Moraes Sarmento: Vários ramos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Títulos

Moraes Sarmento: Vários ramos

#93984 | manelsp | 21 jun 2005 01:42

Caros Confrades,
Tenho verificado que muitos dos que têm este apelido andam espalhados por este Portugal sem se identificar uma raiz comum. Os de Trás-os-Montes - das diversas partes, de bragança a Vila Real passando por Valpaços e Chaves - , os Viscondes do Banho, os da Torre de Moncorvo, os do Alentejo, os de Lisboa... Todos estudados mas ainda não encontrei em nenhuma obra publicada a origem comum. Alguém me pode esclarecer?
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94009 | Samuel C O Castro | 21 jun 2005 12:49 | Em resposta a: #93984

Estimado Manuel Sarmento Pizarro,

Infelizmente não tenho a informação que procuras. Mas, como estou montando uma Grande base dos Castros, que envolve alguns ramos vinculados aos Moraes Sarmento, de algumas localidades que citas em sua mensagem, peço-lhe, caso tiveres e for possível, a gentileza de disponibilizar-me dados de pessoas desse seu ramo, ligados aos Castros. Para isso, estou pedindo seu contato via e-mail.
Agradeço qualquer ajuda. Muito obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94024 | manelsp | 21 jun 2005 16:35 | Em resposta a: #94009

já lhe enviei um e-mail com as informações que disponho.
Cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94043 | victorferreira | 21 jun 2005 20:35 | Em resposta a: #93984

Não conheço nenhuma obra publicada.
Mas contribuo com um Sarmento, sem Morais, e de uma zona não arrolada no seu rol.
Tenho o registo de um Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento, de Guimarães de Stª Mª de Chãs (Chãs de Tavares, Mangualde), casado com Rita Cardosa, também de Guimarães de Stª Mª de Chãs.
Um neto desse casal foi baptizado em 26/09/1803.

Um ramo dos seus descendentes uniu-se aos Sacadura Cabral. Uma bisneta daquele casal foi tia avó do aviador.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94049 | manelsp | 21 jun 2005 21:40 | Em resposta a: #94043

Caro Victor Ferreira,
agradeço a sua resposta. Também me interessam os Amaral Sarmento sim senhor!
cumprimentos
Manuel S. P.

Resposta

Link directo:

Amaral Sarmento e Soeiro do Amaral

#94128 | victorferreira | 22 jun 2005 20:07 | Em resposta a: #94049

Ainda bem. Estou a ver aqui uma oportunidade de troca de informação (como aliás é o objectivo disto tudo ...).
'Empanquei' - passe o termo - nesse nível de uma linha dos ancestrais de minha esposa e gostaria muito de saber se há algum levantamento de Amarais Sarmento (e já agora, Soeiros) de Chãs de Tavares e arredores.
Tenho umas informações sobre uns Soeiro do Amaral, sem Sarmento, mas também das Chãs, fornecidas gentilmente pelo nosso confrade Eduardo Domingues. Pode haver parentescos fortes uma vez que ainda não se era muito 'fiel' nos apelidos por essa altura. Há ali apenas um 'gato' na informação, provavelmente devido ao 'recorta e cola', que nunca cheguei a esclarecer devidamente, mas acho que está na hora. Interessa-lhe?
Cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

Amaral Sarmento e Soeiro do Amaral

#94161 | victorferreira | 23 jun 2005 12:14 | Em resposta a: #94128

O 'gato' está esclarecido.
Mas não me parece que vá trazer nova luz ao que já é conhecido.
Trata-se de dois grupos ainda não conectados.
Ancestrais de Maria do Carmo Soeiro do Amaral (1) (que não constam no ANP) por via paterna (também tenho uns poucos por via materna):
2- António Soeiro do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, 26-09-1803;
4- José Soeiro do Amaral,
5- Maria do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde;
6- Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento, Guimarães de Stªa Mª de Chãs, cc;
7- Rita Cardosa, idem;
8- Manuel Lopes, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde;
9- Maria do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde

