O Campo de Ourique

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

O Campo de Ourique

#93502 | jflfl | 14 jun 2005 23:59

Alguem sabe onde posso consultar o jornal "O Campo de Ourique" editado em 1898 pelo Dr Francisco Soares Victor?
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#93529 | carlos luiz | 15 jun 2005 10:05 | Em resposta a: #93502

Caro amigo
Talvez na Hemeroteca Municipal de Lisboa
Rua São Pedro de Alcantara,3 Lisboa de Seg. a Quarta-feira das 12 h a 19 horas e Terça-feira 12H22. Tel 213467745
cumprimentos Carlos

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#93622 | jflfl | 16 jun 2005 00:34 | Em resposta a: #93529

Caro Carlos Reis Luiz
Muito obrigado pela sua "dica".
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#93627 | rafael | 16 jun 2005 02:12 | Em resposta a: #93622

Caro Joaquim Falcão de Lima

Talvez telefonando para os serviços culturais da C.M.BEJA , sei que têm os Boletins e possivelmente terão também esses periódicos antigos; ou na secção adjunta ao Arq. Distrital.
Apenas possuo a fotocópia de um exemplar e foi o suficiente para aquilatar o valor do exemplar que tenho, porque se refere a pessoas principais das freguesias e seus cargos, por isso tenho também muito interesse nesses periódicos e de outros semelhantes das regiões que me interesso.
Com os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#93702 | jflfl | 16 jun 2005 20:47 | Em resposta a: #93627

Carissimo amigo Rafael Carvalho
Muito obrigado pela sua dica que irei explorar. E caso consiga encontrá-los e fotocopiá-los tenho todo o gosto em fazê-lo em duplicado. Afinal será mais um motivo para me encontrar consigo e o rever.
Um abraço
Joaquim

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#167440 | acardote | 14 set 2007 22:15 | Em resposta a: #93627

Caro Sr. Rafael Carvalho,

O fundador do Jornal Campo de Ourique foi o meu trisavô, julgo ter sido em 1875 em Aljustrel. Já contactei o Dr. Artur Martins, director do Museu Municipal de Aljustrel com o objectivo de obter cópias do referido jornal, mas o Museu não tem qualquer exemplar (1ª serie - 20 números ??), contudo existe na Biblioteca Nacional. Não tive ainda oportunidade de me deslocar á Biblioteca Nacional.
O Campo de Ourique foi 1 dos primeiros Jornais do Baixo Alentejo.
Será possivel obter copia do exemplar ou exemplares que o Sr. Rafael Carvalho possui.

Cumprimentos,

Antonio Cardote

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#167593 | rafael | 17 set 2007 18:35 | Em resposta a: #167440

Caro António Cardote

Regressado a casa só agora pude responder-lhe.Lamento não poder ser prestável, porque apenas fui possuidor da fotocópia de 1 exemplar que referia algumas pessoas de minha família e não me recordo onde tenho essa fotocópia.
Como sou natural do concelho de Ourique tudo que diz respeito a esta antiga comarca me interessa.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#192035 | Maria M Luz | 10 abr 2008 20:24 | Em resposta a: #93627

Ourique pertencia ao Bispado de Beja? E Alvalade, a que bispado pertencia? Gratos pela informação.

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#192036 | melisa | 10 abr 2008 20:33 | Em resposta a: #192035

Cara Maria da Luz

Não sei se havia bispado de Beja.

Normalmente em registos paroquiais de outras províncias , por exemplo no Algarve era mencionado quer num caso quer noutro pertencerem ao arcebispado de Évora.
Mas claro que ambas as localidades pertenciam á região de Beja.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: O Campo de Ourique

#192040 | Panonias | 10 abr 2008 21:01 | Em resposta a: #192035

Cara Maria M Luz


A 10 de Junho de 1770 de acordo com as cartas régias enviadas em 5 de Março, Clemente XIV cria as novas dioceses de Beja e Castelo Branco.



A partir desta data passaram a pertencer ao Bispado de Beja todas as 15 Vilas da Comarca do Campo de Ourique, onde obviamente se incluia a de Alvalade.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen