Família da Costa Moraes/Moraes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Família da Costa Moraes/Moraes

#92598 | dutraaçores | 04 jun 2005 16:17

Caros colegas,

Estou pesquisando meus antepassados dos Açores, assim como de Portugal Continental. Meus ancestrais eram oriundos de Santo Adrião de Penaguião e São Tiago de Fontes/Vila real. Se alguém estiver fazendo estudos genealógicos desses sobrenomes, gostaria de trocar informações.
Grata,
Neusa Moraes de campos
Curitiba/Paraná/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#107851 | conce | 22 dez 2005 23:08 | Em resposta a: #92598

Sra. Neusa ,

Estou tambem interessada no sobrenome Moraes. Mais por enquanto tudo esta
muito verde. O unico que sei é que o meu bisavo Frederico Joaquim Antonio
de Moraes segundo a minha mae falava uma lingua que ninguem entendia.
E curioso voce assina de Campos, pois esse e o sobrenome de minha mae,
posto que o meu avo tomou o sobrenome do seu padrinho (Jose Pires de
Campos) Todos eram de Bragança Paulista - Sao Paulo, mas quanto saber de
de onde vem o Sr. Frederico nao tenho a minima ideia.

Gostaria muito que trocassemos informaçoes.

Grata ,

Conce

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#107875 | Cordeiro | 23 dez 2005 15:13 | Em resposta a: #92598

Ola pelo que vejo nâo sera muito dificil. Primeiro tem que saber se eles nasceram ha mais de 100 anos se for o caso basta escrever para o arquivo destrital de Vila Real se foi ha menos tempo para o de S. Marta de Penaguiâo.
Tem muito moraes nessa zona se é brasileiro sabera que o homem mais rico do Brasil tambem veio dai., Hermirio de Morais seus antepassados erao dai.
Atenciosamente Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#109967 | dutraaçores | 18 jan 2006 14:14 | Em resposta a: #107851

Conce,
Demorei em responder porque estava na casa de meu filho nos EUA e não me lembrava da senha. O que posso informar é que meus Moraes são da região de Tras os Montes e depois foram para o Porto (Vila do Conde) e em seguida para Itajai/SC. Se eu não me equivoco um deles foi para o Amazonas. Quanto aos Campos, é sobrenome por linha paterna.São do Rio Grande do Sul (Lagoa vermelha, Vacaria, Passo Fundo).Dizem que vieram da Europa para São Pauloe depois para o RS. no seu caso, pode ser que tenham trocado o sobrenome de Morales(espanhol) para Moraes, já que vc diz que ele falava outro idioma.Em que posso ajudá-la e o que vc tem de dados?
Neusa

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#109968 | dutraaçores | 18 jan 2006 14:25 | Em resposta a: #107875

Caro Cordeiro,
Antes de tudo, quero desculpar-me pela demora na resposta e agradecer seu interesse. Estava fora do Brasil. Tenho pesquisado e parei no ano de 1766 (pentavô), que era de São Thiago de Fontes/Vila real. A distancia e falta de informação por parte de parentes,já falecidos, dificultam um pouco minhas pesquisas. Genealogia é isso mesmo. Muita paciência.
Grata e um Feliz Ano Novo para o senhor e sua família.
Neusa Moraes de Campos
Curitiba/Paraná/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#109996 | fertelde | 18 jan 2006 17:31 | Em resposta a: #107851

Ola Conce: possivelmente a lingua que falava o seu bisavô seria o Mirandês, lingua antiga da zona de Tras-os Montes e Galicia, Espanha, fronteira com Miranda e Zamora...
Estou muito interessado nesses Moraes de Tras-os-Montes, pois tenho familia com esse apelido e algum emigrou para o Brasil...
Quando tenha mais informaçao, nao duvide em continuar este tópico, haverá possibilidades grandes de saber muito sobre estes Moraes que foram familia muito importante na zona.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#110000 | fertelde | 18 jan 2006 17:44 | Em resposta a: #109968

Estimado/a dutraaçores: Se tropeçar com algum Miguel de Moraes Leite, natural de Chaves, Tras-os-Montes, avise
Grato, Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#110002 | dutraaçores | 18 jan 2006 17:50 | Em resposta a: #110000

Caro Fernando Teldes,
Pode contar comigo, se encontrar ao relacionado ao seu pedido.
Feliz Ano Novo
Neusa Moraes de Campos
Curitiba/Paraná/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#110137 | conce | 19 jan 2006 16:06 | Em resposta a: #109996

Ola Sr. Fernando,
O que mais me deixa curiosa nos meus Moraes, sao as suas praticas judaicas
com janelas e portas fechadas, todas as sextas-feiras as 18 horas numa lingua
estrangeira. Tampouco nao se trabalhava aos sabados ate o meio dia.
Familia muito secreta. Sera que eram cristaos novos? Estou aguar-
dando a minha ida ao Brasil em Junho-2006 para pedir o registro de obito, pois
quem sabe vou descobrir o lugar em que nasceu. O seu nome é Frederico
Joaquim Antonio de Moraes , filho de Joaquim Manoel de Moraes. Grata, Conce

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#110144 | fertelde | 19 jan 2006 16:48 | Em resposta a: #110137

Se pretende buscar as suas origens Judaicas indicando que falavam uma lingua estranha, e que esta, se era judaica, nao se transmitio as geraçoes sucessivas, me parece bem estranho.
Sabido e entendido temos que as mulheres judaicas, ainda que cristas novas, transmitiam a lingua e os segredos da famila... E nao entendo que, se eram cristaos novos, mantivessem praticas judaicas tao à vista como ter as janelas fechadas todas as sextas feiras e que nao trabalhassem aos sabados até ao meio dia. Demasiado à vista e expressiva me parece, e pouco de cristao novo essas praticas. "Familia muito secreta"(??), nao entendo o que pretende com essa expressao.-
No entanto respeito a sua opiniao e pretençao. Ha paginas de Sefarditas, Judeus, oriundos da peninsula Iberica, que a poderao ajudar a buscar as suas origens Judaicas.-
Receba um cordial saudo de: Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#110145 | fertelde | 19 jan 2006 16:49 | Em resposta a: #110137

Se pretende buscar as suas origens Judaicas indicando que falavam uma lingua estranha, e que esta, se era judaica, nao se transmitio as geraçoes sucessivas, me parece bem estranho.
Sabido e entendido temos que as mulheres judaicas, ainda que cristas novas, transmitiam a lingua e os segredos da famila... E nao entendo que, se eram cristaos novos, mantivessem praticas judaicas tao à vista como ter as janelas fechadas todas as sextas feiras e que nao trabalhassem aos sabados até ao meio dia. Demasiado à vista e expressiva me parece, e pouco de cristao novo essas praticas. "Familia muito secreta"(??), nao entendo o que pretende com essa expressao.-
No entanto respeito a sua opiniao e pretençao. Ha paginas de Sefarditas, Judeus, oriundos da peninsula Iberica, que a poderao ajudar a buscar as suas origens Judaicas.-
Receba um cordial saudo de: Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#123843 | luizinho | 29 jul 2006 14:54 | Em resposta a: #109996

Caro Fernando.
Moro no Brasil e minha avó paterna era Moraes, após muita pesquisas e ajuda de
confrades de outros sites,conseguimos chegar em Manoel Moraes Coutinho,que v eio para Prados-Estado de Minas Gerais, onde adquiriu fazenda. Era filho de Antonio Moraes e de Ana de Carvalho,consta no inventário que nasceu em S.Sebastião, Bispado de Lamego, faleceu em Prados em 1777. Um de seus netos
recebeu do Imperador do Brasil,o titulo de 1º Barão das Duas Barras,por serviços prestados a pátria ,em 9-10-1883.
Graças a vários genealogistas e escritores temos praticamente quase toda a
família desde a chegada a Prados. Estamos agora a procura de qual distrito ou freguesia encontra-se S.Sebastião do Bispado de Lamego, para por localizar
os seus ancendentes. Agradeço qualquer orientação que voce ou outro confrade possa me passar. Agradecido Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#123884 | fertelde | 30 jul 2006 02:29 | Em resposta a: #123843

http://www.agencia.ecclesia.pt/anuario/dioceses/11/lista_paroquias.asp?dioceseid=11

Estimado Luiz Augusto:
Talvez consiga aqui resposta á sua questâo.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#123886 | luizinho | 30 jul 2006 03:31 | Em resposta a: #123884

Caro Fernando Felde.
Saude.
Agradeço a sua presteza em atender a minha solicitação. vai me ajudar muito.
Fico aqui as suas ordens.
Abraços
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#272134 | aldofma | 09 mar 2011 01:01 | Em resposta a: #123843

Também sou descendente do 1º barão de Duas Barras, João Antônio de Moraes, e lhe informo que a data de 09/10/1883 é a data do falecimento do barão. O título foi concedido em 1867.

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#272201 | luizinho | 09 mar 2011 19:53 | Em resposta a: #272134

Agradeço a sua correspondencia.
O site do nosso amigo Lenio Richa “Família Moraes Coutinho” é a arvore de nossa familia dos Moraes. Consegui chegar a 1694, quando do nascimento de meu 6° avô Manuel Moraes Coutinho,que veio p/ Prados MG, filho de Antonio Moraes e de Anna de Carvalho, n. em 14 abril 1694 (tenho os xérox do nascimento, e do 2° casamento , com Anna João,e dos 2 filhos nascidos do referido casamento e também do óbito do 7° avô, em 23.7.1727.) .Caso interesse eu remeto.
No óbto do nosso avô Antonio Moraes, 23.7.1727, consta que ele deixou testamento, entretanto não consegui até hoje nenhuma notícia , de onde poderia ser encontrado o documento, inclusive que referido não está no referido livro de obitos que se encontra no Arcebispado de Lamego.
A filha Améllia do Capitão Francisco Rodrigues de Moraes ,filho de Antonio Rodrigues Moraes cc. Basilia Rosa da Silva Moraes,casou com meu bisavô Antonio Pacheco Lima (familia oriunda da Ilha Terceira, Porto do Judeu, tambem estou travado no 7° avô, Antônio Pacheco Macado cc. Anna Correia) .
Caso você tenha ultrapassado o meu fim de linha, agradeceria sua ajuda e orientação.
Saudações.
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família da Costa Moraes/Moraes

#272203 | luizinho | 09 mar 2011 20:14 | Em resposta a: #272134

Caro Aldofma.

O nome de meu 7º avô da Ilha Terceira é Antonio Machado e não Macado, como escrito.
Saudações
Luiz Augusto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 12:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen