Familia Guedelha

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Guedelha

#93892 | João Gaspar | 20 jun 2005 00:03

Caros Confrades

Têm a informação da familia "Guedelha" no sec XIX e XX nos concelhos de Loulé e Albufeira.

atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142778 | JoãoGaspar | 02 fev 2007 20:33 | Em resposta a: #93892

Volto a pedir ajuda neste topico

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142931 | JPL | 04 fev 2007 16:43 | Em resposta a: #142778

Caro João Gaspar,

Aqui lhe envio o que tenho sobre o apelido Guedelha: (peço desculpa pelos "inglesismos", mas ao exportar o ficheiro para word, é assim que aparece.

Cumprimentos,

zé pedro leão

First Generation

1.D. Josefa Nunes Guegelha .

D. Josefa Nunes Guegelha married João Carlos Pereira .

They had the following children:

i. Domingos Nunes Guegelha was born in 1743.

Second Generation

2. Domingos Nunes Guegelha (D. Josefa Nunes) was born in 1743 in Escalos de Baixo -Castelo Branco.

Domingos married D. Ana Ascensão São José Teles daughter of Cap. Nicolau Teles and Maria Esteves Barroso. D. Ana Ascensão São José Teles was born in Penamacor.

They had the following children:

i. Ten. Cor. Nicolau Teles Nunes Guegelha was born on 7 Oct 1788. He died on 18 Sep 1862.

3. Ten. Cor. Nicolau Teles Nunes Guegelha (Domingos Nunes, D. Josefa Nunes) was born on 7 Oct 1788 in Escalos de Baixo -Castelo Branco. He died on 18 Sep 1862 in Escalos de Baixo -Castelo Branco.

Nicolau married D. Mariana Bárbara Trigueiros Martel Goulão daughter of João José Martins Pereira do Rêgo Goulão and D. Maria Antónia Trigueiros de Martel Rebelo Leite on 14 Feb 1820. D. Mariana Bárbara Trigueiros Martel Goulão was born on 5 Feb 1794 in Idanha-a-Nova. She died on 16 Oct 1880 in Escalos de Baixo - Idanha-a-Nova.

They had the following children:

i. João Telles Trigueiros was born on 20 Mar 1822. He died on 19 Sep 1886.

ii. José Telles Trigueiros was born on 20 Mar 1822. He died in 1892.
José married D. Maria Duarte .

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142945 | rafael | 04 fev 2007 17:43 | Em resposta a: #93892

Caros amigos

Estou um pouco à pressa, mas ainda a tempo de vos dizer que gente com o apelido-Guedelha-já foi referida. Recordo-me numa das minhas msgs referir os-Guedelha. do concelho de Almodôvar e um povoado da resp. freg. de nome-Monte dos Guedelhas.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142952 | Jotri | 04 fev 2007 19:20 | Em resposta a: #142931

Caro José Pedro Leão
Nicolau Telles Nunes Guedelha e D. Mariana Bárbara Trigueiros Martel Goulão, tiveram:
7. JOÃO TELES TRIGUEIROS (1822-1886), que segue abaixo.
7. JOSÉ TELES TRIGUEIROS (1822-1892), irmão gémeo do anterior, nasceu a 20-3-1822 na freguesia de Escalos de Baixo, concelho de Castelo Branco, onde foi baptizado a 7-3-1823, e onde residiu. Casou com MARIA DUARTE, da qual teve geração, que deconhecemos.
7. MARIA DO CARMO TRIGUEIROS MARTEL (n. 1826), nasceu a 7-IX-1826 na freguesia de Escalos de Baixo, onde foi baptizada a 21-IX-1826 pelo padre Fr. Valentim José Neto, tendo por padrinhos padrinhos Leonardo António Goulão, assintente em Sarnadas, D. Joana do Trigueiros do Rego Martel, sua tia, e por testemunhas Francisco José Leandro e João José Proença.
7. DOMINGOS TELES TRIGUEIROS (n. 1830), nasceu a 10-VIII-1830 na freguesia de Escalos de Baixo, onde foi baptizado a 23-VIII-1830 pelo padre Fr. Valentim José Neto, tendo por padrinhos Simão Trigueiros do Rego Martel (n. 1798), sua irmã D. Maria Adelaide Trigueiros (n. 1799) «tios maternos do baptizado», e por testemunhas Francisco José Leandro e José Teles do Rego.
7. MARIA DA PIEDADE TELES TRIGUEIROS (n. 1832) nasceu a 26-IX-1832 na freguesia de Escalos de Baixo, onde foi baptizada a 10-X-1832, tendo por padrinhos José Pereira e D. Maria do Carmo.
----------------------
Cumprimentos
João J. F. Trigueiros Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142965 | JPL | 04 fev 2007 21:54 | Em resposta a: #142952

Caro João Trigueiros Leitão,

Bem haja pela informação adicional que me dá, pois nada sabia a partir do 2º filho de NICOLAU NUNES GUEDELHA. Caso esteja interessado, tenho a descendência de João e José Teles Trigueiros que lhe poderei dar por email.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142972 | Jotri | 04 fev 2007 22:47 | Em resposta a: #142965

Caro José Pedro Leão
Eu descendo do filho João e tenho grande parte da sua descendência.
Quanto ao filho JOSÉ, que penso que esteve em África, não tenho nada e agradecia o seu envio para:
jotri@sapo.pt
Atentamento grato
João J. F. Trigueiros Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#142974 | JPL | 04 fev 2007 22:59 | Em resposta a: #142972

Caro João Trigueiros Leitão,

Peço-lhe desculpa pela minha precipitação, mas de facto, a descendência que possuo é precisamente a de João. Do seu irmão José, apenas sei que casou com D. Maria Duarte, sem qualquer referência a locais ou datas. Uma vez que descende de João Telles Trigueiros, temos uma remota costela comum, por Goulão.

Cumprimentos,

zé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#143003 | gmg | 05 fev 2007 10:08 | Em resposta a: #93892

Tenho Ascendência GUEDELHA, mas esta do Norte Alentejano e anterior ao séc- XIX.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#143081 | JoãoGaspar | 05 fev 2007 22:43 | Em resposta a: #143003

Caro Senhor GMG,

Posso saber o que tem sobre os seus Guedelhas?

Pois se eu tenho estes Guedelhas no Algarve no Seculo XX, e se se diz que estes Surgem na Beira Baixa, é muito Natural que seja so uma familia, que primeiro um dos seus ramos passe ao Alto Alentejo, depois ao Baixo Alentejo, até ao Algarve e tambem para as Antigas Colonias Portuguesas. Tal como outro meu ramo familiar , os Caratão, que é uma familia de Mação do seculo XIX, partem para Vilha Velha de Rodão, voltam os seus descendentes alguns para Mação, outros para Lisboa e dai, podem- se encontrar hoje, em Africa do Sul e no Brasil.
Portanto a ideia que muitas vezes temos de que as familias são estanques e restringidas a uma Localidade ou Distrito não é de todo correcta.
Durante os "quase" Mil Anos de Historia de Portugal, sempre tivemos facilidade em trocar morada, ora por receber Merces, Comendas, Heranças, Cargos( como o de Juiz de Fora, Alcaide e Capitão Mor, por ex). Outro factor seria a Lei dos Filhos Morgados, ou seja tudo o que era da familia passava para o primeiro filho varão, na falta deste para a filha mais velha, logo os outros irmãos teriam de conquistar um lugar na sociedade Portuguesa da altura. Claro que a influencia das familias contava, cargos melhores eram para os filhos segundos de familias importantes, outros cargos ou bens eram atribuidos por estes serem Militares(cavaleiros ou escudeiros) e terem praticado actos heroicos, recebendo terras dos novos territórios conquistados,ou comendas e Mercês.
Portanto o estar fixado numa terra durante anos para todos os elementos de uma mesma familia é por demais fantasioso. A mesma familia pode ter em sua posse terras ou casas durante seculos, mas estas pertenciam somente ao filho Morgado, e era tão meticuloso este separar os bens que mesmo as almofadas bordadas com o Brasão da Familia, ou os resposteiros por exemplos, pertenciam somente ao filho Morgado. Este simple facto provoca uma natural migração, e uma fuga para o exterior por variados motivos , mas especialmente depois do seculo XV, com a tomada de Ceuta, as familias Portuguesas começaram a espalhar se pelo mundo Portugues. Repare nas familias de Ceuta. Têm origem de familias Portuguesas ou Espanholas de Norte a Sul do Território.

Portanto caro GMG, isto quer dizer que , por muito que alguns não queiram, que as familias que partilham um mesmo apelido e que aparentemente não se encontram proximos no território, ou mesmo que não seja provada a sua ligação por falta de estudos e livros publicados ou por falta de paroquiais que confirmem uma mesma origem, maior parte das familias do Sul têm origem em familias do Centro e estas em Familias do Norte. ( claro que existem exepções e no seculo XX) a migração já não é de Norte para Sul mas sim de Este para Oeste e Principalmente para as Cidadades Principais , misturando mais uma vez as familias e muitas vezes perdendo-se as suas origens.

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#143184 | gmg | 06 fev 2007 17:54 | Em resposta a: #143081

Caríssimo,

Assim que tiver disponibilidade, envio-lhe o que possuo destes GUEDELHA. São de Portalegre, os meus.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Guedelha

#143190 | JoãoGaspar | 06 fev 2007 18:20 | Em resposta a: #143184

Caro Luís,

Agradeço a sua atenção!

Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 09:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen