4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Cargos | Arquivos

4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92261 | tito sousa | 31 mai 2005 16:33

No site Genea Portugal a informação que nos dão é que este senhor foi presidente da câmara de Lisboa.
Sou descendente do 4º conde de Ficalho, Francisco Manuel de Mello Breyner, e pesquisei sobre a sua vida em papéis que tenho sobre ele e perguntando a pessoas da minha família. Nem num nem noutro me confirmam que isto é verdade.
Será que alguém me pode esclarecer?...
Com os melhores cumprimentos

Francisco Chaves Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92266 | zamot | 31 mai 2005 18:21 | Em resposta a: #92261

Caro Parente

Nunca tal ouvi dizer também. Deve ser alguma confusão. Aqui fica uma biografia deste nosso ilustre parente, de quem El Rei Dom Luiz dizia que era "Um Conde entre os Lentes e um Lente entre os Condes"

Esta biografia é retirada do site do Manuel Amaral, irmão do nosso querido moderador.

Um abraço

José Tomaz de Mello Breyner



Fidalgo da Casa Real e seu mordomo-mor, gentil-homem da câmara do rei D. Luís I, e do Senhor D. Carlos I; conselheiro de Estado efectivo, par do reino, lente catedrático da cadeira de Botânica da Escola Politécnica de Lisboa, lente e director do Instituto Agrícola da mesma cidade, hoje Instituto da Agronomia e Veterinária; sócio efectivo da Academia Real das Ciências e da Sociedade de Geografia, adido de legação; alferes dos extintos batalhões nacionais, escritor, etc.

N. a 27 de Julho de 1837, fal. a 19 de Abril de 1903. Era filho do marquês de Ficalho, António de Melo Breyner Teles da Silva, e de sua mulher, D. Maria Luísa Braamcamp, de Almeida Castelo Branco. Com quanto sue cedesse a seu pai no marquesado, não usou nunca o título de marquês.

Matriculou-se na Escola Politécnica em 1855, e foi um dos estudantes mais distintos e premiados, concluindo brilhantemente o curso em 15 de Julho de 1860. No concurso aberto neste ano para o preenchimento da vaga de lente substituto da cadeira de Botânica, da mesma escola, deu tão exuberantes provas do seu grande valor intelectual e dos seus profundos conhecimentos científicos sobre a especialidade daquela cadeira, que, por decreto de 2 de Janeiro de 1864 era nomeado para aquele lugar. Por morte de Andrade Corvo ficou regendo a referida cadeira, sendo investido na sua posse por decreto de 27 de Janeiro de 1890. 0 conde de Ficalho casou em 1862, com D. Josefa de Meneses de Brito do Rio, dama de honor da rainha senhora D. Maria Pia, filha de D. Pedro Pimentel de Meneses Brito do Rio, comendador da ordem de N. Sr.ª da Conceição, senhor de vínculos na ilha Terceira; e de sua mulher, D. Maria Kruz. 0 conde de Ficalho foi elevado a par do reino por carta régia de 29 de Dezembro de 1881, da que prestou juramento e tomou posse na sessão da respectiva câmara de 4 de Fevereiro de 1882. A data da concessão do título de conde é de 16 de Junho de 1862. Exerceu diversas comissões diplomáticas, e foi quem representou Portugal, como embaixador extraordinário, nas cerimónias da coroação do czar da Rússia em Junho de 1896. 0 seu nome foi por vezes lembrado em diferentes situações politicas para ministro dos estrangeiros, mas nunca fez parte de ministério algum. Era grã-cruz da ordem de Carlos III, de Espanha, e cavaleiro das seguintes ordens: Leopoldo da Bélgica, Leão dos Países Baixos, Águia Vermelha da Prússia, Legião de Honra de França, S. Maurício e S. Lázaro de Itália e Ernesto Pio de Saxe-Coburgo.

Os seus trabalhos literários e históricos são muito apreciados. Colaborou em diversas publicações literárias e científicas. No antigo jornal O Reporter escreveu um curioso artigo, intitulado: Quadro de costumes e paizagens alemtejanas. Muito dedicado à história do país, era principalmente a Índia que lhe merecia mais atenção. Quando faleceu, andava trabalhando numa obra, que parece ter ficado por concluir, acerca dos portugueses na Índia; desta obra destacou uma monografia, com o título de Viagens de Pero da Covilhã, que publicou em 1898, a qual constitui um livro muito curioso e interessante da nossa história indiana nos séculos XV e XVI. Escreveu mais: Flóra dos Luziadas, por ocasião das festas do tricentenário de Camões, em 1880; Plantas uteis da Africa portugueza, Lisboa, 1884; obra de muito valor para o estudo da flora medicinal; Garcia da Orta e o seu tempo, Lisboa, 1886; comentário aos Colloquios desse homem de ciência; Colloquios dos simples e drogas da India por Garcia da Orta, edição anotada, 2 vol., 1891-1895. Os seus últimos trabalhos literários foram publicados na revista A Tradição, de Serpa, sob os títulos: Serpa sob o dominio dos sarracenos e Influencias mosarabes na linguagem dos pastores alemtejanos. Na 21.ª série do Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, N.º 5, de Maio de 1903, está publicado o elogio do conde de Ficalho, escrito pelo Sr. conde de Arnoso. Neste elogio se mencionam os inéditos deixados pelo ilustre professor.

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92274 | JASP | 31 mai 2005 18:43 | Em resposta a: #92261

Agora também eu fiquei com dúvidas. Um conde de Ficalho foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa nos mandatos de 1866 e 1867, segundo informação recolhida em «A evolução municipal de Lisboa: pelouros e vereações. Lisboa: Câmara Municipal, 1996». Sendo assim, como não é referido o nome do titular, suponho que a referência citada deve ser referente não ao 4º mas sim ao 3º conde de Ficalho.

Tentarei noutras fontes saber mais pormenores.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92276 | tito sousa | 31 mai 2005 18:46 | Em resposta a: #92266

Caro Jozé Tomás de Mello Breyner

Vem-me confirmar as minhas suspeitas de se tratar de um simples erro ou confusão...
Obrigado por responder sobre um avô comum (imagino) de quem me orgulho de ser neto.
Como dizia D. Carlos depois da morte do conde: "Faz-me falta o Francisco, era um desses portugueses que eu me orgulhava de mostrar lá fora"

Um grande abraço deste seu parente

Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92278 | tito sousa | 31 mai 2005 18:52 | Em resposta a: #92274

Caro Jorge Afonso

Agradeço-lhe imenso o seu esforço para esclarecer esta a minha curiosidade.

cumprimentos

Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92280 | zamot | 31 mai 2005 19:07 | Em resposta a: #92278

Caro Francisco

Não sou descendente directo do 4º Conde de Ficalho. Penso que teremos um 4º avô em comum.

Pode verificar em :

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=24871

Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92281 | tito sousa | 31 mai 2005 19:14 | Em resposta a: #92280

Por acaso não é pai do Tomás e da Matilde? Andam os dois no coro dos salesianos?
Se forem eles, conheço-os bem... Ando com eles no coro...

1 abraço

Francisco F. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92282 | zamot | 31 mai 2005 19:16 | Em resposta a: #92280

Caro Francisco

O teu avô além de muito amigo era primo direito do meu Bisavô, que lhe faz várias e elogiosas referências tanto nas suas Memórias quanto no seu Diário.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92284 | tito sousa | 31 mai 2005 19:22 | Em resposta a: #92282

Esse seu bisavô, que imagino ser o tio tomás mafra, médico, que fez as suas memórias, era irmão de uma trisavó minha, Eugénia de Mello Breyner, casada com D. João da Câmara...

1 abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92285 | zamot | 31 mai 2005 19:30 | Em resposta a: #92284

Caro Francisco

Já estás indentificado, e oiço-te cantar (e muito bem) várias vezes. Sim sou Pai da Matilde e do Tomaz, que vão agora descobrir ser teus parentes.

"...era irmão de uma trisavó minha, Eugénia de Mello Breyner,..."

Pelos vistos somos Parentes por vários lados.


Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92435 | Genea_Portugal | 02 jun 2005 17:22 | Em resposta a: #92261

Francisco Chaves Franco de Sousa,

A informação que encontrou na nossa base de dados relativamente ao facto do conde de Ficalho ter sido presidente da Câmara de Lisboa consta da relação de todas as vereações da Câmara de Lisboa, publicada em 1996 num trabalho intitulado "A Evolução Municipal de Lisboa-Pelouros e Vereações", editado pela própria Câmara, sob a coordenação de Maria do Rosário Santos e Inês Morais Viegas.

O Conde de Ficalho cumpriu dois mandatos. Em 1866 e 1867.

Neste período de dois anos, foi vice-presidente João de Matos Pinho

e vereadores:
- Anselmo Ferreira Pinto Basto
- António José Pereira Serzedelo
- Augusto César de Almeida
- Francisco Manuel de Mendonça
- Gregório Vaz Rans barreto Froes
- Joaquim António de Oliveira Namorado
- José Carlos Nunes
- José Isidoro Viana
- José Joaquim Alves Chaves
- Luis de Carvalho Daun e Lorena (que viria a ser Presidente da Câmara nos dois anos imedaitamente a seguir: 1868 e 1869)
- Luis Caetano da Guerra Santos
- Nuno José Severo Ribeiro de Carvalho

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92436 | zamot | 02 jun 2005 17:27 | Em resposta a: #92435

Caro Genea

É também uma novidade para mim pois também nunca tal tinha ouvido.


Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92437 | JASP | 02 jun 2005 17:41 | Em resposta a: #92435

Em mensagem anterior a este tópico respondi com a informação retirada da mesma obra agora referida. Maniefestei então alguma dúvida sobre qual o conde de Ficalho teria sido presidente da CML, já que o nome não é ali referido. Se o nome está ausente existirá outra fonte de informação onde se pode verificar que foi, de facto, Francisco de Mello Breyner o presidente da CML e não seu pai, como suponho? Esta suposição é baseada, por enquanto, apenas no facto do 3º conde de Ficalho ainda ser vivo em 1866 e 1867.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92439 | Genea_Portugal | 02 jun 2005 17:48 | Em resposta a: #92436

Caro Zé Tomaz,

Para além desta listagem de todos os presidentes da Câmara que citámos, não encontrámos mais nenhuma fonte que faça referência a este cargo e deixamos por isso uma ressalva que procuraremos esclarecer no mais curto espaço tempo: o título de conde de Ficalho foi concedido a Francisco Manuel de Melo Breyner em 1862. Nesta lista, o presidente da Câmara aparece referido em 1866 e 1867 simplesmente como "Conde de Ficalho". Seria seu pai, António José de Melo Breyner, 3º conde e 2º marquês? Não é impossivel, e admitimos até que, atendendo à idade de ambos, a confusão possa gerar-se, uma vez que os dados biográficos do 2º marquês de Ficalho também não referem esta passagem pela Câmara de Lisboa. Daremos notícias em breve.

Um abraço
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92440 | Genea_Portugal | 02 jun 2005 17:51 | Em resposta a: #92437

Tem toda a razão! Tinha-nos escapado o seu contributo.

Melhores cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#92444 | tito sousa | 02 jun 2005 18:08 | Em resposta a: #92440

Caro Genea Portugal,
Já fui a mais do que uma conferência sobre o 4º conde de Ficalho e em nenhuma delas foi dito que este foi, a dada altura, presidente da câmara de Lisboa. Daí a minha dúvida... E sabendo que seu pai, o marquês, estava muito mais envolvido no meio político que seu filho (visto que era deputado na assembleia) seria muito mais provável que fosse ele.
Mas também não o posso dizer com certeza, é só uma suposição.

Cumprimentos
Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#177026 | QDP | 18 dez 2007 19:37 | Em resposta a: #92261

Caro amigo,

O que posso te dizer é que conheço muitissimo bem a famíla Mello Breyner,Espirito Santo,Brito e Cunha,e Pereira Coutinho. Relacionado com o Sr.Dr.Francisco de Mello Breyner, posso te dizer que ele é Conde de Mafra, eram 4 irmãos (Fransisco,Tomàz [falecido], Manuel, Pedro) Os pais são o Sr.Tomás de Mello Breyner (falecido) e Sra.Matilde Teresa Pinheiro do Espirito Santo Silva. Além das tias como por exemplo:
Sra.Ana Espirito Santo Brito e Cunha, Mafalda Espirito Santo, entre outras...

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#177027 | QDP | 18 dez 2007 19:44 | Em resposta a: #177026

Os irmaõs Mello Breyner tem uma paixão muito grande pelas corridas de carros.

Antes de falecer o Tomáz Mello Breyner, os 3 irmãos (Tomáz,Manuel,Pedro)chegaram a correr nas 24H/LE MANS. Hoje é dia só o Manuel e Pedro Mello Breyner correm no Campeonato Espanha GT. O Fransisco ele não participa em nehuma corrida. O Sr.Dr.Fransisco Mello Breyner é advogado além de empresário, o Manuel Mello Breyner é um dos directores da SIVA (Importador da VW em Portugal), o Pedro Mello Breyner ele é director do campo de golfe da Quinta do Perú.

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#177884 | tito sousa | 27 dez 2007 02:08 | Em resposta a: #177026

Caro QDP,

A minha questão não tem que ver com o ramo dos mafras. Tenho ligações com eles e conheço alguns visto serem meus primos. A minha questão debruça-se noutra matéria. Se souber dar um contributo à minha questão, e basta ler as mensagens acima escritas, terei todo gosto em recebê-lo.

Cumprimentos,
Francisco Franco de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyne

#236394 | R.Miguel Nunes | 13 ago 2009 16:23 | Em resposta a: #92266

Exmo. José Tomaz de Mello Breyner,

Resido em Ovar e faço parte da organização de uma singela homenagem a D. Maria II e ao ilustre vareiro o Visconde de Ovar, gostaria então de o indagar neste âmbito, sobre quem neste momento recai a representação da família do Visconde Ovar, pois pretendemos endereçar-lhe convite formal para a referida homenagem.

Cordialmente,
Ricardo M. Nunes

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyne

#236451 | jpbabc | 14 ago 2009 00:36 | Em resposta a: #236394

Caro Confrade,


António Martim de Castelo-Branco de Melo ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=360171 ) representa genealogicamente os títulos de marquês de Ficalho, de conde de Ficalho, de visconde de Ovar e de barão de Ovar depois da morte de seu avô paterno.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyne

#236587 | R.Miguel Nunes | 15 ago 2009 15:00 | Em resposta a: #236451

Caro Confrade,

Estou-lhe grato pela informação prestada, mas será que poderia ajudar a encontrar uma forma de contactar o Sr. António Martim de Castelo-Branco de Melo?

Atenciosamente,
Ricardo Nunes

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyne

#236733 | jpbabc | 17 ago 2009 22:35 | Em resposta a: #236587

Caro Confrade,


António Martim de Mello agradece que seja contactado até à próxima 4ª feira pelo e-mail: martimmello@gmail.com .

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyne

#236750 | R.Miguel Nunes | 18 ago 2009 00:50 | Em resposta a: #236733

Caro Confrade,

Muito agradecido pelo auxilio prestado.

Ao dispor,
Ricardo Nunes

Resposta

Link directo:

RE: 4º conde de ficalho- Francisco de Mello Breyner

#240863 | S.A.R. D.Douglas | 01 out 2009 19:06 | Em resposta a: #92261

Caro senhor o mesma solicitação eu fiz a este conselho e nada foi me enviado e legitimado.
Pode me ajudar a esclarescer.
Sou da Casa Real de Barcelona; Das Casas Fidalgas dos Soares, Nunes, Dourado, Silva, Nascimento, Ferreira, Santos e Belém.
Cumprimentos.
Douglas Soares Dourado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 04:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen