Arquivo de Braga / Ajuda.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivo de Braga / Ajuda.

#93175 | Jogmar | 11 jun 2005 19:24

Gostaria de saber os hrários e os modos de pesqisa .

Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93243 | milly | 12 jun 2005 19:32 | Em resposta a: #93175

Jogmar,

o Arquivo Distrital de Braga tem um site na internet que da os horarios e modos de pesquisa.

Mariline
Romainville-France

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93289 | tiagogenio | 13 jun 2005 12:28 | Em resposta a: #93175

Caro Jogmar

Se necessitar de alguma pesquisa no Arquivo de Braga peço que diga qual, pois sou de Braga, trabalho mesmo ao lado, e vou lá com alguma regularidade.

Tiago Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93307 | JMCM | 13 jun 2005 13:37 | Em resposta a: #93289

Caro Tiago Fontes

Numa das suas idas ao Arquivo de Braga.
Agradecia, se possível, que descobre-se o Assento de baptismo de Francisco José Esteves, * c 1785 na Freguesia de S. Martinho, Arcebispado de Braga, , filho de João esteves e de Fabianna Sequeira, ambos *s da Freguesia de S. Martinho, Arcebispado de Braga. ( dados colhidos no Assento de Baptismo do neto em Viseu)

Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho eMelo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93391 | Jogmar | 13 jun 2005 21:16 | Em resposta a: #93289

Caro Tiago.


Desde Já lhe fico bastante grato pela sua disponibilidade em ajudar no que puder.

Em 1º se possivel gostaria de saber a data de nascimento de António José Alvares Pereira casado com Martha Afonço Magdallena Pontrigo em 1-3-1813 sendo filho de José joão Alvares Pereira e De Maria Thereza Lopes Da Cunha Naturais de Santa Maria De Palmeira Braga .Se possivel as datas a seguir dos pais e avós isto se não é pedir de mais e não tendo pressa.

Com Os Melhores Cumprimentos.

Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93456 | tiagogenio | 14 jun 2005 15:19 | Em resposta a: #93307

Caro José Maria de Carvalho e Melo

Espero o mais prontamente poder enviar os dados que me pede. Ainda hoje conto ir ao Arquivo de Braga, em todo o caso se (devido ao grande numero de trabalho que tenho em mãos) não tiver tempo para me dirigir lá, até Quinta penso enviar todas as informações possíveis.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93457 | tiagogenio | 14 jun 2005 15:22 | Em resposta a: #93391

Caro Jogmar

Espero o mais prontamente enviar os dados que me pede.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93472 | tiagogenio | 14 jun 2005 18:27 | Em resposta a: #93307

Caro José Maria de Carvalho e Melo

Existem duas freguesias de S. Martinho (Dume e Espinho). Quanto à primeira (Dume) não existe no Arquivo qualquer dado entre 1783 e 1855 (os livros de registo de nascimento foram perdidos, bem como os de casamento e de óbito). Por sua vez, na freguesia de S. Martinho de Espinho não encontrei qualquer referencia a Francisco José Esteves, no entanto voltarei brevemente a fazer com mais vagar nova pesquisa. Agradecia mais informações que possa ter acerca da freguesia de S. Martinho, mas como digo voltarei a realizar uma pesquisa mais profunda.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93473 | tiagogenio | 14 jun 2005 18:35 | Em resposta a: #93391

Caro Jogmar

António José Alvares Pereira nasceu em 7 de Outubro de 1786 (foi baptizado em 13 de Outubro). Em relação aos pais: José João Alvares Pereira e Maria Thereza Lopes, e em relação aos Avós: António Alves Pereira e Mariana Margarida (paternos) e António Rodrigues e Theresa Lopes (maternos) enviar-lhe-ei numa próxima mensagem mais informações.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93474 | JMCM | 14 jun 2005 18:59 | Em resposta a: #93472

Caro Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Um obrigado pelo tempo despendido.

Eu só tenho os dados que lhe enviei.

Cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93487 | Jogmar | 14 jun 2005 21:19 | Em resposta a: #93473

Caro Tiago

desde já o meu muito obrigado pela ajuda e já agora não abusando e quando puder fico grato pelas informações que me puder obter.

Pagarei naquilo que puder no arquivo de V. do Castelo.

Com os melhores cumprimentos.

Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93575 | tiagogenio | 15 jun 2005 16:11 | Em resposta a: #93487

Caro Jogmar

Se me pudesse fazer uma investigação acerca de alguns Familiares no Arquivo de Viana agradecia profundamente.

Pedia então, se fosse possivel. descobrir o registo de nascimento de Artur Ernesto de Moura, na freguesia de Gemieira, Ponte de Lima. Não detenho a data do seu nascimento, mas penso estar entre 1870 e 1899. Em relação a Artur Ernesto de Moura gostaria de saber mais informações acerca da ascendencia.

Emília Júlia Pereira, nasceu na freguesia de Loivo (Cerveira), em 1889, mais concretamente em 31-08-1889. Gostaria de que realizasse o mesmo processo que pedi em relação a Artur.

Pedia também que realizasse o mesmo em relação a Teresa Maria de Conceição Roberto de Carvalho que nasceu na freguesia de Sta. Maria Maior, Viana. Não detenho o ano do seu nascimento, mas presumo que esteja entre 1856 e 1870. Pedia a mais detalhada informação acerca da ascendencia.

Por fim, gostaria de saber, no mesmo registo, se não for pedir de mais, pois já está nas suas mãos um trabalho de algumas horas, ralizar uma pesquisa acerca de uma família. Não tenho os dados em relação ao nome completo, mas os primeiros são (após o nome) Carvalho de Vitória Petronilho, faltam os ultimos nomes do apelido. Detenho apenas um dos nomes de um dos membros desta família. Trata-se de Maria Salómé de Carvalho (a pessoa que e falou descolheçe o restante nome, porém já falou em Vitória Petronilho, trata-se de uma pessoa bastante idosa, com bastantes lapsos de memória, penso que comprenderá), também sei que foi a directora de um extinto colégio de Viana de castelo: o Colégio de Santiago. Se me pudesse descobrir mais informações e na continuidade a sua ascendencia agradecia. Não sabe o que representa tal investigação para mim.
Ainda esta semana tentarei apresentar mais dados sobre a investigação que me pediu.

Profundamente agradecido

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93611 | Jogmar | 15 jun 2005 21:18 | Em resposta a: #93575

Caro Tiago.

Será com toda a satisfação que tentarei ajuda-lo só não prometo que seja breve
pois só vou ao arquivo nos tempos livres que são poucos ou nas ferias mas de qualquer maneira logo que possa irei ajuda-lo.


Cumprimentos

Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93646 | tiagogenio | 16 jun 2005 11:38 | Em resposta a: #93611

Caro Jogmar

Desde já agradeço a ajuda preciosa.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93750 | Jogmar | 17 jun 2005 21:55 | Em resposta a: #93646

Caro Tiago.

Quanto ao seu pedido hoje mesmo tive a oportunidade de ir um pouco ao arquivo e a situação é a seguinte.

Com relação ao seu pedido de descobrir o registo de Artur ernesto De Moura segundo a data que me referiu como pista (1870 a 1899 ) investiguei os registos desde 1870 até 1877 acontece que de 1877 a 1890 não existem pelo menos no arquivo livros de registo respeitantes a essas datas não querendo dizer e segundo os funcionários do arquivo que esses registos não existão.

Depois só existem livros duplicados de cada ano posterior a 1890 que ainda não vi.

Era bastante importante e se fosse possivel que me fornecesse os nomes dos pais do Artur e dos restantes pois assim tornaria a investigação mais fácil mas de qualquer maneira tentarei ajudá-lo só se não for possivel.

Quanto á Emilia Julia Pereira Segundo a data fornecida de 1889 foi procurado nos duplicados visto ainda os respectivos originais ainda não se encontrarem no arquivo.
Foi investigada as datas de 1888-1889 e 1890 encontrei uma Emilia no Ano de 1890 só que não tenho a certeza se será a pessoa que procura visto eu não ter os nomes dos pais dela sendo assim dificil de saber se é a pessoa em causa.
Respondendo ao meu pedido de informação uma funcionária do arquivo informou-me que seria melhor o Tiago ir a Ponte Do Lima tirar uma certidão ( fotocópia ) da pessoa em causa.

Espero que o tenha ajudado em algo,

Melhores cumprimentos
Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#93911 | tiagogenio | 20 jun 2005 11:18 | Em resposta a: #93750

Caro Jogmar

Agradeço a investigação que está a realizar e que pelos visto não tem sido muito fácil. Quanto a Artur Ernesto Moura é precisamente para descobrir o nome de seus pais que peço a investigação, pois nada se sabe acerca deles. Quanto a Emília Júlia Pereira acontece exactamente o mesmo. No entanto, procurei maiores informações para que a pesquisa possa ser realmente útil.
Quanto ao tópico da ida a Ponte de Lima já lá fui e realmente, disseram-me que não tinham dados tão antigos (que os procurasse nos arquivos de Viana), mas no entanto, e de acordo com a informação que lhe foi dada, voltarei a insistir.

Agradeço-lhe imenso a investigação que está a realizar. Quanto ao que me pediu, ainda não tive possibilidade de retomar a investigação, pois estou numa fase de conclusão da minha tese, por isso estou com pouco tempo, no entanto, não deixerei de o fazer até ao fim desta semana.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#94052 | Jogmar | 21 jun 2005 22:07 | Em resposta a: #93911

Caro Tiago.

Quanto a mim tem tempo seja quando puder.

Relativamente ao seu assunto voltarei a tentar.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#95560 | Jogmar | 09 jul 2005 00:20 | Em resposta a: #93575

Caro Tiago.

Em relação á pesquisa que me pediu e referente à Teresa
Maria o que consegui foi o seguinte.

Foram pesquisados três livros de Santa Maria Maior entre os anos de 1856 e 1870 como me foi referido por si, e os resultados são os seguintes:

1º Caso :Thereza filha de Francisco Vitorino Ribeiro e Maria Da Conceição neta paterna de José Vitorino Ribeiro e Joanna Ermelinda de Jesus neta materna de Manoel josé Pinto e Anna Maria de Jesus. « Livro com a cota 3.20.4.9 pag.190 de Santa Maria Maior».

2º Caso: Thereza filha de João Gonçalves Da Balinha Júnior e de Maria José Marquez neta paterna de João Gonçalves Da B(e)alinha e Rosa Fernandes De Carvalho neta materna de Manoel José Marquez e Antónia Fernandes Do Reguengo. « Livro com a cota 3.20.4.9 pag 110 de Santa Maria Maior ».

3º Caso: Thereza filha de José Lopez e de Roza Gonçalves Da Valinha neta paterna de João Lopes Novo e de Roza Fernandes e materna de João Gonçalves Da Valinha e Roza Gonçalves De Carvalho. « Livro com a cota 3.20.4.8 pag15 verso de Santa Maria Maior».

Como vê foi feita pequisa em tres livros referentes aos anos que me indicou e o mais parecido com o que me pediu são os tres casos acima relatados.

Espero te-lo ajudado em algo, quanto aos restantes casos salvo o que já referi anteriormente e o qual seria melhor dar uma vista de olhos em P. Do Lima tentarei ajuda-lo.

Cumprimentos

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#95687 | tiagogenio | 11 jul 2005 11:01 | Em resposta a: #95560

Caro Jogmar

Agradeço a investigação que fez relativamente a Tereza Maria. Pedia desde já as minhas desculpas por nada o informar acerca do que me pediu, mas como sabe estou num momento bastante complicado, não só por causa da minha tese, mas também por vários outros motivos. Agradeço novamente a investigação preciosa que está a realizar.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#95737 | Jogmar | 11 jul 2005 21:32 | Em resposta a: #95687

Caro Tiago O que lhe enviei foi o resultado possivel espero que agora alguma das tres ipoteses que lhe enviei uma delas seja a que procura, informe depois a que conclusão chegou,

Cumprimentos Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#95758 | tiagogenio | 12 jul 2005 10:44 | Em resposta a: #93575

caro Jogmar

Penso que os resultados que me enviou não correspondem a Tereza Maria de Conceição Roberto de Carvalho, minha bisavó, talvez as datas que dei para a pesquisa não estejam correctas. O meu avô simplesmente não se recorda nem do ano da morte de sua mãe, nem de modo algum do ano em que nasceu. Porém, foi muito claro em dizer que não é nenhum dos nomes que me enviou. POr outro lado, não detenho qualquer tipo de documentos ou qualquer outro tipo de coisas que possam ajudar nesta pesquisa. Pedia no entanto que procurasse o nome de Maria Salomé de Carvalho (vitória Petronilho), que é referida pelo meu avô como sendo irmã da mãe de Tereza Maria da conceição Roberto de Carvalho, e que foi directora do extinto colégio de Santiago em Viana (penso ter ficado na rua da Bandeira - a informação não é muito clara). Pedia que me pudesse informar um pouco, com alguém conhecedor da história da cidade de Viana acerca deste colégio, qie pode ser uma chave fundamental para iniciar a pesquisa das minhas tão enigmática e nubelosa ascendência de Viana.

Agradeço todo o esforço que tem dedicado a investigar informaçõa não muito claras.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#96722 | tiagogenio | 27 jul 2005 17:18 | Em resposta a: #95737

Caro Jogmar

Se não fosse demasiado e se o seu tempo o permitir pedia que me fizesse uma pesquisa no arquivo de Viana. O nome é: Rosa Marquesa de Moura, não sei a data do seu nascimento, nem qualquer outro dado, a não ser a possibilidade de ter nascido em Santiago de Gemieira antes de 1870. Pedia que descobrisse todas as informações que possa, sobretudo acerca dos pais e respectiva ascendencia. Penso que terá dificuldade em descobrir qualquer coisa, pois reconheço que as informações que disponho são mínimas. Agradeço profundamente qualquer resposta que me possa dar.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101781 | JMCM | 30 set 2005 08:09 | Em resposta a: #93307

Renovo o pedido

Cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101822 | Filipe Prista Lucas | 30 set 2005 14:42 | Em resposta a: #95758

Caro Tiago,

Com as limitações decorrentes de residir em Lisboa, venho por este meio perguntar se me poderia ajudar numa pequena pesquisa no Arquivo Distrital de Braga.

Em questão está a busca de um registo de baptismo do meu tetravô MANUEL, da paróquia da SÉ, da cidade de BRAGA, que terá nascido entre 1830 e 1832, filho de MANUEL SOARES DE MENDONÇA e de MARIA INÁCIA - ou, possivelmente, filho de pai incógnito e de MARIA INÁCIA (consta na família de que seria filho ilegítimo de um "fidalgo").

Há anos que procuro as origens deste meu antepassado, sem grande sucesso, em virtude da grande quantidade de informações contraditórias relativas à sua naturalidade.

Da sua parte, por favor sinta-se à vontade para me pedir ajuda se precisar de alguma busca na Torre do Tombo, em Lisboa - aonde me posso facilmente deslocar.

Desde já agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101824 | flordealecrim | 30 set 2005 15:25 | Em resposta a: #93175

Caro Tiago

Na imposibilidade de me deslocar ao Arquivo Distrital de Braga, pedia-lhe para numa deslecação a esse arquivo, me poderia ajudar numa pesquisa.

Assento de baptismo de Rosalina Alzira Viana, filha de Joé Lourenço Viana e de Catarina de Andrade Viana, na paróquia da Sé - Braga (entre 1820 e 1830).

Antecipadamente grata

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101838 | tiagogenio | 30 set 2005 18:02 | Em resposta a: #101822

Caro Filipe Prista Lucas

Os dados que me pede serão enviados na próxima segunda feira. Se não for grande incomodo, já que abre a possibilidade de ajuda a nível da Torre do Tombo, peço-lhe que realize uma investigação acerca de João Roberto de Carvalho penso que natural da Freguesia de S. Tomé em Lisboa, terá nascido entre 1815 e 1840. Peço também que investigue os pais de João - Joaquim de Carvalho, da freguesia de S. Tomé, não tenho ideia alguma acerca da data do seu nascimento (tudo depende da data de nascimento do seu filho - João Roberto de carvalho) e de Prudencia Celestina, penso que da mesma freguesia, também não detenho qualquer dado acerca da possível data de nascimento (como no caso de Joaquim também depende da data de nascimento do seu filho - João). Uma outra possibilidade de pesquisa é a de encontrar o registo de casamento de Joaquim de carvalho com Prudencia Celestina que deve ter se dado na freguesia de S. Tomé (nada sei acerca da data). Se aí na Torre do Tombo tiverem registos de nascimento de Santarém pedia que efectuasse uma pesquisa em relação a Maria Lúcia da Piedade (esposa de João Roberto de Carvalho) que terá nascido na freguesia de S. Nicolau em Santarem entre 1815 e 1840. Pedia o mesmo em relação aos Pais desta: José Colasso, freguesia de S. Nicolau em santarém, nada sei acerca da data de nascimento deste (novamente os dados dependem do nascimento da filha- maria lúcia da Piedade). E Luiza Perpétua, freguesia de S. Nicolau e a mesma coisa em relação à data de nascimento. Peço que procure o registo do casamento destes dois (José Colasso e Luiza Perpétua).
No caso de encontrar qualquer coisa pedia que continuasse na senda da ascendencia e que informasse acerca do evoluir da pesquisa. Bem compreendo a sua dificuldade em relação a dados contraditórios sobre a sua ascendencia, tem acontecido o mesmo comigo e não imagina as dores de cabeça que tem me dado. Desde já agradeço a possivel ajuda que me poderá dar, não imagina o quanto é importante para mim.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101839 | tiagogenio | 30 set 2005 18:08 | Em resposta a: #101824

cara Isabel Roque

Os dados que me pede relativo a Rosalina Alzira Viana serão enviados na próxima segunda feira. Se desejar investigar a ascendencia de João Lourenço Viana e de catarina Andrade Viana não hesite em contactar-me, possivelmente na segunda terei alguma informação em relação a isso.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101848 | rijo | 30 set 2005 20:42 | Em resposta a: #101839

Caro Tiago Cerejeira Fontes,

Desculpe o abuso, mas pela impossibilidade de me deslocar ao ADB por me encontrar em Valência, e por ter reparado na sua disponibilidade atrevo-me a pedir-lhe, caso tenha disponibilidade e queira, o favor de verificar se existe nesse arquivo o assento de nascimento de Romeu Osório Alves, nascido em 1886, natural da freguesia de Santo Ildefonso da Cidade do Porto, filho de João Osório e de Josefa Rosa naturais de Requião em Vila Nova de Famalicão.
Tenho comigo o Registo de Óbito onde é referido nos averbamentos o assento de nascimento n.º 31 – 1889 – Antas, Vila Nova de Famalicão, três anos depois do nascimento. Como nasceu em monarquia, parto do princípio que os pais o terão ido registar à terra natal. Caso não exista em Antas, peço o favor de verificar se existe em Requião (de onde são naturais os pais); não tenho a certeza se existem assentos dessa altura pois sei que há um desfalque nos assentos de Requião.

Desde já agradeço a atenção dispensada, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#101925 | flordealecrim | 01 out 2005 20:58 | Em resposta a: #101839

Caro Tiago Fontes

Agradeço-lhe imenso por me ajudar nesta pesquisa . Se tiver mais dados sobre os ascendentes da Rosalina serão bem vindos.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102049 | tiagogenio | 03 out 2005 11:47 | Em resposta a: #101848

Caro Luís Alves

Nos registos das freguesias de Antas e de Requião não existem registos alguns de Romeu na data de 1889. Em Requião não existem os registos de 1878 a 1887, porém em 1888 não existem também registos do Romeu. Não procurei o dos pais, mas se tiver vontade que o faça, contacte-me.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102053 | tiagogenio | 03 out 2005 11:58 | Em resposta a: #101824

Cara Isabel Roque

Copio-lhe precisamente o que o registo datado de 1827 regista: «D. Rozalina filha legitima de José Lourenço Vianna e de sua molher D. Catharina Candida Ribeiro de Andrade, nascida no dia sete de abril do anno de 1827. Avós paternos Domingos Lourenço Vianna e Maria Victória todos naturais da vila de Vianna, avós maternos António Manuel de Andrade natural de Bragança e isabel Antónia Ribeiro do vale Lima (sic) natural da mesma vila de Vianna». Espero que estes dados lhe sejam uteis. Quanto a uma pesquisa no arquivo distrital de Viana existem dois caminhos: contactar o próprio registo. Tem o incoveniente de ter de pagar à hora, o que devido à eficacia com que trabalham é por vezes dispendioso. Outra hipótese é o de contactar um compadre de nome Jogmar que penso lhe poderá ajudar em Viana. Outra informação que poderá ser útil é a de que Viana é composta por duas freguesias: Sta. Maria Maior e Monserrate, por isso peça para procurar nas duas, e sobretudo, peça para procurar nos registos de casamento, pois é um local onde se encontram dados bastante interessantes e importantes para quem se dedica a este tipo de pesquisas. Quanto a Bragança, nada sei.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102054 | tiagogenio | 03 out 2005 12:11 | Em resposta a: #101822

Caro Filipe Prista Lucas

Nas datas que me apresentou não encontrei nenhum registo em relação a Manuel, filho de maria Inácia. O nome de Manuel Soares de mendonça provavelmente não aparecerá, somente em caso de ter perfilhado, o que poderá acontecer noutro tipo de registos (eventualmente casamento). Numa próxima ida tentarei aumentar o leque da pesquisa a ver se encontro qualquer coisa. Não saberá porventura onde terá casado? Os registos de casamento apresentam, por vezes, dados de bastante interesse acerca da ascendecia e mesmo sobre os locais de nascimento e outras informações. Peço-lhe mais informações, se é que as tem. Curiosamente, num registo de 1831, encontrei uma Maria que aparecia como filha de uma Maria Inácia (pode ser a mesma, ou não), mas o nome do pai era outro. Acontecia muitas vezes o caso de fidalgos terem encontros com raparigas de classes inferiores, mas raramente perfilhavam. Não detenho qualquer conhecimento de Mendonças (de linhagem) na cidade de Braga, mas esta é uma informação relativa, poderia estar de passagem, ou estar a viver cá por algum motivo. Encontram-se registos de famílias nobres de Lisboa que permaneciam cá durante uns tempos, geralmente associadas a cargos administrativos, militares etc.
Quanto à pesquisa que lhe pedi na torre do Tombo, peço que não deixe de a fazer.

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102055 | Filipe Prista Lucas | 03 out 2005 12:32 | Em resposta a: #102054

Caro Tiago,

Muito obrigado pelas informações que me disponibiliza. Se puder alargar o leque aos anos de 1825 a 1835, muito lhe agradeço. A referência à Sé de Braga surge, como disse, no assento de casamento. No assento de baptismo das suas 3 filhas, porém, surge referido como natural e baptizado na paróquia de São José, de Lisboa. Pesquisei esta paróquia desde 1810 a 1850 e nada encontrei, pelo que tinha, de facto, esperanças de que pudesse encontrar alguma coisa em Braga...

Quanto à pesquisa que me pede, por motivos profissionais não será possível deslocar-me à TT hoje à hora de almoço. Como lhe disse, porém, garanto-lhe que não o deixarei de fazer assim que tenha disponibilidade - possivelmente, amanhã à hora de almoço. Logo que tiver notícias, comunico-lhe de imediato.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102057 | JMCM | 03 out 2005 12:48 | Em resposta a: #93307

renovo o pedido

Cumprimentos

josé Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102073 | ANABESS | 03 out 2005 16:00 | Em resposta a: #93289

Caro Tiago Fontes:

Sem querer abusar e se puder, talvez me possa informar acerca de dois processos:
- Francisco Pires de Morais, proces.nº3748, pasta 174 de 1861-10-04
- António Gonçalves Amaro, proces.nº13106, pasta 569 de 1866-05-04

Muito Obrigado
Melhores cumprimentos

Pedro Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102134 | rijo | 03 out 2005 23:28 | Em resposta a: #102053

Caro Tiago Cerejeira Fontes,

Muito obrigado pela ajuda. Infelizmente não tenho mais dados do João Osório para continuar a pesquisa; só sei que é natural de Requião porque assim vem no Registo de Óbito do filho (Romeu). Depositava esperança no assento de nascimento do filho, mas no referido Registo de Óbito tem a naturalidade do Porto, nascido em 1886 e o assento de nascimento em 1889 em Requião. O registo de nascimento do filho do Romeu, já refere a naturalidade do pai de Requião (uma confusão!). Se puder fazer o favor, agradecia que verificasse se o Romeu não se encontra em 1887 em Requião, visto o limite ser 1887 (pode ser que não tenha sido baptizado logo a seguir ao nascimento), e também se a sua mãe Josefa Rosa nascida em 1866 em Requião consta no livro de assentos da mesma freguesia.
Vou tentar saber se existe o assento de nascimento do Romeu no Porto.

Mais uma vez agradeço a atenção prestada, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102137 | rijo | 03 out 2005 23:53 | Em resposta a: #102134

Caro Tiago Cerejeira Fontes

Romeu Osório Alves nasceu em 1887 e não em 1886 como referi na mensagem anterior.
Desculpe a confusão!

Melhores cumprimentos,
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102194 | flordealecrim | 04 out 2005 16:19 | Em resposta a: #102053

Caro Tiago de Moura santos

Os meus agradecimentos pela sua pesquisa. Ajudou-me imenso.

Vou então pedir ajuda ao amigo de nome Jogmar para a pesquisa em Viana do Castelo

Os meus cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102349 | Filipe Prista Lucas | 06 out 2005 15:05 | Em resposta a: #101838

Caro Tiago,

Depois de um apertadíssimo intervalo de almoço numa correria pela Torre do Tombo, seguem os resultados da minha investigação:

ROLO 1232, ITEM 4, FOLHA 95V - Registos Paroquiais SÃO TOMÉ, LISBOA

Baptismo de JOÃO a 9 Abril 1815, nasc. 27 Março, filho de Joaquim de Carvalho, bapt. Santo Antão, Évora, e de Prudência Celestiana, bapt. Santo Estêvão, Lisboa, recebidos nos Anjos, Lisboa, e moradores nas Portas do Sol, padrinhos Domingos José Gonçalves Guimarães e Nossa Senhora da Conceição

ROLO 959, ITEM 3, FOLHA 17 - Registos Paroquiais ANJOS, LISBOA

Casamento de JOAQUIM DE CARVALHO e de PRUDÊNCIA CELESTIANA a 16 de Outubro de 1806, ele bapt. Santo Antão, Évora, e morador nos Anjos, filho de José de Carvalho e de Joana Josefa, ela bapt. Santo Estêvão, Lisboa, e moradora nos Anjos, filha de João António da Silva e de Marcelina Josefa

ROLO 1140, ITEM 3, FOLHA 180V - Registos Paroquiais SANTO ESTÊVÃO, LISBOA

Baptismo de PRUDÊNCIA a 8 de Junho de 1788, nasc. 28 de Abril, filha de João António da Silva, bapt. Sé, Lisboa, e de Marcelina Josefa, bapt. São Nicolau, Lisboa, ambos recebidos em Santa Engrácia, Lisboa, padrinhos Policarpo António Rodrigues e Nossa Senhora da Conceição

ROLO 1089, ITEM 2, FOLHA 183V - Registos Paroquiais SANTA ENGRÁCIA, LISBOA

Casamento de JOÃO ANTÓNIO e de MARCELINA JOSEFA a 18 de Fevereiro de 1773, ele bapt. Sé, Lisboa, e morador nos Olivais, filho de Francisco dos Santos e de Margarida Rosa, ambos já defuntos, e ela bapt. São Nicolau, Lisboa, e moradora em Santa Engrácia, filha de Garcia Frazão, já defunto, e de Maria Inácia

Quanto ao baptismo de Maria Lúcia da Piedade, não encontrei o respectivo registo de baptismo entre 1816 e 1832, nem sequer tendo encontrado qualquer irmão seu - os únicos casais que encontrei foram José Colaço e Gertrudes do Espírito Santo e José António Colaço e Maria do Bom Sucesso. Tem mais alguma informação? Em que data nasceu o filho de João Roberto de Carvalho e de Maria Lúcia da Piedade?

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102424 | flordealecrim | 07 out 2005 10:06 | Em resposta a: #93175

Caro Jogmar

Na impossibilidade de me deslocar ao Arquivo de Viana do Castelo, agradecia imenso se me pudesse fazer uma pesquisa.

Casamento de João Lourenço Viana * 1792 , filho de Domingos Lourenço Viana e de Maria Victória, todos de Viana do Castelo, com D. Catharina Cândida Ribeiro de Andrade filha de António Manuel de Andrade (de Bragança) e de Isabel Antónia Ribeiro, de Viana.

Se puder descobrir mais informações, nomeadamente registos de nascimento de João Lourenço Viana e de D. Catharina Cândida Ribeiro de Andrade, agradecia.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102536 | Jogmar | 08 out 2005 18:37 | Em resposta a: #102424

Cara Isabel

Tentarei recolher a informação pedida só não lhe posso precisar quando visto que não posso neste momento ir assiduamento ao contrario do meu gosto ao respectivo arquivo mas tentarei faze-lo o mais breve possivel possivel.

Cumprimentos Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102654 | luizsillos | 10 out 2005 04:19 | Em resposta a: #93289

Exmo Sr. Tiago Cerejeira Fontes,

Peço mil desculpas por incomodá-lo! Tomei a liberdade de escrever ao senhor, pois pude ler pelas mensagens deste Fórum, que tens ajudado muitos confrades junto ao Arquivo Distrital de Braga. Como moro em outro país, fica difícil a pesquisa.
Tenho uma fin-de-linha, por nome Serafina, cujo irmão foi padre, tendo seu Processo de Inquirição de Genere sido realizado neste Arquivo Distrital.
Será que o senhor poderia anotar os dados genealógicos desse processo? Nada muito complexo, apenas data do batismo, os nomes dos avós e as localidades onde eram moradores.

Tenho esses dados:

Inquerido: Antonio Ferreira
Número de processo: 6563
Pasta (onde se encontra): 292
Data de realização: 1732-09-19
Naturalidade do inquirido: Freguesia de LAGARES, Concelho de FELGUEIRAS, Distrito do Porto
Filiação: Bernardo Ferreira e Jeronima Lemos

Independente de sua resposta, fico-lhe muito grato.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#102661 | tiagogenio | 10 out 2005 10:57 | Em resposta a: #102349

Caro Filipe Prista Lucas

Agradeço profundamente os dados preciosos que me tem enviado. pedia, se não fosse uma grande maçada, que contiunuasse a investigar para trás de modo a que possa perceber mais acerca das minhas origens. Gostaria de saber se nos documentos referidos surge alguma informação acerca de profissão, ou eventualmente de posição social, se tiver peço que envie. Os descendentes de Joaquim de Carvalho, ou seja, João Roberto de carvalho, João Augusto de carvalho (somente a minha bisavó - Teresa Maria da Conceição de carvalho e o meu avõ - Apolinário de Jesus Leitão - não o eram). O filho de João Roberto de carvalho nasceu no norte em Valença no ano de 1850. Tenho todos os dados sobre isso. A sua certidão de nascimento refere apenas o nome de sua mãe e avós maternos, pois João roberto de carvalho apenas se casou em 1852 (penso por imposição) e esta certidão de casamento refere os dados que lhe enviei.

Novamente agradeço profundamente a ajuda que me tem dado, lamento que continue a não encontrar os dados que me pediu. No entanto, vou realizar uma nova pesquisa.

Atenciosamente

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#103634 | Jogmar | 23 out 2005 15:37 | Em resposta a: #102424

Mediante ao pedido que me fez desloquei-me ao A.D.V.C T e mediante os dados por si aqui reproduzidos fiz pesquisa nos livros 3.20.4.24 de Santa Maria Maior Viana do Castelo no livro 3.20.4.23 tambem do mesmo sitio e + dois livros da freguesia de Monserrate os quais me esqueceu de tirar a referencia.
Nesses 4 livros foi visto mediante as datas que me forneceu 10 anos para trás e 10 anos para a frente da respectiva data nas duas freguesias que refiro acima as quais pertencem á Cidade.
Mediante os dados que me forneceu tenho pena em dizer-lhe que não consegui encontrar qualquer referencia aos nomes que refere .
Será que os dados que me forneceu estão correctos?
Veja melhor e diga qualquer coisa ajudarei na medida do possivel.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#103683 | flordealecrim | 24 out 2005 10:47 | Em resposta a: #103634

Caro Jogmar

Penso que não formulei bem o que pretendia.
Procuro o assento de baptismo do Major José Lourenço Viana, que pelos dados que recolhi no Arquivo Histórico Militar nasceu em 1792 (?) em Viana do Castelo.
Pelos dados do nascimento de uma filha que nasceu a 7/04/1827 em Braga, tanto o José Lourenço Viana como a esposa D. Catarina Cândida Ribeiro de Andrade são naturais de Viana do Castelo.
Não sei a data do casamento destes, mas deve ser entre (1815 e 1825)
Pelos dados do AHM o Major José Lourenço Viana Faleceu em 1/02/1865 em Viana.

Agradecia se numa próxima oportunidade me poderia ajudar, para poder prosseguir a minha pesquisa.

O meu muito obrigado.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#103733 | Jogmar | 24 out 2005 21:10 | Em resposta a: #103683

Cara Isabel tentarei logo que possa e tenha oportunidade de novo agora com os novos dados que me forneceu

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#105116 | JMCM | 12 nov 2005 18:11 | Em resposta a: #93289

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106239 | Jogmar | 26 nov 2005 18:10 | Em resposta a: #103683

Cara Isabel.

Informo-a que tenho em meu puder o resultado da pesquisa que me pediu acerca de José Lourenço Viana não tendo porem conseguido nada acerca da D. Catarina.
Com isto quero fazer-lhe a seguinte questão: Publico aqui os dados ou deseja-os em particular para mim é igual .
Aguardo resposta sua à minha questão.

Cumprimentos Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106305 | Jogmar | 27 nov 2005 17:27 | Em resposta a: #103683

Cara Isabel.
Espero resposta sua conrespeito ao assunto que ontem aqui publiquei relativo a pesquisa no ADVC.por si pedida


Grato Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106308 | flordealecrim | 27 nov 2005 18:25 | Em resposta a: #106305

Caro Jogmar

Desculpe não lhe ter respondido ontem, mas só agora vi asua mensagem.

Agradeço muito a pesquisa que me fez. Em relação aos dados podem ser publicados no Genea.
Mais uma vez o meu muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106511 | Jogmar | 30 nov 2005 23:45 | Em resposta a: #106308

Cara Isabel Roque
Aqui tem então os dados que me pediu para procurar e que eu penso a venham a satisfazer esperando tambem que seja o que procura.
Irei transcrever tal como esta registado.

Ora segundo o livro de Óbitos com a cota 3.19.6.4 pag.86 da Paróquia de Monserrate.
Ao primeiro dia do mez de Fevereiro do ano de Mil Oitocentos e Sessenta e Cinco (1865 ) pelas sete horas da manhã, na caza numero Oitenta e Quatro (84), da Rua de São Sebastião desta Freguesia de N. Senhora De Monserrate da Cidade e Concelho de Viana do Castelo, faleceu um individuo, tendo recebido o sacramento da trina-unção e absolvição Sub-conditioesomente por não dar tempo para a recepção dos outros, do sexo masculino, por nome José Lourenço Viana de idade de setenta e dois anos e Manjor adido, ao primeiro Batalhão de Veteranos, cazado com Dona Roza Luciana Pereira Barreiros,desta Cidade natural, e morador de prezente nesta Freguesia, filho legitimo de Domingos Lourenço Viana, Negociante, e de Maria Victória, ocupada no serviço domestico, naturais desta mesma cidade, ambos avôs paternos e maternos, e suas naturalidades se ignorão, bem como não achei pessoa, que me desse noticia do numero de filhos, que deixou, só assim, que deixou filhos do primeiro e segundo matrimónio.
Foi sepultado no Cemitério público desta Cidade na sepultura mil, trezentos, e doze ( 1312 )
------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto ao Baptismo do José encontrei o seguinte:

Livro de Baptismos com a cota 3.20.3.19 pag.175 da Paróquia de Santa Maria Mayor Cidade de Viana do castelo, So encontrei o seguinte:
José filho legitimo de Domingos Lourenço e de sua mulher Maria Victória, neto paterno de Domingos Lourenço e de sua mulher Domingas Gomes e materno de Manoel José Rodrigues, e de sua mulher Roza Maria todos naturais desta Villa.( Villa note-se referente a Viana do Castelo )
Nasceu aos onze dias do mez de Janeiro de Mil Setecentos e noventa e Quatro, foi Baptizado Solenemente.

Cara Isabel espero ter-lhe sido util a transcrição esta fiel segundo o que está nos livros caso tenha alguma duvida espero poder esclarecela.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106597 | flordealecrim | 02 dez 2005 10:14 | Em resposta a: #93175

Caro Jogmar

Muito obrigado pelas informações que me disponibilizou. Foi para mim uma surpresa este segundo casamento do José Lourenço Vianna.
Os dados que eu tinha obtidos através do registo de Baptimo de uma filha, davam a D. Catarina como nascida em Vianna do Castelo.
O casamento deles não decorreu em Vianna do castelo?

Sem querer abusar da sua boa vontade e sem pressas, pedia-lhe se numa próxima deslocação ao Arquivo poderia pesquisar os pais do José Lourenço Vianna e o casamento deste com a D. Catarina.

Mais uma vez muito obrigado pelo tempo que dispendeu.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#106664 | Jogmar | 03 dez 2005 01:01 | Em resposta a: #106597

Cara Isabel
Foi com agrado que vi que lhe fui util.
Quanto ao que me pede sem compromisso de tempo tentarei.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#108193 | flordealecrim | 28 dez 2005 16:24 | Em resposta a: #102053

Caro Tiago Fontes

Conforme sugeriu pedi ajuda ao confrade Jogmar para pesquisas no Arquivo de Viana do Castelo.
Não foi encontrado o casamento de José Lourenço Vianna com D. Catharina Candida Ribeiro de Andrade, e como a filha destes D. Rosalina, nasceu em Braga, na freguesia da Sé, em 1927, podem estes ter casado também em Braga.
Pedia-lhe ajuda para esta pesquisa.
Antecipadamente grata, receba os meus cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#108288 | flordealecrim | 29 dez 2005 14:50 | Em resposta a: #106664

Caro Jogmar

Desejo-lhe um Feliz Ano de 2006.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#108424 | Jogmar | 30 dez 2005 23:56 | Em resposta a: #108288

Retribue-lhe com os mesmos votos e que se este ANO não foi bom que o proximo o seja são os votos de:

Jogmar


P.S Ainda não me esqueci do que me pediu logo que possa o farei com todo o gosto.

Cumprimentos Jgmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113146 | flordealecrim | 01 mar 2006 12:26 | Em resposta a: #108424

Caro Jogmar

Quando tiver um tempinho, não se esqueça de mim.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113232 | Carlos T. Barata | 02 mar 2006 11:18 | Em resposta a: #93289

Após ter tido conhecimento, na semana passada, de dados acerca de meus familiares, no ADB, gostaria de saber que tipo de informação existe nos processos que me referiram, pois face ao que lá exista decidirei se irei a Braga ou não consultar os referidos processos.

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113236 | fertelde | 02 mar 2006 12:07 | Em resposta a: #108424

Estimado Confrade Jogmar: encontrei este tópico por acaso e vejo que tem estado em investigaçoes em Viana do Castelo.
deste modo atrevo- me a solicitar a sua boa vontade e disponibilidade para recopilar os datos seguintes, pela dificuldade que encontro em interpretar a fotocópia ( esta bem borrosa),que recebi do Arquivo Distrital de Viana de Castelo...
Busco a Inácia, nascida a 6 de Maio de 1804, na paroquia de Seixas, conselho de Caminha, filha de Inácio Gomes da Cunha Rego e de Joana Nicácia da Cunha do Amaral Borgel e Silva.-
o que consegui "traduzir" foi:
Aos 13 dias do mes de Maio de 1804, nesta Igreja de Sta Maria de Argela, termo de Caminha, baptizei solemnemente, nesta da minha licença e por os santos oleos, o padre Joao Martins, desta paroquia a Inácia, filha legitima do Capitao de Infantaria(?) Inácio Gomes da Cunha Rego, natural da vila de Caminha e de sua mulher D. Joana Nicacia da Cunha do Amaral Borgel e Silva da cidade de Sta Maria de Argela e residente em...........(?) neta por parte paterna de António José Gomes da Cunha Rego e de Dona Berta(?) Josefa(?) da Silva(?) ...... ( residente de....(?) e materna de José ...(?) Aguiar(?) e de sua mulher Dona Maria .....(?) do Amaral....(?), nasceu aos seis dias do dito mes e anno e foram padrinhos ........(?) tenente coronel(?) .... das.... António José Gomes da Cunha Rego ....(?) e.....(?), abade desta freguesia que com a coroa da Senhora....(?) toquei ....(?) fiz este .....(?) que com os padrinhos assinei erat retro.....

Agradeço desde já a ajuda que me possa prestar para conseguir completar esta certidao, que me chegou por duas vezes de forma impossivel de leitura e interpretaçao.
Grato desde já
Cumprimentos
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113282 | Jogmar | 02 mar 2006 21:21 | Em resposta a: #113146

Esteja descansada que não esta esquecida ( mas as vezes e sempre bom relembrar o que não e o caso.

Cumprimentos com desculpa pelo tempo

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113290 | rmfrp | 02 mar 2006 22:34 | Em resposta a: #113236

Caro Fernando de Telde:

Esse "Borgel" não será antes "Gorgel"?

Aqui no Fórum já tenho visto discussões sobre uma família de apelidos Amaral Gurgel. Consulte:

http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=gurgel&tema=0&pesq_por=message
e
http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=gorgel&tema=0&pesq_por=message

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113761 | Jogmar | 10 mar 2006 22:34 | Em resposta a: #113146

Cara Isabel até que enfim cheguei penso eu com a informação por si tanto desejada espero.
Ora segundo o que me pediu o que encontrei foi o seguinte.

Referente ao casamento do José Lourenço Viana:

Aos 29 dias do mês de Janeiro do ano de 1820 e na forma de direito, e de mutuo consentimento, e por palavras de presente na minha Presença, e dos Testemunhos abaixo comigo assignadas se receberão = José Lourenço Vianna Porfesor de primeiras Letras, Filho legitimo de Domingos Lourenço Vianna e de sua mulher Maria Victória, com Catrina Candida Ribeiro de Andrade, filha legitima de António Manoel de Andrade, e de sua mulher Antónia Ribeiro todos desta Villa = e para constar mandei fazer este Ascento que firmo. Viana era ut supra.

PS:Tambem existia o seguinte apontamento ( Discerão não savião os nomes dos avós paternos nem maternos)

Isto e referente ao livro casamentos Santa Maria Maior ( Viana Do Castelo ) com a cota 3.20.4.26 Nº 10 Pag.29.

-------------------------------------------------------------------------------

Baptismo de Dona Catarina Candida Ribeiro De Andrade

Catharina Candida Filha legitima de António Manoel De Andrade natural da Cidade De Bragança e de sua mulher Izabel Antónia Ribeiro Do Valle e Fi na natural desta Villa, nepta paterna de João Baptista De Andrade e de sua mulher Felicianna Maria De Morais naturais da dita Cidade e materna de Martinho João Ribeiro Do Valle e de sua mulher -----?-----Josefa desta Villa: Nasceo aos 24 dias do mês de Maio de 1798. Foi Baptizada solenemente e posto os Santos ÓLeos Nesta Collegiada por mim Padre José Pereira Martins aos dois dias do mês de Junho do ditto ano. Forão seus padrinhos Nuno Ribeiro De Andrade Coronel do Regimento Da Fantaria De Valença e com sua--------------?---------António Lucas Do Sobral Capitão de Epanadeiros Do Regimento De Vianna e Donna Catharina Candida De Loreto Monte Neope e hum sua --------?-------.

Isto é referente ao livro de Nascimentos de Santa Maria Maior ( Viana Do Castelo ) com a cota 3.20.3.20 Nº 15 pag.66 e 66 verso.


Nota: O que está tracejado com ponto de interrogação não era legivel .



Espero que lhe tenha sido util fique com os meus melhores cumprimentos

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113762 | Jogmar | 10 mar 2006 22:54 | Em resposta a: #113236

Caro Fernando

Passo a citar aquilo que me foi possivel encontrar referente ao que me pediu.Note desde já que o que estiver tracejado é porque a leitura no documento é de toda a maneira impossivel.


Aos treze dias do mes de Maio de 1804 nesta Igreja de Santa Marinha De Argela Termo de Caminha Baptizou solenemente da minha licença e pos os Santos Óleos o Padre João Martins Desta Freguezia Ignácia filha legitima do Cappitam De Infantaria Ignácio Gomes Da Cunha Rego natural Da Villa de Caminha E de sua mulher D. Joana Nicacia Da Cunha Do Amaral Borgel E Silva Da Cidade de Loanda Reyno de Angolla, e de presente é residente nesta freguesia, netta pella parte paterna d'António José Gomes Da Cunha Rego e Dona Benta Josefa De Barros da Villa -------?------- e pella materna de João Pio de Aguiar da cidade de Lisboa, e de sua mulher Dona Maria Roza Do Amaral Da Silva da cidade de Loanda Reyno de Angolla: Nasceo aos seis dias do dito mês, e ano, e forão padrinhos Felis Pereira Da Silva Berena Fagundes Tenente Coronel, e ----------?-------- Provincia de (Vian?a ), por seu Procurador António José Gomes Da Cunha Rego, desta Freguesia pela procuraçam que nos apresentou, e eu Abbade de Argela desta freguesia que com acroa Da Senhora De Bellem toquei a Baptizada e para constar fis este assento que com o padrinho o signei eracet retro.

Espero lhe ter sido util fiz por isso

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113780 | JMCM | 11 mar 2006 08:56 | Em resposta a: #102053

Caro Confrades

Numa das vossas idas ao Arquivo de Braga.
Agradecia que me descobrissem o Assento de baptismo de Francisco José Esteves, nascido a volta de 1780 na Freguesia de S. Martinho, Arcebispado de Braga.
Filho de João esteves e de Fabianna Sequeira, ambos naturais da Freguesia de S. Martinho, Arcebispado de Braga. ( dados colhidos no Assento de Baptismo do neto em Viseu)

Com os melhores cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113789 | fertelde | 11 mar 2006 11:54 | Em resposta a: #113762

Estimado Jogmar: Foi bastante mais que util, agradeço imenso a sua ajuda na "traduçao" do documento em causa. Na verdade está bastante dificil, mas as minhas duvidas estao largamente esclarecidas. Bem aja.-
Um Abraço,
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113901 | josé pereira | 12 mar 2006 13:11 | Em resposta a: #113762

Caro Jogmar
Agradecia, dentro das suas possibilidades, pequnas ajudas no ADB
1- Vivencia nascida a 2-4-1772 em S.Tiago de Outiz (peneda de sta Lucrecia) VNFamilicão) - quota 192 do louro, seria possivel pesquisa de data de casamento e de morte.
2- seus chamavam-se Manuel Gomes Ribeiro e Anna Rodrigues amobos de Penedo - Louro - VNFamalicao- seria possivel obter as data de nascimento e casamento)
3- Manuel GOmes Ribeiro era filho de Manuel Gomes da SIlva e de Mariana Ribeiro ambos do Louro - VNFamalicao e
4- Anna Rodrigues era filha de Manuel Freitas(Sima de Selhe do couto de Guimaraes - VNFamalicao) e Maria Rodrigues (Louro - VNFamalicao.

seria possivel recolher dados sobre datas de nascimento e casamento.
obrigado pela atenção
José Pereira
Lousã/Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113909 | Matilde Souto Pires | 12 mar 2006 14:37 | Em resposta a: #113762

Senhor Jogmar

Tambem lhe venho fazer um pedido,pois moro muito longe do ADB e ao ver asua boa vontade para os demais confrades senti-me encorajada a incomodá-lo tambem.
Gostaria de ter os assentos paroquiais que constem nas seguintes Inquirições de Genere:
Dionisio de Freitas--Processo 33210-Filho de Gabriel de Freitas e Clara Francisca-
Freguesia de S. Sebastião de Guimarães
Tenho a fotocópia da Inquirição de Genere do irmão ,meu antepassado,mas infelizmente nesta não constam assentos paroquiais
Um tal Manuel de Freitas,filho do Dionisio tambem teve Inquirição de Genere:
.Processo 8196--Pasta375 --Data 1720
Manuel Rodrigues--Inquirição de genere: Processo8316--Pasta381--Data: 17-9-1681
Peço-lhe muitas desculpas por mais este pedido,mas realmente torna-se muito dispendioso requisitar tantas inquirições que muitas vezes não têm assentos paroquiais ou a profissão sequer do Inquirido,só se limitando a provar a limpesa de sangue do mesmo
Se lhe puder ser útil no Arquivo Distrital de Santarem ,disponha
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113927 | Jogmar | 12 mar 2006 18:56 | Em resposta a: #113909

Cara Matilde
Teria muito gosto em a puder ajudar acontece que estou a cerca de 40 Km do arquivo de Braga e por mero acaso tambem ja pedi ajuda para pesquisa nesse mesmo arquivo havendo um confrade que se ofereceu para isso mas que ate hoje nao mais me deu resposta o que e triste pois se nao podia terme-ia dito logo.

Por isso e com pena que a nao poderei ajudar ou melhor nao lhe posso prometer nada.Pois moro mais perto de Viana.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113928 | Jogmar | 12 mar 2006 18:59 | Em resposta a: #113901

Caro confrade como ja respondi aqui a uma confrade hoje gostaria imenso mas o certo e que tambem gostava de ter ajuda nesse arquivo eu tenho ajudado e no arquivo de viana do qual moro relativamente perto pois do de Braga estou a cerca de 40 Km.
Por isso infelizmente nao lhe posso ser bom.
Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113929 | Jogmar | 12 mar 2006 19:01 | Em resposta a: #113761

Cara Isabel estranho ainda nao ter visto a informação que me pediu pois ela ja aqui esta.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113934 | Matilde Souto Pires | 12 mar 2006 19:58 | Em resposta a: #113927

Caro Senhor Jogmar
Muito obrigada por me ter respondido e desculpe-me pois pensei que vivia mesmo em Braga
Tambem há largos meses aceitei a oferta de um confrade de Braga que se disponibilizou a ajudar quem precisasse de informações do ADB ,mas não me respondeu.
Enfim qualquer dia mando mesmo vir essas Habilitações do Arquivo ...
Tanto a Senhora Directora como os Funcionários têm sido sempre impecáveis e pacientes a atenderem aos meus pedidos , mas ás vezes reconheço que as Habilitações pouco ou nada adiantam ao que já tenho, e fica um bocado «carote»
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#113966 | flordealecrim | 13 mar 2006 09:47 | Em resposta a: #113929

Caro Amigo Jogmar

Desculpe não lhe ter respondido mais cedo, mas estive fora no fim de semana e sem acesso ao computador. Só agora vi a sua mensagem.

O meu muito obrigado, pelo tempo que dispendeu com esta investigação sobre os meus antepassados.

Era o que eu procurava. Só me falta encontrar o segundo casamento de José Lourenço Vianna com D. Rosa Luciana Pereira Barreiros.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#114031 | Jogmar | 13 mar 2006 21:15 | Em resposta a: #113966

Cara Isabel.

Esse segundo casamentro tambem foi aqui em Viana ?

Se lhe puder ser util diga.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#114203 | flordealecrim | 15 mar 2006 12:52 | Em resposta a: #114031

Caro Jogmar

O segundo casamento de José Lourenço Viana com D. Rosa Luciana Pereira Barreiros, deve ter ocorrido em Viana do Castelo, pois no assento de óbito dele consta que esta é de Viana.

Não sei quando foi este segundo casamento, visto não saber quando ocorreu o óbito da primeira esposa D. Catarina Candida Ribeiro de Andrade. Mas sei que em 1850 já D. Rosa Luciana aparecia em baptizados da família, pelo que terá sido antes dessa data.
Se conseguir ter mais elementos digo-lhe.

Entretanto e sem querer abusar da sua generosidade, pedia-lhe se numa próxima deslocação ao arquivo, descobria os pais de José Lourenço Viana:

Domingos Lourenço Viana, filho de Domingos Lourenço e de Domingas Gomes.
Maria Victória, filha de Manuel José Rodrigues e de Rosa Maria.
O casamento destes deve ter ocorrido antes de 1794 (data de nascimento do filho José). Como consta do assento de baptismo deste, são todos naturais da cidade de Viana do Castelo.

Antecipadamente grata.

Cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#114308 | Jogmar | 16 mar 2006 21:10 | Em resposta a: #114203

Cara Isabel

Tentarei Cumprimentos

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#114324 | small | 16 mar 2006 23:34 | Em resposta a: #113927

Caro Jogmar
Sem pressas quando andar nas suas pesquisas em Viana e por acaso tropeçar com
o apelido Beltrão(Ferreira Viana) não se importa de me informar? Em 1896 Maria Eduarda de Campos Beltrão (Ferreira Viana) e Amadeu Eduardo etc,etc...foram padrinhos de m/avó. No assento de batismo refere que residiam em Viana. Desculpe o incómodo e do Porto se necessitar de algo disponha por favor.
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#118412 | flordealecrim | 11 mai 2006 21:53 | Em resposta a: #114203

Caro Jogmar

Estive a investigar para ver se descobria mais elementos sobre o casamento de José Lourenço Viana com D. Rosa Luciana Pereira Barreiros.

Descobri dois filhos do dito casal, um de nome José Maria Pereira Viana que foi Almirante e que nasceu em 30.04.1845 em Viana do Castelo, mas não diz se foi na paróquia de Monserrate ou na de santa Maria Maior. Faleceu em 22.02.1922.
(dados fornecidos pelo Arquivo Histórico da Marinha).
O outro de nome Carlos Maria Pereira Viana também militar graduado, mas do exército e que era três anos mais velho(penso que deve ter nascido em 1842).
Descobri os dois numa lista de antigos alunos do Colégio Militar.

O casamento dos pais deve pois ter ocorrido antes de 1842.

Agradecia-lhe muito, se me pudesse ajudar a descobrir este casamento e confirmar as datas dos filhos.

Antecipadamete grata
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#118519 | flordealecrim | 13 mai 2006 16:05 | Em resposta a: #118412

Caro Jogmar

Reparou na mensagem que lhe enviei no dia 11.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#118529 | Jogmar | 13 mai 2006 19:03 | Em resposta a: #118412

Cara Isabel
Peço-lhe imensa desculpa mas so hoje e que vi a sua mensagem.

Quanto ao que me pede na proxima semana salvo algo em contrario tentarei descobrir algo .
Esteja descansada que não esta esquecida apenas ainda não tive tempo desponivel.


Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#119975 | Jogmar | 03 jun 2006 06:34 | Em resposta a: #118412

Cara Isabel
Quanto ao que me pede tenho a seguinte conclusão:

Já pesquisei por duas vezes a ultima das quais ontem só para ficar com descargo de consciência os livros com as cotas 3.19.5.17 casamentos de Monserrate relativo aos Anos de 1825 a 1837, o livro com a cota 3.19.5.18 casamentos de Monserrate relativo aos Anos de 1838 a 1851, o livro 3.19.5.2 Baptismos de Monserrate relativo aos Anos de 1841 a 1850, o livro 3.19.5.1 Baptismos de Monserrate relativo aos Anos de 1833 a 1840 e infelizmente não encontrei nada do que me pede.
Só vejo duas soluções será que não é Monserrate mas Santa Maria maior?
Será que não estará tudo na terra de origem da Esposa ? Pois como sabe os casamentos sempre eram na terra da noiva.
Gostaria e teria o maior prazer em ajuda-la mas de momento é o que tenho se por acaso tiver mais pistas crediveis envie-mas e eu terei todo o prazer em ajuda-la tambem se quizer que eu tente no s livros de Santa Maria Maior numa proxima visita ao arquivo o farei se assim o desejar a qual sera a unica chance visto so haver na altura essas duas freguesias na cidade.
Diga algo.

Com os melhores cumprimentos Jgmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120009 | flordealecrim | 03 jun 2006 15:43 | Em resposta a: #119975

Caro Jogmar

Estou muito agradecida pelo que tem feito para me ajudar. Eu pensei que era na paróquia de Monserrate, pois foi aí que José Lourenço Viana faleceu em 1865.
Quando encontrei o filho Carlos Maria Viana Pedreira no arquivo Histórico da Marinha só mencionava que este era natural de Viana do Castelo, sem mencionar a paróquia.

Se não se importar de ver os livros de Santa Maria Maior numa próxima visita ao Arquivo, ficava-lhe muito grata.
Bom fim de semana.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120017 | Jogmar | 03 jun 2006 19:34 | Em resposta a: #120009

Cara Isabel

Logo que possa terei todo gosto em tentar ajuda-la.

Já agora será que o J. Lourenço viveu sempre em Viana ?

Será que os filhos nasceram aqui?

Tentarei.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120027 | flordealecrim | 03 jun 2006 22:04 | Em resposta a: #120017

Caro Jogmar

O José Lourenço Viana andou por muitos sítios, pois este militar teve uma carreira brilhante, mas no fim esteve como governador do presídio do Castelo de S. Jorge em Lisboa durante alguns anos, onde se aposentou no mesmo ano em que faleceu.
Nessa altura já os filhos deste segundo casamento, tinham saído do Colégio Militar, indo o Carlos Maria Pereira Viana para a Marinha e o José Maria Pereira Viana para o Exercito.
Mas os filhos nasceram em Viana do Castelo e o casamento também deve ter ocorrido, pois toda a família era de Viana do Castelo.
Estive a consultar o processo do Carlos Maria Pereira Viana onde constava o local de nascimento e que tinha nascido em 1849.
Muito grata pela sua ajuda.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120051 | Jogmar | 04 jun 2006 06:27 | Em resposta a: #120027

OK farei o pssivel.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120080 | flordealecrim | 04 jun 2006 21:27 | Em resposta a: #120027

caro Jogmar

Por lapso mencionei 1849 como data de nascimento de Carlos Maria Pereira Viana quando era 30.04.1845. O irmão é que é três anos mais novo.
Muito obrigada.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120710 | flordealecrim | 13 jun 2006 19:10 | Em resposta a: #120051

Caro Jogmar

É só para lhe dar uma achega. Hoje obtive uma lista de antiguidades de militares, onde constava a data de nascimento do outro filho de José Lourenço Viana, de nome José Maria Pereira Viana a 06.07.1841, do outro irmão Carlos Maria Pereira Viana já lhe tinha enviado a data de nascimento.

Como este filho nasceu em 1841, o casamento do José Lourenço Viana com Rosa Luciana deve ter ocorrido antes desta data. Não sei se tiveram mais algum filho entre 1841 e 1845.

Muitos cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120926 | Jogmar | 17 jun 2006 01:09 | Em resposta a: #120710

Cara Isabel
Ontem mesmo fiz mais uma pesquisa com alguns frutos mas com muita dificuldade onde tambem foi preciso racicionar um pouco.

Ora o que consegui foi o seguinte:

Carlos filho legitimo de José Lourenço Vianna Natural desta Freguesia ( Santa Maria Maior ) e de sua mulher Dona Rosa Lucianna Pereira Barreiros natural da Villa Dos Arcos de Valdevez E moradores na Rua Sam Sebastian, neto paterno de Domingos Lourenço Vianna e de Maria Victória naturães desta Villa e materno de Jozé António Barreiros, e sua mulher Dona Maria Joaquina Pereira Dias, Naturães da Villa Dos Arcos, já sobredicta: Nasceo em o dia trinta do mês de Abril do Ano de Mil Oitocentos e Cuarenta e Cinco, foi Solenement Baptizado, e postos os Santos Oleos, na Pia Baptismal desta Freguesia ( Santa Maria Maior ) em o dia dezassete do mês de Mayo do mesmo Ano, seus Padrinhos o Capitão Antonio de Sá Malheiro, e Dona Antonia Joseffa Peixoto Sá Malheiro, e para constar mandei fazer este assento que asigno, Vianna era ut supra declaro que foi baptizado por mim o encomendado Domingos José Dos Reys era ut supra.

Este registo encontra-se no livro de nascimentos de Santa Maria Maior ( Viana Do Castelo ) nº 22 com a cota 3.20.4.4 pag. 108 e 108 verso e datas extremas 1841-1848.

O assento esta como eu aqui transcrevo.


José filho legitimo de José Lourenço Viana Capitão de Infantaria e de sua mulher Dona Rosa Luciana Pereira Barreiros, neto pela parte paterna de Domingos Lourenço Viana e de sua mulher Dona Maria Victória De Freitas e pela materna de José Antonio Barreiros e de sua mulher Dona Maria Joaquina Das Neves desta Villa e Freguesia, nasceo no dia seis de julho de mil oitocentos e quarenta e hum e baptizado solenemente com imposição dos Santos Oleos da Igreja Matriz do Salvador desta Villa Dos Arcos por mim Abade D'ella em onze do dito mês e ano, e forao Padrinhos o Avo Materno Jose Antonio Barreiros e Dona Marianna Clara Do Socorro Desta Villa. E para constar fiz este assento que assigno. Salvador Da Villa Dos Arcos 11 de Julho de 1841.

Este assento encontra-se no livro de nascimentos Do Salvador (Arcos De Valdevez ) nº 5 com a cota 3.3.2.19 pag 91 verso e 92.

O assento esta como eu aqui transcrevo.

Quanto ao casamento de Jose Lourenço Viana com a Dona Rosa Luciana Pereira Barreiros procurei novamente nos livros de santa Maria Maior os quais ainda não tinha visto e novamente dei uma vista de olhos com mais atenção nos de Monserrate, tambem se procurou nos livros de Salvador ( Arcos de Valdevez ) Visto que o Primeiro Filho se encontra lá registado e nos de S. Paio tambem dos Arcos de Valdevez e com muita pena não consegui encontrar nada.

Tentarei numa pròxima ida ao arquivo ver com mais atenção. Se por acaso tiver mais algum dado sobre o assunto diga pois como vê tambem os filhos estavam registados em terras diferentes.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120975 | flordealecrim | 17 jun 2006 20:04 | Em resposta a: #120926

Caro Jogmar

Desculpe ainda não lhe ter agradecido, mas só agora vi a sua mensagem.
Mais uma vez estou-lhe profundamente agradecida, pois a maior parte dos ascendentes são minhotos e tenho muita dificuldade em os localizar, por não ter possibilidades de me deslocar ao Arquivo de Viana.

Mais uma vez o meu muito obrigado.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#120980 | Jogmar | 17 jun 2006 23:34 | Em resposta a: #120975

De Nada. Analize o que lhe enviei e se puder ser-lhe novamente util dentro dos meus possiveis conte comigo.

cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#121490 | 2570 | 24 jun 2006 19:26 | Em resposta a: #101848

Caro Antonio Alves
Na procura de informações deparei com uma sua pesquisa, para o nome de Romeu Osório Alves.
Penso que já deverá ter encontrado respostas, se não: visite a base do neps, que já conhece, referente a Antas, escreva o nome de familia ALves, e seu o osório é o último da lista.
Depois já sabe o que fazer e encontrará o casamente dele através da esposa
""Casada a 26 de Fevereiro de 1910 com Romeu Osório Alves 1887""
Seguidamente peça uma certidão de casamento para a conservatória de Registo civil de Famalicão e creio que ficara satisfeito com os resultados.
Segue-se o endereço
Conservatória do registo civil de V. N. Famalicão
Praça Álvaro Marques
4760-110 V. N. Famalicão
Preço de cópia simples 50 centimos
Espero ter ajudado
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#121533 | rijo | 25 jun 2006 16:01 | Em resposta a: #121490

Caro Martins

Entretanto já consegui encontrar o assento de nascimento de Romeu Osório (estava no Porto!) e já tenho estes costados bastante desenvolvidos.
Já me encontro em Famalicão e conto ir ao ADB durante estas férias; se encontrar algo do seu 5º avô comunico-lhe.

Agradeço a atenção dispensada, com os melhores cumprimentos.

Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#121545 | 2570 | 25 jun 2006 19:31 | Em resposta a: #121533

Caro Luis Alves
Muito obrigado
Fica então a aguardar noticias, logicamente se o seu tempo o permitir.
Boa sorte nas suas pesquisas.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#121582 | flordealecrim | 26 jun 2006 09:32 | Em resposta a: #120975

Caro Jogmar

Para ver se conseguia andar um pouco mais para trás e sem querer abusar da sua generosidade, pedia-lhe se numa próxima deslocação ao arquivo, descobria os pais de José Lourenço Viana:

Domingos Lourenço Viana, filho de Domingos Lourenço e de Domingas Gomes.
Maria Victória, filha de Manuel José Rodrigues e de Rosa Maria.
O casamento destes deve ter ocorrido antes de 1794 (data de nascimento do filho José). Como consta do assento de baptismo deste, são todos naturais da cidade de Viana do Castelo, mas não sei se em Monserrate ou em Santa Maria Maior.
Antecipadamente grata.

Cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#122018 | flordealecrim | 01 jul 2006 19:57 | Em resposta a: #121582

Prezado Jogmar
Reparou na mensagem que lhe enviei dia 26-o6-2006.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#125119 | ANABESS | 17 ago 2006 12:14 | Em resposta a: #93289

Caro Tiago Fontes:

Abusando da sua oferta, será possível obter informações sobre:

Francisco Pires de Morais processo 3748, pasta 174, de 1861/10/04

António Gonçalves Amaro processo 13106, pasta 569, de 1866/05/04

Antecipadamente grato
Abraço
Pedro M.Bessa

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#125422 | flordealecrim | 21 ago 2006 15:02 | Em resposta a: #121582

Caro Jogmar

Sem querer abusar da sua enorme paciência em me aturar, pedia-lhe para quando tiver um tempo disponível no Arquivo de Viana do Castelo, não se esquecer do meu pedido na mensagem de 26-06-2006.

Boas férias, se ainda não as gozou.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#128353 | flordealecrim | 13 set 2006 15:38 | Em resposta a: #125422

Caro Jogmar

Viu a minha mensagem de 21.08.2006? Desculpe ser chata.
Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#128731 | Jogmar | 17 set 2006 07:45 | Em resposta a: #128353

Cara Isabel
Primeiro de tudo as minhas mais sinceras desculpas por só agora lhe dar atenção, só que a culpa de isso acontecer é que como sabe quando alguem responde a algum dos nossos tópicos aparece um mail de aviso e jurolhe que não foi o caso ( o que acho estranho ) porque senão já lhe teria dado resposta pois não é meu apanagio deixar as pessoas penduradas respondo com todo o gosto.
E só dei pelo seu pedido devido a eu todos os fins de semana dar uma espreitadela mais atenta a todos os topicos da semana e foi aí que vi o seu por isso mais uma vez e pela parrte que me toca as minhas mais sinceras desculpas.
Olhe e quanto ao seu pedido terei todo o gosto em tentar ajuda-la pena é que se tenho sabido disso mais cedo de certeza que já a tinha ajudado visto nas minhas férias ter ido várias vezes ao dito arquivo por causa da minha arvore, mas descanse que numa proxima ida atenderei ao seu pedido.
Já agora e por curiosidade e visto que me apareceu um ramo na família de Vila Verde distrito de Braga e claro como por vezes a falar é que a gente descobre as coisas: já alguma vez ouviu falar da familia SPÙLVEDA é que já aqui abri e não obtive resposta alguma e por vezes a gente falando descobre as coisas.

Com os meu cumprimentos e mais uma vez as minhas desculpas.

Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#129039 | Jogmar | 20 set 2006 21:24 | Em resposta a: #128731

Cara Isabel:
Agora digo eu viu a minha mensagem?
Bem quanto ao que me pediu foram vistos os livros de casamentos de Monserrate 3.19.5.15 ( 1790/1802 ) e 3.19.5.14 ( 1754/1790 ) desde o principio ao fim e com muita pena não encontrei nada tambem vi os livros de casamentos de Santa Maria Maior 3.20.4.24 ( 1791/1803 ) e 3.21.4.23 ( 1772/1791 ) tambem foram vistos do principio ao fim e mais uma vez nada.
Como vê não lhe posso e com muita pena dar-lhe boas noticias.
Será que vale a pena recuar mais um pouco nas datas? Veja se tem alguma forma de a puder ajudar pois ficaria muito satisfeito.

Sempre atenciosamente Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#129093 | flordealecrim | 21 set 2006 09:49 | Em resposta a: #129039

Caro Jogmar

Pelos vistos andamos mesmo desencontrados... Aconteceu comigo o mesmo, não fui informada das suas mensagens e quando envio as minhas, a mensagem é-me devolvida.
Agradeço a sua generosidade, mas não sei que mais lhe possa dizer. Como pode verificar no assento de baptismo de José Lourenço Viana, que transcreveu em 30.11.2005, neste mesmo tópico, consta que os pais e avós são todos naturais de Viana do Castelo. Mas podem ter ido casar a outra localidade.

Se não for muito incomodo, pedia-lhe se noutra ida ao arquivo de Viana e como não se encontra o casamento, verificava os assentos de baptismo dos pais do José Lourenço Viana. Como o filho nasceu em 11.01.1794, devem ter ocorrido entre 1750 e 1775.

Esta minha gente é dificil de encontrar... E tenho tanta coisa pendente do Arquivo de Viana!

Em resposta à sua questão sobra a família Sepúlveda, nada sei. Já iu o tópico " Família Sepúlveda de Amares-Vila Verde-Ferreiros"? Talvez o confrade António Mota lhe saiba dizer alguma coisa!

Envio o meu e-mail, caso necessite de me contactar. flordealecrim@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#129174 | Jogmar | 21 set 2006 21:24 | Em resposta a: #129093

Cara Isabel.
Tentarei com todo o gosto dar solução ao seu caso, desde já tambem lhe fico grato pela resposta.

Sempre as ordens comtodo o gosto Jogmar.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#129177 | flordealecrim | 21 set 2006 21:57 | Em resposta a: #129174

Caro Jogmar

Parece que já está tudo bem com a nossas mensagens.

Agradeço a sua enorme generosidade.
Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133697 | flordealecrim | 10 nov 2006 15:46 | Em resposta a: #129093

Amigo Jogmar

Então nunca mais foi dar um passeio até ao Arquivo de Viana do Castelo?
Quando lá for não se esqueça de mim!

Um bom fim de semana.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133742 | Jogmar | 11 nov 2006 07:31 | Em resposta a: #133697

Cara Isabel
Quando vou para o arquivo não vou em passeio pois passear será noutros locais que não os arquivos onde é preciso muita concentração para que não nos escape nada e mesmo assim por vezes lá falhamos.
Quanto ao seu caso descanse que logo que possa tentarei resolvelo naquilo que puder e logo que possa pois já a algum tempo que lá não me desloco.
Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133746 | Fmaia | 11 nov 2006 10:30 | Em resposta a: #93175

Cara Isabel Roque,

Diga o que pretende do Arquivo de Viana porque durante a próxima semana vou lá.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133791 | flordealecrim | 11 nov 2006 23:30 | Em resposta a: #133742

Caro Jogmar

Desculpe se me expressei mal, quando me referia a passeio era a Viana do Castelo e não ao Arquivo. Eu bem sei que nos Arquivos não se passeia.

Cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133795 | Jogmar | 12 nov 2006 00:10 | Em resposta a: #133791

Cara Isabel
Poderá estar descansada que tudo farei para a ajudar logo que possa.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133826 | flordealecrim | 12 nov 2006 11:17 | Em resposta a: #133746

Caro Maia da Fonseca

Aproveitando a sua generosa oferta e porque tenho muitas pesquisas familiares pendentes desse Arquivo, pedia-lhe ajuda para encontrar em Vila Nova de Cerveira, Ignácio Francisco de Marinho, filho de Francisco Marinho, que deve ter nascido entre 1748/1752.
Este foi Capitão de Ordenanças de Vila Nova de Cerveira em 1794, sucedendo a seu pai que também foi Capitão de Ordenanças de Vila Nova de Cerveira em 1774.

Este Ignácio Francisco Marinho casou com D. Maria de Ayala, mas não tenho registo desse casamento. Se encontrar também este casamento, agradeço-lhe.

Antecipadamente grata.

Cordiais cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133828 | Fmaia | 12 nov 2006 12:42 | Em resposta a: #93175

Estimada Isabel Roque

Está entregue. Faça o favor de me aguardar por aqui.
Vou tentar ir ao Arquivo amanhã mesmo.

Cordiais cumprimentos,
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133889 | flordealecrim | 12 nov 2006 20:59 | Em resposta a: #133795

Caro Jogmar

Fico agradecida.
Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133959 | Fmaia | 13 nov 2006 17:54 | Em resposta a: #133826

Estimada Isabel Roque,

Os livros não estavam em muito boas condições e só disponibilizavam o microfilme o que a muito custo me permitiu ver o seguionte:
"... aos vinte e três dias do mês de Setembro do anno de mil e setecentos e cinquenta annos eu o padre Pedro da Cunha cura desta igreja de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira com licença o padre Miguel Carlos Marinho baptizou solenemente e pos os santos óleos a Ignacio que nasceu aos vinte dias do sobre dito mês e anno filho legítimo de Francisco Marinho e de sua mulher Maria Magdalena moradora na rua do cais desta vila avós paternos Antonio Marinho e Anna Gonçalves e avos maternos Gonçallo da (Villa ou Silva)?? e Ignes Correa.
Foram padrinhos o padre António da (Villa ou Silva) Cimoens".
Não sei se esta transcrição está correcta ou enferma de alguma má leitura.
Já pedi fotocópia do assento, vou digitalizar e mando por email.
Se pretender, mais tarde envio por correio.
Quanto ao casamento ainda não tive oportunidade porque me perdi no baptismo de Francisco Marinho o qual não encontrei.Será que ele não nasceu em Cerveira?
Diga-me qualquer coisa porque amanhã retorno ao Arquivo.

Cordiais cumprimentos
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#133986 | flordealecrim | 13 nov 2006 20:36 | Em resposta a: #133959

Caro Maia da Fonseca

Fico muito grata pela sua disponibilidade em me ajudar nesta pesquisa.

Não sei se o Francisco Marinho nasceu em Vila Nova de Cerveira, só sei que foi Capitão de Ordenanças nessa localidade.Talvez o casamento dele com Maria Madalena se tenha realizado em Vila Nova de Cerveira.

Se tiver tempo pedia-lhe ainda para ver se encontra uma filha de Ignácio Francisco Marinho e de D. Maria de Ayala, de nome Rita Marinho Ayala, que nasceu também em Vila Nova de Cerveira (segundo o que consta no casamento de uma filha).

O meu e-mail:flordealecrim@hotmail.com
Cordiais cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#134520 | flordealecrim | 17 nov 2006 21:28 | Em resposta a: #133986

Prezado Maia da Fonseca

Não encontrou mais dada desta minha gente de Vila Nova de Cerveira?

Cordiais cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#134529 | Fmaia | 17 nov 2006 22:08 | Em resposta a: #93175

Estimada Isabel Roque

Por motivos de ordem vária não pude deslocar-me ao Arquivo, tencionando no entanto ir lá na Segunda-Feira.
Pelo mesmo motivo ainda não tive acesso à fotocópia para poder digitalizá-la e enviar conforme prometido.
Pode ficar descansada que não me esqueci de si.

Cordialmente
Maia da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#134533 | flordealecrim | 17 nov 2006 22:26 | Em resposta a: #134529

Caro Maia da Fonseca

Agradeço muito a sua disponibilidade.

Em complemento, adianto que a filha do Ignácio Francisco Marinho, casou em Lovelhe (Vila Nova de Cerveira) em 1858, com José Maria Alves Linhares, que nasceu em 1802, do qual tenho processo de Inquirição de Genere. Através desse casamento ficou legitimada uma filha de nome Cândida Adelaide, que tinha sido exposta em Lanhelas (Caminha) em 1846 (12 anos antes) do casamento dos pais.
Penso que esta já não devia ser muito nova quando casou.
Gente complicada esta..

Cordiais cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#135569 | IsabelFont | 27 nov 2006 10:03 | Em resposta a: #93456

Bom dia caro confrade Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes,
Andando em pesquisas aqui no GENEA percebi da sua disponibiliadade e amabilidade em ajudar quem está longe. Estou numa aldeia perto da Lourinhã e precisava de informações de uma familiar minha (Trisavó) Júlia do Carmo Guedes, que teria nascido em Mirandela em 4/11/1817, tendo falecido em 5/Jan/1891. Só que não tenho a certeza se petence ao ADBraga ou ao de Bragança. Para evitar pagar horas de pesquisa, pois quero pedir fotocópias do assento de nascimento, qualquer informação + concreta é preciosa.
Atecipadamente grata,
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#135601 | tiagogenio | 27 nov 2006 15:07 | Em resposta a: #135569

Cara Sra Maria Isabel Fontoura,

Espero até amanhã conseguir descobrir qualquer informação relativa à sua trisavó Júlia Carmo Guedes. De facto, tenho tentado ajudar e fornecer dentro da minha disponibilidade e, sobretudo, na minha amabilidade, informações sobre antepassados a quem está longe. Infelizmente muitas vezes esta amabilidade não é retribuida dentro deste universo de «confrades». Se, porventura, precisar de mais alguma coisa sinta-se perfeitamente livre de o fazer. Se, porventura, souber de alguém que me possa ajudar a nível de uma pesquisa na Torre do Tombo agradecia profundamente que me dissesse alguma coisa.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#136347 | IsabelFont | 03 dez 2006 18:49 | Em resposta a: #135601

Boa tarde caro confrade,
Presumo que ainda não teve oportunidade de encontrar qq. informação ácerca da minha trisavó Júlia do Carmo Guedes. Além disso, acho que Mirandela pertence ao A.D. Bragança. De qq. modo tenho outro pedido a fazer-lhe, que este sim acho que é A. D. Braga. Oxalá me possa ajudar. Trata-se de meu bisavô naterno : Manuel Justino de Araújo Regalo, nascido na freguesia de Sta Maria do Bouro, concelho de Amares, provavelmente em 1860 (ou 1859 ou 1861). Morreu em 8/3/1908, em Lisboa. Ficar-lhe-ia muito grata se me conseguisse indicar a data de seu nascimento, para eu poder pedir o assento de nascimento, via Internet.
Fala na sua mensagem anterior em qq. investigação na Torre do Tombo; não vivo lá, mas de vez em qd. vou lá; nunca vou com muito tempo disponível, mas se for qq. coisa que eu saiba procurar, por favor diga.
Cumprimentos de
Mª Isabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#137888 | flordealecrim | 21 dez 2006 18:23 | Em resposta a: #133889

Caro Jogmar

Na impossibilidade de o fazer por outro meio, venho desejar-lhe um Santo Natal e um feliz Ano de 2007.
Mais uma vez, agradeço-lhe as ajudas que me tem dado.

Um abraço.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#137931 | flordealecrim | 22 dez 2006 09:33 | Em resposta a: #134533

Caro Maia da Fonseca

Não o podendo fazer de outro modo, venho desejar-lhe um Feliz Natal e um bom Ano de 2007.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#137986 | Jogmar | 22 dez 2006 19:13 | Em resposta a: #137888

Cara Isabel
Fico grato pelos votos de Boas Festas e espero tambem que tudo aquilo que me desejou valha para si em igual e que o novo Ano lhe traga algo que não tenha conseguido alcançar neste mesmo que agora está a findar.
Quanto ao seu pedido esteja descansada que na próxima semana tentarei resolve-lo com todo o gosto so ainda nao o resolvi ou pelo menos tentei resolve-lo por falta de tempo.
Cumprimentos redobrados pela época Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138439 | Jogmar | 28 dez 2006 19:47 | Em resposta a: #137888

Cara Isabel Roque
Como o prometido é devido e mais vale tarde do que nunca e depois de bastante trabalho de pesquisa, penso eu ter conseguido as informações que me pediu.

1º Baptismo de Domingos Lourenço Viana
Domingos filho legitimo de Domingos Lourenço soldado e de sua mulher Domingas Gomes, moradores no Adro da Igreja Velha, neto pella parte paterna de Domingos Lourenço natural de Sam Romam da Ucha, termo da Villa de Prado, e de sua mulher Margarida Francisca natural da Freguesia da Lama Couto de Azevedo, e pella materna de Manoel Fernandes de Queyrós natural da Villa de Ponte de Lima, e de sua mulher Paschoa Gomes natural da freguesia de Santhiago da Gemieira termo de Ponte de Lima, nasceu aos catorze dias do mês de Julho do anno de mil setecentos e cincoenta e cinco, e foy baptizado na Pia baptismal desta collegiada, e nela lhe pus os santos oleos por mim o padre José Gonçalves da Lomba cura dela aos dezoito dias do dito mês e anno, foram padrinhos Domingos Martins, natural de Amares e Rosa Maria filha de Joam Barboza de Almeyda, e de Maria Ribeyra moradores no Campo do Forno e com sua procuração tocou o baptizado o padre Thomas Barboza de Almeyda, irmão da dita madrinha. Testemunhas o mesmo padrinho e procurador que comigo asignaram era ut supra.

Ps: ( De referir que o nome Ucha que se encontra no texto acima se refere a uma terra na altura fazendo parte do termo da villa de Prado que neste momento não existe, pertencendo neste momento a Vila Verde visto o termo de Prado não a Vila se ter extinto entretanto.)

Assento do livro de nascimentos de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, com a cota nº 3.20.3.15. pags 257 verso e 258.

2º Baptismo de Maria Victória
Maria filha legitima de Manoel José Rodrigues, e Rosa Maria Moradores na Rua do Cais meus fregueses, neta pella parte paterna de Manoel Rodrigues e de sua mulher Domingas Rodrigues ambos naturaes, e moradores da freguesia de Sam Miguel de Labradas Termo da Villa de Ponte de Lima, e pella materna de Domingos Pinto natural da freguesia de Vilar de Frades, termo de Barcelos, e de sua mulher Magdalena de Araújo natural da freguesia de Sam Martinho da Gandra, termo da Villa da Barca; nasceo aos vinte dias do mês de Julho de mil setecentos e cincoenta e cinco anos. Foy baptizada na Pia baptismal desta collegiada por mim o encomendado António Alvares da Rocha, que lhe pus os santos oleos aos vinte e sete dias do dito mês e anno. Forão padrinhos Francisco Fernandes, e sua mulher Maria Antónia vendeyros moradores na Rua do Cais, cujo padrinho asignou como testemunha, e o Padre João Francisco da Rua Grande desta mesma Freguesia, e por verdade fiz este acento: dia supra

Assento do livro de nascimentos nº 9 de Santa Maria Maior com a Cota 3.20.3.15. e pags 258 verso e 259

Todo o texto está transcrito tal como está nos assentos

No momento fico contente por penso eu lhe ter sido útil ficando isto como a minha prenda tardia de Natal.
Com votos de um Feliz e Próspero Ano Novo e os mais sinceros cumprimentos:
Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138451 | flordealecrim | 28 dez 2006 20:43 | Em resposta a: #138439

Caro Jogmar

Nem tenho palavras para lhe agradecer, foi sem dúvida a maior prenda de Natal que tive. Não imagina a alegria que me deu, pois esta minha gente tem sido dificil de encontrar, e a si devo muito.

Quando voltar ao Arquivo e se tiver tempo, agradecia se me tentasse descobrir o casamento destes.

Desejo-lhe um Bom Ano de 2007 e todos os seus sonho se concretizem.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138482 | Jogmar | 29 dez 2006 07:17 | Em resposta a: #138451

Cara Isabel
Fico contente por ter sido util é este o espirito deste forum embora por vezes haja pessoas que prometem ajuda e depois se esquecem do prometido o que infelizmente ja se tem passado comigo.
Quanto ao seu novo pedido e claro sem compromisso de tempo tentarei ajuda-la.
De Novo um Ano Novo cheio de descobertas.

Um Abraço Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138876 | Jogmar | 02 jan 2007 17:09 | Em resposta a: #138451

Cara Isabel Roque

Primeiro de tudo espero que tenha passado uma excelente passagem de Ano e claro estou de novo a enviar-lhe mais uma prenda esta do Novo Ano.

Para começar, excepto uns pequenos pormenores, acho que encontrei o casamento de Domingos Lourenço Viana com Maria Victória que passo a reescrever:

No primeiro dia do mês de Março de mil setecentos e setenta e dois annos, dadas e publicadas da forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituiçoens Bracarenses Autocanónica denunciaçoens nesta Collegiada de Santa Maria Mayor de Vianna, e na parochia de Nossa Senhora de Monserrate e mostrandome certidoens de seus Baptismos tudo sem inpedimento se receberam de mútuo consentimento e por palavras de presente nesta mesma collegiada da minha prezença e das testemunhas abaixo asignadas Domingos Lourenço filho legitimo de outro Domingos Lourenço e de Domingas Gomes moradores na rua de Marthim Velho, neto paterno de Domingos Lourenço natural de Sam Romam De Ucha termo de Villa de Prado e de Margarida Francisca natural da freguesia de Lama Couto de Azevedo materno de Paulo Fernandes De Queirós natural da Villa De Ponte de Lima e de Páscoa Gomes natural de Sam Thiago de Gimieira com Maria Victória filha legitima de Manoel José Rodrigues e de Roza Maria paterna de Balthezar Rodrigues, termo de Ponte De Lima. Materna de Domingos Pinto natural De Villa De Frades termo de Barcelos, e de Magdalena de Outeiro natural de Sam Martinho Da Gandra termo da Villa De Barca e ela contrahente moradora na rua do Caes desta Villa e no mesmo dia receberam as bençãos na forma do Ritual Romano estando presentes por testemunhas Theodózio Da Silva e Manoel José Rodrigues, e António Gonçalves De Castro e muitas mais Pessoas desta Villa e que pero constar fis este termo, que asignamos.

Ps: Como reparou á uma diferença no nome do Avô materno do Domingos e no Avô paterno da Maria e na Avó materna o resto está tudo correcto tendo sido talvez erro do Cura ao escrever o assento.

assento de casamento do livro 3. 20. 4. 22 nº6 de Santa Maria Maior na página 194 e 194 verso.

Com votos de uma entrada no NOVO ANO
Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138908 | flordealecrim | 02 jan 2007 21:51 | Em resposta a: #138876

Caro Amigo

A minha pasagem para este ano correu dentro da normalidade! E a sua espero que também tenha corrido bem.

Pelos vistos começou o ano a fazer pesquisas. Agradeço muito as enormes ajudas que me tem dado.

Só agora tive oportunidade de vir ao computador e vi a sua mensagem. Também me parece que são erros do cura, pois era demasiada coincidência o resto bater tudo certo.

Desejo-lhe um Ano em possa concretizar todos os sonhos. Mais uma vez o meu enorme obrigada.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#138969 | diogopp | 03 jan 2007 12:20 | Em resposta a: #138876

Caro Jogmar,

Sem querer abusar, pois vejo que tem "pano para mangas" pela quantidade de ajuda que dá às pessoas deste forum! Queria-lhe perguntar se me consegue descobrir a ascendência de DOMINGOS GONÇALVES DE LIMA, Filho de ANTONIO GONÇALVES DE LIMA e de MARIA BEATRIZ GONÇALVES. Não conheço muito bem o distito de Braga mas segundo o assento do 2º casamento de DOMINGOS GONÇALVES DE LIMA a 22.02.1723 em Santa Eulália (Antigo Bispado de Elvas), este nasceu na freguesia de São Tomé do Torrilhão no Bispado de Braga. A unica pista que tenho relativamente à possivel data de nascimento é a data de casamento, pelo que suponho que tenha nascido entre 1670-1680.

Agradeço-lhe qualquer ajuda que me possa dar. Moro no Alentejo e neste momento é impossivel ir a Braga pesquisar!
Os meus cumprimentos e os desejos de um bom ano para si,

P.S. Se porventura precisar de alguma ajuda no Arquivo Historico de Elvas diga-me que eu dou lá um salto assim que puder.

Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#139011 | Jogmar | 03 jan 2007 17:18 | Em resposta a: #138908

Cara Isabel
Fico-lhe grato pela mensagem e retribue-lhe os seus desejos.

Cumprimentos Jogmar

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#139897 | flordealecrim | 11 jan 2007 15:43 | Em resposta a: #137931

Caro Maia da Fonseca

Espero que tenha entrado bem no ano de 2007.

Não chegou a encontrar nada dos "Marinho" de Vila Nova de Cerveira?

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#141304 | Lages | 23 jan 2007 14:03 | Em resposta a: #133828

Caro Confrade : Sou português, residente no Brasil (Recife) há 52 anos e há 30 faço a minha árvore genealógica. Agora já falta pouco para terminar, mas dependo das informações de alguns padres que tenho na família, principalmente século XVIII. Tinha um confrade que me ajudava, mas sumiu ... Será que você poderia dar-me alguma ajuda ? Não tenho pressa. Aqui no Brasil, só posso fazer pesquisas nos microfilmes dos mórmons, mas eles não têm os registos de padres do Arquivo Distrital de Braga. Desde já agradeço o que puder fazer por mim. Um abraço. Antonio Lages

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154140 | monesi | 28 abr 2007 12:22 | Em resposta a: #134533

Caros amigos do fórum,

Estou aqui a pedir-lhes encarecidamente,ajuda para encontrar o assento de batismo e certidão de casamento de meu avô.Estou tendo muitas dificuldades,pois pretendo pedir a cidadania portuguesa,mas, através de advogados me será cobrado um valor astrônomico,o qual não posso pagar,sem contar que tudo terá que ser feito num prazo de 6 meses ou pagarei tudo de novo.
Um processo de retificação de nomes e datas terá que ser feito também,mas para isso tenho que,primeiro reunir todos os documentos para ver quais serão os acertos.
Eis os dados que possuo:

Nome:José Fernandes
Pai:Severino Fernandes
Mãe:Maria Rosa de Souza
Nascimento:22/03/1895
Local:Chamoim Conselho de Terras de Bouro Distrito de Braga

Ele nasceu em Chamoim,mas viveu em Terras de Bouro,então pode ter sido batizado em um ou outro local.
Por volta de 1921 casou-se com uma senhora de sobrenome Gonçalves e teve 2 filhos:Abílio Gonçalves de Souza Fernandes em 1923 ou 1924 e Celeste algum tempo depois.
Agradeço a todos e fico no aguardo.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154146 | pachancho | 28 abr 2007 13:08 | Em resposta a: #93175

jogmar,

o horário é: das 9h às 12.30m e das 14h às 17.30.

A pesquisa é feita, por nós, através dos livros de registos paroquiais. Estes estão ordenados por conceljos, freguesias e por ano.


Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154148 | monesi | 28 abr 2007 13:11 | Em resposta a: #154146

Panancho,

Moro no Brasil.Você pode me ajudar?

Monesi(Simone)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154208 | pachancho | 28 abr 2007 22:10 | Em resposta a: #154148

simone,

o que procura?

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154216 | monesi | 29 abr 2007 00:04 | Em resposta a: #154208

Paula,
Obrigada por me responder.
Eu necessito do assento de batismo e de casamento de meu avô.Creio que o de batismo deve estar no arquivo distrital,pois já faz mais de 100 anos,mas o de casamento deve estar ainda na conservatória.

Eis os dados que possuo:
Nome:José Fernandes
Pai:Severino Fernandes
Mãe:Maria Rosa de Souza
Nascimento:22/03/1895
Local:Freguesia de Chamoim Conselho de Terras de Bouro Distrito de Braga
Ele viveu em Terras de Bouro,então ele pode ter sido batizado em Chamoim ou Terras de Bouro.

Casou-se por volta de 1920 ,em Terras de Bouro,com uma senhora de sobrenome Gonçalves e teve o filho Abílio Gonçalves de Souza Fernandes em 1923 ou 1924 e Celeste.
Sou neta do segundo casamento do meu avô,já aqui no Brasil,onde moro.

Desde já agradeço o que puder fazer por mim.
Simone.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154331 | pachancho | 29 abr 2007 22:09 | Em resposta a: #154216

simone,

Não sei se Terras de Bouro estará no arquivo de Braga, vou verificar depois digo-lhe.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154405 | monesi | 30 abr 2007 12:58 | Em resposta a: #154331

Paula,

Segundo eu soube,está parece que Terras de Bouro é conselho de Braga.
Agradeço-lhe muito o que puderes fazer por mim.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154450 | pachancho | 30 abr 2007 18:38 | Em resposta a: #154405

Fui ao Arquivo de Braga mas aqui só se encontram os registos de Terras de Bouro até 1891. Laqmento naõ poder ajudar. Tem que contactar o registo civil de Terras de Bouro.
endereço:
crcpncom.terras-bouro@dgrn.mj.pt

telf-253350070

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#154456 | monesi | 30 abr 2007 19:22 | Em resposta a: #154450

Paula,

Não se lamente.Você me ajudou muito,primeiro com a sua boa vontade,segundo que agora eu já sei concretamente onde estão as certidões.

Fico-lhe muito grata, simone

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#241250 | filipeclix | 06 out 2009 15:12 | Em resposta a: #102661

Caro: Por favor assim que possa fale cmg penso que temos algo em comum sobre


João Roberto de Carvalho


Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo de Braga / Ajuda.

#241520 | filipeclix | 09 out 2009 13:18 | Em resposta a: #102349

CARO FILIPE PRISTA LUCAS

GOSTARIA QUE ME INFORMASSE SE TEM CONTACTO COM TIAGO FONTES "TIAGOGENIO"


ASSUNTO : FAMILIA CARVALHO DE VIANA DO CASTELO

OBRIGADO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen