Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - Gayo?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Arquivos | Bibliografia

Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - Gayo?

#92313 | Rodarte | 01 jun 2005 03:23

Caros colegas,

Gostaria de saber se alguém poderia fornecer-me maiores dados - biográficos e genealógicos - sobre o casal António Pimenta de Freitas Barbosa (1660-1705) e Rosa Maria da Gama e Castro (1670-?). Consta no índice do GP que tiveram a seguinte descendência:

- Luis António Pimenta da Gama e Castro * 1700 cc Maria Josefa Machado de Miranda;
- D. Gabriel , cruzio;
- António Pimenta da Gama;
- Joana Luisa da Gama e Castro cc Baltazar da Cunha Pedra Palácio;
- Benta , freira no Porto;
- José Bernardo da Gama cc Maria de Miranda;
- Ana Maria Pimenta cc Diogo Guedes Osório.

As referências, ainda segundo o GP, são:

- Anuário da Nobreza de Portugal - 1964 (Direcção de Ruy Dique Travassos Valdez). Cascais: Instituto Português de Heráldica, 1ª Edição, 1964, pg. 851.

- GAYO, Felgueiras. Nobiliário das Famílias de Portugal. Braga: Carvalhos de Basto, 2ª Edição, 1989, vol. IV-pg. 581 (Costas)

Os filhos desse casal aparecem nessa mesma ordem nas referidas publicações? Não existem maiores informações nelas?

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - Gayo?

#92339 | Samuel C O Castro | 01 jun 2005 12:47 | Em resposta a: #92313

Estimado Rodarte,

Consultando minha Grande árvore sobre os Castros, não encontrei Rosa Maria da Gama e Castro. Também tenho interesse em saber os ascendentes dela, para poder incluir, inclusive os descendentes, na base. Caso vier a descobrí-los, peço a gentileza de me informar. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - G

#92684 | Rodarte | 06 jun 2005 07:32 | Em resposta a: #92339

Caríssimo Samuel de Castro,

Essa Rosa Maria da Gama e Castro é filha de Diogo Jácome Bezerra e Ana Maria de Castro da Gama. Esta, por sua vez, é filha de Domingos da Gama de Azevedo e Maria de Castro Jácome (filha de Rafael Burgueira Aranha e Mariana Bezerra). De onde vem o Castro dela eu não sei: pois seus avós paternos se chamavam Sebastião (ou João) Burgueira Aranha e Maria Vilarinho; e os maternos eu não sei quem eram. Como vê, ela é do mesmo ramo familiar sobre o qual perguntei tempos atrás nesse mesmo Fórum.

Abraços cordiais,

Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - Gayo?

#95361 | paguiar | 06 jul 2005 20:30 | Em resposta a: #92313

Caro Claus Rommel Rodarte

A revista “Arquivo do Alto Minho” publicou em vários números o trabalho “Notícia sobre Pimentas, de Viana” da autoria de Álvaro Pimenta da Gama Barreto (* 8.III.1869, + 18.I.1914) e com notas de actualização que julgo terem sido do coronel Sousa Machado.
De pág. 53 e seguintes do vol. V (?) extraio o seguinte:

« 9 – ANTÓNIO PIMENTA DE FREITAS BARBOSA, filho de Gabriel de Freitas Malheiro e de sua mulher Ana Pimenta Falcão, foi Fid. da C.R. e Familiar do Santo Ofício por carta de 19.III.1695. Foi tenente de Cavalos e fal. a 3.IX.1705 na vila de Belmonte, indo de marcha para a Beira com o regimento de que era coronel seu cunhado Félix Barreto, que lhe mandou pôr um letreiro na sepultura com que foi enterrado na Matriz daquela vila. Casou em 1697 com D. Rosa Maria da Gama e Castro, habilitada para casar por carta do S.to Ofício de 13.XII.1698, e filha de Diogo Jácome Bezerra, Fid. da C.R., escrivão da Alfândega de Viana e de sua mulher e parenta D. Ana Maria da Gama e Castro, que era filha de Domingos da Gama de Azevedo, natural do Engenho de S. Tiago, termo da cidade da Baía e morador em Viana, Cav. da Ordem de Cristo, Capitão de Infantaria, que morreu no sítio de Salvaterra no dia 23.IX.1643 (domingo), e de sua mulher D. Maria de Castro, natural de Viana, que era filha do Dr. Rafael Burgueira Aranha, Lente de Leis em Coimbra, e de sua mulher D. Maria Bezerra da Casa de “Paredes”.
Tiveram:
----- 10 – D. Ana Maria da Gama e Castro, casada no Douro com Diogo Guedes Osório de Sequeira, Fid. da C.R., capitão-mor de Mesão Frio e snr. da Casa da Gafaria.
----- 10 – D. Gabriel da Rosa, frade crúzio.
----- 10 – D. Brites Teresa, freira em S. Bento do Porto.
----- 10 – António Pimenta Barreto.
----- 10 – Luiz António Pimenta da Gama e Castro de Barbosa casado com D. Maria Josefa de Gusmão Vasconcelos Machado de Miranda, f.ª de Luiz Machado de Miranda, snr. do morgado de “Carapeços” e vereador em Barcelos, e de sua mulher D. Izabel Maria de Miranda Coelho.
----- 10 – D. Joana Luisa da Gama e Castro casada com Baltazar da Cunha Pedra Palácio. »

Uma vez que o autor deste trabalho foi “culto e apaixonado investigador”, “genealogista sabedor e criterioso” e 5.º neto de António Pimenta de Freitas Barbosa, sem dúvida podemos confiar no seu trabalho e aceitar a ordem cronológica por que colocou a sua descendência.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - G

#95484 | Samuel C O Castro | 07 jul 2005 23:03 | Em resposta a: #92684

Estimado Claus,

Diante das novas informações do colega António Pimenta de Aguiar, como também tenho interesse, para conseguir a ascendência de Maria ou Mariana Bezerra (esposa do Dr. Rafael Burgueir Aranha, lente de Leis em Coimbra), sugiro-lhe como pista, uma consulta na Universidade de Coimbra. Caso vieres a achar alguma ascendência dela, peço a gentileza de me informar, pois poderá Ter alguma sequência em minha base sobre os Castros. Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa

#95671 | Rodarte | 11 jul 2005 00:08 | Em resposta a: #95361

Caríssimo António Pimenta de Aguiar,

Fico muito grato pelas preciosas informações. Apenas uma dúvida: D. Rosa Maria se casou em 1697, antes de ser habilitada pra casar (1698)?

Esse trabalho traz maiores informações biográficas da freira D. Brites Teresa e seu irmão Luiz António Pimenta da Gama e Castro de Barbosa?

Meu cordiais cumprimentos,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa

#95747 | paguiar | 12 jul 2005 00:18 | Em resposta a: #95671

Caro Claus Rodarte

Do mesmo trabalho de onde tirei as informações que lhe enviei, nada mais se diz de D. Brites Teresa, freira em S. Bento do Porto.
De seu irmão e em nota de pé de página (56), transcrevo o que diz:

«(1) Luiz António Pimenta da Gama e Castro de Barbosa e sua mulher (D. Maria Josefa de Gusmão Vasconcelos Machado de Miranda) foram snrs. do Morgado de "Quintela" e tiveram entre outros:

----- a) Joaquim Pimenta de Gusmão da Gama, snr. do Morgado, de que é actualmente representante (por falecimento s.g. de seu tio o general Joaquim Pimenta de Gusmão Calheiros) o snr. Joaquim de Melo de Gusmão Calheiros;
----- b) D. Ana Maria de Gusmão da Gama, com geração na Casa dos Barões do Hospital, actualmente representada por D. Maria da Purificação Carneiro de Vasconcelos Queiroz e por esta na do "Fecho" em Melgaço, na da Amiosa, em Monção, e em outras.»

Posso no entanto acrescentar que em Felgueiras Gayo, "Nobiliário ...", ed. de Carvalhos de Basto, Braga, 1898, IV vol., p. 581, tt.º de Costas, §.118, indica a seguinte descendência do mesmo casal (luis António e D. Maria Josefa):

10 - António Pimenta da Gama e Castro - foi snr. da Casa de seu Pai e viveu em Barcelos, onde foi vereador algumas vezes. Cas. c. D. Mariana de Melo, com filhos que morreram novos. S.g.
10 - Fr. José de Gusmão - frade Bernardo, nasc. a 15.VII.1738 e foi Abade de Pombeiro
10 - Fr. Trocato - frade Bernardo, nasc. a 31.V.1739
10 - Gabriel António Pimenta - nasc. a 31.V.1741. S.g.
10 - João de Gusmão - nasc. a 17.V.1743
10 - D. Rosa Maria da Gama - nasc. a 7.__.1747
10 - D. Maria Joana de Vasconcelos - nasc. a 16.X.1748. Cas. c. Manuel de Queiroz, Sr. da Casa do Hospital em Melgaço, F.C.R., filho de Luiz António de Queiroz e de s. m.er D. Rosa. C.g. no tt.º de qUEIROZES §.25 n.19
10 - D. Isabel Vicência - nasc. a 2.I.1757
10 - Baltazar Malheiro Pimenta - - nasc. a 30.IV.1754
10 - Joaquim Pimenta de Gusmão - cas. c. D. Mariana Rosa Taveira, herdeira. Tinham uma filha:
----- 11 - D. Maria Amália Pimenta

E nada mais tenho relacionado com o que me pede
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa

#95749 | paguiar | 12 jul 2005 00:32 | Em resposta a: #95671

Caro Claus Rodarte

Ficou por referir que a leitura que fiz relativamente às datas está correcta.
Efectivamente, é referido que D. Rosa Maria da Gama e Castro cas. em 1697 c. António Pimenta de Freitas Barbosa e que foi habilitada para casar por carta do S.to Ofício de 13.XII.1698.
Felgueiras Gayo chama-lhe D. Rosa Maria Jacome Castro da Gama e nada mais adianta relativamente a esta questão.

Renovados cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - G

#99194 | jf | 02 set 2005 18:14 | Em resposta a: #92313

Saudações!

Não sei se haverá ligação, e provavelmente já terá esta informação, mas caso não a possua, informo da existência de um senhor:
José Osório da Gama e Castro, o qual foi Presidente da Câmara de Gouveia de 1860 a 1862; e Joaquim Osório da Gama e Castro - Presidente de 1899 a 1900.
Caso haja interesse posso procurar mais alguma informação.

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - G

#99489 | Rodarte | 06 set 2005 04:06 | Em resposta a: #99194

Agradeço muito pela gentileza. Certamente serão da mesma família, porém ainda estou tentando identificar esses que mencionei acima. Tenho especial interesse nos dados biográficos da freira Brites Teresa, do Convento de São Bento, no Porto. Ela pode ser figura-chave na solução de um enigma genealógico com que me deparei e que há anos tento resolver... Uma vez mais, agradeço pela gentileza!

Resposta

Link directo:

Joana Gabriela Sanches de Castro

#195884 | paguiar | 09 mai 2008 19:13 | Em resposta a: #95484

Caro Samuel de Castro

Desastrosamente perdi o seu enderço electrónico para lhe responder ao mail que me enviou sob o título acima.
Peço-lhe que mo envie outra vez.

Um abraço do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - Gayo?

#210331 | mbp | 11 out 2008 14:24 | Em resposta a: #95361

Caro António Pimenta de Aguiar,

Só agora reparei neste tópico e na sua mensagem que refere o trabalho publicado na revista "Arquivo do Alto Miinho". Uma vez que não consegue indicar o volume da publicação, seria possível pelo menos indicar o ano?

Por curiosidade o seu Pimenta de Aguiar tem a ver com os Pimenta Aguiar da Quinta da Breia, de Vermoim?

Com os meus cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Notícia sobre Pimentas, de Viana

#210531 | paguiar | 14 out 2008 15:55 | Em resposta a: #210331

Caro Miguel Brandão Pimenta

Quando na minha intervenção de 06-07-2005 referi a “Notícia sobre Pimentas, de Viana”, da autoria de Álvaro Pimenta da Gama Barreto (id = 33655) e publicada na revista Arquivo do Alto Minho, da empresa do mesmo nome sediada em Viana do Castelo, não tinha a certeza dos volumes e das datas em que o mesmo havia sido publicado.
Posteriormente tive acesso a uma listagem dos trabalhos publicados naquela revista e julgo agora poder adiantar o seguinte:

"Notícia sobre Pimentas, de Viana" foi publicada nos seguintes volumes, com notas de actualização do editor:

Vol. IV da 1.ª série – 1952
----- pp. 97 a 104 – Introdução
----- pp. 172 a 193 - continuação

Vol. V da 1.ª série – 1955
----- pp. 51 a 68 – continuação
----- pp. 148 a 176 – conclusão

Relativamente aos meus Pimenta de Aguiar, com origem no casamento de José Pedro de Aguiar Mourão [id = 115566] com D. Joana Luísa Clara Pimenta da Gama Barreto [id = 115567], julgo não terem ligação aos Pimenta Aguiar da Quinta da Breia em Vermoim, V. N. Famalicão (?). Pelo menos nada tenho nos meus apontamentos que a essa quinta se refira e, duma rápida passagem por aquela “Notícia...”, também nada encontrei.

Os meus Pimenta, conforme consta naquele trabalho, parece terem origem em Brites Pimenta que casou e viveu em Ponte de Lima com António Bernardes, filho de Diogo Bernardes “homem nobre que viveu em Ponte de Lima, em tempo dos reis D. Afonso V e D. João 2.º”.
No entanto, em nota de pé de página, o autor refere que: «Em “Manso de Lima” a mulher de António Bernardes é chamada Ana Dias Pimenta: a letra e tinta, porém, com que esse nome está escrito, apesar de antiga, diferem das do resto do manuscrito».

Obs. minha: a ter existido, seria esta Ana Dias Pimenta relacionada com os Pimentas, de Guimarães, cujo tópico tenho acompanhado ?

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#210588 | mbp | 14 out 2008 23:50 | Em resposta a: #210531

Caro António Pimenta de Aguiar,

Muitíssimo obrigado pela sua resposta. Sempre pensei que a quinta da Breia estivesse relacionada com os Pimenta de Aguiar. Porque são também Aguiar Pimenta ou Pimenta Aguiar e porque recordo, quando tinha os meus 14 ou 15 anos, de ouvir de um seu provável parente e meu amigo de infância qualquer coisa do género. Mas se calhar estou enganado. E já lá vão muitos anos.
Eu creio que os Pimenta de Guimarães e Viana são os mesmos, ou seja com origem em Braga e espero vir a poder encontrar um elo de ligação. Ando às voltas com um documento mas sem grande esperança, pelo menos para já.
A observação que faz, a de Ana Dias Pimenta, é curiosa. Quem sabe se a chave da questão não estará precisante aí? É um dado a registar. Mas também é um facto que nessa época aparecem vários Dias Pimenta, provavelmente parentes, inclusivamente no Alentejo. Encontrei também alguns deste nome ao serviço de Espanha, isto na época de Quinhentos e Seiscentos. Há muito (8 ou 9 anos) que procuro estudar os Pimentas. E digo procuro, porque nem sempre há tempo para aquilo que se deseja.
A minha ideia é publicar nos tempos mais próximos (dois anos talvez) algo sobre os Pimentas de Guimarães, não esquecendo a origem e as ligações.

Cumprimentos do
Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

Notícia sobre Pimentas, de Viana

#210634 | paguiar | 15 out 2008 15:52 | Em resposta a: #210588

Caro Miguel Brandão Pimenta

Vai achar interessante ler esta “Notícia sobre Pimentas...”, que julgo estar em depósito na Biblioteca Nacional e com muita probabilidade numa Biblioteca de Viana do Castelo ou mesmo no respectivo Arquivo Distrital. Principalmente de pp. 175 a 179 do vol. IV – “Notas Preliminares” – onde o autor expõe o que conseguiu apurar sobre os mais antigos “Pimenta” de que teve notícia. Aí se refere aos Pimentas (de Torres Nova e Tomar), aos Pimentas (de Braga), aos Pimentas (de Guimarães), aos Pimentas de Castro e aos Pimentas (de Viana) - estes últimos os meus e que são desenvolvidos no trabalho - concluindo que a sua ligação “é muito problemática, não sendo possível achar-lhe um tronco comum”, adiantando “poderem apenas estes apontamentos servirem para abrir caminho para mais completo estudo sobre o assunto a quem tenha mais autoridade, mais tempo e melhores meios de investigação”.
Decerto que esta última condição é hoje uma realidade, pelo que, não tendo eu disponibilidade para me dedicar à questão, uma vez que vivo no Alentejo, tenho esperança que o Miguel o consiga fazer e/ou/com os outros confrades que têm intervindo nos tópicos “Pimentas, de Guimarães”, e que o seu trabalho a publicar chegue a bom termo dentro de poucos anos. Fico à espera.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#211567 | mbp | 25 out 2008 12:13 | Em resposta a: #210634

Caro António Pimenta de Aguiar,

Apenas para lhe dizer que consegui finalmente o trabalho "Noticias sobre os Pimentas" e para lhe agradecer, novamente, a preciosa indicação.

Cumprimentos do

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#211752 | Samuel C O Castro | 27 out 2008 21:16 | Em resposta a: #211567

Caro Miguel Pimenta,

No trabalho "Notícias sobre os Pimentas", por acaso tem algum ramo vinculado aos Castros? Caso afirmativo, para eu ter uma idéia geral, se puder citar apenas o princípio das linhagens existentes, fico-lhe muito grato.

Agradeço uma atenção. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#211816 | mbp | 28 out 2008 12:32 | Em resposta a: #211752

Caro Samuel de Castro,

Apenas tenho comigo uma fotocópia relativa ao volume IV que praticamente não refere os Castro. O volume V encontra-se em Monção numa exposição montada pela Biblioteca de Braga.

No volume IV encontro o seguinte (p. 187):

Ana Gomes Pimenta casada com Paio de Araújo de Azevedo, escrivão dos orfãos na Barca. Depois, em nota de pé de página diz o seguinte: Estes tiveram os seguintes filhos (...) b) Catarina de Araújo e Azevedo casou (2ª mulher) com Gaspar da Costa Taveira e tiveram a D. Ana de Araújo e Azevedo que casando com o capitâo Gonçalo Coelho Veloso teve o Dr. Manuel Coelho de Araújo, Auditor Geral da Provincia do Minho e Instituidor do Morgado de Fonte de Gatos que casou com sua prima-coirmã D. luíza Antónia de Castro e Souza. Destes foi filho e sucessor João Coelho de Castro e Araújo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, que caso com D.Jerónima Josefa de Sá Sotto-Mayor, Srª da capela e morgado da Abilheira e da Casa do Campo da Feira em Viana.Tiveram a Manuel Coelho de Castro e Araújo que casando com D. ana Margarida Vilas-Boas da casa das Leiras tiveram herdeira de toda a casa de seu pai a D. Maria Clara Coelho de Castro Araújo e Vilas-Boas que casou com Fernando Lobo de Melo Leite de Vilas-Boas, seu primo, snr da Casa das leiras em Caminha capitão de infantaria 9 morto na batalha da Victoria, deixando sucessor de toda a casa de seus pais a João coelho de Castro Vilas-Boas, bacharel formado em leis, senhor da casa das Leiras em Caminha do morgado de fonte de Gatos e da capela do auditor.Este casou com D. Maria josé de Couros e Vasconcelos, sra do morgado de S. bento e da Honra de Estromil filha herdeira de António de Couros Carneiro e Vasconcelos Fidalgo da Casa Real. capitão-mor de Ponte de Lima, e de sua mulherD. henriqueta de Brito e melo e tiveram enter outros a João coelho de Castr Vilas-Boas e Sá casado com D.Ana Carolina Malheiro Pita de Vasconcelos da casa de Rodas em Monção e tem entre outros filhos D. Maria Clara Coelho de Castro Vilas boas-Malheiro casada com Alberto Pimenta Castel-Branco e Melo.

Estou em falta para consigo. Logo que possa enviar-lhe-ei os meus Castros (de minha Mãe) - Meireles de Moura e Castro com representação em S. Paulo, no Brasil.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#211828 | Samuel C O Castro | 28 out 2008 16:09 | Em resposta a: #211816

Estimado Miguel Brandão Pimenta,

Muito obrigado pelas excelentes informações. Já tinha o ramo na base, mas com os dados que informaste, deu para acrescentar "outro elementos" de interesse e acrescentei mais a devida referência da fonte: NSPV, vol IV, pg 187, nota.

Do casal Maria Clara e Alberto, apesar de já ter na base o que consta na ANP 1964, pg 856, se na obra em questão tiver elementos e puder me disponibilizar, também serão muito bem vindos, pois sempre se acrescentas novos dados de interesse.

Caso tiveres acesso aos demais volumes e puder informar, "por alto", o que lá contém sobre os Castros, fico-lhe muito agradecido.

Quanto aos seus Castros, serão muitíssimos bem recebidos e, se entroncados, serão com muito prazer inclusos na base, enriquecendo-a ainda mais. Continuo a aguardar.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212041 | mbp | 30 out 2008 22:15 | Em resposta a: #211828

Caro Samuel de Castro,

O casal Alberto Pimenta Castel-Branco e D. Maria Clara Coelho de Castro Vilas-Boas aparece descrito no volume V. Logo que possa (quando conseguir o citado volume) enviar-lhe-ei as informações com muito gosto.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212120 | Samuel C O Castro | 31 out 2008 21:29 | Em resposta a: #212041

Estimado Miguel Brandão Pimenta,

Muito obrigado pela disponibilidade de enviar, quando conseguir o volume V, os dados da descendência do casal Alberto e Maria Clara.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212160 | mbp | 01 nov 2008 13:14 | Em resposta a: #212120

Caro Samuel de Castro,

Desculpe a maçada, mas preciso de uma informação. Preciso consultar um registo de nascimento de uma pessoa nascida em Niterói, Rio de Janeiro. Tenho os nomes dos pais, o nome da filha e a data precisa do nascimento, 2 de Junho de 1892. Concretamente tenho necessidade de confirmar os avós dessa pessoa (a filha) para entroncar numa linha genealógica.

Os registos brasileiros dessa época incluíam os nomes dos avós? Em caso afirmativo como poderei ter acesso a essa informação? Talvez algum colega do fórum possa dar uma espreitadela! Ficava muito agradecido.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212170 | Samuel C O Castro | 01 nov 2008 15:09 | Em resposta a: #212160

Estimado Miguel Brandão Pimenta,

Como resido há uns 800 quilômetros de Niterói, RJ, não tenho facilidade de consultar o registro a que referiste.

Sim, os registros da época a que referiste geralmente constam os nomes dos avós.

Por ser um período já da República, terás duas opções de consulta, ou seja, o Batismo na Igreja, ou o registro de nascimento em Cartório. Creio que ambos poderão estar em microfilmes dos mórmons.

Aconselho-o a tentar descobrir algum interveniente que resida no Rio de Janeiro ou Niterói, pois uma cidade está bem próxima da outra, separada apenas por um rio ou braço de mar. Me parece, não tenho certeza, que o Gilson Nazareth resida no RJ, quem sabe ele ou outro possa ver isso com facilidade para ti.

No tópico da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o colega Michel do N.G.Corrêa - MICHELRIO32, recentemente se prontificou a ajudar a colega boliviana Daysi. Em outros tópicos relativos ao "Rio de Janeiro" com certeza encontrarás outros dispostos a lhe ajudar.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212178 | Samuel C O Castro | 01 nov 2008 17:08 | Em resposta a: #212160

Estimado Miguel Brandão Pimenta,

Tentando lhe ajudar, eis abaixo notícia do Colégio Brasileiro de Genealogia, do RJ, pena que não consta Niteroi.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro


"NOTÍCIA MUITO IMPORTANTE

Em caráter experimental, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias disponibiliza importantes arquivos de dados digitalizados.

No endereço abaixo já se pode consultar online os registros civis de nascimento, casamento e óbito de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, de 1889 a 2006.

Brazil, Rio de Janeiro Civil Registration, 1889-2006

http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#w=;p=2;c=1475845;t=browsable

Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos dos Goitacazes, Itaperuna, Itatiaia, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio de Janeiro, Sta. Maria Madalena, São Gonçalo, S. João de Meriti e Volta Redonda.

Ainda um serviço "provisório", algumas vezes sai do ar, mas é uma excelente notícia para todos, em especial para os que têm dificuldade de comparecer às igrejas para consultar microfilmes".

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#212207 | mbp | 02 nov 2008 00:11 | Em resposta a: #212178

Caro Samuel de Castro,
Muitíssimo obrigado pela sua resposta. Já coloquei um pedido através do fórum.

Um abraço

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#215268 | DD | 11 dez 2008 20:34 | Em resposta a: #210531

Prezado António Pimenta de Aguiar
No penúltimo parágrafo desta sua msg refere-se a " António Bernardes filho de Diogo Bernardes..." e esta referencia permite regressar à velha disputa da naturalidade dos irmãos poetas, cantores do Lima, Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz- Ponte de Lima, Ponte da Barca ou lugar da Prova em Arcos de Valdevez.
A semelhança de nomes, constantes da sua msg com osDiogo Bernardes e Agodtinho da Cruz, filhos, estes, de João Rodrigues Colaço e Catarina Bernardes, leva-me ( perdoe-me a curiosidade e o atrevimento) a pedir a sua preciosa ajuda no sentido de dilucidar, em alguma medida, esta dúvida: O António e Agostinho Bernardes, que refere, terão qualquer ligação com os Diogo Bernardes e o Frei Agostinho da Cruz?
Grato e com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Notícia sobre Pimentas, de Viana

#215585 | paguiar | 15 dez 2008 20:21 | Em resposta a: #215268

Caro Miguel

Vivendo no Alentejo e com pouca disponibilidade para investigar in loco a minha ascendência minhota, apenas consegui há anos recolher na Torre do Tombo alguns apontamentos sobre essa mesma ascendência, nomeadamente dos “Pimentas”, recolhidos em processos de habilitação de Ordens e do Santo Ofício e nalgumas chancelarias régias.
Aliás, como o ramo Pimenta já estava estudado pelo meu parente Álvaro Pimenta da Gama Barreto (3.º primo de meu avô paterno) em “Notícias sobre Pimentas, de Viana” e publicado no “Arquivo do Alto Minho”, trabalho bem fundamentado e anotado com muitas notas esclarecedoras das suas afirmações, nunca me dei ao trabalho de verificar da sua veracidade.
Por isso é a ele que sempre recorro para elucidar alguma dúvida e é o que agora vou fazer para lhe responder.

Com efeito e segundo o autor, Diogo Bernardes Pimenta, nascido por 1530-40 em Ponte da Barca, mais conhecido por Diogo Bernardes, notável poeta lírico que mereceu o nome de “príncipe dos poetas pastoris” e que acompanhou D. Sebastião em Alcácer Kibir, e seu irmão Agostinho Pimenta, nascido por 1540 ou 1542 e falecido em Setúbal a 14-03-1619, frade franciscano da Província da Arrábida que professou no Convento da Serra de Sintra sob o nome de Frei Agostinho da Cruz, escritor e também poeta de merecimento, foram filhos de João Rodrigues de Araújo, o “colaço”, e de sua mulher Catarina Bernardes Pimenta, sendo esta filha de Diogo Bernardes Pimenta, capitão-mor de Ponte de Lima e aí falecido em princípios do ano de 1523, não se conhecendo a mulher com quem casou.
Diz ainda aquele autor meu parente que este Diogo Bernardes Pimenta foi filho, entre outros, de António Bernardes (Pimenta ?) e de sua mulher Brites Pimenta, embora “Manso de Lima” chamasse Ana Dias Pimenta a sua mulher, conforme referi na minha intervenção neste tópico de 14-10-2008.

É o que lhe sei dizer e que penso responde à sua pergunta.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Notícia sobre Pimentas, de Viana

#215673 | DD | 16 dez 2008 15:36 | Em resposta a: #215585

Prezado António Pimenta de Aguiar
Fico-lhe muito grato pela pronta e elucidativa resposta à minha msg.
A minha dúvida sobre a terra da naturalidade dos poetas Padre Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz, ainda que o Professor Doutor Avelino de Jesus da Costa advogasse a tese do seu nascimento em Ponte da Barca, parece subsistir e se os seue nascimentos não teriam ocorrido em Arcos de Valdevez, mais precisamente no lugar da Prova, da freguesia de Paçô, deste concelho, também , em parte,banhado pelas águas do Lima (Lethis).
Resta-nos a esperança de qualquer outro confrade poder trazer mais alguma ajuda.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

RE: Pimenta de Freitas Barbosa / Gama e Castro - G

#307051 | Samuel C O Castro | 28 mai 2012 20:59 | Em resposta a: #92684

Prezado Rodarte,

Pelo que demonstra o trabalho que aparece aqui em http://gib.cm-viana-castelo.pt/documentos/20081003162818.pdf , nas páginas 35 e 36, os ascendentes da Maria Vilarinho seria Gaspar da Costa e Maria Fernandes (Gonçalves). Portanto, o lado CASTRO da Maria de Castro (Jácome), filha do Rafael Burgueira Aranha e Mariana Bezerra, creio só poderá vir pelo lado dessa última.

Por acaso descobristes a ascendência da Mariana Bezerra, que pudesse fazer a gentileza de me informar?

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 04:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen