familia terra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

familia terra

#93565 | sandrisabel | 15 jun 2005 15:34

gostaria de entrar em contacto com o engº fabio reis fernandes a fim de esclarecer se meu bisavô também lhe pertence.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#93603 | FRF | 15 jun 2005 18:45 | Em resposta a: #93565

Olá Sandrisabel

Como se chama o seu bisavô?

Fábio Reis Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#93742 | sandrisabel | 17 jun 2005 18:43 | Em resposta a: #93603

Boa tarde,

O meu bisavô chamava-se José Marques da Silva Terra e de certeza que é irmão gémeo de Manuel Marques da Silva Terra. Posso contar toda a história, que eu acho bonita e com muito caracter. Casou com Maria da Graça de Jesus e teve 16 filhos. posso dar toda a descendencia. Acho que era engraçado ao fim de todos estes anos conseguirmos cruzar tudo.
Obrigada pelo seu contacto. Aguardo notícias.
O meu nome: Sandra Isabel Seixas Terra Fagundes

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#93779 | FRF | 18 jun 2005 12:47 | Em resposta a: #93742

Prima Sandra,

Realmente é fantástico virmos a nos encontrar aqui. Tenho a minha genealogia (o pouco que conheço) escrita aqui no GENEA. Vá a e e procure Família Fernandes da freguesia de São Vicente de Pereira (Ovar). Explico: meu pai é Fernandes do Lugar do Casal, e minha mãe é Terra do Lugar do Corgo. Ambos são primos por outra família (Reis), pois os meus avôs Fernandes e Terra casaram com espôsas "Reis". Giro, não é? Provavelmente conhecerás o Filipe, que também é Terra e casou-se com a Alzirinha, também ela Reis. Conheci, há uns anos atrás, quando faleceu a minha avó (espôsa de Manuel Marques da Silva Terra) a prima Alda, que mora em Espinho. Era dela que estavas a falar?

É melhor escrever um pouco de cada vez, para não confundir.

Até a próxima. Beijos.

Fábio.

A sua

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#93780 | FRF | 18 jun 2005 12:50 | Em resposta a: #93779

Prima Sandra,

Houve qualquer problema com a minha mensagem anterior. Vamos ver se é desta.

Realmente é fantástico virmos a nos encontrar aqui. Tenho a minha genealogia (o pouco que conheço) escrita aqui no GENEA. Vá a Espaço Guarda-Mor e Outtras Famílias e procure Família Fernandes da freguesia de São Vicente de Pereira (Ovar). Explico: meu pai é Fernandes do Lugar do Casal, e minha mãe é Terra do Lugar do Corgo. Ambos são primos por outra família (Reis), pois os meus avôs Fernandes e Terra casaram com espôsas "Reis". Giro, não é? Provavelmente conhecerás o Filipe, que também é Terra e casou-se com a Alzirinha, também ela Reis.

Conheci, há uns anos atrás, quando faleceu a minha avó (espôsa de Manuel Marques da Silva Terra) a prima Alda, que mora em Espinho. Era dela que estavas a falar?

É melhor escrever um pouco de cada vez, para não confundir.

Até a próxima. Beijos.

Fábio.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#93783 | sandrisabel | 18 jun 2005 13:08 | Em resposta a: #93780

Não conheço o filipe. É filho de quem?
A tia Aldinha é a mais velha. Neste momento, vivos, dos filhos do Prof. só a Cirilia (Espinho), a Alda(Espinho) e a Mimi em Lisboa. Não sei se mora em Ovar, mas là estão uma filha do Armando Terra (a Marília) e uma Filha do António ( a Lila - Cirilia).

Engraçado que neste ramo da família também houve um casamento assim entre irmãos, a minha Avó (Aurora Terra) casou com um Fagundes e a irmã Mimi com outro Fagundes também irmão.

A tia que eu estava a falar é a Mimi que ela lembra-se de muita coisa. Vou ver se consigo falar com ela este fim-de-semana e para a semana dou novidades mais precisas

Beijos

Sandra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94490 | sandrisabel | 27 jun 2005 17:11 | Em resposta a: #93783

Boa tarde,

Isto afinal é complicado.

O meu bisavô - José Marques da SIlva Terra tinha 3 irmãos e duas irmãs.

Maria Marques da Silva Terra, casada com José Rodrigues Varges
e tinham um filho Carlos

Carolina foi para o Brasil

João gémeo do meu bisavô

Manuel, o seu avô foi para o Brasil

António foi para o Brasil casou com uma senhora mais velha de côr e teve um filho que foi criado pelos meus bisavòs em ovar que se chama António Maria Ribeiro, tratado por Antonito, e o ano passado ainda estava vivo na Argentina(terá cerca de 92 anos)

Agora a confusão é que a minha tia Mimi diz que o pai deles se chamava António Amilcar.

Vou tentar confirmar com outra tia para ver se bate tudo certo, pois ás vezes a idade prega algumas partidas.

Beijos
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94593 | FRF | 28 jun 2005 15:52 | Em resposta a: #94490

Olá prima Sandra,

Estou radiante com as novidades que me dá. Isso realmente é muito complicado.

Já tinha descoberto que o gémeo do seu bisavô era João e não o meu avô Manuel.

O meu avô, esteve na América (Estados Unidos), mas no Brasil só se foi de passagem. Ele casou-se com a minha avó (óbvio) e teve três filhos: Rosalina (que mora em São Vicente), Donzília (minha mãe que mora no Brasil) e Duarte (faleceu no Brasil de acidente rodoviário eu era criança).

Por falar nisso, tenho 41 anos, nasci no Rio de Janeiro, mas sempre na minha infância passava férias com a minha avó em São Vicente. Depois de casar, resolvi vir de vez para Portugal, pois sempre me senti português. Estou cá em definitivo desde 1990 e tenho duas filhas já cá nascidas: Fabiana (13 anos) e Filipa (9 anos).

Vamos tentar reconstituir todos o tronco da família?

Até a próxima.

Beijos.

Fábio.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94600 | sandrisabel | 28 jun 2005 17:55 | Em resposta a: #94593

Olá primo Fábio,

Também eu estou contente, é sempre bom e interessante conhecermos as nossas raízes.
Até as tias ficaram entusiasmadas e já hoje me ligaram com mais novidades, só que a Mimi pensa que o seu avô foi para o Brasil.

Da tia Maria, que parece foi com quem tiveram mais contacto j´tenho o nome dos filhos e dos netos então casou com o José Varges, os filhos são muitos: Alcina,Alice, Nicolau(morreu nos Açores), Rosa, Cândido, Manuel, Jaime(morreu), Carlos(morreu no Brasil) e Maria Amélia. Netos em Espinho: Isaura( tem um cabeleireiro e conheço-a), Ana Maria, Vinda António (brasil), José (Brasil), e Martinho.

Filho da tia Carolina só conhecem o Amilcar.

Fiquei também a saber que a sua avò era uma mulher muito bonita e que a tia Aldinha conhece muito bem a sua mãe e são amigas.

Eu tenho 37 anos nasci em Lisboa e vim morar para Arraiolos há 6 anos tenho um filho com 12 anos nascido também em Lisboa. Também eu em miúda ia para o norte de férias mas para Espinho, para casa da tia Alda com a minha avó Aurora(Lóló). Infelizmente a minha avó está aí no cemitério de Ovar na campa dos pais.
Ás vezes vou aí ao cemitério, não tantas vezes quantas gostaria mas talvez para uma próxima nos possamos conhecer e beber um cafézinho, teria muito gosto.

Em relação á reconstituição do tronco da família, parece-me uma tarefa complicada, mas pode contar comigo.

Beijos

Sandra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94606 | FRF | 28 jun 2005 18:59 | Em resposta a: #93565

Sandra,

Podíamos começar pelos filhos do teu bisavô, pois 16 é um número bonito. Temos a Alda, Cirília, Mimi, Aurora, e mais? Consegues alguns nomes completos, datas e conjujes? É capaz de ser muito, não é? Vou tentar alguma coisa por aqui.

O Filipe que te falei é filho da Alice Barges, ou seja neto de Maria Marques da Silva Terra.

Beijos.

Fábio.

PS- Quando vieres por aqui, temos que nos encontrar, e com certeza, café será pouco.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94637 | FRF | 29 jun 2005 10:35 | Em resposta a: #94600

Sandra,

Podíamos começar pelos filhos do teu bisavô, pois 16 é um número bonito. Temos a Alda, Cirília, Mimi, Aurora, e mais? Consegues alguns nomes completos, datas e conjujes? É capaz de ser muito, não é? Vou tentar alguma coisa por aqui.

O Filipe que te falei é filho da Alice Barges, ou seja neto de Maria Marques da Silva Terra.

Beijos.

Fábio.

PS- Quando vieres por aqui, temos que nos encontrar, e com certeza, café será pouco.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#94758 | sandrisabel | 30 jun 2005 15:06 | Em resposta a: #94606

Olá primo,

Então cá vai:

Maria Aurora da Silva Terra casada com Arlindo Mendes Fagundes
Filhos:
Sebastião José Terra Fagundes e Arlindo Terra Fagundes

Maria da Graça da Silva Terra casada com Abílio Helder Mendes Fagundes
Filhos:
Abílio Helder Terra Fagundes, Maria da Graça terra Fagundes e Mário Pedro Terra Fagundes

Alda Edwiges da Silva Terra casada com Júlio Marques Reis
Filhos: Marília Fernanda Terra Marques Reis e José Manuel Terra Marques Reis

Cirília Augusta da Silva Terra casada com Artur.....vou saber o resto, sem filhos

António Marques da Silva Terra casado com Cândida......
Filhos
Salustio , Aristides,Celina e Elizete

Armando Marques da Silva Terra casado com Maria....
Filhos:
Bernardete e Nair

Lourenço Marques da Silva Terra casado com Lurdes.... sem filhos

José marques da silva Terra casado com .....
Filhos
José (zezito)

Alberto Marques da Silva Terra casado com.....
Filhos:
Júlio, e duas filhas

Salviano Marques da Silva Terra casado com Maria Amélia......
Filhos
Filomena Ibarrure Terra

estes são os que me lembro, ainda havia pelo menos mais um Armando e um José que morreram em crianças, faz 12 vou tentar saber o resto.
Acho que com a ajuuda de todos iremos conseguir mas é uma grande família.

beijos
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#95575 | FRF | 09 jul 2005 10:44 | Em resposta a: #94758

Olá Prima,

Não sei se teve acesso no fim do ano passado a reportagem que se publicou em vários jornais de Ovar sobre o seu bisavô (meu tio-avô). Como saberá, em 2004 assinalaram-se os 40 anos que ele faleceu. Vou transcrever uma parte:

" O Professor Terra

Antes de findar 2004, e por ser o ano em que perfaz quatro décadas o falecimento do tão conhecido e popular professor Terra (José Marques da Silva Terra), aqui fica uma homenagem a este iluistre mas simples vareiro, que se dedicou de alma e coração quer ao ensino primário quer à música, na banda Boa União.

Um homem que, apesar da sua condição social, acamaradava com qualquer pessoa, pois era avesso a qualquer tipo de snobismo..."

A reportagem é acompanhada por fotografias em que envergava o fato da banda, e numa delas aparece o seu filho Lourenço (teu tio-avô).

Se quiseres, posso digitalizar na scanner e enviar para ti.

Alguma novidade sobre os nome e datas?

Tens algum documento antigo relacionado com o teu bisavô ou ainda mais antigos em que se registem datas. Gostava de obter certidões antiga dos teus trisavós.

Beijos.

Fábio.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#95578 | FRF | 09 jul 2005 13:06 | Em resposta a: #93565

Olá prima, sou eu de novo

Conheces alguma Susana Marques da Silva Terra da Mota. estava a pesquisar no google e apareceu-me este nome. Será parente?

Beijos.

Fábio.

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#96242 | sandrisabel | 19 jul 2005 16:13 | Em resposta a: #95578

Olá primo,
desculpa só agora mas o trabalho aperta.
Penso que essa Susana é a filha mais nova do Alberto(filho mais novo do prof. Terra)

Gostava muito que me enviasses os artigos e as fotos do meu bisavô.

Podes contactar-me para o mail sandrisabelfagundes@hotmail.com, depois daí dou-te os meus contactos mais directos.

Conheces a Celina? Filha do António? ela tem muitas informações da família, segundo a minha madrinha(filha da tia Alda).Ela está aí em Ovar e se calhar até gostava de nos ajudar na reconstituição.

Aguardo então o teu contacto para o meu mail, depois falamos mais á vontade.

Beijos
Sandra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#213408 | ondreia | 17 nov 2008 11:28 | Em resposta a: #93565

Bom dia,

Estive a ler este tópico com bastante interesse.


A minha famíla pelo lado de minha mão é Terra e descende de Maria Emília Terra e Manuel da Silva Pereira, ambos de Oliveira de Azeméis (meus bisavós). Estes tiveram, pelo menos 18 filhos, dos quais apenas sei: Domingos da Silva Terra (meu avô, nascido em 1900), António, Josué, Isidro, Constança, Joaquim (que foi para o Brasil), Manuel, Raul, Elisa e Agostinho.

Caso tenha algum dado que me possa fornecer, ficar-lhe ia muito grata.


Com os melhores cumprimentos


Andrea Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#241405 | luci.bea | 08 out 2009 12:30 | Em resposta a: #213408

´Bom dia Andreia,

Julgo que temos um laço de parentesco.

Sou bisneta de Domingos de Oliveira Terra e de Maria Augusta de Pinho Terra, ambos residiam em Valega, Concelho de Ovar, mas julgo que a familia do meu bisavô era orinda de Oliveira de Azemeis.

Ainda há dias estive a falar com a minha tia Felicidade Terra, irmã do meu avô António Diamantino de Pinho Terra e o engraçado é que ela referiu-me como primos o Josué, o Joaquim que foi para o Brasil, a Constança e muitos outros nomes. Penso que a tua bisavó era irmã do meu bisavó... se assim for somos primas!


Espero que de alguma forma possamos cruzar dados.

Cumprimentos,

Luciana Terra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#241821 | ondreia | 12 out 2009 20:39 | Em resposta a: #241405

Olá Luciana!

Fiquei muito contente com a tua mensagem :)
A minha bisavó Maria Emília de Jesus era natural de Válega, Ovar e filha de filha de António João Terra e Joaquina Rosa de Oliveira.
Estive também a falar com a minha mãe que se lembra do pai dela falar muitas vezes no padrinho Domingos :)
A minha mãe ainda me falou de alguns dos irmãos da minha bisavó, que eram o Domingo, a Joana, a Rosa (governanta de uma casa no Porto), a Ascensão, a Ana Maria, a Maria Emília e a "Micas".

Pelos dados, também penso que a minha bisavó era irmã do teu bisavô:)

Assim que souber mais alguma coisa coloco aqui :)


Cumprimentos

Andrea Terra Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#242989 | luci.bea | 27 out 2009 21:25 | Em resposta a: #241821

Olá Andrea :) :)


Sempre tive curiosidade de saber as origens da nossa familia! Nunca conheci muitos familiares da parte do meu avô, aliás só conheço mesmo as irmãs dele e muito recentemente um primo, por isso acredita que fiquei muito contente por ver que existem laços entre nós :) :)

Estou a ver se faço a nossa arvore genealógica, vou pedir ajuda à minha tia e assim que tiver mais alguma coisa comunico-te, para ser sincera vou precisar da tua ajuda para a fazer :P

Entretanto vamos falando por aqui..

Cumprimentos,

Luciana Terra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#243326 | luci.bea | 02 nov 2009 16:18 | Em resposta a: #241821

Olá Andrea!

Tenho novidades:) num sei se tens fotos do nosso avô António João, eu encontrei uma foto que é no mínimo espectacular com data de 1927.

Na foto está o nosso avô António João, esposa, e as suas seis filhas e um filho, ou seja a tua bisavó e o meu bisavô estão nesta foto :)

Se tiveres fotos avisa-me para trocarmos. Vou ver se tiro uma cópia para mim desta, já que a foto é da minha tia, se quiseres digitalizo-a e envio-a tb para ti.

Cumprimentos :)


Luciana Terra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#243330 | ondreia | 02 nov 2009 16:40 | Em resposta a: #243326

Olá Luciana!

Já pedi ao moderador para te enviar o meu email, para podermos comunicar!!
Bem, tenho de voltar então ao estudo do ramo da família terra ;)
Em relação à foto, isso foi um grande achado :) Eu, infelizmente, não tenho fotografias muito antigas, mas vou ver o que a minha mãe terá lá por casa :)


Cumprimentos


Andrea

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#246253 | agostinho2 | 19 dez 2009 22:23 | Em resposta a: #241821

Olá



Sou Agostinho terra, meu avo cchamava-se Agostinho da silva terra, gostoria muito de saber, mais mias sobre familia terra................... obrigado



Agostinho terra

Resposta

Link directo:

RE: familia terra

#246254 | agostinho2 | 19 dez 2009 22:31 | Em resposta a: #213408

Olá
sou agostinho terra neto de agostinho da silva terra q morava no porto. meu pai glauno terra , meu tio Ulises sacarias terra q é o penta campeão mundial de clumbofilia, gostaria de saber mais novidades da minha familia ,.... obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 08:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen