Antonio Alves Ramos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Antonio Alves Ramos

#93253 | Brenner 2 | 12 jun 2005 23:00

Procuro informações sobre Antonio Alves Ramos, nascido em Portugal, em 24.6.1850, filho de Domingos Braz Alves e Maria Theresa Ramos.
Emigrou para o Brasil (Rio de Janeiro) em cerca de 1864. Tornou-se um benemérito cidadão e personagem importante em minha cidade: Santa Maria, Rio Grande do Sul.
Estou trabalhando em sua biografia e tento descobrir em que lugar de Portugal ele nasceu e outras informações. Como posso obter isso?
José antonio Brenner
jabbrenner@via-rs.net

Resposta

Link directo:

Antonio Alves Ramos

#93486 | victorferreira | 14 jun 2005 21:09 | Em resposta a: #93253

Caro participante,

Assim é difícil. Mas vamos lá:

1. Procure algum documento que faça referência ao personagem que pesquisa, mas que dê pelo menos indirectamente indicações da sua origem. Cartas antigas, envelopes amarelos, escrituras de compras e vendas, referências a parentes em Portugal com indicações geográficas, o nome do navio, o porto de embarque e o de chegada (alguns portos conservam registos dos navios que lá aportaram com róis de passageiros e proveniências), o documento de viagem ou o do seu primeiro registo no Brasil.
E 'origem' quer dizer: a Localidade (a aldeia, se for o caso em zonas rurais); a Freguesia (na altura, a parcela básica de divisão do território, equivalente à Paróquia); o Concelho (Município); o Distrito (mais ou menos equivalente ao Estado no Brasil); com um bocadão de sorte a antiga designação de "Província" também poderá ajudar; 'in extremis' a 'Região' pelo menos ...
Sem uma referência geográfica, é como procurar um grão de areia específico numa praia: ele está lá ... mas e achá-lo?!

2. Com isso em mãos, pode-se ir aos Arquivos Distritais e tentar descobrir o seu registo de nascimento, confirmando com a data e os pais, que já conhece.

Como pode imaginar, há dezenas senão centenas de famílias 'Alves' e 'Ramos' em Portugal de Norte a Sul, a pessoa em questão provavelmente já perdeu há mais de cem anos os contactos com a sua família por estas bandas, e seria uma sorte enorme encontrar algum Alves Ramos que fosse parente dos que refere.

Mas não pense que é impossível. Recentemente um brasileiro descobriu a partir desta investigação que lhe proponho um seu parente, para uma data mais recente é verdade, mas com muito menos informação que a que tem.

Sucesso.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Alves Ramos

#93504 | Brenner 2 | 15 jun 2005 00:05 | Em resposta a: #93486

Infelizmente, os papéis pessoais de Antonio Alves Ramos não foram conservados.
Eu tenho alguma esperança que possa haver algum registro referente à emigração dele, pois era um adolescente, e não poderia ter emigrado sem alguma espécie de licença ou na companhia de algum adulto responsável.
O ano da emigração para o Brasil foi ao redor de 1864.

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Alves Ramos

#93570 | victorferreira | 15 jun 2005 15:50 | Em resposta a: #93504

Caro participante,
Eu ando há uns tempos, por razões meramente pessoais, à procura de informações sobre dois personagens do séc XVI. Tem-me custado muito levantar documentação sobre eles. Por isso sei o que sente de frustração e ao mesmo tempo de vontade de descobrir o mais pequeno indício que possa trazer um pouco de luz sobre as suas histórias.

E dada a sua quase total 'escuridão' quanto às origens do personagem, "para grandes males, grandes remédios" (passe a presunção): peça por favor ao moderador deste Forum (é só clicar no [Moderador] ali em cima, na barra a verde claro) que lhe faculte o meu endereço pessoal.
Assim posso passar-lhe alguns endereços de e-mail que o poderão ajudar.

Nada se pode prometer, mas pelo menos pode começar um processo simples e cómodo de contactos com Organismos Oficiais portugueses que pode render algum fruto.

Os meus cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen