Registo de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Hispânia | Formação

Registo de Nascimento

#9349 | anareis | 18 set 2001 15:52

A minha bisavó nasceu em Boltaña, Huesca, Espanha. Como poderei fazer para obter um registo de nascimento dela?

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9376 | Maria | 19 set 2001 09:17 | Em resposta a: #9349

Também gostava de saber pois estou a fazer a reconstituição da família de minha tia cuja mãe era natural de Espanha.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9379 | JCC | 19 set 2001 11:03 | Em resposta a: #9349

Meus caros

Não tenho experiência de investigação própria mas tenho ouvido alguns confrades falar sobre o assunto. Tanto quanto sei também em Espanha existem dois períodos: um em que apenas havia registos paroquiais e outro em que passou a haver registos "oficiais". Ignoro a data em que se passou de um sistema a outro mas, para depois dessa data, a situação é semelhante ao que se passa por cá. Pedir para o equivalente à conservatória do Registo Civil a certidão respectiva. Para isso haverá que saber, certamente, datas e nomes.

No que se refere aos registos paroquiais, infelizmente para os investigadores, a situação é bem diferente da portuguesa. Não existe um Arquivo central, ou sequer um por região autónoma, os registos continuam entregues à Igreja e aqui depende da diocese: umas têm arquivos diocesanos, outras mantêm os livros à guarda dos párocos e portanto só um contacto local é que poderá saber qual é a situação em cada localidade.

Finalmente, e para complicar um pouco, mesmo nos casos dos arquivos diocesanos, eles não são, habitualmente, de consulta pública pelo que é preciso obter previamente uma autorização para as consultas. Como se isso não bastasse os horários de funcionamento não são dos melhores.

Por aqui podemos ver a nossa felicidade em viver em Portugal, onde a maioria dos arquivos estão inventariados e com acesso público.

Uma última sugestão: pode ser que os Mormons tenho microfilmes dos livros espanhóis. Aliás é bem provável. Por isso uma consulta ao Centro de História de Família poderá ajudar.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9752 | anaerandio | 26 set 2001 11:01 | Em resposta a: #9349

para obtener certificados de nacimiento, defuncion, etc. hay enviar una carta con el nombre apellidos y fecha de nacimiento, si no se sabe, puedes poner una aproximada al Registro Civil de la ciudad. En este caso como es un pueblo hay que saber si tiene registro propio o no. En la carta adjuntas un sobre con tu dirección y con sellos y te lo envian sin mas. Me voy a informar sobre este pueblo y ya te contare. Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9754 | francisco | 26 set 2001 11:26 | Em resposta a: #9752

Cara Ana,

Por acaso não sabe a instituição que devo contactar para pedir uma transcrição de uma carta de brasão de armas espanhola, que julgo que dependa do Ministério da Justiça Espanhol.

Com os meus cumprimentos,

Francisco de Mendia

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9762 | anaerandio | 26 set 2001 12:18 | Em resposta a: #9349

hola. te digo la direccion a donde te tienes que dirigir.

Ayuntamiento de Boltaña
Registro Civil.
22340-BOLTAÑA (HUESCA).

TE RECUERDO QUE LAS FOTOCOPIAS SON GRATIS, NO TIENES QUE ENVIAR DINERO, SOLO INCLUIR UN SOBRE CON EL SELLO CORRESPONDIENTE PARA RESPUESTA.

SUERTE.
ANA.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9763 | anaerandio | 26 set 2001 12:19 | Em resposta a: #9754

HOLA FRANCISCO.

NO SE EXACTAMENTE A LO QUE TE REFIERES. SI ME LO EXPLICAS MEJOR, ME PUEDO INFORMAR.

DIME QUE ES "CARTA DE BRASAO DE ARMAS"

ANA

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9765 | francisco | 26 set 2001 12:34 | Em resposta a: #9763

É o documento de concessão de um brasão (blasone).

Já agora gostava de lhe perguntar se conhece alguma associação de geneologia do País Basco? Tenho interesse na região de Guipuzcoa, Oñate.

Obrigado pela sua disponibilidade,

FM

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9768 | anareis | 26 set 2001 14:15 | Em resposta a: #9762

Muito obrigado, Ana
Vou fazer isso.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9773 | Carlos Silva | 26 set 2001 15:04 | Em resposta a: #9379

Caro Joào Cordovil Cardoso,

Infelizmente, para Espanha os Mormons parecem nào ter acesso aos registos paroquiais mas apenas ao registo civil (entre outras fontes, que nào compensam, como que para enganar a fome).

Para verificar caso especial, veja-se :

http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,180,0

Isso é muito significativo, e suponho altamente representativo das dificuldades para fazer pesquisas em Espanha.

Representativo de modo geral. O acesso que os Mormons tiveram ou nào aos Arquivos é um indicador para o estudioso individual.

Assim se dà tambem o caso em Italia, que teria no entanto material e fontes mesmo excelentes, mas cujo acesso é sujeito a serias dificuldades administrativas (autorizaçoes tec..).

A incerteza da mesma base de dados para o Brasil é representativa do aleatorio que enfrentam os genealogistas Brasileiros.

Pesquisar em Portugal é portanto uma sorte.

melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9803 | anaerandio | 26 set 2001 18:40 | Em resposta a: #9765

hola. te digo la direccion del "Censo Guia de Archivos Españoles"
www.mcu.es/homemcu.html
Creo que en esta dirección puedes encontrar los archivos que necesitas. ademas de doi direcciones de archivos del Pais Vasco.
CENTRO DE PATRIMONIO DOCUMENTAL DEL GOBIERNO VASCO. www.irargi.org/
FUNDACION SABINO ARANA:www.sabinoarana.org/castellano
HERALDICA VASCA:www.paisvasco.com/heraldica
ARCHIVO HISTORICO DE PROTOCOLOS DE GUIPUZCOA:
www.gipuzkoa.net/kultura
yo soy de Bilbao, si me dires mas exactamente lo que estas buscando igual te puedo ayudar.
ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9838 | francisco | 27 set 2001 11:24 | Em resposta a: #9803

Cara Ana,

Obrigado pela sua informação.
O que pretendo é uma cópia da carta de armas passada em Espanha ao meu trisavô, D. José Matheo de Mendia y Elorza (n. S. Miguel de Eulate, Oñate a 3/9/1807) e da carta de concessão do título de Marquês de Mendia (em Espanha) a seu filho D. Eugénio de Mendia y Cunha Matos.
Se me der o seu email podia mandar-lhe mais elementos sobre a ascendência deste meu avô para saber se pode me ajudar.

Obrigado pela sua disponibilidade.

FM

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9855 | anaerandio | 27 set 2001 15:24 | Em resposta a: #9838

hola.
mi e-mail es anaerandio@mixmail.com

ana

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10130 | anaerandio | 02 out 2001 15:27 | Em resposta a: #9838

Hola Francisco:
Te escribo aqui, ya que he intentado 3 veces escribirte a tu e-mail y me lo devuelven, asi que espero que aqui lo recibas.
La Carta de concesión de títulos hay que solicitarla por escrito en:
ARCHIVO CENTRAL DEL MINISTERIO DE DEFENSA
C/SAN BERNARDO, 45
28015-MADRID
te contestarán dandote fecha para ir a consultar los expedientes, puedes hacer fotocopias de lo que te interese. Esto es así porque el título está ocupado actualmente por EDUARDO GUEREZ DE QUEIROZ DE MENDIA y vive en Portugal.
El primer marqués de Mendia fue EUGENIO DE MENDIA Y CUNHA MATOS, y le fue concedido el titulo el 7 de Agosto de 1913.
Si quieres solicitar certificados de nacimiento, etc. de todas las personas que me nombraste los puedes solicitar por fax en:
ARCHIVO DIOCESANO DE OÑATE
FAX: 943217625
Tienes que dar datos concretos, les pones también tu dirección para que te lo envien contrarembolso. Los precios son:
200 pts. cada copia sin certificar
700 pts. certificadas (autentificadas)
También tienen algo de Tolosa.
Un saludo Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10131 | francisco | 02 out 2001 15:48 | Em resposta a: #10130

Olá Ana,

Obrigado pela tua preciosa informação. Calculo que a carta de brasão de armas também possa ser pedida para esta morada?
Já agora gostava de te perguntar se existe algum nobiliário espanhol que contenha alguma informação sobre o que procuro?

Mais uma vez obrigado,

Francisco
email: franciscomendia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10144 | Maria | 02 out 2001 19:56 | Em resposta a: #9762

Estou a fazer a reconstituição da família de minha tia cujos avós materno penso que sejam naturais de Begur, pelo menos viviam lá antes de virem para Portugal.

Os apelidos que procuram são Forgas, Puy e Granés.

Obrigada, antecipadamente, por qualquer informação.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10175 | anaerandio | 03 out 2001 16:28 | Em resposta a: #10131

La carta de armas, tiene que ser por medio de un genealogista. Te digo una dirección.
ASOCIACION DE GENEALOGIA HISPANICA
HISPAGEN.
APARTADO DE CORREOS 116024
28080-MADRID
hispagen@inicia.es
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10176 | anaerandio | 03 out 2001 16:37 | Em resposta a: #10144

Hola Maria.
No encuentro ningún pueblo que se llame en la actualidad "Begur" He mirado en los códigos postales de España.¿Sabes en que provincia está o la ciudad más cercana? En cuanto a los apellidos , no los he oido nunca.
Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10181 | JCA | 03 out 2001 18:17 | Em resposta a: #10176

Hola Ana
Gostava de saber se já ouviu falar ou conhece os apelidos "Requejo" e "Alvarez", nomeadamente na vila de Maceda (Orense).
Perguntava-lhe também se me pode informar junto de quem poderei obter, via postal, um registo de nascimento, ou baptismo, de um individuo nascido cerca de 1810 em Bustavalle - Maceda.

Un saludo,

José M.S.A.C. Alvez Requeijo

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10193 | Maria | 03 out 2001 21:41 | Em resposta a: #10176

Hola Ana,

Segundo o livro(?) "Begur - Quaderns de la Revista de Girona" (num. 44 - Junho de 1993), Begur fica situada perto da Comarca "del Baix Empordà".

Quanto aos nomes "Forgas" (Josep Pella i Forgas) e Puig vem mencionados nesse mesmo livro. Por enquanto tenho só as indicações da minha tia mas terei que pedir as certidões de óbito, que ocorreram em Portugal, para conferir mais dados sobre a naturalidade.

De qualquer das maneiras obrigada pela ajuda.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10222 | francisco | 04 out 2001 09:14 | Em resposta a: #10175

Hola Ana,

Mais uma vez obrigado pelas suas indicações.

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10301 | anaerandio | 05 out 2001 15:15 | Em resposta a: #10181

Hola Jose:
Para obtener registros de nacimiento, etc.anteriores al año 1870 (en este año se crearon los Registros Civiles en España), hay que solicitarlos en los Registros Parroquiales de donde se trate.
Te puedo dar los datos del Ayuntamiento de Maceda, y ahi les puedes consultar a donde te tienes que dirigir exactamente ya que me hablas de un pueblo, por lo que te tendran que dirigir a su Iglesia o Iglesias, todo esto te lo podrán decir en el Ayuntamiento. En los Registros Parroquiales hay que dar datos muy exactos ya que "no es su trabajo buscar". También puedes ir alli personalmente y te dejarán "buscar". Te pongo también el fax, porque así es más rápido:
AYUNTAMIENTO DE MACEDA
RUO O TOURAL, N.2
32700-MACEDA (OURENSE)
TFNO:988-46.30.01
FAX:988-46.31.63
Si algún dia necesitas certificados de los Registros Civiles, la forma de dirigirse es:
Envias una carta con lo que quieres, y un sobre vacio con tu dirección y sellos para respuesta dentro y lo envias a:
REGISTRO CIVIL DE .......
CIUDAD
Así es suficiente no necesitas saber ni la calle ni el código postal. En las ciudades grandes hay varios Registros Civiles.
Espero que esto te ayude.
Un saludo Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10304 | anaerandio | 05 out 2001 15:37 | Em resposta a: #10193

Hola Maria:
Ya he encontrado algo sobre Begur. Tiene una pagina en la siguiente dirección:
www.begur.org
Tiene fotografias, historia de Begur,etc. Está en catalán.
Si utilizas el buscador Google y buscar con Begur, salen varias páginas.
Un saludo Ana.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10466 | Maria | 08 out 2001 13:21 | Em resposta a: #10304

Hola Ana,

Obrigada.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#10636 | JCA | 10 out 2001 16:32 | Em resposta a: #10301

Hola Ana
Muito~obrigado pelas informações

Un saludo

José M. Alvez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 11:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen