Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#9311 | fsb | 17 set 2001 21:27

Caros amigos,

Procuro as datas de nascimento e casamento de BERNARDA UMBELINA DE SOUSA MELO MENESES E VASCONCELOS (falecida em 1846 com cerca de 90 anos), creio que natural de Fataúnços ou Figueiredo das Donas,filha de Fradique José da Mota e Almeida e de Maria Florência de Meneses Sousa Melo e Vasconcelos.
Foi casada com o Dr. ANTÓNIO JOAQUIM DA SILVA MARQUES PEREIRA DO COUTO que foi Corregedor de Viseu.

Quem me pode ajudar?

Obrigado.
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#9329 | MAS | 18 set 2001 00:27 | Em resposta a: #9311

Caro Francisco Serpa Brandão
Não tenho os elementos que procura, mas deve ser fácil encontrá-los no paroquiais. Gostaria, no entanto, de saber a filiação D. Maria Florência de Menezes Sousa Melo e Vasconcelos. Tem elementos sobre isso que me possa dispensar?
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#9354 | fsb | 18 set 2001 18:51 | Em resposta a: #9329

Meu caro Manuel Soveral,


Há quantos anos não nos vemos! Tem este Fórum, para além de outros, o mérito de fazer reencontrar «velhos» amigos! Tenho acompanhado sempre os teus valiosos trabalhos genealógicos e apreciado muito a sua originalidade gráfica.

Há cerca de uns anos estive em Viseu, mas não consegui encontrar os dados em causa, não me lembro se por faltar o livro de Fataúnços referente aos anos que desejava pesquisar, ou se por total inépcia do pesquisador...! O que é facto é que também lá não voltei e o assunto morreu um pouco, até porque aquele casal não teve descendência. Tão pouco procurei investigar estes Sousa e Meneses. Estou agora a rever os apontamentos referentes a este lado da minha família e aproveitando este Fórum, enquanto não vou novamente a Viseu, decidi-me a colocar a questão.
Os dados que tenho são os seguintes:

1 - FRADIQUE JOSÉ DA MOTA E ALMEIDA, senhor da Casa de Fataúnços, c.c. D. MARIA FLORÊNCIA DE MENESES SOUSA MELO E VASCONCELOS.
Tiveram:

2 - JOSÉ DE SOUSA E MENESES DE ALMEIDA E VASCONCELOS, senhor da Casa de Fataúnços, c.c. D. MARIA RITA DE MELO VILHENA E CASTRO, filha de Caetano de Melo Vilhena e Castro, senhor da Casa do Tojal, e de sua mulher D. Joana Luísa de Sousa e Vasconcelos. C.g. («Azeredos de Mesãofrio», p. 54).

2 - D. JOANA RITA DE MENESES SOUSA MELO E VASCONCELOS, c.c. Dr. MANUEL BRANDÃO PEREIRA DA SILVA, moradores em Oliveira do Bairro, Anadia.

2 – D. BERNARDA UMBELINA DE SOUSA MELO MENESES E VASCONCELOS, falecida com cerca de 90 anos em casa de sua irmã, em Oliveira do Bairro, a 03.09.1846. Foi casada com o Dr. ANTÓNIO JOAQUIM DA SILVA MARQUES PEREIRA DO COUTO, nascido a 24.02.1755 em Estarreja, localidade onde também faleceu a 03.05.1842, magistrado, corregedor em Viseu, F.C.A. (20.05.1790), cavaleiro professo na Ordem de Cristo, etc. (meu tio-4º avô por varonia). S.g.


É tudo. Um grande abraço
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#9362 | MAS | 18 set 2001 21:16 | Em resposta a: #9354

Meu caro Francisco
Na verdade desconfiei que fosses tu, mas como não tinha a certeza... Dá saudades minhas à tua mulher. Aos anos que não vos vejo, é verdade, se bem que vá tendo notícias vossas, nomeadamente da casa que estão a restaurar no Douro, de que me falam o António e o Adriano e que vejo quando às vezes passo a caminho das Quartas.
Quanto à questão genealógica, a gente que referes, meus parentes, é parcialmente tratada por mim em «Sangue Real», sobretudo a ascendência de D. Joana Luiza de Souza de Menezes, herdeira do paço de Figueiredo das Donas. Também tenho bastantes elementos sobre a ascendência de seu marido Caetano de Mello da Silva e Vilhena, senhor da Casa do Tojal, em Pena (Povolide). Se quiseres dá-me o teu e-mail que eu mando-te o que tenho. O meu é soveral@netcabo.pt.
No dito livro, por via de casamentos, refiro também um irmão e uma irmã de D. Joana Rita, todos filhos de José de Almeida Souza de Menezes Girão e Vasconcellos (parece que é este o nome todo), que de resto tirou carta de armas (nº 1407 do Sanches de Baêna). O referido irmão foi Fradique de Mello de Menezes e Castro, tenente-coronel do regimento de Milícias de Tondela, fal. a 26.8.1886, que casou com sua prima D. Maria Guilhermina de Mello de Lemos e Menezes (prima-direita de uma trisavó minha). Destes são descendentes os actuais donos das casas de Fataúnços e do Cruzeiro, esta última que agora também se chama de Fataúnços desde que o Pedro Menezes lá abriu turismo de habitação.
Um grande abraço
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#107410 | vitorsoliveira | 15 dez 2005 12:58 | Em resposta a: #9354

Caro Francisco Serpa Brandão.

Estamos no mesmo barco.
O Arquivo Distrital de Viseu não conta com dois livros de Fataunços :

nascimentos de 1753 até 1859 ( este livro se perdeu )
casamentos de 1710 até 1860 ( este livro também se perdeu)

Estudo as Famílias GOMES e também ALMEIDA.

Uma esperança para nós dois:
No Arquivi Distrital de Viseu , temos os livros de óbitos desta época e também de testamentos. É por onde vou enveredando.

Vamos manter contato,

Atenciosamente,

Vitor Oliveira
refoto@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#215614 | FIGUEIRA | 16 dez 2008 00:21 | Em resposta a: #9311

Caro Francisco Serpa Brandão,

Seria possível ajudar-me no seguinte tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=215540

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#364205 | gasosa | 10 dez 2015 14:55 | Em resposta a: #9311

Caros amigos

Tenho um quinto avô de Fataunços que é o Doutor António Menezes Souza e Vasconcelos proprietário casado com Rozália Margarida de Menezes. Como é do vosso conhecimento faltam livros e por isso não consigo chegar mais atrás na minha ascendência. Posso dizer que faleceu em Fataunços em 28/01/1849.
se alguém tiver dados deste ramo agradecia ajuda.


Cumprimentos

Carla Leote Mendes

Resposta

Link directo:

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#390300 | portingal | 21 mar 2018 10:05 | Em resposta a: #364205

Olá,

Talvez seja o António de Menezes Sousa Melo de Figueiredo e Castro, solteiro, fº de Dona Maria Rita de Melo Sousa Menezes Vasconcelos, padrinhos de baptº no Couto de Cima VIS em 1836. Como não traz o Doutor, se for o mesmo como parece, talvez o ache depois dessa data em Coimbra ou Salamanca.

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1201136 (tif 42)

Saudações,

CArlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#409697 | gasosa | 16 nov 2018 14:43 | Em resposta a: #390300

Olá,


Desculpe Carlos da Fonte mas só agora passado estes meses é que vi a sua mensagem. O meu avô Dr.º António de Menezes Souza e Vasconcelos é filho de Fradique José da Mota e Almeida (Fataunços) e de Maria Florência de Sousa Melo Menezes e Vasconcelos.



Saudações

Carla Leote Mendes

Resposta

Link directo:

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#412622 | bymnz | 24 fev 2019 13:46 | Em resposta a: #409697

Boa tarde

Aqui vai alguma informação, que penso lhe poderá ser útil, constante no ensaio de Manuel Abranches de Soveral, «Mello e Souza. Descendência legítima na comarca de Viseu», na sequência da publicação do livro «A Linha da Varonia dos Mellos de S. Pedro do Sul», da autoria do falecido Dr. José de Souza e Mello.

D. Maria Florência de Souza Mello e Vasconcellos, nome com que consta no assento de casamento. Em
1738 vivia em S. Miguel do Outeiro aparecendo apenas como D. Maria de Souza e Vasconcellos. Aparece como Maria de Souza de Menezes Mello e Vasconcellos na carta de armas de seu filho. Numa sentença de
justificação de baptismo de 19.9.1753 proferida pelo Dr. José Vaz Leitão, vigário geral do bispado de Viseu,
aparece como D. Maria Florência de Souza e Mello e aí se diz que foi baptizada em S. Miguel do Outeiro «em hum dos dias do mes de Fevereiro» de 1730. Casou a 22.4.1754 em S. Miguel do Outeiro com Fradique José da Mota e Almeida, cavaleiro da Ordem de Cristo, nascido em Fataúnços, filho de António de Almeida Ferreira, natural de Formil (Figueiredo das Donas), e sua mulher D. Eufémia Tereza da Mota e Almeida, filha esta do Cap. José Marques da Mota e de sua mulher Maria de Almeida. De Fradique José e sua mulher foi filho, entre outros, José de Almeida de Souza de Menezes Girão Mello e Vasconcellos, que teve carta de armas para Souza e Vasconcellos (16.1.1775), e casou com sua parente D. Maria Rita de Souza de Menezes Vilhena de Mello e Castro, da Casa de Figueiredo das Donas, e que foram os 1ºs senhores da Casa de Fataúnços. C.g. (53b).

53b. Vide «Sangue Real», Porto 1998, obra do autor. Do último casal referido foram filhos, pelo menos: 1) Fradique de Mello de Menezes e Castro, sucessor, ten-cor. de Milícias de Tondela, c.c. sua prima D.Maria Guilhermina de Mello de Lemos e Menezes, da Casa de S. Miguel, em Viseu, c.g. nos senhores da Casa de Fataúnços; 2) D. Maria José de Mello Figueiredo de Menezes e Castro c.c. Francisco Cardoso Girão de Mello de Lemos e Menezes, senhor do paço das Donas em Pindêlo, irmão de D.Maria Guilhermina,
acima, c.g. nomeadamente nos Pessanha de Menezes, de Viseu; e 3) D. Maria de Menezes de Mello e Castro c.c. João Couceiro da Costa, barão de Paço de Couceiro (28.7.1870), general de Cavalaria, c.g.

Saudações

Pedro de Sousa Menezes

Resposta

Link directo:

Sousa Melo Meneses e Vasconcelos

#412696 | gasosa | 26 fev 2019 17:16 | Em resposta a: #412622

Caro Pedro de Sousa Menezes


Obrigada pela informação


Carla Leote Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen