Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#93709 | luis262 | 17 jun 2005 00:07

Caros participantes:

Alguém sabe alguma sobre a ascendência ou descendência de João de Abreu Franco, da Quinta de Sarrada, Maçãs de DªMaria, conselho de Alvaiázere, ou sobre esta família?
Aparece como padrinho no assento de batismo de Manuel José de Abreu Pimentel Teixeira, em M.D.M., a 25.12.1727.
O baptizando, que viria a ser tesoureiro môr da Catedral de Coimbra, era irmão de José António Álvares Pimentel Teixeira, FCA e Senhor do Solar dos Pimentéis Teixeiras e da Qta. da Boa Vista em M.D.M.


Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#94080 | luis262 | 22 jun 2005 09:06 | Em resposta a: #93709

Renovação de pedido
LP

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#94334 | luis262 | 25 jun 2005 12:40 | Em resposta a: #94080

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#97148 | luis262 | 01 ago 2005 23:39 | Em resposta a: #94334

Boa noite.

Renovo pedido e levanto entretanto outra questão: será que ainda exite alguma Quinta da Sarrada perto de Maçãs de D.Maria?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#98762 | henrdias | 29 ago 2005 00:51 | Em resposta a: #97148

Caro Luís Piçarra,

não lhe sei dizer se existe ou existiu alguma quinta com este nome nesta região. Sei apenas que o meu pai possuia uma pequena parcela de terra denominada a "serrada", no lugar da Pardinheira, Maçãs de D. Maria.
Sei também de uma referência à dita quinta, num assento de casamento de 22/10/1855, em que o pároco é o Francisco Simões de Abreu, e o padrinho um tal Joaquim Simões, morador na Quinta da Sarrada.

Com os melhores cumprimentos
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#98777 | luis262 | 29 ago 2005 07:48 | Em resposta a: #98762

Caro Henrique Dias:

Obrigado pela informação.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#99368 | luis262 | 04 set 2005 21:49 | Em resposta a: #98762

Caro Henrique Dias:

Parece quase certo ter existido , mesmo que já não exista, uma Quinta da Sarrada na freguesia de MDM.Pelo menos os respectivos moradores, embora a mais de um século de distância, aparecem referidos como padrinhos nos assentos mencionados neste tópico: João de Abreu Franco en 25,12.1727 e Joaquim Simões, em 22.10.1855.
Essa parcela de de terra que o seu pai possuia, não seria uma parte dessa antiga quinta?
Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#101062 | luis262 | 21 set 2005 17:41 | Em resposta a: #99368

....
LP

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#101589 | luis262 | 27 set 2005 22:42 | Em resposta a: #99368

Caro Henrique Dias:

Enviei -lhe uma mensagem a 4 de Setembro.Como não sei se a chegou a ler, dada a rapidez com que as "coisas " avançam aqui, tomei a liberdade de chamar outra vez a atenção para o assunto.
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#102028 | henrdias | 03 out 2005 00:47 | Em resposta a: #101589

Caro Luís Piçarra,

acabei de lhe dar a resposta no tópico das cinco vilas

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#102352 | henrdias | 06 out 2005 15:36 | Em resposta a: #102028

Caro Luis,

deparei recentemente com o assento de óbito de uma tia_avó falecida em 05-08-1946 na Serrada, Nexebra, Maçãs de D. Maria.

Enviei-lhe, hoje mesmo por mail as fotos referidas no "cinco vilas"

cumprimentos,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Maçãs de D. Maria

#102394 | luis262 | 06 out 2005 23:53 | Em resposta a: #102352

Caro Henrique:

Cá recebi o seu mail e as fotografias, que agradeço.
A do Manuel Maria P.T., está bastante mais "nítida" que uma outra que tenho dele, fotocópia de fotocópia, de uma outra notícia de um jornal da época.

Vou ver se tenho condições para receber o tal material que tem vindo a recolher e que muito me interessa.
Quanto ao meu primo Tó Zé (o ATM), vive há alguns anos na Austrália e não respondeu aos últimos mails que lhe mandei... Vou contactar com a mãe, ou com uma tia, que mora em Lisboa e passa de vez enquando aqui por Carcavelos, para saber o que há com ele.
A hitória das inscrições é um bom enigma.Vamos a ver se será possível descobrir o seu significado.
Em relação à idade que teria na referida, o José António Álvares Pimentel Teixeira não sei... visto desconhecer a sua data de nascimento.
Na torre do tombo em Lisboa existe um microfilme da carta de brasão, que consultei e da qual possuo uma cópia, por sinal extraída de um livro sobre a vida da São, que como sabe descende do Manuel Maria P.T., mas dessa carta não consta a data de nascimento´, o que penso ser habitual.

Sei sim as datas de baptismo de seus dois irmãos, ambos padres, que constam dos respectivos processos de ordenação sacerdotal, no Arquivo da Universidade de Coimbra:

- Manuel de Abreu Pimentel Teixeira foi b. a 25.12.1727 em MDM, como aliás consta na página de seu pai.

- António José Álvares Pimentel Teixeira foi b. a 6.7.1721, e embora eu tenha enviado os seus dados há imenso tempo para o Genea, citando minuciosamente as fontes, dele consta apenas o respectivo nome e nem sequer referem que foi padre...
Sabendo pela citada CBA, que José António A.P.T., era já (...) morador na sua Quinta da Boa Vista (...), à data em que esta lhe foi passada, terá sido certamente o filho mais velho e herdeiro.
Vou tentar arranjar uma fotocópia do seu assento de nascimento fazendo o pedido para o Arquivo de Leiria, apesar de ter ideia de há uns anos já ter pedido uma e denão terem encontrado o assento.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Maçãs de D. Maria

#102423 | ATM | 07 out 2005 09:35 | Em resposta a: #102394

Caro Luis e Henrique Dias

Ainda por ca ando, mas muito ocupado. Contactarei em breve.

Um abraco

Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Maçãs de D. Maria

#102446 | henrdias | 07 out 2005 15:19 | Em resposta a: #102423

Caro Antonio Mendes,

folgo em saber que está tudo bem consigo. A ocupação é o chamado "mal necessário" de que eu também por vezes me queixo.

Ainda não me esqueci do PAF dos Pimentéis que lhe prometi. Vou enviá-lo brevemente em simultâneo para si e para o seu primo Piçarra, se bem que ao fim deste tempo todo a encomenda já esteja um pouco mais pesada...

Um abraço

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maçãs de D. Maria

#102447 | henrdias | 07 out 2005 15:20 | Em resposta a: #102423

Caro Antonio Mendes,

folgo em saber que está tudo bem consigo. A ocupação é o chamado "mal necessário" de que eu também por vezes me queixo.

Ainda não me esqueci do PAF dos Pimentéis que lhe prometi. Vou enviá-lo brevemente em simultâneo para si e para o seu primo Piçarra, se bem que ao fim deste tempo todo a encomenda já esteja um pouco mais pesada...

Um abraço

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Maçãs de D. Maria

#103650 | henrdias | 23 out 2005 22:36 | Em resposta a: #102423

Caro António Mendes,

nas minhas pesquisas sobre as gentes de Maçãs, deparei com uma Maria Simões, um José Lopes Teixeira, um António L. T. e um Joaquim L. T., todos nascidos no Porto de San Simão. O José em 1824 e o Joaquim em 1838.

Pareceu-me que poderiam ser irmãos do seu trisavô João Lopes Teixeira, nascido em 1820, mas há um pequeno problema, pois a mãe é referida apenas como Joanna Simões, também natural do referido Porto de San Simão, e o pai como Manuel Lopes Dinis, natural das Ferrarias.

Como pode verificar as coicidências de nomes, datas e locais são muitas, portanto, caso se confirme o parentesco, devo dizer que tenho uma larga lista de descendentes desta gente, que lhe poderei facultar caso esteja interessado.

Sem outro assunto de momento, saudações
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#124488 | luis262 | 07 ago 2006 22:54 | Em resposta a: #98762

Caro Henrique,

Não te é possível saber de quem foi o tal casamento, celebrado em 22.10.1855, no qual o foi padrinho o dito Joaquim Simões, morador na Quinta da Sarrada e o pároco Francisco Simões de Abreu?

Sucede, que existiu um Joaquim Simões, nascido em Maçãs de D. Maria, Pousa Flores, Lisboinha, pai de Manuel Simões de Abreu, nascido em MDM, Charneca no ano de 1858 que casou, em Maçãs de D. Maria a 7.4.1894, com Josefina Pimentel Teixeira, filha de Manue P.T. e neta paterna de Francisco Maria Teixeira Pimentel.

Será que se trata do mesmo Joaquim Simões? Pelas datas é possível.

Onde seria essa quinta? Nesses terras que chegaram a ser da tua família?

Enfim , hoje estou com tendência para os pontos de interrogação.

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#124632 | luis262 | 09 ago 2006 21:33 | Em resposta a: #124488

Caro Henrique,

Não sei se chegaste a ler a minha anterior mensagem.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#124745 | henrdias | 12 ago 2006 16:52 | Em resposta a: #124632

Caro Luis,

acabo de dar a resposta no tópico das Cinco Vilas.

Um abraço,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#124754 | luis262 | 12 ago 2006 19:25 | Em resposta a: #124745

Caro Henrique,

Acabo de ler as tuas duas mensagens.
O Tó Zé telefonou-me ontem.
Até amanhã, então.

Um abraço,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Maçãs de D. Maria

#158226 | henrdias | 03 jun 2007 14:45 | Em resposta a: #102423

Caro primo Tozé, e caro Luís Piçarra, primo do meu primo.

Costuma-se dizer que "o amigo do meu amigo, meu amigo é", mas aqui (no caso dos primos) isso não se aplica, pelo menos por enquanto.

Bem, mas o que me fez "ressuscitar" este tópico, não foram as nossas afinidades, mas antes a pesquisa de quintas antigas.

O Piçarra procura aqui pela Qt. da Sarrada (Maçãs D. Maria), e o Tozé, noutro tópico, pela Qt. da Amieira (Chão de Couce). No entanto, não vou falar de nenhuma delas, mas antes da Quinta da Mouta da Bela.

Embora em tempos, no tópico das 5 Vilas, tenha avançado com a teoria de que a Qtª da Sarrada fosse a Qtª da Mouta Bela, visto situar-se no lugar da Serrada da Mata, junto ao Pontão, Avelar, no entanto esta teoria carece obviamente de confirmação.

Tenho coleccionado ao longo deste tempo algumas referências à célebre Quinta da Mouta Bella. E creio que é importante conhecer as famílias que por ali passaram, até porque vos dizem directamente respeito.

A mais recente foi o baptismo do Alexandre da Togeira, Avelar em 11.03.1742, cujo padrinho foi o Capitão Alexandre Manuel de Sousa da sua Qt. da Mouta Bella na freguesia de Chão de Couce. Ora como sabem, temos dois capitães com este nome. Um é filho de Martim Borges de Azevedo, e o outro é neto, filho do José de Sousa e Azevedo e da Joana Maria Ribeiro. Quanto a mim o padrinho aqui referido, deve ser este último, isto tendo em atenção as datas, pois o primeiro, caso ainda fosse vivo, deveria ter uns setenta e tal anos, ao passo que este teria para aí uns quarenta e tais.

Seguidamente deparei com mais dois baptismos de crianças da mesma localidade, em que ele também foi o padrinho, e que receberam igualmente o nome de Alexandre. Um foi em 05.07.1742 e outro em 08.11.1743. No primeiro a madrinha foi a Dona Anna Maria Thereza de Figueiredo, mulher de João de Abreu Côrte-real, moradores na Rascoia.

Depois encontrei um casamento na Aguda em 20.08.1663, em que uma das testemunhas do noivo foi um tal Joseph de Mendonça, filho de Domingos (?) de Mendonça e da noiva, entre outras, Catherina Raposa mãe do Joseph de Mendonça, moradores na Qt. da Mouta Bella.

Encontrei ainda outro casamento na Aguda em 22.09.1753, em que é testemunha D. Úrsula Theresa, mulher de Alexandre Manoel de Mouta da Bella, Avelar.

É curioso como umas vezes a Qt. é referida como pertencendo a Chão de Couce e outras ao Avelar. Mas agora percebo isso, pois ela está (como sabem), exactamente na extrema das duas freguesias. Se pegarem na "Topografia Médica" do Dr. Costa Simões, e abrirem o mapa desdobrável que ele desenhou, e se seguirem a estrada de Tomar para Coimbra que divide por assim dizer, as Cinco Vilas ao meio, deixando o Concelho de Maçãs de D. Maria à direita e o de Chão de Couce à esquerda, param no ponto em que a estrada passa mais perto da Ribeira da Salgueira, e à direita na faixa cor-de-rosa (M.D.M.) têm a Quinta da Ribeira (a tal que o José de Sá nos mostrou que tem a Capela a servir de estábulo), e na parte amarela (C. Couce) têm a Mouta Bella.

Tozé, recordo-me que à algum tempo atrás já andavas um pouco confuso com tantos Miguéis, agora repara, voltei a encontrar outro Alexandre (já são quatro) baptizado na Aguda em 30.07.1741, cujo padrinho foi o dito Alexandre Manuel de Sousa da Mouta Bela. Ao que parece este senhor teve a pretensão de encher as Cinco Vilas com Alexandres, ou então queria ter os seus afilhados bem referenciados...bem, eu estou a falar, mas o meu padrinho também era Henrique, e tinha uma máxima: " os Henriques nunca morreram enforcados pelos pés..."

Bem, mas adiante pois o tempo urge. Por fim, encontro também o Martim Borges de Azevedo como padrinho de uma criança nascida no Avelar em 02.04.1669. A madrinha foi Maria Simões, mulher de João Manso da Rapoula.

Mas a descoberta mais interessante foi no site da Torre do Tombo/ Chancelaria Régia/ Chancelaria de D. Duarte/ Doações, ofícios e mercês/ Livro 1, que passo a transcrever:

CódigoReferência: PT-TT-CHR/H/1/1/512
Título: D. PEDRO DE MENESES, CONDE DE VIANA, ALMIRANTE, CAPITÃO E GOVERNADOR DE CEUTA E ALFERES-MOR DO REI
Datas: 07/04/1434
NívelDescrição: Documento Simples
ReferAlternCota: Chancelaria de D. Duarte I, liv. 1, fol. 84
ÂmbitoConteúdo: DOAÇÃO DE MOITA DE BELA, CASAIS DA AMEIXOEIRA, CHÃO DO COUCE (T. DE PENELA) ETC., FEITA POR D. Pº AO C. D. JOÃO AFONSO, SEU AVÔ
EntidadeDetentora: IANTT

E isto vem provar a antiguidade, se não da Quinta, mas pelo menos do local, já referenciado como se pode verificar, no ano de 1434. Agora reparem bem no nome MOITA DE BELA e não MOITA BELA como às vezes é referida. E isto leva-nos a uma interrogação: quem foi esta BELA ?? Por certo não seria a Bela adormecida !? ...
Já quanto à Qt. da Ribeira, a explicação que nos foi dada, é que o nome teria a ver com a proximidade à Ribeira da Salgueira. Mas eu estou tentado a pensar noutra ribeira, ou antes, numa "Ribeirinha", a Maria Pais Ribeira. Mas, como é evidente, tudo isto não passam de conjecturas e interrogações que provavelmente nunca terão resposta.

E por hoje é tudo, um abraço,
Henrique Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#158289 | manuela | 04 jun 2007 07:42 | Em resposta a: #98762

Caros Confrades

Tenho referência à "Quinta da Serrada" nuns documentos de uns bisavós que viveram na Ribeira d'Alge (Aguda).
Poderei confirmar com exactidão e até nomes relacionados a partir de Julho, altura em que poderei ter acesso aos documentos em causa.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#158356 | henrdias | 04 jun 2007 20:55 | Em resposta a: #158289

Cara Manuela,

agradeço desde já toda a informação que nos possa disponibilizar no sentido de esclarecer este enigma que já dura à algum tempo.

Mas agora, devo dizer que fiquei curioso quando disse que seus bisavós viveram nesse encantador local da Ribeira d'Alge. É que eu tambem tenho uma bisavó natural desse lugar, bem como grande parte da sua ascendência.

Será que dáva para descrever aqui os seus ascendentes dessa localidade?
É que eu estou sempre desejo de encontar confrades que estejam estudando esta região, pois assim há sempre a possibilidade de intercâmbio.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#158428 | manuela | 05 jun 2007 03:38 | Em resposta a: #158356

Caro Henrique Dias

Tenho acompanhado há anos os tópicos sobre as Cinco Vilas e os restantes sobre a zona. Pensava mesmo já lhe ter referido algo relacionado. Provavelmente muito no início. Não tenho seguido esta linha. Fico sempre a pensar quando poderei ir até Leiria... mas não se tem proporcionado. Por isso tenho estado calada. O meu avô foi o mais novo de 5 irmãos de apelido "Jorge" (Manuel, José, Serafim, Maximina e António). Os meus bisavós, José Jorge e Maria Rosa da Silva, faleceram com apenas 3 meses de diferença, cerca de 1920. Já nenhum dos filhos ali estava, na Ribeira d'Alge. Dos cinco, o único que permaneceu em Portugal foi o José, teve uma única filha e apenas uma neta. Os restantes viveram em Angola e existem muitos descendentes (10 filhos-4+6- de Serafim, 3 de António e não sei ao certo quantos do Manuel). Maximina voltou, solteira, faleceu na Ribeira d'Alge. Os descendentes de Serafim e António continuam a contactar pois estes dois irmãos casaram com duas irmãs. Também mantemos contactos com alguns dos descendentes de Manuel. Os descendentes encontram-se espalhados por Portugal, Brasil, Angola, alguns países da Europa e penso que ainda permanecem alguns também na África do Sul. Da geração de António a última a falecer foi a esposa deste. Estes avós deixaram-me a papelada referente às terras daí pelo que lhe poderei dar mais elementos, mas apenas a partir de Julho. Lembro-me que os documentos em causa referem nomes com apelido "Curado", "Simões" e outros.
E por agora é o que tenho! Tenho todo o gosto em trocar informações.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#158747 | henrdias | 07 jun 2007 12:10 | Em resposta a: #158428

Cara Manuela,

continuo curioso, até porque a curiosidade é o emblema do genealogista.

Dizia que tinha o apelido Jorge na sua ascendência, pois é... eu também, embora seja das freguesias vizinhas de M.D.M. e C. Couce. Tenho, no entanto, na minha base de dados imensos Jorges naturais de Aguda, mas não foi possível entroncar com os seus. Talvez, quando tiver nomes mais completos e com datas se consiga avançar mais um pouco. Entretanto devo dizer que também estou interessado em saber mais desses Curados e Simões da Aguda, e sobretudo dessa Quinta da Sarrada que tanto nos tem intrigado.

Ficamos então aguardando notícias suas,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#158766 | manuela | 07 jun 2007 17:30 | Em resposta a: #158747

Caro Henrique

Hoje não tenho nada a acrescentar escrevo apenas para que saiba que li a sua mensagem e que também estou curiosa. Já neste Forum descobri um primo e todo um ramo relacionado de que eu não tinha conhecimento.
Fica prometido, assim que me seja possível, dou-lhe os tais dados.
Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162572 | manuela | 13 jul 2007 01:51 | Em resposta a: #158356

Caro Henrique Dias

Cá estou, conforme prometido, a dar notícias dos documentos da Ribeira d´Alge. Iniciei hoje a leitura de um deles em busca da sua "Quinta da Serrada" e o que encontrei é o seguinte:
"... sita à Cerrada, limite de Aguda... confrontando a Sul com o cemitério" (este é o cemitério da Aguda). São referidos Leopoldina de Jesus, António Curado e também Augusto Curado de Abreu e noutra referência à Cerrada os nomes relacionados são Possidonio Marques e novamente Leopoldina de Jesus. Há anos, um habitante da Ribeira d´Alge, o mais velho na altura, ajudou-me na identificação de umas parcelas de terreno e indicou-me também essa zona de cima (relativamente à Ribeira) e próxima do cemitério da Aguda como sendo a "Serrada" (oralmente interpretei assim). Mas a verdade é que hoje me confrontei com a palavra escrita "Cerrada". Não sei se será a "Serrada" que procura mas vou deixar também outros nomes e lugares ali próximos que estão referidos nestes meus documentos pois sei que também serão úteis para enquadrar pessoas que lhe possam surgir ou que já tenha na sua base.

Estes documentos são de 1920 mais ou menos (vários anos).

Anacleto Rodrigues
António Henriques
António Jorge
António Curado
António Curado da Silva
António José Marques
António Lopes
António Silva (ou da Silva, não sei se serão o mesmo)
António da Silva Jorge
António Simões
Augusto Estanqueiro
Augusto Curado de Abreu
Augusto Lopes Rocha
Augusto de Sá da Costa Simões

Bernardino da Silva Jorge

Emidio Curado da Silva

Francisco António
Francisco Dias

Ivo Marques

João Janeiro
João Lopes Rocha
João Rocha
João Simões Estanqueiro
Joaquim Simões Estanqueiro
José Carvalho
José Curado
José Godinho
José Jorge
José Jorge Júnior
José da Silva Jorge
José Lopes Rocha
Júlia de Jesus

Leopoldina de Jesus
Lino Mendes

Manoel Curado de Abreu
Manoel Godinho
Manoel Jorge
Manoel Lopes
Manoel Marques
Manoel Medeiros
Manoel Rocha
Manoel Lopes Rocha (ou da Rocha)
Manoel Rodrigues
Manoel Simões
Manoel da Silva Júnior
Maximina de Jesus
Maximina Jorge ou da Silva Jorge (ou ainda Maximina da Conceição)
Maximina Rocha

Possidonio Marques

Serafim da Silva Jorge

Vicencia Simões

Caro Henrique, dado que é tarde vou continuar amanhã com os lugares e com a leitura de outros documentos.

Com os meus melhores cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162727 | henrdias | 14 jul 2007 23:22 | Em resposta a: #162572

Cara Manuela,

acerca desta gente já lhe dei a resposta possível, de momento, no tópico "Cinco Vilas - Abreus e Curados".
Quero apenas acrescentar algo acerca desta quinta pela qual o confrade Luís Piçarra, pergunta no início deste tópico.
Não me parece que seja relevante o facto de umas vezes ser referida como Serrada, outras como Cerrada, ou mesmo Sarrada. Penso que isso poderá ter a ver com a pessoa que escreveu e com a época em que o fez. Mas no entanto, a quinta que o Piçarra procura é em Maçãs D. Maria e a Cerrada que a Manuela refere é em Aguda. Todavia, o nome Augusto Curado de Abreu, poderá eventualmente, ter alguma relação com o João de Abreu Franco...mas para se ter a certeza, há que desbravar o caminho.
Consultando o mapa topográfico que o Dr. Costa Simões desenhou em 1848 na sua obra "Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega", e aproveitando a sua dica de que a Serrada ficaria a norte do cemitério da Aguda, consigo ler do lado esquerdo do Casal de S. Simão a palavra Serrada. Confesso que é preciso um bocado de imaginação (pelo menos no meu livro pois está um pouco sumida). Mas trata-se de uma faixa de terreno ladeada por dois caminhos e que vem do lugar do Fato (onde é cortada pela estrada de F. Vinhos / Coimbra) até à Igreja/Cemitério da Aguda.
Atendendo a que nesta época o Concelho de Maçãs de D. Maria era composto pelas freguesias de Arega, M.D. M. e Aguda, não sei até que ponto esta Serrada não poderia ser considerada de M.D.M.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162734 | manuela | 15 jul 2007 01:54 | Em resposta a: #162727

Caros Henrique e Luís

Respondendo à mensagem do confrade Henrique ocorrem-me os seguintes comentários:

1 - Partilho a mesma opinião relativamente às diferentes formas de escrever "Cerrada", também me parece, devido à localização, ser a mesma;

2 - Não possuo o mapa que refere mas um mais moderno cedido pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, como está fotocopiado em duas páginas A4 coladas poderá sempre haver alguma falha na zona de sobreposição das folhas, no entanto não me parece que falte nada. Neste mapa não encontro a quinta da serrada embora estejam referidas outras quintas e casais. O que vejo do lado esquerdo da referência ao casal de S. Simão, um pouco acima deste é "Serra da Aguda". A noção que tenho da localização da Cerrada é mais abaixo. Fiz o percurso da Ribeira de Alge para a Aguda, no mapa, para se situarem relativamente às minhas indicações vamos partir do Casal de S. Simão para baixo, encontram o "Rego da Saonda" e ao lado direito deste o "Malhadal", abaixo do "Rego da Saonda", está "Lavandeira" e logo abaixo a povoação de "Aguda". Abaixo da "Aguda" fica "Casal das Tojeiras" e depois "Cabeço da Aguda", aí, à direita está a Ribeira (de Alge). Eu parti daí, da Ribeira e fiz este percurso em sentido inverso, a pé, subi o Cabeço da Aguda e seguindo nessa direcção para a Aguda encontra-se primeiro o Cemitério e a Norte deste, essa zona é a Cerrada. Na noção que eu tenho da localização é um bom bocado a Sul do Casal de S. Simão. "Fato" fica acima do Casal de S. Simão no entanto tenho a imagem de uma estrada empedrada que bem poderá ser a que descreve, junto ao muro do cemitério. Neste mapa não consigo identificar as estradas referidas. Portanto poderemos ter a Cerrada desde esta zona do cemitério para Norte;
3 - A zona que eu descrevo pertencia ou era considerada de Maçãs de D. Maria.

Com os meus melhores cumprimentos aos dois e colocando-me à disposição para mais trocas de informação,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162745 | henrdias | 15 jul 2007 12:10 | Em resposta a: #124754

Caro Luís Piçarra,

não sei se tens acompanhado as últimas "dissertações" acerca da quinta da Sarrada.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162758 | henrdias | 15 jul 2007 14:38 | Em resposta a: #162734

Cara Manuela,

esta obra que eu referi do médico (que eu, atendendo à època, chamo cientista) António Augusto da Costa Simões, morador que foi na Almofala de S. Pedro, (cuja casa eu já tive o previlégio de visitar), encontra-se à venda no posto de turismo de Figueiró dos Vinhos, bem como outras obras de interesse local. Mas esta é extremamente interessante, e embora não seja de cariz genealógico, permite-nos compreender melhor como era a vida nesta região e nesse tempo.

Se (como eu presumo) se encontra na região, não deixe de fazer uma visitinha a Figueiró (tem alguns edíficios com uma arquitectura engraçada), e se gosta da natureza no seu estado mais puro, não deixe de visitar o miradouro das fragas de S. Simão, e as várias praias fluviais da região, e já agora (porque não?) uma visitinha às piscinas de Castanheira de Pêra, a que chamam Praia das Rocas, pois tem ondas e tudo... parece que só falta a areia...

e... boas férias, se fôr esse o caso.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Só mais uma dica. Pode ter conhecimento de outras obras no seguinte tópico:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=162755&fview=e

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162773 | luis262 | 15 jul 2007 18:31 | Em resposta a: #162745

Caro Henrique,

Tenho acompanhado com muito interesse,sobretudo os elementos que têm vindo a "lume", nestes últimos dias, embora de momento não tenha tido possibilidade de contribuír com a minha participação, pois vou de férias para fora e tenho andado a tratar das formalidades várias.
Vejo que se começam a juntar algumas peças que talvez nos ajudem a descobrir como ( ou se... ) se ligam os vários Abreus das cinco Vilas.

Em Agosto já cá estarei e vou começar a pesquisar várias coisas na Av. Gago Coutinho.

Outro assunto: Não sei se recebeste a minha resposta à tua mensagem, via e-mail, sobre o Gaio e outros livros.Diz alguma coisa para o meu endreço, se fazes favor.

Um abraço,
Luis Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#162782 | manuela | 16 jul 2007 00:02 | Em resposta a: #162758

Caro Henrique

Agradeço a sua atenção e sugestões.
Do percurso turístico penso que apenas não conheço a Praia das Rocas. Não, não estou na região mas penso lá ir. Vê-se que também aprecia muito a zona.
Agradeço muito especialmente, pois gosto muito deste género de leitura, as obras indicadas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#164764 | luis262 | 10 ago 2007 01:58 | Em resposta a: #162758

Caro Participantes,

Mais uns dados sobre Abreus Francos , que já há alguntempo me foram enviados noutro tópico do Fórum, mas com os quais só agora deparei e que passo a transcrever:

(...)Caro Luís Piçarra,
Consultando os sumários matrimoniais da Câmara Eclesiástica de Lisboa, encontrei um processo de 06-08-1753 que talvez lhe interesse relativamente a um casamento.
De João Júlio César de Abreu, filho de João de Abreu Franco e Esperança de Freitas, natural da freguesia de São Paulo de Maçãs de Dona Maria, com Isidora Maria dos Santos, viúva que ficou de Manuel da Costa, moradora em São Julião de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa (...)

Cordialmente
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#164765 | luis262 | 10 ago 2007 02:33 | Em resposta a: #164764

Caro Henrique Dias,

Não sei se leste a mensagem que enviei há pouco para o fórum.
É possível, até pelas datas indicadas, que este João de Abreu Franco, casado com Esperança de Freitas e pai de João Júlio César de Abreu, seja o mesmo que foi padrinho de Manuel José Pimentel de Abreu (1) , a 25.12. 1727 e que era da Qta. da Sarrada, em Maçãs de Dº. Maria...

Um abraço
Luís Piçarra

Nota (1) :
Este Pe. Manuel José Pimentel de Abreu, foi irmão de Josá António Álvares Plmentel Teixeira , FCA, que foi senhor do vínculo de Maçãs de D. Maria e
capitão - mor das Cinco Vilas e de Figueiró dos Vinhos.
O referido sacerdote viria a exercer, entre outros cargos , o de tesoureiro - mor da Catedral de Coimbra.

Resposta

Link directo:

RE: Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#165238 | henrdias | 18 ago 2007 13:11 | Em resposta a: #164765

Caro Luís Piçarra,

regressei recentemente de umas curtas férias, e devo dizer que tenho lido as tuas mensagens de correio, e também tenho acompanhado o fórum ainda que de uma forma fortuita, todavia não tenho tido oportunidade para dar as respectivas respostas. Espero brevemente poder colocar a "escrita em dia".
Até lá, recebe um abraço deste amigo,

Henrique Dias

Resposta

Link directo:

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#413903 | danmedeiros | 15 abr 2019 04:55 | Em resposta a: #93709

Olá Manuela,

Vi uma menção da família de apelido Jorge neste post

https://geneall.net/en/forum/93709/abreu-franco-qt-da-sarrada-macas-de-d-maria/

Meu bisavô era Manuel Jorge que imigrou ao Brasil em 1908, porém sempre foi muito culto
e escondia o motivo de sua migração, acredito que era padre.

A Sra. teria mais informações a respeito da família e descendentes?

Grato
Dan Heitor de Medeiros

Resposta

Link directo:

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#436378 | CappyD | 18 set 2021 12:56 | Em resposta a: #93709

Apesar de nao ter informacoes ainda da ascendencia de Joao de Abreu Franco, posso vos informar que sou descentente direto deste senhor via seu filho Joao Julio Cesar de Abreu casado com Isidora Maria dos Santos, os quais tiveram Inacio Jose de Abreu (1757, Santa Isabel, Lisboa), o qual foi ao Brasil, do qual eu descendo.

Em busca da ascendencia do tal Joao de Abreu Franco
Att.
CappyD.

Resposta

Link directo:

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#436381 | Jorge Resende | 18 set 2021 16:35 | Em resposta a: #93709

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817050 tif 124 batismo de Inácio, filho de João Julio Cesar, o qual casou em S. Julião, Lisboa

Resposta

Link directo:

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#436382 | CappyD | 18 set 2021 17:35 | Em resposta a: #93709

Segundo Matrimonio de Joao Julio Cesar de Abreu, filho de Joao de Abreu Franco de Macas de Dona Maria : https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4818598 (tif 408 )

Resposta

Link directo:

Abreu Franco Qtªda Sarrada Maçãs de D. Maria

#436884 | CappyD | 07 out 2021 06:27 | Em resposta a: #436382

Prezados,
se ainda ha interesse, descobri de Joao Julio foi batisado no dia 18 de Outubro de 1723 em Macas de Dona Maria, filha de Esperanca solteira e de Joao de Abreu, solteiro.

Esperanca foi batisada em 1705, ou seja tinha 18 anos. Eh provavel que Joao de Abreu Franco tenha nascideo por volta de 1700 ou em Macas de Dona Maria ou em Aguda, teria que fazer uma limpa nos assentos de todos os "Joao" e ver a ligacao com a familia Abreu de Macas/Aguda.

Continuam as buscas.

Cumprimentos,

CD

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 17:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen