Família Fernades Cardoso

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Família Fernades Cardoso

#92319 | Roi | 01 jun 2005 04:29

Gostaria de obter informações sobre Maria Fernandes Cardoso, nascida na Freguesia Alaíra, do Couto do Pacheco, Bispado do Porto. Ela nasceu no final do século XVII ou início do século XVIII.

Resposta

Link directo:

'Fernades', 'Cardosos' e 'Carvalhos'

#92338 | victorferreira | 01 jun 2005 12:41 | Em resposta a: #92319

Caro 'Roi',

Se tem esses dados de fonte mais ou menos segura, então dirija-se ao Arquivo Distrital do Porto, senão presencialmente, por e-mail ou por carta.

Vá buscar os endereços postal e electrónico do ADP no site do Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, que pode descobrir em qualquer motor de busca (p.ex. no '3w.sapo.pt'), dê todos os dados que possui e se houver registos, eles lá descobrirão. A primeira meia hora costuma ser gratuita.

Acho estranho essa Freguesia («Alaíra»?) não vir no mapa actual das Freguesias. Será mesmo isso que está escrito no documento que possui?
Ou pode ter sido Freguesia e deixado de ser, mas nada de mal: os livros passariam à nova Freguesia que a englobou e ao Arquivo Distrital à mesma. O mesmo em relação ao «Couto do Pacheco», certamente originariamente um 'couto' (melhor talvez seria dizer um 'morgado' ou 'vínculo'), actualmente uma terra ou lugar pertencente a uma Freguesia da zona.

Boa sorte com o contacto com o ADP, mas é a forma mais certa de obter informações acerca dos SEUS 'Fernandes', 'Cardosos' e 'Carvalhos' que como sabe são dezenas senão centenas de famílias, na maior parte das vezes nada aparentadas umas com as outras, mesmo em regiões mais restritas como nos mesmos Concelhos.
VF

Resposta

Link directo:

Victor Ferreira

#92398 | Roi | 02 jun 2005 04:53 | Em resposta a: #92338

Caríssimo Victor,
Moro no Brasil, mais precisamente na cidade de Floresta, estado de Pernambuco. O desejo de visitar arquivos portugueses, principalmente na cidade do Porto, é enorme mas, infelizmente, não poderei fazê-lo com brevidade. Nas horas vagas busco na internet informações que possam esclarecer minhas origens. As primeiras pessoas, da minha família, que se intalaram nesta região eram oriundas do norte de Portugal, da "cidade e Bispado do Porto". O casal Jerónimo Coelho de Carvalho/Maria Fernandes Cardoso, nascidos provavelmente no início do século XVIII, são os meus ancestrais mais antigos(que eu tenha conhecimento) de uma parte de meu lado paterno, noutro ramo paterno eu descendo de Manuel Lopes Diniz, deste eu tenho informações mais precisas. Gostaria de agradecer imensamente o seu interesse Victor, seguirei os passos que você recomendou e gostaria de continuar contando com sua ajuda. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 14:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen