Registo de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Hispânia | Formação

Registo de Nascimento

#9349 | anareis | 18 set 2001 15:52

A minha bisavó nasceu em Boltaña, Huesca, Espanha. Como poderei fazer para obter um registo de nascimento dela?

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9376 | Maria | 19 set 2001 09:17 | Em resposta a: #9349

Também gostava de saber pois estou a fazer a reconstituição da família de minha tia cuja mãe era natural de Espanha.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimento

#9379 | JCC | 19 set 2001 11:03 | Em resposta a: #9349

Meus caros

Não tenho experiência de investigação própria mas tenho ouvido alguns confrades falar sobre o assunto. Tanto quanto sei também em Espanha existem dois períodos: um em que apenas havia registos paroquiais e outro em que passou a haver registos "oficiais". Ignoro a data em que se passou de um sistema a outro mas, para depois dessa data, a situação é semelhante ao que se passa por cá. Pedir para o equivalente à conservatória do Registo Civil a certidão respectiva. Para isso haverá que saber, certamente, datas e nomes.

No que se refere aos registos paroquiais, infelizmente para os investigadores, a situação é bem diferente da portuguesa. Não existe um Arquivo central, ou sequer um por região autónoma, os registos continuam entregues à Igreja e aqui depende da diocese: umas têm arquivos diocesanos, outras mantêm os livros à guarda dos párocos e portanto só um contacto local é que poderá saber qual é a situação em cada localidade.

Finalmente, e para complicar um pouco, mesmo nos casos dos arquivos diocesanos, eles não são, habitualmente, de consulta pública pelo que é preciso obter previamente uma autorização para as consultas. Como se isso não bastasse os horários de funcionamento não são dos melhores.

Por aqui podemos ver a nossa felicidade em viver em Portugal, onde a maioria dos arquivos estão inventariados e com acesso público.