Outro grupo, anterior, presumo que constante na Base do Genea, os pais de Maria de Figueiredo (1):
2- Manuel Soeiro do Amaral, b. 11/05/1669 Guimarães, Chãs, c. 12.out.1684 com;
3- Ana Botelha do Amaral;
4- Manuel Soeiro do Amaral, de Abrunhosa-a-Velha, cc;
5- Maria Domingas do Amaral, idem;
6- Roque Botelho, Chãs de Tavares. Segundo o confrade Eduardo Domingues (cuja informação penso que não se importará que aqui divulgue), um seu irmão, Manuel, foi b. 1.jan.1632 em Chãs de Tavares;
7- Luisa Jorge, de Chãs de Tavares

Fica por fazer a ligação entre Manuel Soeiro do Amaral e Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento, mais que provável, mas por enquanto não estabelecida.

E mais nada por enquanto sobre Sarmentos, Amarais e Soeiros.
Cumrpimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94162 | victorferreira | 23 jun 2005 12:15 | Em resposta a: #94049

O 'gato' está esclarecido.
Mas não me parece que vá trazer nova luz ao que já é conhecido.
Trata-se de dois grupos ainda não conectados.
Ancestrais de Maria do Carmo Soeiro do Amaral (1) (que não constam no ANP) por via paterna (também tenho uns poucos por via materna):
2- António Soeiro do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde, 26-09-1803;
4- José Soeiro do Amaral,
5- Maria do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde;
6- Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento, Guimarães de Stªa Mª de Chãs, cc;
7- Rita Cardosa, idem;
8- Manuel Lopes, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde;
9- Maria do Amaral, Abrunhosa-a-Velha, Mangualde

Outro grupo, anterior, presumo que constante na Base do Genea, os pais de Maria de Figueiredo (1):
2- Manuel Soeiro do Amaral, b. 11/05/1669 Guimarães, Chãs, c. 12.out.1684 com;
3- Ana Botelha do Amaral;
4- Manuel Soeiro do Amaral, de Abrunhosa-a-Velha, cc;
5- Maria Domingas do Amaral, idem;
6- Roque Botelho, Chãs de Tavares. Segundo o confrade Eduardo Domingues (cuja informação penso que não se importará que aqui divulgue), um seu irmão, Manuel, foi b. 1.jan.1632 em Chãs de Tavares;
7- Luisa Jorge, de Chãs de Tavares

Fica por fazer a ligação entre Manuel Soeiro do Amaral e Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento, mais que provável, mas por enquanto não estabelecida.

E mais nada por enquanto sobre Sarmentos, Amarais e Soeiros.
Cumrpimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94169 | manelsp | 23 jun 2005 14:38 | Em resposta a: #94162

Caro Victor
um gato esclarecido e ainda muito por investigar. Já agora, isto terá alguma coisa a ver com o primeiro Barão de Almeidinha? pode consultar aqui no Genea, e depois diga-me alguma coisa se tiver dados.
Cumprimentos
Manel S. P.

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94179 | jmacieira | 23 jun 2005 16:59 | Em resposta a: #93984

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Só hoje entrei no seu tópico e penso poder ajudá-lo.

Ao que sei, eu sou Mariz Sarmento, com muitos avós Morais Sarmento, (donde me vem, aliás, o meu Sarmento, - dos Morais Sarmento, Morgados de Tuizello), posso garantir-lhe que o princípio da Família Morais Sarmento, está no distrito de Bragança, mais própriamente, em Bragança e Vinhais.

Daí, como aconteceu com muitas famílias, foram saindo vários membros, para o Porto, Lisboa, etc., mas a raiz é a mesma.

É evidente que hoje poderão existir famílias que, por acaso, tenham ligado o Morais ao Sarmento mas que nada terão a ver com a família antiga, pelo menos de quinhentos e alguns anos, que se iniciou em Trás-os-Montes com os verdadeiros MORAIS e SARMENTOS.

Atento e ao seu dispor

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94275 | manelsp | 24 jun 2005 15:44 | Em resposta a: #94179

Caro João,
antes de mais, obrigado pela resposta. Sim, é verdade, quem quer que seja que tenha origens na nobreza transmontana tem lá um Moraes, um Sarmento e muitas vezes os nomes juntos, que, embora não seja assim considerado aqui no Genea, eu pessoalmente sou da opiniao que se trata nalguns casos de apelido composto tal como Castelo-Branco e outros que bem podia levar um ífen. Enfim...
Quanto às origens em Bragança e Vinhais, tenho-as em vários casos identificadas, mas no caso dalguns que usam esse apelido (e para mim alguns dos casos mais evidentes e claros disto mesmo são o dos Viscondes do Banho, Os Torre de Moncorvo e os viscondes de Moraes Sarmento, entre outros) foi-me completamente impossível até à data encontrar a origem comum que todos eles alegam (alguns deles disseram-mo pessoalmente mas sem me conseguirem dar dados concretos). Continuo a investigar e na esperança de descobrir alguma coisa.
Quanto a Tuizelo, também o cá tenho como descendente de Jerónimo Ferreira de Moraes, FCR, Morgado de Tuizelo, e s.m. D. Catarina Veloso. Além disso, as casas de Parada e do Arco também são um autêntico "formigueiro" de Moraes e Sarmentos que já me deram e dão algum trabalho...mas eu gosto!
Mas agora a questão, como lhe digo, é mesmo chegar a encontrar uma possível raíz comum da maior parte dos que usam este apelido, tarefa que não me parece de todo fácil. Vamos lá ver se há surpresas. No entanto, gostaria de saber mais alguma coisa sobre os morgados de Tuizelo, e creio que nisso o João me poderia ajudar. Fico à espera.
Cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94276 | jmacieira | 24 jun 2005 16:12 | Em resposta a: #94275

Caro Manuel
Estimado Parente

Se me mandar o seu endereço de mail, e caso tenha capacidade para isso, mandar-lhe-ei a obra do Abade de Baçal que tenho em CD.

Sempre ao seu dispor apresento os meus cumprimentos e peço a Deus o guarde

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94280 | victorferreira | 24 jun 2005 17:22 | Em resposta a: #94169

Caro Manuel,
O ‘Sarmento’ parece entrar nos de Almeidinha por via feminina (isto vem no Genea). O Manuel Osório do Amaral (1720), trineto do instituidor do Morgado do Espírito Santo de Almeidinha casa com Ana Isabel Sarmento de Vasconcelos e Castro. Daí o neto de ambos, José Osório do Amaral Sarmento e Vasconcelos, 1º barão de Almeidinha, herdar o 'Sarmento'.
A base do Genea só vai até ao pai de Ana Isabel, José Sarmento de Vasconcelos.
Resta saber se faz parte do que consta na obra do Abade de Baçal, que o confrade João Macieira gentilmente lhe cederá em ficheiro (que inveja!).
Está aí um excelente início nessa empreitada em que parece querer gastar as férias ...
Só espero é que me diga qualquer coisa se encontrar ‘conecções’ dos que lhe enviei. Ou então uns pedacitos que veja que me interessam, com a devida autorização do nosso benemérito João Macieira. Peça por favor o meu endereço aos moderadores, que ficam desde já autorizados a fornecê-lo.
Melhores cumprimentos
VF

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94284 | victorferreira | 24 jun 2005 17:32 | Em resposta a: #94169

Já agora,
- pela cronologia, é perfeitamente possível que Bernardo Soeiro do Amaral Sarmento possa ser até filho de Manuel Osório do Amaral e sua esposa Ana Isabel;
- pela onomástica é em contrapartida muito pouco provável.
Mas logo veremos com o Sr. Abade.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94324 | manelsp | 25 jun 2005 06:14 | Em resposta a: #94284

Caro Victor
Agradeço muito a sua ajuda. Estou a assentar tudo e nas férias, como diz, vou tratar de descobrir coisas destas que nos interessam! Não se preocupe que se encontrar algo que me pareça que lhe pode interessar enviarei sem nenhum problema e até com muito gosto.
Um abraço
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94325 | manelsp | 25 jun 2005 06:18 | Em resposta a: #94276

Estimado Parente João
Agradeço a sua oferta generosa que gratamente aceito pois sei que me será de grande utilidade. Acho que este trabalho teria muito interesse para esta ciência histórica e é patente que nunca ninguém se dedicou a fazê-lo (pelo menos que eu saiba, e se se desse o caso contrário confesso que me alegraria muito).
Vamos ver ao que chegamos.
Com os melhores cumprimentos e pedindo igualmente a Deus que o Guarde (saudável cumprimento que infelizmente já pouco se lê)
Manel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94335 | jmacieira | 25 jun 2005 12:53 | Em resposta a: #94325

Caro Parente

Um abraço.

O meu mail é jandaluz@sapo.pt ou qtagarro@hotmail.com. Mande-me, por favor, o seu.

Melhores cumprimentos um bomresto de Sábado e um Santo Domingo.

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#94364 | manelsp | 25 jun 2005 17:52 | Em resposta a: #94335

Caro João
Mandei-lhe uma dessas informações de contactos por aqui mas não funciono lá muito bem com estas coisas e não sei se chegou. Vou escrever directamente a um dos seus e-mails onde já lhe direi mais coisas.
Cm um abraço
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#99679 | manelsp | 07 set 2005 14:44 | Em resposta a: #94364

Relanço o tópico, não vá ter sorte...
obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#100162 | fersarmento | 11 set 2005 22:03 | Em resposta a: #99679

caros primos(nao o sendo provavelmente, mas partilhando a familia.....),
descendo por parte da minha mae de familia, de vinhais, sendo a maioria deles ferreira moraes sarmento e louzada. a minha duvida vai quanto ao ultimo apelido, pois julgo nao ser usual nas geneologias transmontanas, haverá pistas?
Caro, sr Joao Mariz Sarmento Macieira, ao que julgo saber(um artigo num jornal regional) 1 casa no centro da vila de vinhais,brasonada que foi hospedaria e gremio mais tarde, estando ,julgo abandonada hj, pertenceu a um avo, Manuel Jose Ferreira de Moraes Sarmento e Louzada, sendo que foi antes pertenca do morgado de tuizelo. Conhece a casa em questão? Ou como mudou de mãos?
Cumprimentos
David Sarmento Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#100167 | manelsp | 11 set 2005 22:47 | Em resposta a: #100162

Caro David

acho que já sabe informações relativas à sua família que constam no livro "Famílias Transmontanas" de Francisco Xavier de Moraes Sarmento. Nele pode-se ver, no tomo II p. 371 o referido seu avoengo Manuel José Ferreira de Moraes Sarmento e Louzada, n. a 3.12.1823 na quinta dos Chairos, Freguesia de Aguieiras, e casado em Fornos do Pinhal com D. Maria Genoveva Àlvares Pereira Rato Moniz, natural da freguesia de S. José, Lisboa, filha de Carlos Pedro Moniz Pereira Pato, de Lx., Morgado de Alcochete, e de sua mulher D. Rosa de Mendonça Mascarenhas Manuel de Figueiredo, natural de Vila Real de Santo António. Manuel José era filho de Francisco Inácio Ferreira de Moraes Sarmento de Louzada, militar, e de sua mulher D. Teresa Joaquina Nóbrega e Matos (de Queiroga), filha de Francisco Estácio de Noronha, nat. de Valpaços, e de sua mulher D. Maria Madalena de Queiroga (da Nóbrega e Matos) de Fornos do Pinhal. Francisco Inácio era filho de Manuel de Moraes Sarmento, de Lagarelhos, morador em Edral da Lomba, Capitão-mor do Concelho de Vilar Seco de Lomba, casado com D. Mariana Bernarda Ferreira Sarmento, nascida em Vinhais, filha de Pedro Ferreira de Sá Sarmento, capitão de Cavalaria dos Dragões de Chaves e de sua mulher D. Maria Josefa Mariz (de Moraes?) SArmento. Só encontro aqui uma tetravó de Maria Josefa que tem o apelido Louzada: D. Clara Sarmento de Louzada filha de Cristovão Ferreira de Sá e de sua mulher D. Maria Sarmento de Louzada. Calculo que já tenha estes dados, mas ao ver que o Louzada parece-me que vem pelo lado Mariz, talvez o Confrade e Primo João lhe possa responder melhor do que eu.
Cumprimentos
Manuel de M. Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#100170 | manelsp | 11 set 2005 22:49 | Em resposta a: #94276

Caro João
mais abaixo pode ver que nos mandaram um comentário dirigido a mim mas com referência a sí, pelo que lhe peço e aviso que o veja.
Muito obrigado,
Com um abraço amigo
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119149 | joanamsarmento | 23 mai 2006 10:44 | Em resposta a: #100167

Caro Manuel de M. Sarmento Pizarro,

Tem alguma informação relativa aos Morais Sarmento de Trás-os-Montes?
O meu bisavô (José Augusto de Morais Sarmento e o meu avô Frederico Augusto de Morais Sarmento) são originários dessa zona do país. o meu pai veio para os Açores e eu já nasci nestas ilhas. Penso que somos os primeiros Morais Sarmento neste arquipélago, embora já cá exista uma famíla Sarmento.
Estou a procurar mais informação sobre as minhas origens.Agradeço a quem possa dar alguma informação.
Obrigada,
Joana Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119154 | Lobo | 23 mai 2006 11:58 | Em resposta a: #93984

Caro Manuel Sarmento Pizarro

Há "uns" Sarmentos ligados a Sepúlvedas. Tem alguns dados sobre estes que possa e queira disponibilizar? Se assim for, desde já lhe agradeço a sua boa vontade.
O meu e-mail e: sepulveda@netcabo.pt
Cumprimentos
A. de Sepúlvead

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119241 | manelsp | 24 mai 2006 18:47 | Em resposta a: #119154

Caro A. De Sepulveda

Confesso que nao tenho dados sobre esses sarmentos, mas quem sabe não poderá haver origens comuns. De onde eram originários?
Cumprimentos

Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119242 | manelsp | 24 mai 2006 18:50 | Em resposta a: #119149

Cara Joana

de momento não possuo comigo mais informações, mas tudo será mais fácil se me disser de que parte de Trás-os-Montes são os seus Morais Sarmento. Os nomes soam-se-me bastante, por dizer de alguma maneira. Estou À sua disposição. Com os melhores cumprimentos
MAnel SP

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119270 | Lobo | 25 mai 2006 09:44 | Em resposta a: #119241

Caro Manel SP

A origem dos Sarmentos que referi é transmontana, Bragança, Mirandela, etc.

Cumprimentos,
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119272 | joanamsarmento | 25 mai 2006 10:45 | Em resposta a: #119242

Caro Manel,

Agradeço o seu interesse.
O meu avô nasceu e foi criado em Vilarinho do Monte, Macedo de Cavaleiros.
Vou tentar ter mais informações sobre o meu bisavô, pois não tenho a certeza de ter nascido na mesma zona.
De qualquer forma, espero que esta informação já lhe dê alguma ideia sobre a minha família.
Obrigada.
Os melhores cumprimentos,

Joana Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119328 | manelsp | 25 mai 2006 22:37 | Em resposta a: #119270

Caro A. de Sepúlveda

prometo, pro oportunitate, consultar esses nomes no livro que lhe recomendo: "Familias Transmontanas" de Francisco Xavier Quadros de Moraes Sarmento (ed. Carvalhos de Basto, suponho que de 2001).
Cumprimentos
Manel SP

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119329 | manelsp | 25 mai 2006 22:40 | Em resposta a: #119272

Cara Joana

De facto Macedo de Cavaleiros já me diz algo, e não é precisamente o melhor para si: é que os ramos que melhor conheço são os de Chaves, Bragança, Vinhais e Valpaços, mas se Deus quiser e a bibliografia ajudar vou procurar. Se por acaso tiver disponibilidade consulte o livro "familias Transmontanas" de Francisco Xavier de Moraes Sarmento, ed. Carvalhos de Basto de 2001 suponho eu. Se não tiver oportunidade, eu verei o que arranjo por aqui.
Cumprimentos
Manel SP
p.s. - por certo, Moraes Sarmentos nesta região, tarde ou cedo, são todos parentes, pelo que mal encontremos o ponto comum terei decerto muitas informações para si.

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119354 | joanamsarmento | 26 mai 2006 10:14 | Em resposta a: #119329

Caro Manel

Já encomendei o livro de que me fala. Espero que me dê algumas pistas.
Assim que tiver mais informações voltarei concerteza a contactá-lo para cruzarmos informação.
Agradeço mais uma vez o seu interesse.
Os melhores cumprimentos,

Joana Morais Sarmento

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119417 | manelsp | 26 mai 2006 22:20 | Em resposta a: #119354

Cara Joana

Suponho que decerto o livro lhe será útil, já que é a melhor e maior síntese de Moraes/Morais Sarmentos Transmontanos. Já aviso que é de difícil consulta já que não tem índice onomástico, pelo que, caso não tenha pistas mais concretas, terá que procurar lentamente.
Cumprimentos
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#119466 | Lobo | 27 mai 2006 19:57 | Em resposta a: #119328

Caro Manel SR

Agradeço a sua informação e a sua boa vontade mas cumpre-me informar que tenho o livro que me recomenda. De qualquer muito obrigado.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#139466 | abilio1957 | 07 jan 2007 01:04 | Em resposta a: #93984

Manuel,
Afinal tu tambem es desdendente do Buiça, pelo que vejo, se nao verifica,
Cordiais saudaçoes
abilio Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#139475 | manelsp | 07 jan 2007 05:53 | Em resposta a: #139466

Caro Abilio
que eu saiba sou descendente de facto de uma emerenciana de Morais Buiça, sim senhor, mas nos idos do século XVI. Não Sei mais sobre outro qualquer buiça na minha árvore genealógica e não tenho dados sobre a senhora em causa. Se tiver dados agradeço qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#139482 | abilio1957 | 07 jan 2007 08:41 | Em resposta a: #139475

Nas minhas visitas de pesquisa na net, encontrei um um sarmento buiça pelo caminho. Tambem de todo nao tenho grandes elementos, mas sei pelo que se vé esta familia està inteiramente ligada nao sei relatar o grau de parentesco. Quanto a Santo Estevao, esta relaçao de parentesco perdeu-se no tempo.
Mas qualquer coisa que saiba sobre este assunto gostaria de receber de sua parte algum comentario.
Cordiais saudaçoes, cumprimentos a familia
Abilio Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#141245 | CarlosBeserra | 23 jan 2007 01:28 | Em resposta a: #139482

Gostaria de informações sobre Francisco Rodrigues de Moraes, senhor do Morgado de Tuizelo. Principalmente o ano de nascimento e morte.
Pois descobri um antepasssado meu (Francisco Bezerra de Moraes, que julgamos ser portugues) que aqui no Brasil no ano de 1830 escreveu carta solicitando a Portugal brazão d'armas, pois se dizia descendente direto desse senhor Moraes acima e de Martim Bezerra, do reino de Galisa.
Se alguem identificar essa união nessa epoca, finalmente estaria esclarecido quando minha família veio de Portugal para o Brasil. Agradeço muito a quem puder ajudar. Muito obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Sarmento: Vários ramos

#141295 | manelsp | 23 jan 2007 12:26 | Em resposta a: #139482

Caro Abílio Cruz
cá vai o que tenho. Devemos situar, suponho estas informações, em pleno século XVII, já que o primeiro referido tem um filho, de quem descendo, em 1707.

Pedro de Moraes Sarmento, filho de Bernardo Sarmento de Moraes e de sua mulher D. Emerenciana de Moraes Buiça, e natural de Lagarelhos, termo de Vila de Paçó de Vinhais, onde residiu, casou com D. Isabel da Roza de Lemos de Andrade, de Fornos do Pinhal, do antigo concelho de Monforte do Rio Livre e hoje de Valpaços, filha de Manuel de Araújo da Roza (ou da Roda), capitão de ordenanças, “homem nobre que vivia de suas fazendas”, e de s.m. D. Ana Monteiro de Andrade e Lemos, neta paterna de Belchior da Roza – Filho de Gaspar Teixeira e de s.m. D. Antónia da Roza Lemos- e de s.m. D. Violante da Roda – Filha de Manuel Araújo da Roda e de s.m. D. Ana de Lobão, moradores no Mosteiro de Castanheira e dos melhores de Monforte (ver Felgueiras Gayo, IX, Tit. Rozas de Monforte do rio Livre, nº 1 e 2) E neta materna de Leonardo Vaz Teixeira e s.m. D. Úrsula de Andrade, dos quais vêm os condes de Linhares.
Como vê, nao refere Santo Estevão.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 11:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen