrique, Luisa e Hermenegildo.

Sabino é filho de Maria Adriana e Romão que tiveram pelo menos 2 filhos: o meu bisavô Sabino e Francisco Matos, casado com uma Joaquina (tiveram uma filha chamada Máxima Matos)


A conceição é filha de Joaquim (Granja??) e Luisa (Marques). Tiveram pelo menos 7 filhos conhecidos pelo apelido de Granja: Conceição, Tomásia, Máxima, Henrique, António (casado com Blandina) e Maria.

Quanto ao meu avô, Manuel Alves Jana, que era guarda fiscal e muito conhecido na zona de Mação, é filho de Mariana e António Jana. Estes tiveram Firmino, Maria, Felismina, Perpétua, Luís e Manuel. A Mariana Jana seria a/ uma das parteiras da Carrugueira.

O meu bisavô, António Jana, tinha os seguintes irmãos: João (casado com Elisea) e Alfredo (casado com Tomásia).

Espero ter ajudado até porque se é Marques de Matos é meu parente próximo por parte da minha avó.

Tenho grande curiosidade em conhecer as minhas origens, mas é difícil, quase tudo o que sei foi obtido a perguntar às pessoas mais velhas.

Sobre a origem do nome Jana, que de facto deveria ser o nome do meu pai e o meu, não consigo descobrir nada.

Cumps
Carla

Resposta

Link directo:

RE: Para o Duarte CB

#219223 | TINA7955 | 22 jan 2009 15:36 | Em resposta a: #211548

Caros,
Ganhei, recentemente, o "bichinho" da genealogia e estou a dar os primeiros passos pelo que venho solicitar a vossa "mui douta" colaboração. Os antepassados do meu marido são naturais do Penhascoso (Panascoso?) por via materna-materna e da Queixoperra por via materna-paterna. Isto é, a mãe Marilde Marques Maia Duarte Bicho n 13-11-1929 no Penhascoso é filha de Silvéria Marques n em Maio de 1898 e de António Maia n cerca de 1900 na Queixoperra, este, filho de Serafim Maia e Engrácia Lourenço.
Será que poderão fornecer-me alguma informação? Relativamente à descendência, tenho informação que terei todo o gosto em facilitar.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#219225 | TINA7955 | 22 jan 2009 15:48 | Em resposta a: #158159

O meu marido descende, por via materna de Marilde Marques Maia Duarte Bicho, n a 13-11-1929 no Penhascoso, filha de Silvéria Marques n em Maio de 1898 e de António Maia n cerca de 1900 na Queixoperra, filho de Serafim Maia e Engrácia Lourenço.
Terá alguma informação que possa ajudar-me a continuar as pesquisas que iniciei recentemente?
Cumprimentos,
Albertina Maia Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247619 | Morenazaa | 12 jan 2010 23:18 | Em resposta a: #92225

A minha familia tem Matos e é natural de Belver,por via do meu Trisavo David Matos Faria.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247620 | Morenazaa | 12 jan 2010 23:21 | Em resposta a: #215097

Ola eu tenho Matos na Familia,eu ja nao tenho Matos mas tenho Faria.
O meu trisavo era natural de Belver e chamava-se David Matos Faria.

Espero que conheça,ou tenha ouvido falar.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247622 | João Gaspar | 12 jan 2010 23:42 | Em resposta a: #247619

A minha familia tem Matos e é natural de Mação, por via de ambos meus avós Francisco Gaspar e Conceição da Silva Mendes e tenho outro ramo Matos da Vila de Alhos Vedros por via de minha avó Barbara Joaquina de Matos. E?

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247623 | Morenazaa | 12 jan 2010 23:46 | Em resposta a: #247622

Nao vejo relaçao nenhuma com a minha familia.
O que sei e que o meu Trisavo era de Belver.
Nos ate temos ate hoje uma casa que era dele,e que se encontra junto ao Castelo de Belver.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247639 | ledinha | 13 jan 2010 12:42 | Em resposta a: #215097

Prezada Carla,

Meus trisavós paternos que emigraram para o Brasil são Joaquim Lourenço Marques e Felis
mina Maria de Jesus. Você tem conhecimento destas pessoas ou deste facto? chamou-me a atenção a coincidencia de nomes/apelido

Cumprimentos

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247642 | chokole | 13 jan 2010 12:54 | Em resposta a: #247639

Olá Leda

Ainda me lembro do meu avô falar de uns primos que foram para o Brasil mas seriam talvez "Jana" embora pudessem ser por parte da minha avó Marques ou Matos...
A minha avó ainda está viva mas penso que já não está em estado de o recordar :)
E eu ainda não tive tempo de ir fazer a pesquisa mesmo aos locais (a mação)

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247652 | ledinha | 13 jan 2010 13:52 | Em resposta a: #247642

Bom dia Carla,

Obrigada por sua resposta. É a primeira pista que consigo! Vou tentar pesquisar. Se por acaso encontrar alguma coisa que possa ser de seu interesse, entro em contacto consigo.

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247655 | ledinha | 13 jan 2010 14:17 | Em resposta a: #158192

Caro Pedro França

Meu trisavô paterno é Joaquim Lourenço Marques. Foi casado com e Felismina Maria de Jesus. Acredito, pelas datas que possuo, estavam no Brasil por volta de 1840/50. Com sua prática e conhecimento vê possiblidade de parentesco com os acendentes que você nomeou? . Chamou-me a atenção, específicamente, José Lourenço e Josefa Marques.

Agradeço quaslquer pista, porque tenho esses nomes na certidão de nascimento de meu avô, mas até o momento não sei ( ou não sabia), como prosseguir.

cumprimentos

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247662 | ledinha | 13 jan 2010 16:31 | Em resposta a: #160148

Caros Confrades

Algum dos participantes teria conhecimento de membro da familia Marques , citada neste tópico, que tenha emigrado para o Brasil, nos idos de 1840/50 ( provável)? Procuro esoecíficamente por Joaquim Lourenço Marques.

agradeço muito qualquer achega

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247664 | ledinha | 13 jan 2010 16:34 | Em resposta a: #247662

Caríssimos

Peço desculpas, pois não assinei a última mensagem.

Leda silva

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247711 | margaridabreu | 14 jan 2010 14:19 | Em resposta a: #185561

Confrade João Azevedo

Só hoje li atentamente este tópico.

Como testemunha no assento de casamento de Francisco Teles com Maria Nunes, em 1754, nas Galveias aparece João Dias Navalha. Pode ser o se 9º Avô, teria 76 anos.

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#247923 | asgodinho | 17 jan 2010 20:00 | Em resposta a: #185561

Caro João Azevedo

Os seus ascendentes João Dias Navalha e Domingas Dias casaram em Amieira a 12.06.1697. Ele, filho de Manuel Mendes e de Beatriz Calva, ambos de Amieira; ela, filha de Baltazar...Dias e de Domingas Dias, defuntos, moradores que foram em Tolosa.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#249221 | jazevedo1946 | 05 fev 2010 03:23 | Em resposta a: #247923

Caro Parente Godinho

Muito agradecido por mais estes detalhes que me manda acerca dos nossos avoengos.

Só hoje posso responder porque tive problemas com o computador e a ligação à internet na minha chegada à Coreia.

A partir the Março estarei permanentemente em Portugal, podendo assim dedicar-me mais à pesquisa. O meu primeiro alvo será Portalegre. e quando lá for talvez nos possamos encontrar em Amieira.

Até lá
com os melhores cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#249222 | jazevedo1946 | 05 fev 2010 03:28 | Em resposta a: #247711

Cara confrade Margarida

Agradecido pela a informação sobre o meu 9º avó. Deve ser ele com este nome.

Se a poder ajudar em algum detalhe é só pedir, que farei o que estiver ao meu alcance, com prazer.

Cumprimentos

J. Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#249230 | jazevedo1946 | 05 fev 2010 08:43 | Em resposta a: #247622

Caro confrade João Gaspar

Minha trisavó Maria das Neves era natural de Abobreira/Mação n. 1822 c/c Sezario Carrilho de Gafete/Crato n.1817 e era filha de João Andre n. +- 1787 e de Luiza das Neves n-+-1800 ambos de Mação.

Se por acaso tropeçar com algum destes nomes agradecia os dados.

Estou no estrangeiro e só volto a Portugal no inicio de Março.

Sempre ao seu dispor

Cumprimentos

João Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#249256 | JoãoGaspar | 05 fev 2010 12:43 | Em resposta a: #249230

Caro João Azevedo,

Por enquanto não tenho nada sobre Maria das Neves, mas se encontrar alguma coisa entro em contacto.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#290158 | mininha | 29 out 2011 22:21 | Em resposta a: #211155

Caro confrade:
Só hoje vi este tópico,sobre a família Barata Godinho.Posso dizer-lhe que as minhas informações também terminam,ou iniciam em António Barata e Isabel Godinho. Não encontrei mais ascendentes, já conseguiu desenvolver os seus ascendentes?
Cumprimentos
Maria Caeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#290176 | acrebelo | 30 out 2011 11:49 | Em resposta a: #290158

Cara Confrade Maria Caeiro,

As informações referentes ao casal citado e respectiva genealogia constam da obra do nosso Confrade António Prates Godinho, "Genealogias Alentejanas - Apontamentos", mais precisamente a páginas 158 e seguintes.
Não consegui ir mais além do que consta naquela obra e talvez o investigador citado já tenha recolhido mais informações, o que desconheço.
Nesse capítulo são citados Baratas, Mansos e Lameiras, de Oleiros os quais se cruzam com uma outra linha familiar por nós investigada proveniente de Pampilhosa da Serra.
Ainda não verifiquei se por essa linha se conseguem encadear estas Isabel e Brites Barata, mas vou fazê-lo.
Caso esteja interessada nestes elementos Baratas mais nortenhos, diga.
O confrade Ângelo Queiroz da Fonseca tem esta gente muito bem identificada em Baratas.
Cumprimentos,

António Coutinho Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#290191 | mininha | 30 out 2011 17:01 | Em resposta a: #290176

Caro confrade
Agradeço a sua pronta resposta.Em relação ao livro que me indica eu tenho-o pois necessitei dele para estudar uns outros ramos da família os Abreu Castro e os Prates Godinho, contudo e em relação aos Baratas Godinho não me acrescentou nada aquilo que eu já sabia.
Sobre o outro ramo mais rortenho que me indica e caso não seja muito incomodo para si,agradeço que me informe
Cumprimentos
Maria Caeiro

Resposta

Link directo:

Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#372263 | chokole | 20 jul 2016 21:10 | Em resposta a: #133545

Boa noite
Eu tenho os Mattos, os Matos e os Marques
Tenho também Jana e Alves
Estes dois últimos são mais complicados

Cumprs
Carla Alves

Resposta

Link directo:

Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#372281 | TINA7955 | 21 jul 2016 11:13 | Em resposta a: #92225

Bom dia Carla Alves,

Se pretender acesso à minha árvore, envie o pedido para tinamaiaduarte@gmail.com.

É mais fácil se cruzarmos informação pois os paroquiais, por vezes, são de difícil "tradução".

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#374616 | claudiadsouza | 23 out 2016 19:43 | Em resposta a: #134639

Tenho familia em Concavada-alvega e vejo muitas vezes esse nome nos registos paroquiais disponíveis online no tombo.pt

Resposta

Link directo:

Familias de: Mação/Abrantes/Santarém/Belver

#450356 | matecas | 08 out 2023 01:34 | Em resposta a: #92225

Caro/as Confrades,


Maria Madalena Teodósia Tavares casa em Alpedrinha com Fragoso Leitão da Cunha (1729).
Ela é filha de António Tavares de Proença e de Dona Joana Mouzinho, que casam no Sardoal (1694).
Dona Joana Mouzinho nasce no Sardoal, filha de Fernando Alvares Mouzinho e Dona Antónia Amaral Pimentel.(1679)

Alguém tem mais informações sobre a ascendência de Fernando Alvares Mouzinho e Dona Antónia Amaral Pimentel (c. 1654), ambos naturais do Sardoal?

Agradeço antecipada e encarecidamente a ajuda para obter mais informações sobre estes ancestrais da minha esposa.

Cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen