Amarais, da Prova (Meda)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Amarais, da Prova (Meda)

#9286 | alentejo | 17 set 2001 18:13

Procuro informações sobre Amarais, da Prova (Meda), dos mesmos de João Amaral de Campos, a quem foi concedida CBA e cujas armas estão numa casa nessa localidade.

Agradeço desde já qualquer informação


Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#9288 | 2910 | 17 set 2001 18:38 | Em resposta a: #9286

Caro Nuno
Apenas posso adiantar que o solar da Prova (conc. de Mêda), uma gigantesca casa senhorial, foi construida pelo tal João do Amaral de Campos, que colocou na sua fachada o seu brasão esquartelado com as armas dos ; Amaral, Campos, Cabral e Pinto. Este solar foi comprado nos anos oitenta por um parente meu, Fernando Pinto Lima, já falecido. Julgo que os ultimos donos tinham o apelido Lacerda.
Também estou interessado na ascendencia do fundador da casa, se tiver alguns elementos agradecia.

Um abraço

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#9294 | alentejo | 17 set 2001 19:09 | Em resposta a: #9288

Caro Óscar,

Escrevi João mas é José Manuel do Amaral e Campos, natural da Prova, FSO, filho de Manuel do Amaral e de MAriana de Campos, que em 09-V-1754 teve CBA para Amarais, Campos, Cabrais e Pintos (Sanches de BAena, carta 1586).
Vou tentar ver o proc. para FSO e a justificação de nobreza ainda durante esta semana.
Estou a estudar uma família Amaral da Prova, onde existem vários individuos com o nome Aires, ora hoje o António Sousa Lara mostrou-me uma investigação que tem em curso sobre esta gente, ligados aos Lacerdas do Caramulo, onde consta um Aires César, à semelhança dum que tenho na minha investigação. O problema desta freguesia é a enorme lacuna nos paroquiais. Vou tentar respigar mais alguma coisa e depois passo-lhe os elementos que conseguir.

Abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#9303 | alentejo | 17 set 2001 20:28 | Em resposta a: #9288

Caro Óscar,

A casa é de facto bastante interessante, como se depreende das 2 fotos inseridas nos "Solares Portugueses" do Carlos de Azevedo. Quando passar por essa zona vou aproveitar para tirar algumas fotografias do solar.

Abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#103438 | val_rj | 19 out 2005 23:54 | Em resposta a: #9288

se puderem a me ajudar no sentido de saber se ainda existe um parente meu em Meda, eu ficaria muito grata. Vi foto Conc de Meda na internet, fiquei maravilhada, meu pensamento foi " uma mulher tão especial como foi minha avó (Teresa de Jesus) só poderia ter neascido num lugar lindo como esse!"

Teresa de Jesus - nascida em 1909.
Mãe: Maria Claudina
Pai: desconhecido
Avós maternos: Iria Josefa Theodoro e Luiz Hipolito Merciana. Todos moradores de Meda

Minha bisavó , Maria Claudina , teve outros filhos antes : Herminia da Conceição e Jos[e Lopo , filhos de Bento Martis que era irmão de Emília Martins Braga casada com Antonio Jose P Braga.

Se isso pode ajudar. Fico feliz.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#132813 | PMVMAC | 01 nov 2006 18:42 | Em resposta a: #9288

Caro Óscar,

Parece-me que não restam dúvidas que os nosso Amaral são os mesmos, visto que viveram na mesma época na Quinta do Tilhal: é essa o residência dos meus que surge apontada no registo de casamento do meu José de Amaral com Maria da Fonseca Pinto, a qual, curiosamente, também morava no Tilhal.
Sendo o meu José filho de Maria de Amaral, esta terá nascido por volta de 1665/1670, resta saber como entroncaria ela nos indivíduos que refere, mas acredito que esse parentesco fosse muito próximo, caso contrário não viveriam todos na mesma Quinta, que lhe parece?
Sabe se existem livros paroquiais desta freguesia de Ourozinho no periodo em questão? Eu não tenho nenhum conhecimento da Quinta do Tilhal, ficará mesmo na freg. de Ourozinho?

Cumprimentos
Pedro Amaral.

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#132876 | 2910 | 02 nov 2006 11:33 | Em resposta a: #132813

Caro Pedro
Também eu não tenho dúvidas que os Amaral são os mesmos. Sobre a quinta do Telhal, morada dos nossos antepassados, ela fica dentro da freg. de Ourozinho( a dita quinta tem uma capela de S.António). Na freg. além da igreja matriz existe uma capela de S.Tiago.
Os R.p. mais antigos estão no bispado de Lamego, ainda não tive oportunidade de osconsultar.

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Amarais, da Prova (Meda)

#251301 | Saba | 10 mar 2010 04:16 | Em resposta a: #9294

Caro Colega,

Havera ligacao entre essa familia que menciona e a minha?

Tenho um antepassado de nome João da Silva Sousa que aperece num assento como João da Silva Sousa Pereira Gouveia natural do Freixinho, e filho de Antonio da Silva e de Maria de Sousa. Casou no Aveloso em 1809 com D. Maria Antonia de Carvalho Cabral e Campos, do Aveloso, filha de Joao Antonio de Campos, de Vila da Ponte e de D. Josefa Maria Cabral natural da Prova.
Muito Obrigado.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425807 | isf_26 | 21 jul 2020 10:16 | Em resposta a: #9286

Bom dia,

Alguém me sabe dizer onde encontrar os registos paroquiais da freguesia da Prova entre 1670 e 1845? No site tombo.pt e no Arquivo Distrital da Guarda, apenas constam os registos posteriores a 1845 e anteriores a 1670.

Cumprimentos,
Ivan Figueiredo

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425811 | miguel monteiro | 21 jul 2020 13:28 | Em resposta a: #425807

Boa Tarde

Se o período 1624/1669 está no ADGRD e a partir de 1845, também,
é natural que as datas intermédias, estejam no Arquivo Distrital da Guarda.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425816 | isf_26 | 21 jul 2020 19:31 | Em resposta a: #425811

Boa tarde,
Recebi esta resposta por parte do Arquivo Distrital da Guarda:

"não há indicação da existência desses anos o que significa que há um lapso temporal (Não existem os livros) : os livros podem ter tido sido extraviados, destruídos, etc. . Em suma, o ADGRD não possui informação que lhe permita indicar qual o fim que os livros tiverem ou se estão na possa de alguém."

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425820 | miguel monteiro | 21 jul 2020 21:35 | Em resposta a: #425816

Assim, só resta a Torre do Tombo.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425822 | jaboo | 21 jul 2020 22:30 | Em resposta a: #425807

Caro Ivan,

Esses livros estão no Arquivo diocesano de Lamego (foram tambem digitalizados pelos mormones mas só estão acessiveis aos membros dos mormones).

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425859 | isf_26 | 23 jul 2020 22:41 | Em resposta a: #425822

Caro João,

Obrigado pela informação. De facto, no ADGRD está escrito "Os livros de registos de batismos de 1684 a 1705, 1711 a 1761 e de 1883 a 1909; de casamentos de 1666 a 1763 e de 1887 a 1909 e os de óbitos de 1693 a 1762 e de 1888 a 1909, são detidos pela Câmara Eclesiástica de Lamego."

Sabe-me dizer se os registos de batismo entre 1761 e 1845 também se encontram no Arquivo de Lamego?
Não é possível consultar esses documentos presencialmente?

Cumprimentos,
Ivan

Resposta

Link directo:

Amarais, da Prova (Meda)

#425861 | jaboo | 24 jul 2020 00:19 | Em resposta a: #425859

Caro Ivan,

Infelizmente esses registos penso não exstirem. Pelo menos não estão nem em Lamego nem na Guarda.
Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen